Assine a newsletter
e receba nossos
conteúdos.

Assine a newsletter

Consultório médico: alugar, comprar ou compartilhar?

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma das dúvidas de um egresso do curso de Medicina é sobre abrir seu próprio consultório médico. Essa dúvida também pode atingir profissionais mais experientes. Afinal, pode ser necessário rever algumas decisões tomadas ao longo da construção de um negócio.  É preciso, então, considerar aspectos administrativos de ter o próprio consultório ou alugar um espaço. 

Neste texto, vamos abordar:

  • Compra do consultório e dos equipamentos;
  • Vantagens do consultório próprio;
  • Aluguel do imóvel e de equipamentos
  • Coworking para médicos.

Leia até o final para descobrir como aproveitar todas as vantagens em uma alternativa especial. 

Comprar seu próprio imóvel e equipamentos

Adquirir o próprio imóvel é uma meta para muitos profissionais que atuam em consultórios. Essa é uma boa alternativa, principalmente, porque dá maior autonomia ao médico. Além disso, a lucratividade pode ser maior, já que não há necessidade de pagar terceiros. 

Por outro lado, quando os equipamentos são próprios, é preciso garantir sua manutenção. Isso acaba adicionando gastos que, em geral, não estão presentes no contrato de aluguel. Estes custos são comuns à administração de qualquer negócio. Afinal, representam as despesas básicas para garantir o funcionamento da empresa. 

A maior dificuldade em relação à aquisição do imóvel e dos equipamentos é, evidentemente, a necessidade de investir um valor alto. Não basta que você tenha o montante para a compra. Você deve pensar se é conveniente fazer essa movimentação financeira e aguardar o retorno a longo prazo. Se você não tem o capital para investir, então, os juros bancários também podem ser um empecilho. 

Esse investimento deve ser estratégico. De nada adianta você investir uma grande quantidade na aquisição do imóvel e ter dificuldades para adquirir os equipamentos básicos. Então, o retorno do seu investimento seria mais demorado sem estes equipamentos. Afinal, o consultório teria menor capacidade operacional. Decisões como esta precisam ser tomadas com uma visão geral do negócio para garantir sua efetividade. 

Após considerar os aspectos financeiros iniciais, você verá que a lista de vantagens do consultório médico próprio é extensa. Conheça as principais a seguir. 

Principais vantagens do consultório médico próprio

Há muitas vantagens na aquisição de um consultório médico próprio. Algumas delas estão relacionadas ao sucesso da empresa a longo prazo. Uma delas é a localização, já que é possível manter os atendimentos sempre no mesmo lugar. Assim, a clínica será conhecida, também, pelos demais negócios em sua proximidade.

  • “A clínica do bairro X”;
  • “A clínica próxima ao hospital Y”

Esses aspectos aumentam a longevidade da relação entre os elementos de sua marca e os pacientes. Outra vantagem é a inexistência do valor de aluguel mensal. Esse pode ser um passo importante para manter seu caixa saudável, já que você vai reduzir os custos fixos do seu negócio.

Sem esse custo fixo mensal, é possível aumentar sua margem de lucro de forma significativa. Além disso, você poderá investir em novos equipamentos e tecnologias. No entanto, é necessário elaborar um plano de continuidade dos investimentos. Outra iniciativa imprescindível é a análise do impacto financeiro de algum empréstimo inicial. 

Por isso, tenha em mente que há dois cenários distintos na aquisição do consultório médico próprio;

  • meios financeiros próprios;
  • financiamento/empréstimo bancário. 

As duas estratégias podem funcionar. Porém, você precisa entender as consequências de cada uma delas. A primeira pode ter como impacto negativo a falta de dinheiro para outros investimentos. Então, pode demorar muito tempo até que você consiga adquirir novos equipamentos ou contratar profissionais. Já o segundo cenário pode arriscar seus ganhos futuros devido ao pagamento de juros. Para pagar o empréstimo, você também assumirá um custo fixo mensal até a quitação. 

Portanto, as principais vantagens de adquirir um consultório médico próprio são:

  • Equilíbrio financeiro;
  • Aumento da margem de lucro;
  • Consolidação local da marca.

Vantagens de alugar um consultório médico 

O aluguel de um consultório médico gera um custo fixo para o negócio. Dessa forma, é preciso manter um alto nível de gestão financeira. Afinal, todos os meses será necessário pagar este e outros custos. No entanto, o aluguel também adiciona alguns benefícios ao controle operacional do empreendimento. 

Alugar um imóvel pode possibilitar o início mais rápido do negócio. Quando se analisa a possível rentabilidade da clínica, no curto prazo, o cenário é semelhante. Tanto a aquisição quanto o aluguel de um consultório médico não garantem alta rentabilidade no curto prazo. No médio prazo, porém, há uma tendência de que a rentabilidade seja maior em consultórios alugados. 

Isso também acontece porque os custos mensais são fixos. A baixa variação desses custos aumenta a previsibilidade financeira. Assim, é possível calcular as despesas e criar estratégias para que as receitas sempre sustentem os gastos. 

Além disso, você não precisará investir muito dinheiro inicialmente. Isso mantém seu caixa preparado para investimentos estratégicos mensais. Esses investimentos podem ser, por exemplo, aquisição de novos equipamentos, aprimoramento do marketing, contrato de ferramentas tecnológicas e treinamentos para a equipe. 

Solução para parceiros Amplimed

Um terceiro modelo pode ajudar a acelerar o crescimento da sua clínica: o coworking para médicos. Em síntese, o coworking é um espaço de trabalho compartilhado entre diferente profissionais. 

Este modelo também funciona para médicos. O profissional contrata o espaço e tem à disposição:

  • espaço para atendimento;
  • sala de recepção;
  • internet compartilhada;
  • secretaria;
  • software de gestão.

Além desses, cada espaço pode disponibilizar outros recursos específicos para o consultório médico compartilhado. Por isso, as principais vantagens são:

  • redução de despesas;
  • estrutura adequada;
  • maior flexibilidade de localização. 

Para saber mais, leia nosso artigo completo “Coworkings Médicos: tendência para os próximos anos”.

Parceiros Amplimed têm uma alternativa especial: a Livance – consultórios inteligentes. Com eles você pode ter acesso a espaços de alto padrão em seis unidades em São Paulo, Alphaville e Campinas. Além disso, os custos são variáveis de acordo com o seu volume de atendimento, o que facilita sua gestão financeira. Outras facilitações são:

  • não há necessidade de locação por período; 
  • disponibilidade de ferramentas que auxiliam na gestão de sua carreira e de seu consultório;
  • secretária para agendamentos telefônicos e via Whatsapp;
  • site personalizável que permite agendamentos online;
  • acesso a todos os coworkings sem custo adicional;
  • vagas na garagem de todas as unidades 

Clientes Amplimed têm condição especial: as três primeiras horas de uso serão abonadas. Não deixe de aproveitar!

Além disso, para ter um melhor controle financeiro, preenche o formulário abaixo e acesse nosso “Gestão Financeira para Clínicas Médicas”


Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.