Tempo de leitura: 3 minutos
Os profissionais da saúde estão descobrindo como se tornarem empresários de sucesso. Essa jornada inicia com a abertura de um consultório médico. Assim, o médico começa a conduzir seus negócios para atender as expectativas de seus pacientes. O sucesso do atendimento é a eficiência e o acolhimento. Diferente do que muitos imaginam, abrir um consultório não é uma tarefa simples.
Falaremos um pouco mais sobre como abrir um consultório médico nos passos abaixo.
Primeiros passos para abrir um consultório médico
A Agência Nacional de Saúde (ANS) categorizou os estabelecimentos médicos dentro de 54 tipos de consultório. Mostraremos os mais utilizados:
- Consultório com até duas especialidades médicas;
- Consultório geral: aquele que se executa procedimentos acima de duas especialidades);
- Clínica Geral: efetua pequenos procedimentos médicos).
Após definir qual é a sua categoria, que tal conferir 5 dicas ao se abrir um consultório médico? Veja:
Contratação de bons profissionais
Ter uma equipe capacitada e munida de bons profissionais é algo primordial ao se abrir um consultório. Por isso, fique atento a este fator. Se quiser saber mais sobre contratações para clínica médica, leia: “Como contratar a melhor secretária para sua clínica”.
Software médico
Ter um software médico faz parte de toda inovação e tecnologia de sua clínica. Se você busca por organização, bom atendimento e acima de tudo eficiência, sem dúvida alguma ter um sistema para clínicas é algo fundamental.
O sistema para gestão de clínica médica, tem como intuito organizar todas as fichas, prontuários e cadastros de seus pacientes, além disso, com ele você poderá acompanhar a gestão financeira de sua clínica estando 100% informatizado.
Vale ressaltar que com este software médico, você poderá ter acesso a tudo apenas com um simples clique de seu celular, podendo conferir consultadas agendadas e até mesmo desmarcadas.
Planejamento
Planejar também é um requisito fundamental ao se abrir um consultório médico, sendo assim, faça corretamente sua contabilidade e tenha plena certeza que conseguirá montar uma clínica bem estruturada, com bons funcionários e que possua um software médico.
Decoração
Já que o intuito é abrir uma clínica, certamente a aparência irá contar e muito, então, não deixe de investir um pouco mais na decoração para que o ambiente fique bem clean e agrade os seus pacientes.
Pode até não parecer, mas, muitas pessoas acabam escolhendo uma clínica devido a sua aparência, então, capriche e lembre-se, um consultório médico deve ser bem organizado e com poucos detalhes (mas que façam a diferença no ambiente).
Bom atendimento
Não adianta ter tudo isso e não possuir um bom atendimento. Observe como os seus pacientes estão sendo atendidos e se os mesmos estão satisfeitos, além disso, sempre preze por agilidade nos pagamentos, localização de fichas e prontuários, não deixando brecha para possíveis imprevisto.
Por essas e outras que ter um software médico pode fazer toda diferença para a desenvoltura de sua clínica com seus pacientes, pois assim, você terá plena certeza de que tudo estará sempre muito bem organizado e de fácil acesso, o que sem dúvida alguma é um grande diferencial.
Agora, após conhecer todos os requisitos básico para poder abrir um consultório médico, que tal começar a fazer o seu planejamento e colocar tudo em prática? Certamente os seus resultados serão mais do que satisfatórios.
Se quiser saber o passo a passo detalhado para abrir sua clínica, faça download do nosso “Guia Prático: como abrir uma clínica com os olhos na transformação”.
Link permanente