Ter um atendimento diferenciado já é difícil no campo convencional. Ter um atendimento de qualidade em home care pode ser um desafio mais complexo ainda.
Além de ser uma saída mais cuidadosa para lidar com quadros clínicos, essa modalidade conta com um campo de mercado que vem se expandindo e crescendo cada vez mais.
Mas para se destacar e ter qualidade no atendimento em home care é preciso adaptar toda a prestação de serviço para as necessidades que as circunstâncias impõem. Desde quadro de colaboradores que vão auxiliar nesse formato, até técnicas e equipamentos mais eficazes para tratamentos domiciliares.
Confira no texto abaixo como você pode oferecer um bom serviço de saúde na modalidade home care.
O que é home care?
Home care é uma palavra em inglês. Traduzindo para o nosso português estamos falando de, literalmente, cuidados em casa. Ou seja, de prestação de serviço na área da saúde que ocorre diretamente na casa do paciente.
Esses casos, normalmente, são indicados por recomendação dos próprios médicos. Os cuidados são oferecidos por profissionais de várias áreas de acordo com as necessidades de cada paciente, podendo então assumir o caráter multidisciplinar.
A modalidade mais utilizada é a ambulatorial, muito indicada pra pessoas com:
- Doenças crônicas;
- Dificuldade de locomoção;
- Grande dependência de cuidados diários e de enfermagem;
- Idosos; entre outros.
Quais as vantagens do home care?
Podemos destacar dois principais grupos beneficiados pela modalidade de home care.
O primeiro é o paciente. Já não é muito fácil passar por problemas de saúde, ainda mais os crônicos, por adversidade na locomoção ou então lidar com as mudanças da terceira idade. Imagina passar por tudo isso em um ambiente familiar.
O home care vem para contornar esse ponto e trazer um formato mais humano. Ficar perto da família e em um ambiente acolhedor e seguro pode facilitar os processos médicos necessários ao longo da vida dos pacientes.
Outro fator muito importante é que se os cuidados são recebidos em casa, menor o risco de contaminação dentro de um hospital, situação essa que poderia agravar ainda mais o quadro de saúde e gerar novas complicações.
O segundo grupo é o de profissionais da saúde. O serviço acaba sendo mais econômico se compararmos com gastos diários em internações convencionais em hospitais. A mesma lógica pode ser utilizada com serviços prestados por clínicas médicas porque zera o custo de receber um paciente em um ambiente físico no que diz respeito à manutenção do mesmo.
Por ser integrativo, contempla e emprega mais profissionais: além de médicos e enfermeiros estão os fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, os fonoaudiólogos, psicólogos, musicoterapeutas e assistentes sociais.
Como funciona?
Consultas, exames e procedimentos gerais, aplicação medicamentosa e internação domiciliar são as principais demandas médicas supridas pelo home care.
Nos atendimentos ambulatoriais, o paciente é assistido pelos profissionais na mesma quantidade de vezes no dia que aconteceria dentro de um hospital tradicional.
No caso das internações domiciliares, por exemplo, uma estrutura é montada exclusivamente ao paciente com equipamentos de suporte à vida e de controle e monitoramento remoto para que os cuidados sejam contínuos. Nessas situações, o paciente tem 24h de assistência médica.
Por que o setor de home care merece a sua atenção?
Esse segmento pode ser considerado relativamente novo no que diz respeito à popularização do serviço. Em 2014, mais de um milhão de brasileiros já tinham tido contato com essa modalidade da área da saúde.
Essa informação é do Núcleo das Empresas de Serviço de Atenção Domiciliar, o Nead, órgão responsável por realizar levantamentos a cada dois anos para mensurar o desenvolvimento do home care no Brasil.
No último relatório divulgado, em 2019, o Nead confirmou cerca de 300 mil pessoas atendidas nessa modalidade.
Esse número deve ser significantemente maior nos próximos levantamentos que serão divulgados porque 2020 e 2021 foram anos de pandemia da covid-19, momento que pediu mais tempo em casa do que em qualquer outro local, inclusive consultórios médicos. Para que tratamentos não fossem suspensos ou até mesmo em momentos de contaminação, muitas pessoas recorrem aos serviços de home care para lidar com os quadros de saúde.
Seguindo a lógica de mercado, quanto mais demanda há, mais empresas surgem para criar produtos e serviços para suprir essa necessidade. No setor de home care não foi diferente. O número de estabelecimentos que prestam serviço nessa área teve um salto de 22,8%, eram 676 em junho de 2018 e foi para 830 em dezembro de 2019. A maioria deles instalados na região Sudeste, mas seguido com forte presença na região Nordeste do país.
A receita anual gerada pelo atendimento em home care foi de R$10,6 bilhões em 2019, valor mesclado entre internações e atendimentos domiciliares.
Para você conseguir mensurar o impacto do home care em todo o serviço hospitalar oferecido hoje no Brasil, se essa modalidade fosse suspensa hoje, seriam necessários mais de 20 mil leitos adicionais em hospitais para suprir a demanda que as empresas de home care suprem.
Estamos falando da necessidade de se ter mais de trinta e dois espaços como o Hospital Israelita Albert Einstein para atender todos aqueles que até então estavam recebendo tratamento dentro da própria casa.
8 dicas de atendimento de qualidade em home care
O setor de home care é sim uma área em expansão e que tende a crescer cada vez mais. Por ser emergente, há espaço para quem quiser implementar a modalidade na sua empresa ou até mesmo criar um estabelecimento dedicado apenas ao home care.
Mas isso não significa que você não precisa se preocupar com diferenciais e modelos de destaque para iniciar ou aprimorar os serviços domiciliares prestados pela sua clínica.
Para entregar um atendimento de qualidade em home care é necessário cuidar de cada detalhe e oferecer muito mais do que a comodidade do paciente não sair de casa.
Pensando em formas de elevar seus trabalhos a outro patamar, separamos 8 dicas que você pode aplicar para se destacar e entregar um atendimento de qualidade em home care. São elas:
1 – Manter a qualidade
Sabe todos os pontos positivos que você já descobriu que a sua prestação de serviço tem e que até os clientes já sinalizaram nas avaliações e pesquisas que você faz? Pois bem!
Para ter um atendimento de qualidade em home care você deve manter essas mesmas características positivas que conquistou até aqui. Isso quer dizer que não deve existir diferença de qualidade entre o atendimento presencial e o que está à distância.
2 – Bom atendimento
Já te contamos como hoje em dia está sendo levado muito em conta a experiência que o paciente tem ao passar em consulta ou por algum procedimento na sua clínica médica.
Não pense que esse item será excluído em atendimentos dentro de casa. Muito pelo contrário! Para manter um atendimento de qualidade em home care, a sua empresa também precisa estar preocupada em como o paciente vai se sentir durante o período que será atendido, ou seja, que tipo de experiência ele terá.
Por isso não abra mão de encontros personalizados e de qualidade, sempre prezando pelo atendimento humanizado ao praticar a empatia e a real escuta.
Chamamos atenção desse fator porque ele pode ser decisivo na escolha de continuação do tratamento com a sua clínica ou não.
3 – Utilizar tecnologia
Ter equipamentos, aparelhos e técnicas de mais nova e alta qualidade são características de um bom e atualizado profissional. Isso mostra credibilidade o também empenho em cuidar da saúde do paciente da melhor forma que existe até o momento.
Mais do que pensar em atualização, também é necessário pensar em quais tecnologias portáteis podem ser utilizadas e quais aparelhos podem ser montados e desmontados para levar de um local ao outro, sem danos materiais.
4 – Higiene em primeiro lugar
Quando um paciente vai até o consultório, ele consegue ver pelo aspecto da recepção, dos banheiros, dos consultórios e das salas de procedimento o quão limpo, cuidado e organizado aqueles ambientes estão.
É muito provável que você como gestor tenha essa preocupação de forma natural e constante, tendo colaboradores na sua equipe que se dedicam especialmente para esse ponto.
Mas e quando estamos na casa de um paciente e não temos muito controle sobre o ambiente?
Cabe ao profissional que está executando o trabalho ter e aplicar hábitos de higiene dentro do espaço que ocupa, desde lavar as mãos para começar o atendimento, até higienizar tudo que será utilizado com aquele paciente.
Equipamentos e instrumentos médicos terão que ser abertos e montados na frente do paciente, por isso os produtos para limpeza devem sempre estar à mostra e ser de fácil acesso.
5 – Cuidado com o básico
Se os seus colaboradores vão atender em formato de home care, você pode prestar atenção em fatores simples do dia a dia, mas que vão gerar uma sensação de mais cuidado e profissionalismo, como por exemplo o uso de uniformes e equipamentos personalizados com a identidade visual da sua clínica.
6 – Pontualidade
Quando você trabalha dentro de um consultório, fica mais difícil de se atrasar para as consultas durante o dia porque você já está no local em que elas ocorrerão. O mesmo vale para sua equipe de profissionais da saúde que compõem o quadro de colaboradores da sua clínica.
Quando o deslocamento é necessário, como no caso do atendimento de home care, é interessante ter ainda mais organização e programação para que atrasos não ocorram. Uma impressão de descaso e descompromisso pode ser causada se o profissional chegar atrasado na casa do paciente.
7 – Feedbacks continuam sendo importantes
Da mesma forma que você pede para pacientes que visitam a clínica realizar uma avaliação de todo o atendimento, você pode manter essa mesma estratégia para os pacientes que estão em casa, principalmente pelo fato de serem modalidades diferentes, que exigem necessidades distintas.
Esse hábito pode ser um diferencial para que você consiga ter e manter um atendimento de qualidade em home care,
8 – Utilizar a telemedicina como aliada
Não é novidade pra você que a telemedicina foi regulamentada em março de 2020 pelo Senado Federal Brasileiro em decorrência do surgimento da pandemia da covid-19.
Centros de saúde de qualquer especialidade ou tamanho podem atender pacientes de forma remota, usando ferramentas tecnológicas de comunicação, como chamadas de vídeo. As próprias redes sociais oferecem esse tipo de ligação, mas se criou a necessidade de pensar em softwares e novos recursos que permitissem segurança médica e de dados nesse momento da teleconsulta.
O sistema da Amplimed está presente no mercado justamente para assegurar essas características no relacionamento entre especialistas da área da saúde e pacientes. Se você quiser saber mais sobre o funcionamento da nossa plataforma de telemedicina, que abriga a possibilidade de teleconsulta!
A ferramenta de telemedicina se faz cada vez mais necessária não só para as clínicas que atendem tradicionalmente no formato presencial, mas principalmente para quem está trabalhando e utilizando o atendimento de home care.
O médico não precisa mais se deslocar até a casa do paciente para realizar consultas. A exclusão de toda a logística de locomoção faz com que o atendimento prestado por essa clínica seja mais rápido e mais eficiente, se destacando entre os pacientes.
Do ponto de vista comercial, os custos com hora de trabalho utilizada no trânsito, manutenção do veículo e valor do combustível faz com que o custo do serviço seja menor, influenciando diretamente no valor do faturamento e no lucro líquido do estabelecimento.
Nesse texto te apresentamos os benefícios do home care de algumas coisas que a telemedicina pode fazer por você e pela sua clínica.
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