Assine a newsletter
e receba nossos
conteúdos.

Assine a newsletter

Dicas de Decoração para Clínicas Médicas

Tempo de leitura: 5 minutos

É comum encontrar pacientes que tenham receio de ir ao médico. Na maioria das vezes, isso acontece porque eles não associam o consultório a coisas positivas. Mas, você pode mudar essa percepção usando nossas dicas de decoração para clínicas médicas!

Desorganização, falta de iluminação e senso estético podem colocar a experiência do paciente em risco. Por isso, uma boa decoração para clínicas médicas é um fator essencial para conquistar pacientes.

As dicas de hoje podem ser usadas para quem quer abrir um consultório ou está pensando em reformar o estabelecimento. Hoje, você irá conhecer técnicas para manter o ambiente aconchegante, agradável, equilibrado e que segue as normas de higiene e limpeza da Vigilância Sanitária.

Confira as melhores dicas de decoração para clínicas médicas!

Escolha as cores certas

Tons mais claros transmitem tranquilidade, paz e aconchego. Essas sensações podem ser desfrutadas pelos funcionários, pacientes e por seus acompanhantes.

Já os tons mais fortes podem provocar agitação nos pacientes. Por isso, é mais recomendado utilizá-los em objetos decorativos.

Opte pelo melhor piso

Se tratando de decoração para clínicas médicas, a melhor opção de piso são os materiais frios, como cerâmica e porcelanato. Isso porque eles trazem modernidade ao ambiente, são resistentes e fáceis de limpar. Vale a pena optar por tons mais claros também.

Evite o carpete e o tapete. Esses materiais são perfeitos para acumular pó e bactérias, o que não combina com a decoração para clínicas médicas. Pisos de madeira também não são considerados higiênicos.

Acerte na mobília

Antes de escolher os móveis, pense em modelos que tragam praticidade e funcionalidade para o espaço. Por isso, vale a pena investir em móveis planejados ou sob medida.

Nesse caso, a madeira pode ser usada. Móveis feitos nesse material deixam o ambiente mais aconchegante e acolhedor. É uma ótima forma de balancear as cores claras aplicadas nas paredes e no piso.

Escolha itens decorativos que sejam a cara da clínica

Flores e vasos feitos de cristal e cerâmica combinam muito bem com decoração para clínicas médicas. Elas geralmente possuem cores vivas e deixam o local mais autêntico, transmitindo beleza e bom gosto.

Já dentro do consultório, é possível expor quadros com certificados de graduação, residência médica e cursos profissionalizantes. Mas, cuidado para não exagerar e passar a impressão errada. Fotos de família também ajudam a humanizar a relação entre médico e paciente.

Valorize a iluminação

A iluminação é um item importante dentro da decoração para clínicas médicas. O mais indicado é colocar um foco de luz indireta, como abajures ou lustres e espalhar spots pelo ambiente.

Se você estiver com orçamento mais apertado, invista em luminárias de linho ou papel. Elas têm um valor mais em conta e transmitem aconchego e cuidado aos pacientes.

Faça um espaço kids

Mesmo que a sua clínica médica não atenda crianças, é interessante fazer um espaço kids no local, pois muitos responsáveis precisam levá-las para o atendimento por não ter quem cuide delas no momento da consulta. Assim, é interessante oferecer itens que possam distrair os pequenos durante esse período.

Não precisa ser nada muito elaborado. Basta separar um espaço na recepção com brinquedos e outras atividades atrativas para crianças, como livros, revistas em quadrinhos ou desenhos para colorir.

Parece algo simples, mas irá fazer toda diferença na experiência dos seus pacientes. Para que a decoração desse espaço não fique totalmente diferente do restante, escolha itens que combinem com a decoração para clínicas médicas que você escolheu, deixando todo local com uma única identidade visual.

Planeje a localização dos elementos

Depois de decidir todos os itens de decoração para clínicas médicas, é hora de planejar onde cada coisa irá ficar. É muito importante distribuir móveis e objetos de forma harmônica.  Assim, você consegue valorizar ainda mais o espaço que você tem disponível.

O espaço para circulação de pessoas é muito importante. Por isso, crie corredores e locais de passagem para evitar acidentes e otimizar o ambiente. 

Mantenha tudo sempre organizado

Um local bagunçado com certeza não irá passar uma boa impressão para os pacientes. Para ajudar a manter tudo em seu devido lugar, invista em objetos que auxiliam na organização. 

Porta revistas, caixas organizadoras para brinquedos, entre outros itens podem fazer maravilhas pelo seu espaço. 

Priorize a identidade da marca

Para os amantes de decoração, pode ser difícil encontrar as texturas, materiais e cores perfeitos para a sua clínica médica. O ponto chave para essa tomada de decisão é a identidade da sua marca. 

Pense no logo e em um slogan que definam bem a sua clínica. Depois, pense no que esses dois elementos transmitem para os pacientes e tente oferecer a mesma sensação na decoração para clínica médica. Assim, toda a experiência do paciente estará interligada. 

Se você quer saber mais sobre identidade de marca, leia nosso artigo “Marketing para médicos”, clicando aqui.

Limpeza em primeiro lugar

Além da estética, outro elemento que precisa compor a sua decoração para clínica médica é a higiene. Isso porque é importante que o estabelecimento siga as normas da Vigilância Sanitária e preze pela segurança de pacientes e funcionários. 

Evite cortinas e pisos que podem abrigar ácaros e bactérias. Os móveis devem ser feitos de um material fácil de limpar e sua disposição deve facilitar a circulação de ar no ambiente. Assim, é mais fácil manter sua clínica limpa e apta a receber pacientes. 

Viu como a decoração para a clínica médica é simples e importante? É só colocar nossas dicas em práticas para passar uma boa impressão para os pacientes. 

Para mais dicas como essas, é só continuar conferindo o conteúdo do nosso blog, Facebook e Instagram!

Assinatura Julia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.