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Negócios na área da saúde possuem desafios especiais. Em artigo recente aqui do Blog, mostramos os principais desafios diários do médico empreendedor. Agora, precisamos conversar sobre como a tecnologia pode facilitar a comunicação médico paciente. Problemas na relação médico paciente estão entre os principais motivos de processos judiciais contra médicos. Uma boa estratégia de comunicação pode evitar transtornos futuros e, ainda, alavancar a imagem da sua clínica.
Se você ficar até o final deste artigo, conhecerá os principais recursos tecnológicos de comunicação com os pacientes:
- Agendamento online 24h
- Prontuário eletrônico atualizado pelas normas da LGPD
- Automatização pré e pós atendimento
Agendamento online: a primeira impressão é a que fica!

O agendamento online para clínica médica é uma tendência entre as melhores empresas na área da saúde. Atualmente, uma das maiores dificuldades dos profissionais é a gestão de tempo. Além disso, o principal problema enfrentado pelas clínicas médicas é o excesso de ligações telefônicas. O agendamento inteligente resolve essas duas dores do mercado da saúde. Veja as principais vantagens.
Agendamento a qualquer hora e lugar
O agendamento online para clínica médica permite que seus pacientes marquem consultas fora do horário comercial. Para isso, o paciente terá acesso, a qualquer momento e de qualquer lugar, aos horários disponíveis na agenda da sua clínica. O resultado é que a agenda dos profissionais será lotada sem qualquer ligação telefônica. Sua secretária agradece!
Agenda sem confusão
Você conhece algum profissional que já experimentou o desprazer de agendar dois pacientes no mesmo horário? Tanto o agendamento simultâneo, quanto o atendimento por ordem de chegada podem provocar transtornos para os pacientes e para os profissionais. Por isso, a tecnologia deve ser usada a favor do seu negócio!
O agendamento online para clínica impede marcações simultâneas e facilita a marcação de horários para cada profissional ou especialidade. Além disso, sua secretária não precisará procurar um espaço para “encaixar” o paciente.
Automatização de processos repetitivos
Uma gestão inovadora deve ser tecnológica. Uma gestão tecnológica deve ser automatizada! Quantos processos durante o atendimento em sua clínica ainda são manuais? Quantas vezes por dia sua secretária atende o telefone, acessa o e-mail e abre o Whats App para avisar os pacientes sobre o horário da consulta?
O agendamento online para clínica médica automatiza essas tarefas, pois:
- Dá acesso à agenda online via App (App Store, Google Play);
- Envia e recebe mensagens de confirmação da consulta.
Além disso, o agendamento inteligente possibilita que o próprio paciente tenha acesso aos horários marcados, o que evita que sua secretária receba ligações para confirmar consultas.
Agendamento online otimiza comunicação médico paciente
A organização das informações é muito importante, porque otimiza o tempo da sua equipe. Sua equipe evita tarefas redundantes, em que se repetem os processos para chegar a um mesmo resultado. Uma gestão eficiente está livre de tarefas redundantes!
Seus pacientes e sua equipe de profissionais merecem as facilitações do agendamento 24h. Com isso, você diminui transtornos com conflitos de horários, cancelamentos e tarefas repetitivas que tomam tempo criativo do seu time. Assim, você aumenta o foco
- No atendimento e
- Na humanização das relações
Lembre-se de que problemas de saúde são estressores. Por isso, evite mais estresse para seus pacientes. Deixe que a tecnologia torne sua clínica mais agradável, acolhedora e resolutiva.
Prontuário eletrônico: atendimento tecnológico e seguro

A tecnologia facilita o dia a dia de gestores e médicos. Principalmente, porque reduz o tempo gasto com preenchimento de prontuários e porque agiliza a comunicação médico paciente. Além disso, traz maior segurança para as informações produzidas durante o atendimento médico. Todas essas vantagens são trazidas, em maior parte, pelo prontuário eletrônico.
O prontuário eletrônico é, de forma resumida, a versão digital do prontuário ou ficha de atendimento ambulatorial com os quais você já está acostumado. Por ser digital, o documento oferece inúmeras possibilidades, que não são encontradas na versão física.
Comunicação segura e cuidado integral
Se você é o profissional de referência no atendimento a um paciente ou a uma família, provavelmente, guarda um histórico volumoso das observações de consultas médicas. Esse histórico além de ser uma obrigação legal do profissional é uma fonte de informações importantes sobre o caso. No entanto, buscar informações em um amontoado de papéis não é a missão mais fácil do mundo.
O prontuário eletrônico facilita a comunicação médico paciente, já que organiza o histórico do atendimento, das prescrições, dos exames laboratoriais e da evolução da doença. Assim, suas condutas clínicas serão orientadas não só pelas informações que o paciente recorda, mas também de um arquivo preciso de cada medicamento e procedimentos prescritos.
Além disso, as informações são guardadas com o mais alto nível de segurança de dados. A legislação sobre prontuário eletrônico no Brasil tem acompanhado a atual tendência à judicialização da prática médica. Por isso, a Amplimed utiliza certificações TIERIII, HIPAA e PCI, obrigatórias pela nova Lei Geral de Proteção de Dados. Você sabia que o sistema Amplimed já está adequado às normas da nova LGPD? Leia mais, clicando aqui.
Comunicação médico paciente: eficiência e agilidade

O modo como sua clínica estabelece a comunicação com os pacientes é o principal diferencial no concorrido mercado da saúde. Por isso, um sistema de gestão precisa ter recursos que facilitem e, ao mesmo tempo, garantam a segurança das informações na comunicação médico paciente.
Comunicação consiste em um processo em que um emissor transmite uma mensagem, por um determinado canal, a um receptor, que deve compreender essa mensagem. Além disso, a comunicação pressupõe sentido duplo no movimento da mensagem; ou seja, o emissor também atua como receptor de mensagens.
A partir desses conceito de comunicação, é possível listar alguns atributos de um processo comunicacional eficiente:
- Mensagem clara
- Canal efetivo
- Comunicação focada no receptor
- Emissor atento aos feedbacks
Para aprimorar cada um destes aspectos, o sistema Amplimed entrega:
- Formatos que facilitam a leitura e a compreensão;
- Envio de lembretes e mensagens para os canais mais utilizados (Whats App, SMS e E-mail);
- Design com base em estudos de User Experience;
- Pesquisas de satisfação com relatórios precisos e de fácil interpretação
Veja algumas vantagens práticas!
Lembretes de consultas: saúde sem atrasos e sem falta
Seus paciente também precisam organizar a agenda e, às vezes, ir ao médico requer a organização de um dia inteiro de atividades. Por isso, é comum que muitos pacientes esqueçam dia e horário da consulta e faltem sem avisar.
Essas ausências injustificadas dificultam a gestão da clínica. Afinal, quando um horário é reservado, toda a clínica fica à espera do paciente, uma vez que o horário não é disponibilizado para outros interessados. Logo, se o paciente falta à consulta, a clínica é prejudicada.
Pensando nesse problema comum nas clínicas médicas, o Sistema Amplimed programa lembretes das consultas, que são enviados via Whats App, SMS e E-mail. Assim, seu paciente não esquecerá do compromisso marcado. Além disso, o aplicativo para celular, integrado com o sistema, possibilita que o paciente confirme seu horário, dando ainda mais certeza de que comparecerá.
Lembretes do aniversário dos pacientes
Um outro tipo de lembrete é direcionado à clínica. Com certeza, você não lembrará a data de aniversário de todos os pacientes, mas a Amplimed lembra! Nosso sistema vai avisar a sua clínica sobre a data especial. Assim, você pode planejar com sua equipe uma forma de retribuir a fidelidade de seus pacientes.
Existem diversas estratégias de marketing para médicos e para clínicas médicas, mas a confiança entre profissional e paciente é o cartão postal do seu negócio. Por isso, conte conosco para manter uma comunicação leve, segura e assertiva com sua clientela.
Pesquisa de satisfação
As reclamações de seus pacientes devem ser feitas dentro da clínica e não nas redes sociais. Assim, você pode resolver os impasses, aplicar mudanças no atendimento e, claro, preservar a imagem do seu negócio. O site Reclame Aqui, na categoria Clínicas Médicas, possui
- 197 reclamações sobre agendamento;
- 165 reclamações sobre mau atendimento;
- 1019 reclamações sobre outros problemas.
Qual seria o impacto se sua clínica estivesse entre as empresas de baixa reputação?
Por isso, a Amplimed oferece um modelo de pesquisa de satisfação que é tão discreto quanto efetivo. Após a finalização da consulta, o sistema envia um formulário para o Whats App e para o E-mail do paciente. Assim que ele responder, o resultado retorna para o sistema, que compila um relatório mensal para que você possa analisar.
No artigo “Desafios do Médico Empreendedor”, mostramos a importância de você avaliar continuamente seu negócio. Saiba mais sobre boas práticas de gestão, clicando aqui.
Agora que você chegou ao final do artigo, já sabe que:
- O agendamento online 24h aumenta lucratividade e melhora a comunicação;
- O prontuário eletrônico atualizado pelas normas da LGPD é seguro e aprimora o cuidado integral;
- A automatização pré e pós atendimento oferece conforto e praticidade para fidelizar seus pacientes.
O próximo passo é experimentar tudo na prática. Um clique no botão abaixo transformará a gestão da sua clínica!
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