Assine a newsletter
e receba nossos
conteúdos.

Assine a newsletter

Aluguel de Equipamentos Médicos: Como funciona?

Tempo de leitura: 6 minutos

O aluguel de equipamentos médicos é uma ótima solução para clínicas que estão precisando de melhorias na estrutura e artigos, mas que ainda não tem o investimento necessário para adquirir um equipamento próprio. 

Nesse texto, você vai aprender as diferenças entre o aluguel convencional e o aluguel em comodato e entender qual deles é mais vantajoso para o seu negócio. Acompanhe!

Quais equipamentos podem ser alugados? 

Pense nos equipamentos médicos que são utilizado no dia a dia de uma clínica. Todos esses equipamentos podem ser alugados em comodato ou aluguel convencional.

Ao optar pelo aluguel em comodato com uma empresa que trabalha com a telemedicina, no campo de análise de resultados  de exames, por exemplo, você recebe os laudos dos exames junto com os aparelhos. 

Neste caso, você pode alugar:

  • Eletrocardiograma
  • Eletroencefalograma 
  • Espirometria 
  • Mapa da pressão arterial 
  • Holter de ECG 24 horas 
  • Entre outros 

É importante destacar que aparelhos de radiografia, ressonância magnética ou tomografia são mais difíceis de encontrar, mas não impossíveis. Existem empresas especializadas que trabalham com aluguel desse tipo de equipamento. 

Os aparelhos alugados vem com suporte permanente. Dessa forma, o cliente recebe o auxílio necessário para a instalação, treinamento para usar e realizar exames, etc. 

Qual é a diferença entre o aluguel convencional e o comodato?

Se tratando de aluguel de equipamentos médicos, o mercado nos oferece duas possibilidades:

Aluguel convencional

Assim como o aluguel de casas e carros, o aluguel de equipamentos médicos cobra uma mensalidade durante a extensão do contrato.

Dessa forma, as clínicas que ainda não podem comprar o equipamento em si pode usá-lo sem problemas. Porém, é importante destacar que no caso da locação de equipamentos de exames, é necessário ter algum especialista na equipe para emitir os laudos.  

A longo prazo, você pode perceber que o custo do aluguel não vale a pena, pois o lucro obtido com os exames permite quitar o valor do equipamento em algumas parcelas. 

Aluguel em comodato 

Ainda usando como exemplo, a empresa de telemedicina focada em emissão de laudos, nessa opção, a mensalidade é paga para uma empresa contratada, que também fica responsável por emitir os laudos dos exames a distância. 

Assim, não é necessário que você tenha um profissional responsável apenas por essa função e sua clínica ainda conta com a ajuda de um suporte 24 horas para treinar os funcionários que irão realizar os exames. 

Dessa forma, você economiza na contratação de mão de obra e consegue entregar um serviço de qualidade para os seus pacientes. 

Como o aluguel de equipamentos médicos em comodato funciona?

Empresas que oferecem aluguel de equipamentos médicos trabalham com dispositivos, mobília, aparelho, diagnóstico e tratamento para clínicas e hospitais. 

Porém, o aluguel de equipamentos médicos em comodato veio para facilitar o planejamento financeiro dos pequenos negócios e aumentar a sua taxa de crescimento. No caso de exames, além de oferecer os aparelhos que uma clínica precisa, a empresa também disponibiliza os laudos médicos assinados por especialistas. Assim, é possível oferecer serviços melhores sem ter que investir muito dinheiro sem ter recebido lucros.  

Ao alugar um equipamento médico dessa forma, o serviço é entregue para o paciente, os pagamentos pelos exames são recebidos e depois disso a clínica paga o preço da locação. 

Os equipamentos são instalados na clínica bem de maneira rápida. Dessa forma, é possível garantir o aumento de lucros e de resultados positivos para o seu negócio. 

Em média, um laudo demora 30 minutos para ser entregue. Esse período de tempo pode ser maior em casos de picos de envios. Mas, caso o atendimento seja urgente, a clínica pode entrar em contato por mensagem e aquele laudo específico irá receber prioridade e será feito o mais rápido possível.

Quais são os benefícios do aluguel de equipamentos médicos em comodato?

Você ainda precisa de mais motivos para aderir ao aluguel de equipamentos médicos em comodato? Não tem problema. Confira outras vantagens abaixo:

Não há necessidade de comprar equipamentos 

Você pode aumentar a competitividade da sua clínica médica, pois é possível oferecer diversos serviços e exames sem ter que investir muito dinheiro em equipamentos novos. Além disso, também não será necessário contratar mais pessoas para realizar os laudos ou treinar os funcionários. 

Aumenta a gama de serviços oferecidos para os pacientes 

Como já mencionamos no tópico acima, você pode fazer com que a sua clínica cresça em poucos dias com o aluguel de equipamentos médicos em comodato. 

Se você oferece alguns poucos exames, pode passar a oferecer ainda mais vantagens e benefícios para os seus pacientes de forma rápida e econômica. 

Assim, você irá superar a concorrência, oferecendo novas possibilidades de exames, tecnologia de ponta e atendimento de qualidade. Pronto para aumentar a quantidade de pacientes da sua clínica?

Suporte e treinamento 24 horas

As vezes, é necessário realizar um exame ou atendimento fora do horário comercial, pois nunca sabemos quando nossos pacientes irão precisar de ajuda, certo?

Por isso, é essencial contar com a ajuda de um suporte e treinamento 24 horas. É comum ter dúvidas ao mexer em equipamentos novos, ainda mais na área da saúde, que acaba sofrendo mais com a rotatividade de funcionários. 

Ao lidar com a tecnologia, também estamos sujeitos a ter problemas com os equipamentos a qualquer hora. Um suporte técnico que funciona sempre que você precisa é a salvação nesses casos. 

Não demanda a contratação de médicos especialistas

Além de sair bem caro, contratar bons cardiologistas, pneumologistas, neurologistas e radiologistas para interpretar exames não é uma tarefa fácil. Mesmo que você encontre um profissional perfeito, ele não vai estar com você 24 horas por dia. 

No aluguel de equipamentos médicos em comodato, além do aparelho que você precisa, sua clínica também pode contar com o apoio de uma equipe de especialistas que atuam em tempo integral de maneira remota. Eles irão interpretar resultados de exames e você irá economizar bastante ao comparar o valor gasto com a contratação de profissionais especializados. 

Você também não precisa arcar com questões relacionadas a vínculo empregatício, como feriados, madrugadas, férias, entre outros. Essas obrigações são responsabilidade da empresa do aluguel. 

E aí, o que achou do aluguel de equipamentos médicos em comodato? Deixe nos comentários!

Sobre a autora:

Assinatura Julia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.