Como implementar cartão de desconto na clínica médica

Cartão de desconto Amplimed software médico

Compartilhe esse artigo em suas redes

pop-up oferta especial Amplimed

O que é o cartão de desconto e qual é o diferencial que ele traz para sua clínica?

O programa de cartão de desconto é a chance da sua clínica fidelizar aquele paciente que não encontra mais viabilidade financeira nos planos de saúde, mas que não pode esperar pelas filas da gratuidade.

É a terceira via e, possivelmente, aquela passagem bem escondida ao final de uma rua sem saída, por onde quem anda a pé também consegue passar, e a alternativa para um sistema de saúde que, até então, trafegava em mão dupla.

De um lado circulam os planos de saúde e convênios médicos, com certa exclusividade da pista – em 2021 eram 48.932.711 os beneficiários em planos privados de assistência médica. E não à toa, afinal, a parceria entre as clínicas médicas e estes recursos mostra-se vantajosa, especialmente para os estabelecimentos iniciantes, que ainda buscam ampliar a quantidade de consultas e pacientes, atingindo novos públicos.

É um sistema que, mesmo após anos, continua dando certo e sendo consumido tanto por médicos, quanto por pacientes. 

Mas alguns pontos que exigem maior dedicação por parte da clínica, como a necessidade de uma administração impecável para evitar futuros problemas financeiros, também se mostram presentes. 

Já nosso Sistema Único de Saúde, apesar de ter sua principal referência em outro modelo de excelência, o NHS, do Reino Unido, não dá conta da demanda populacional do Brasil com completa eficácia. Apesar da quantidade de médicos para cada mil habitantes (2,4) se aproximar à dos Estados Unidos (2,6), Canadá (2,7) e Reino Unido (2,8), falta gestão na distribuição territorial dos profissionais. 

Médicos por habitantes ao redor do mundo

E bem aí, nesse pequeno congestionamento para escolher o melhor recurso de saúde para a sua clínica, que a alternativa do programa de cartão de desconto entra como essa terceira via e um possível caminho adequado, proporcionando uma cartela de novos benefícios, tanto para médico, quanto para paciente.

Como definir se a sua clínica está pronta para o cartão de desconto?

Se é novidade, é preciso avaliação. A primeira coisa a se fazer antes de implementar qualquer novo sistema é pontuar os prós e contras, e verificar se a clínica chegou ao estágio de tal mudança.

Para isso, aqui vai um guia rápido que pode ajudar nessa decisão. Se alguns dos itens estiverem devidamente marcados, vamos seguir para os próximos passos.

1 – Você tem como objetivo uma receita previsível para organizar seu caixa

Uma clínica médica que busca a alternativa de um programa de cartão de desconto deve ter em mente que esse recurso pode cooperar com a previsibilidade de seu caixa mensal, o que facilitará na hora de organizar seus próximos investimentos para gerar melhorias, como a contratação de mais funcionários, ou a modernização da infraestrutura.

2 – Você busca a fidelização dos seus pacientes

Em uma clínica médica que oferece mais de uma especialidade, o cartão de desconto pode promover a praticidade e confiabilidade para que o paciente sempre retorne aos serviços ali oferecidos.

Se o objetivo for atingir uma fidelização ainda maior, é possível atrelar o cartão a algum programa de pontuação oferecido pela empresa. São comuns e funcionais aqueles que oferecem, por exemplo, algum procedimento gratuito após determinada frequência de visitas à clínica.

E o que talvez seja um dos fatores mais importantes é que clientes já fidelizados compartilham, com as pessoas próximas, as clínicas e profissionais que os atendem com excelência. Podemos dizer que fidelização traz indicação e indicação traz fidelização.

3 – Você deseja aumentar o volume de consultas e procedimentos

A partir do momento em que seus pacientes recorrentes se sentirem confortáveis, também por conta do cartão de desconto parceiro, a indicarem sua clínica para amigos e familiares que procuram um atendimento de confiança e com uma forma de pagamento compatível com o seu orçamento, sua demanda aumentará.

É necessário que você esteja bem estruturado para que esse aumento seja vantajoso à sua clínica, e não prejudicial à qualidade do atendimento fornecido anteriormente. O ideal é que você possa manter o padrão que os pacientes anteriores ao cartão de desconto, e já fidelizados, conheciam.

Sua clínica está pronta! Vamos implementar o programa de cartão de desconto.

Se você respondeu sim para alguns dos itens anteriores, possivelmente se encaixa no rol de clínicas que estão buscando inovar e, assim, aptas para implementar o novo modelo de pagamento.

É chegada a hora de definir quais recursos podem atuar como aliados para que a sua clínica permaneça sendo referência em qualidade e, agora, se torne também referência em preços para seus pacientes.

São pontos aos quais você deve direcionar a sua atenção:

  • Controle financeiro;
  • Gestão de agendamentos eletrônicos;
  • Relatórios gerenciais;
  • Prontuário eletrônico;
  • Cadastro inteligente.

Controle financeiro 

Se separarmos apenas os pacientes recorrentes da sua clínica, aqueles que possuem alguma doença crônica ou que necessitam de um tratamento contínuo, e que você pode considerar seu atendimento fixo, há um valor previsível a receber em cada fechamento mensal.

Mas não são apenas eles os responsáveis pela saúde financeira e estabilidade da sua clínica. Mensalmente você também deve contar com um valor variável, daqueles pacientes que chegam a fim de fazer um exame de rotina uma vez ao ano, ou que, por indicação de alguém, decidem conhecer os serviços clínicos oferecidos.

Esse lucro, porém, é inconstante, levando em consideração que, de um mês para o outro pode haver tanto a queda, quanto o aumento da quantidade de pacientes que visitam os especialistas com esse propósito.

Pensando em atingir um nível satisfatório de previsibilidade do seu faturamento mensal, sua clínica pode oferecer uma variedade de serviços adjacentes para complementar a renda. 

Dessa forma, tanto o paciente que procura por novos procedimentos ou especialidades, quanto a clínica que os disponibiliza de uma forma acessível para garantir a fidelização deles, podem se beneficiar do programa de cartão de desconto.

Para que esse cenário funcione com eficiência, é necessário que haja um controle financeiro adequado, garantindo, assim, uma verba para manutenções necessárias, estabilidade e futuros investimentos para a inovação da sua clínica.

Gestão de agendamentos eletrônicos

No mundo dos negócios a máxima de que uma coisa leva a outra também é verdadeira, e esse sistema se faz presente no ciclo da fidelização dos seus pacientes, que leva às próximas indicações.

Portanto, é necessário preparar a clínica para um maior volume de consultas, aliando quantidade à qualidade, destinando o tempo adequado de atendimento para cada paciente.

Uma ferramenta de suma importância no diagnóstico de problemas e proposição de soluções, caso o seu sistema de agendamentos não esteja suprindo bem a sua demanda, é a gestão de agendamentos eletrônicos.

Através dela você consegue realizar preenchimento de fichas, gerenciar o tempo das consultas, enviar e receber confirmações de comparecimento.

Relatórios gerenciais

Esse documento serve como uma espécie de guia para um panorama geral das empresas e auxilia na qualificação da sua clínica. 

Através de dados, informações e análises, é possível definir ferramentas de melhorias como novas metas de atendimento, controle de qualidade e gestão financeira. Apesar de essenciais, os relatórios gerenciais não permitem erros.

Serve como uma das várias formas de assegurar que o programa de cartão de descontos trará um saldo positivo se adotado pela clínica, e, se contrariar as expectativas, quais serão as medidas adequadas para reverter esse quadro. 

A presença dessa ferramenta se torna cada vez mais prática à medida em que a tecnologia coopera para sua assertividade, substituindo os antigos documentos preenchidos à mão.

Prontuário eletrônico

A obsolescência do preenchimento manual também se faz presente nos prontuários. 

A tendência eletrônica ganhou destaque pela praticidade, eliminação de erros de legibilidade e transcrição, acesso remoto aos dados e documentos do paciente, melhorias no atendimento e aumento da produtividade.

Um prontuário eletrônico permite maior bem-estar do paciente durante a consulta e menor tempo de espera, pois até mesmo a busca e preenchimento dos prontuários físicos podem provocar algum desgaste, tanto no profissional, quanto no paciente que o procura com algum aspecto da saúde a ser diagnosticado.

É visto como um recurso de maior segurança, os prontuários inseridos no software médico da Amplimed mantém suas informações e documentos anexados armazenados em nuvem, e o sistema possui certificação reconhecida pelo ICP-Brasil, seguindo todas as diretrizes da nova Lei Geral da Proteção de Dados.

Como a demanda da sua clínica aumentará, proveniente da fidelização e das indicações do cartão de desconto, esse se torna um ponto de atenção.

Cadastro inteligente

Associado ao sistema de prontuários eletrônicos, a ferramenta de cadastro inteligente disponibiliza rapidamente códigos já armazenados anteriormente no sistema, otimizando, assim, o tempo e qualidade de atendimento.

Para que seja expedido um pedido de exame ou um atestado médico que se enquadra em um dos modelos nos quais a CID deve constar, por exemplo, estando o código já cadastrado no sistema, sugestões de preenchimento automático aparecerão naquele campo.

As vantagens da Amplimed na hora de adotar o cartão de desconto

Inserir a tecnologia no dia a dia de uma clínica deve ser simples, e não uma questão a mais. Pensando nisso, o software médico da Amplimed disponibiliza o máximo de recursos de fácil manuseio, a fim de otimizar os atendimentos, a experiência do paciente e do profissional, e a gestão financeira.O módulo especializado de pagamentos está integrado no nosso sistema com os recursos acima, e é ideal para que você implemente com eficiência um programa de cartão de descontos e coloque a sua clínica em uma posição de referência no mercado

Compartilhar em:

Olá amigo(a), conheça o software Amplimed, feito por médicos, com a intenção de contribuir com o ecossistema da saúde de forma digital.
Doutor marcos andré
Marcos. A. Sonagli
Ortopedista
pop-up fechar página