Assine a newsletter
e receba nossos
conteúdos.

Assine a newsletter

Confirmação de consulta por WhatsApp: o recurso que fideliza pacientes

Tempo de leitura: 5 minutos

A confirmação de consulta por WhatsApp é essencial para sua clínica médica. O recurso é importante, porque facilita o contato entre sua equipe e os pacientes sem que sejam necessárias ligações ou mensagens em tempo real. Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Option Box, 93% dos brasileiros utilizam o aplicativo diariamente.

Isso significa que há alta probabilidade de seus pacientes ou familiares utilizarem o WhatsApp como aplicativo de mensagens. Assim, este é o meio mais efetivo de comunicação para confirmar os agendamentos. Além disso, a integração da confirmação  com os demais recursos tecnológicos de pré-atendimento vai economizar muito tempo da sua equipe e aumentar a fidelização de pacientes.

Neste texto, vamos abordar:

  • Automatização do primeiro contato com o paciente;
  • Aumento da presença nas consultas;
  • Fidelização de pacientes;
  • Organização da agenda.

Veja como é fácil otimizar em 100% seu pré-atendimento!

Automatização do primeiro contato com paciente

A confirmação de consulta por WhatsApp transforma seu contato com o paciente, porque automatiza a comunicação. Com esse recurso, o fluxo de atendimento será mais assertivo. Afinal, todos os avisos padronizados serão executados pelo sistema, sem que seja necessária uma ligação para o paciente. 

Da mesma forma, a automatização da confirmação de consulta por WhatsApp reduz a carga de trabalho da sua equipe. Eles não precisarão criar lembretes sobre as confirmações, tampouco, redigir mensagens para cada paciente. A partir do agendamento online, o sistema cria um passo a passo para confirmar o atendimento, possibilitando que o paciente reagente caso seja necessário. 

Com isso, você evita que o paciente, simplesmente, não apareça no dia marcado – o que compromete seu fluxo de caixa. Ao enviar a mensagem automaticamente, o paciente pode confirmar a presença na consulta ou, caso perceba que terá outro compromisso, pode escolher uma nova data. A mensagem pode ser enviada com a antecedência necessária para que o horário seja ocupado por um novo paciente.

Percebeu? A confirmação de consulta por WhatsApp melhora o uso da sua agenda e aumenta a qualidade da relação entre a sua clínica e os pacientes. 

Aumento da presença das consultas

A flexibilidade da agenda da sua clínica é importante para aumentar a presença dos pacientes nas consultas. É claro que isso não deve comprometer o fluxo de trabalho da sua equipe, tampouco, impactar negativamente o controle financeiro do seu negócio.  Por isso, a confirmação de consulta por WhatsApp é tão eficaz. 

Você consegue atingir o equilíbrio entre flexibilidade da clínica e responsabilidade dos pacientes com o comparecimento. Afinal, sua clínica estará próximo, nas mãos do paciente, poucos dias antes da data marcada para o atendimento. Basta que o paciente escolha confirmar ou reagendar a consulta. Dessa forma, ele terá a possibilidade de programar um novo horário, sem que seja necessário ligar ou mandar mensagem para sua equipe. 

Por outro lado, o paciente assumirá a responsabilidade de comparecer na próxima data escolhida, uma vez que foi oferecida a possibilidade de remarcar. Na perspectiva da clínica, é melhor você ter este horário liberado alguns dias antes do que mantê-lo ocupado sem que o paciente compareça. 

Com a confirmação de consulta por WhatsApp sua clínica terá a possibilidade de receber um novo agendamento caso o paciente cancele sua marcação. Sem esse recurso, você apenas verá que o paciente se ausentou e não terá como ocupar o horário perdido. 

Fidelização de pacientes

A fidelização é uma etapa importante da jornada do paciente. É nesse momento que você solidifica a relação com as pessoas que foram atendidas na sua clínica. No estreitamento dessa relação, cria-se um maior vínculo entre médicos e pacientes, o que também contribui para um bom prognóstico nos tratamentos.

A confirmação de consulta por WhatsApp mantém os pacientes atentos às datas agendadas. Assim, o esquecimento não será um dos motivos para que o paciente se ausente. Então, caso tenha alguma razão para não comparecer, ele pode facilmente escolher outro dia e horário. Com isso, a relação de confiança será consolidada com base na praticidade do atendimento e na qualidade dos serviços prestados. 

A retenção de pacientes é positiva também para que você tenha maior previsibilidade de receitas. Isso ajuda na gestão financeira, porque facilita sua tomada de decisão quanto à expansão do seu negócio por exemplo. 

Saiba mais sobre o assunto lendo nosso ebook “Gestão Financeira para Clínicas Médicas”.

Organização da agenda 

Outra vantagem de utilizar a confirmação de consulta por WhatsApp é a manutenção da agenda organizada sem comprometer o tempo da equipe. Com esse recurso, sua secretária não precisa participar do processo de acolhimento até que o paciente chegue à clínica. Afinal, quando o paciente escolhe um horário, a partir do agendamento inteligente, o sistema programa a mensagem de confirmação de consulta e basta apenas enviar. No dia do atendimento, sua clínica contará com o check-in automático, em que o sistema cria o prontuário eletrônico com os dados preenchidos pelo próprio paciente. 

Assim, você terá uma solução prática para os principais cenários possíveis no pré-atendimento. Se o paciente confirmar a consulta e comparecer à clínica, basta iniciar o atendimento. Se ele precisar adiar, o próprio sistema irá mostrar as novas alternativas e, então, disponibilizar a antiga marcação para outros pacientes. 

Conclusão

Se você quer aplicar o mais alto nível de segurança e praticidade em seu pré-atendimento, considere um sistema que oferece todos os recursos integrados: agendamento online, prontuário eletrônico, confirmação de consulta por WhatsApp. 

O sistema Amplimed para clínicas médicas entrega todos os recursos necessários do pré ao pós-atendimento para aperfeiçoar toda experiência do paciente. 

Preencha o formulário abaixo para iniciar agora mesmo o teste grátis!


Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.