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Vale a pena contratar uma agência de marketing médico?

Tempo de leitura: 7 minutos

O marketing médico é essencial para a ascensão da sua clínica no mercado. Uma agência de marketing médico pode ajudar você nesse processo que, afinal, deve respeitar regras específicas. É necessário construir e manter a marca da sua clínica, bem como mostrar seus diferenciais e a qualidade técnica dos profissionais. 

Uma agência de marketing médico conhece as melhores práticas nas mídias sociais e fora delas. Assim, será possível fazer um plano de crescimento de marca específico para os objetivos do seu negócio. Para ajudar na sua tomada de decisão, vamos abordar neste texto:

  • O que é Marketing Médico?
  • Como uma agência de marketing médico ajuda sua clínica?
  • Benefícios de contratar uma agência de marketing médico.
  • Como contratar a melhor agência de marketing médico?

O que é Marketing Médico?

Marketing não é um assunto comumente abordado nas faculdades de medicina ou em outras áreas da saúde. Isso prejudica os profissionais que visam empreender após a graduação. Afinal, saber pelo menos o básico sobre como funcionam as estratégias de marketing é uma questão de sobrevivência para empreendedores. 

Ainda há um mito de que o marketing médico é proibido. É comum que profissionais tenham em mente que os médicos são proibidos de investir em estratégias de marketing. Nesse contexto, muitas vezes, o marketing é visto como uma forma de atrair clientes a qualquer custo. É verdade que existem equívocos por falta de informação ou por pressa em atingir resultados, mas ao contar com uma agência de marketing médico séria e profissional, sua marca estará segura. 

Por isso, vamos entender primeiramente o que é marketing médico. Veja a explicação de Edson Medeiros, Sócio da WE Marketing Médico:

“Marketing Médico é o conjunto de técnicas e estratégias de Marketing, aplicados à área médica respeitando as determinações do CFM, Código de Publicidade Médica e Código de Ética Médica.”

Dessa forma, o marketing médico vai contribuir para a construção, para o posicionamento e a expansão da sua marca no mercado. Se você quiser saber mais sobre os limites do marketing médico, de acordo com o CFM, leia nosso artigo “Marketing para médicos: fale sempre com um especialista”.  

Como uma agência de marketing médico ajuda sua clínica?

Você sabe como funciona uma residência médica. Cada profissional, já graduado, estuda por mais alguns anos com foco em uma área específica – ou em áreas com características em comum. Depois, o profissional se torna um especialista naquela área, sendo reconhecido pelo esforço em aprender e praticar mais aquele assunto. 

Assim, após a formação médica, o profissional mantém-se ainda mais focado em sua capacitação técnica para o exercício da medicina. Em um outro campo de atuação estão os profissionais do marketing, que, após a graduação, continuam aperfeiçoando seu conhecimento. Alguns, então, identificam-se com o marketing médico, obtendo experiência na criação de marcas para clínicas e profissionais da medicina. 

Dessa forma, quando os melhores profissionais da medicina e os melhores profissionais do marketing médico se encontram, o resultado é a excelência. Afinal, um possui todo conhecimento necessário para um bom atendimento; o outro sabe como mostrar isso para o mundo. 

Edson Medeiros traz a sua visão de agência de marketing médico:

A agência de marketing médico vai ajudar principalmente em relação à estratégia de criação de conteúdo (vídeos no YouTube/Instagram/Facebook/Tik Tok, conteúdos no blog, eBooks etc) e na distribuição desses conteúdos para as pessoas certas através de anúncios no Google, YouTube, Facebook, Instagram). Tudo isso de acordo com o objetivo do médico que normalmente é “ser mais conhecido” ou “captar mais pacientes”.

Benefícios de contratar uma agência de marketing médico

A agência de marketing médico presta um serviço especializado, que utiliza o conhecimento de marketing com foco em marcas da área médica. Por isso, contratar uma agência de marketing médico é o melhor caminho para montar uma estratégia de marketing assertiva.

Especialistas em marketing vão ajudar em todas as etapas da construção da sua marca. Sua clínica sairá na frente da concorrência por traçar um plano adequado desde o começo. Isso também representa um investimento financeiro com maior potencial de retorno, já que você inicia o trajeto do seu marketing com o mapa do tesouro nas mãos.

Especialistas no assunto

Falamos sobre as especialidades na área médica e você já deve ter percebido a importância do aprimoramento profissional em uma área específica. Assim como na medicina, no marketing é preciso que os profissionais reconheçam seu potencial em certas áreas e obtenham mais experiência ao longo do caminho. 

Quando você contrata uma agência de marketing médico, portanto, você vai contar com profissionais especialistas no crescimento de marcas médicas. Além disso, o custo-benefício é melhor na contração de uma agência de marketing médico quando comparada à criação de uma equipe interna. 

Afinal, para isso seria necessário investir tempo na seleção de profissionais, bem como no treinamento e harmonização da equipe.  Com a agência de marketing médico, você precisa apenas estabelecer uma boa comunicação com os profissionais que já estão prontos para ajudar. 

Identidade de marca

A agência não vai apenas traçar a estratégia para sua clínica, mas também consolidá-la a partir da criação de uma identidade de marca. Tenha em mente que essa identidade vai muito além da criação de um logotipo ou de um website. 

A identidade de marca aparece em todas as comunicações – verbais ou visuais – entre sua empresa e o público. Há elementos gráficos – como cores, fontes e logotipo – e aspectos do serviço, como o nível de tecnologia oferecido aos clientes. Portanto, a agência de marketing médico pode ajudar você a tomar decisões sobre aspectos do atendimento, já que eles levam o público que ainda não conhece sua marca até o agendamento da consulta. 

Exposição adequada da marca

Outro passo fundamental do trabalho de uma agência de marketing médico é a exposição estratégica da marca. Aqui, serão planejados aspectos da produção de conteúdo, do aparecimento na mídia tradicional, nas parcerias com outras empresas, etc. 

Além de ajudá-lo na produção de conteúdo de qualidade para seu público, a agência vai planejar quais meios de comunicação são mais apropriados. Por isso, não basta sair jogando conteúdo em todas as redes sociais. É importante saber onde está o seu público e como você pode ser reconhecido por ele. 

Aprenda o básico antes de tomar a decisão

O objetivo do nosso artigo era mostrar as vantagens de contratar uma agência para sua clínica. Porém, antes de fazer isso, é importante que você tenha, pelo menos, conhecimento básico das principais estratégias de marketing. 

Dessa forma, você poderá tomar uma decisão assertiva e saberá como se comunicar com sua agência de marketing médico.

Para aprender mais sobre marketing para clínicas médicas, baixe nosso ebook gratuito: “Marketing Médico: O que é permitido pelo CFM e quais as melhores estratégias”

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