Software Médico Amplimed: 7 diferenciais do melhor do mercado

Tempo de leitura: 13 minutos

A Amplimed sempre busca os melhores recursos tecnológicos para seu software médico. Com foco em praticidade e segurança de dados, o software avança como pioneiro no mercado da saúde. As inovações são aplicadas tanto para o aprimoramento técnico da plataforma quanto para disponibilizar novas ferramentas para gestão e atendimento médico. Neste artigo, você conhecerá os 7 diferenciais que fazem do software médico da Amplimed o melhor do mercado:

  • Agendamento online com confirmação automática;
  • Prontuário eletrônico em tela única e com módulos de especialidades;
  • Garantia de segurança com adequação à nova LGPD;
  • Prescrição digital com mais de 60 mil medicamentos;
  • Módulo financeiro: contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa;
  • Faturamento TISS que elimina as glosas médicas;
  • Presquisa de satisfação automática.

Veja abaixo como é possível transformar sua clínica com tecnologia.

1- Agendamento de consultas com confirmação automática

O agendamento online para clínica médica permite que os próprios pacientes agendem as consultas. Para isso, seu paciente terá acesso aos horários disponíveis e escolherá a opção que melhor se encaixa em sua própria agenda. Assim, a agenda dos profissionais da clínica fica sincronizada com o sistema de agendamentos. Portanto, o paciente não precisará fazer ligações para solicitar atendimento. Outra vantagem para os profissionais é que a ferramenta pode sincronizar agendas de diferentes clínicas. Logo, se o médico atende em dois locais ou mais, todas as agendas ficam sincronizadas para evitar sobreposição de horários.

Com o recurso de agendamento online, seus pacientes podem marcar consultas a qualquer hora e de qualquer lugar. Para isso, o sistema fica sempre disponível, indicando datas e horários abertos. Para garantir o funcionamento correto da ferramenta, sua equipe precisa apenas definir os horários de atendimento e a antecedência com que o agendamento pode ser aceito. Essas configurações podem ser editadas sempre que for conveniente.

Pacientes e profissionais são beneficiados por esse novo canal de marcação de consultas. Afinal, o recurso é online, simples e acessível. Além disso, o agendamento online aumenta o número de consultas efetivadas.

Há dois principais motivos para isso. O primeiro motivo é que o paciente não precisará fazer ligações. Logo, o processo decisório é mais rápido e sem custos. Portanto, ele escolherá o horário o mais rápido possível. O segundo motivo para maior efetivação de consultas é que a escolha de data e horário é personalizada. Então, não será necessário que o paciente se encaixe na sua agenda. Basta escolher o melhor momento de acordo com os próprios compromissos. Dessa forma, não vão surgir “imprevistos” que impeçam o paciente de comparecer.

Quer saber mais? Leia: Agendamento online: 7 Benefícios que a sua clínica não pode ignorar

2 – Prontuário Eletrônico em tela única com módulos de especialidades

O prontuário eletrônico do software médico da Amplimed apresenta tela única otimizada e conta com módulos personalizados para especialidades. O prontuário eletrônico é a principal ferramenta de trabalho de médicos que precisam aumentar a produtividade da clínica sem perder a qualidade do atendimento. Também consiste em um recurso que aumenta a segurança dos dados gerados e garante o acesso do paciente ao seu histórico de consultas.

Além disso, a tela única Escolha um prontuário que apresenta todas as informações necessárias em tela única. Assim, você não precisará utilizar o mouse para trocar de tela e preencher os dados da consulta. O prontuário eletrônico em tela única mostra apenas o que é essencial para o atendimento. Com isso, você pode fazer a entrevista de anamnese, os exames necessários, tomar as decisões clínicas e prescrever sem precisar alterar a tela.

Os módulos de especialidades são personalizados para as necessidades de cada área médica. A Amplimed possui os seguintes módulos:

Cada módulo conta com configurações específicas para o atendimento da especialidade a que se dedica. Para Dermatologia, por exemplo, o prontuário eletrônico disponibiliza o módulo de edição de imagens. Já para Pediatria o profissional tem acesso a gráficos para o acompanhamento do desenvolvimento infantil. Recursos como estes, além de facilitar o dia a dia do profissional, ainda aumenta a fidelização de pacientes. Afinal, demonstra maior preparo e busco por tecnologias que aumentem a qualidade do atendimento.

3 – Garantia de segurança: software adequado à nova LGPD

A nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei 3.709/2018) regulamenta os procedimentos de geração e dados de usuários. Esta regulação entra em vigor no final do primeiro semestre de 2020. O objetivo da LGPD é proteger os usuários diante da geração e do tratamento de dados. Sua clínica será a responsável pelos procedimentos de coleta e armazenamento. Portanto, você precisará de um sistema preparado para as exigências da nova legislação.

De acordo com a nova LGPD, seu paciente terá direito de;

  • Verificar os dados gerados
  • Acessar, a qualquer tempo, os dados armazenados
  • Anonimizar as informações que revelem sua identidade
  • Revogar o consentimento de utilização
  • Livre acesso à identificação e ao contato do controlador.

Portanto, você precisa de um software médico que, principalmente, proteja os dados, porque qualquer vazamento pode ser punido. Para além da proteção, você também precisa garantir a conservação dos prontuários e históricos. Afinal, a qualquer tempo, o paciente pode solicitar acesso aos dados gerados durante as consultas. Sua clínica tem a obrigação legal de dar esse acesso.

A Amplimed é especialista em inovações tecnológicas para clínicas e consultórios. Por isso, o software médico da Amplimed possui principal certificação da legislação brasileira. A Amplimed possui certificação reconhecida pelo ICP-Brasil, seguindo todas as diretrizes da nova LGPD. Assim, você não precisa se preocupar. Basta entrar em contato com nossos especialistas.

Se você quiser saber mais sobre qualidade e segurança, leia o artigo: “Software Médico: saiba qual a certificação seu software precisa ter”. Nele trouxemos em detalhes as exigências técnicas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

4 – Prescrição Digital com mais de 60 mil medicamentos

O software médico da Amplimed possui prescrição digital. Com esta funcionalidade, você terá acesso a mais de 60 mil medicamentos disponíveis a partir da integração com o sistema Memed Prescrição Digital. Este recurso aumenta a qualidade do atendimento em sua clínica por dois motivos principais. Primeiro, porque reduz o tempo que o médico dedica para preencher prescrições. Segundo, porque a prescrição pode ser impressa e entregue ao paciente.

Além disso, o sistema ainda disponibiliza padrões prescricionais, que podem ser editados. Dessa forma, basta o médico digitar as primeiras letras do nome do medicamento que surgirão na tela algumas sugestões de prescrição. O profissional escolhe o modelo mais aproximado e adapta ao caso do paciente. Depois, basta imprimir.

A prescrição digital é um dos recursos do sistema Amplimed que melhor a preocupação com inovação, praticidade e segurança. Em breve comparação com a prescrição manual, podemos apontar algumas diferenças:

  • Prescrição digital não tem problemas com “a letra de médicos”;
  • Profissional não precisa preencher várias vezes ao dia o mesmo padrão;
  • Elimina o risco de leitura equivocada nas farmácias, pois a informação estará claramente indicada.

Afinal, pode ser constrangedor quando alguém liga da farmácia e diz: “Doutor, não entendi o que está escrito aqui”. Lembre-se de que a clareza das informações registradas nos documentos médicos é imprescindível. A Resolução 67/2007 da Anvisa traz, em seu item 5.18.4, uma exigência precisa:

A avaliação da prescrição deve observar:

a) legibilidade e ausência de rasuras e emendas.

O prontuário eletrônico e a prescrição digital resolvem o problema da clareza das informações que você registra. Além disso, reduzem o tempo que você passa com a caneta na mão. Outro aspecto importante é que o tempo que você economiza pode ser investido em um atendimento mais cuidadoso e detalhado.

5 – Módulo financeiro: contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa

Problemas de gestão financeira são os principais motivos para fechamento de clínicas médicas. Por isso, o software médico da Amplimed possui o módulo financeiro. Esta ferramenta possibilita:

  • Cadastro e classificação de despesas;
  • Previsão de faturamento;
  • Relatórios do agendamento da consulta ao faturamento;
  • Fluxo de caixa personalizado;
  • Dashboard inteligente.

Estes recursos facilita a organização das despesas do seu negócio. No menu Contas a Pagar é possível cadastrar todas as categorias de despesas.

O módulo financeiro apresenta algumas sugestões de categorias, mas você pode personalizar o plano de contas junto ao seu Contador. Após personalizar a categorização, basta lançar as despesas e atribuir categorias. Além da classificação, é possível inserir o meio de pagamento. No final do mês, o sistema libera acesso a relatórios com inúmeros filtros para que você possa analisar as despesas da melhor forma. Estes relatórios permitem que você faça o planejamento financeiro com maior precisão.

A previsão de faturamento é indispensável para que você tome decisões administrativas como:

  • Comprar equipamentos
  • Contratar pessoas
  • Investir em estratégias de marketing
  • Iniciar parcerias com convênios

Para um funcionamento harmônico da sua gestão, você precisa ter clareza dos dados gerados pela empresa. O software médico da Amplimed oferece relatórios com essas informações:

  • Relatório de Faturamento: demonstra despesas como compras de material de escritório, pagamento de laboratórios e folha de pagamento; e todos os recebimentos de consultas particulares, convênios e outras entradas.
  • Fluxo de caixa: movimentações financeiras detalhadas a partir de um mapeamento dos centros de custos e das categorias de entradas e saídas de recursos.
  • Controle de estoque: indica o fluxo de materiais, desde a Nota Fiscal de compra até a utilização de material de escritório ou de material farmacêutico durante o atendimento.
  • Controle de atendimentos: relatório do fluxo de pacientes na clínica, demonstrando o tipo de consulta e a forma de pagamento.

6 – Faturamento TISS e o fim das glosas médicas

O software médico Amplimed possui o módulo Faturamento TISS que evita 98% das glosas médicas. O principal objetivo deste novo recurso é facilitar a relação da sua clínica com as operadoras de convênios médicos e planos de saúde. O Faturamento TISS automatiza a emissão da guias de consulta, SP/SADT e de honorários médicos, exigida pelas operadoras. Assim, após a consulta, em data pré-definida, as guias são enviadas para que as operadoras liberem o pagamento.

O Padrão TISS é uma exigência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e consiste em um padrão de comunicação entre empresas de planos de saúde. Este padrão para Troca de Informação em Saúde Suplementar (TISS) estrutura a transmissão de dados entre operadoras, usuários e órgãos de fiscalização. Entre os benefícios desta padronização para sua clínica:

  • Facilita a comunicação entre clínicas, operadoras de planos de saúde e ANS;
  • Reduz erros e fraudes, já que o processo é eletrônico;
  • Elimina a utilização de papel e o risco de vazamento de informações;
  • Mantém um registro preciso de todos os procedimentos.

Além desses benefícios, o módulo de Faturamento TISS facilita a emissão das guias. O preenchimento incorreto desta guia resulta em glosas médicas, que impedem o pagamento de atendimentos prestados por convênio. Como o sistema preenche a guia automaticamente e aponta os campos com erro, as guias são entregues completas e com preenchimento correto. Por isso, com o Faturamento TISS da Amplimed, há uma redução de 98% das glosas médicas na sua clínica.

Assim como a prescrição digital resolve o problema com “a letra de médico”, o Faturamento TISS resolve problemas com glosas médicas. Tudo com praticidade e segurança do software médico 100% na nuvem.

7 – Software médico com pesquisa de Satisfação automática

A pesquisa de satisfação transforma a comunicação entre sua clínica e os pacientes. Esta ferramenta evita que as reclamações dos pacientes sejam expostas publicamente. Antes de chegar às redes sociais, por exemplo, você pode oferecer soluções mais rápidas e acompanhar o nível de satisfação de quem é atendido em sua clínica.

A pesquisa de satisfação do software médico da Amplimed facilita o levantamento de opiniões, apresentando relatório simples e objetivos. O formulário de pesquisa de satisfação é utilizado logo após a consulta. Sua clínica pode programar o envio das perguntas por e-mail ou por Whats App.

Os aspectos do atendimento abordados na pesquisa de satisfação:

  • Recepção
  • Cordialidade
  • Tempo de Espera
  • Atendimento Médico
  • Instalações da Clínica

Para todos estes itens, as avaliações utilizam uma escala de 1 a 5 pontos, em que

  • 1 equivale a “Péssimo”
  • 5 equivale a “Ótimo”

Além de subsidiar suas decisões com as opiniões dos seus pacientes, a pesquisa de satisfação evita que sua clínica perca reputação por reclamações públicas. Assim, ao analisar as respostas, você consegue oferecer soluções rápidas para pacientes insatisfeitos, evitando, também, o desgaste e os custos de processos judiciais. Também é possível identificar o outro extremo: os pacientes com alto nível de satisfação. Esses pacientes são possíveis promotores da sua clínica, no chamado marketing boca a boca.

Conclusão

Agora você já conhece o que há de melhor em tecnologia para software médico no Brasil. Dessa forma, sua clínica pode obter todas essas vantagens, com praticidade e segurança. Mais de 500 clínicas já contam com a transformação Amplimed, que conta com mais de 450 mil agendamentos mensais. Com os recursos do melhor software médico do mercado, nossos clientes vivenciam:

  • 38% de redução de ausência dos pacientes a partir da confirmação de consulta;
  • 40% de economia de tempo no preenchimento do prontuário eletrônico;
  • 90% de redução de inconsistência financeira das clínicas com o módulo financeiro;
  • 98% de redução de glosas com operadoras de saúde a partir do faturamento TISS.

Para conhecer melhor a Amplimed, fale com um especialista e solicite uma demonstração.

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