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Como melhorar o desempenho da equipe médica de forma contínua

Tempo de leitura: 7 minutos

O sucesso de uma clínica médica tem como base a qualidade do atendimento aos pacientes. Afinal, esse é o propósito da empresa e o principal serviço prestado. Assim, o desempenho da equipe médica impacta diretamente o sucesso da clínica. Isso ocorre porque esses são os profissionais que atuam em contato direto com os pacientes.

Ter uma equipe médica motivada, tecnicamente preparada e com boa comunicação com os pacientes deve ser o objetivo de toda clínica. Para isso é indispensável aprimorar a gestão de pessoas. Nesse texto, falaremos sobre 

  • Comunicação com a equipe médica;
  • Dar e receber feedbacks;
  • Otimização de processos;
  • Entender as motivações da equipe.

Comunicação com a equipe médica

A comunicação é importante tanto para seu público externo, quanto para seu público interno. Problemas na comunicação podem provocar situações difíceis para a gestão e para os atendimentos.  Por isso, é importante preservar estratégias de comunicação que afastem mal-entendidos e desconfortos. Quando a equipe sabe que a gestora está atenta às suas necessidades e está aberta ao diálogo, fica mais fácil dirimir problemas do dia a dia da empresa. 

O primeiro passo para melhorar a comunicação é, portanto, criar um ambiente em que os profissionais possam expressar sua opinião. Você pode tanto implementar reuniões rápidas com a equipe quanto questioná-los sobre o andamento da clínica, sobre os atendimentos e sobre suas motivações. 

Esse é um momento para evitar críticas ou exigências. Escute com atenção, dê as respostas possíveis e esclareça questões mais complexas. Se você não puder implementar mudanças eventualmente solicitadas, converse sobre isso. 

As reuniões pré-agendadas podem ter um tom mais objetivo, mas também representam uma ótima oportunidade de entender como a equipe se sente em relação ao serviço. Você pode planejar reuniões recorrentes, de forma semanal ou quinzenal. Tenha uma pauta pré-planejada, com um roteiro fixo para otimizar o uso do tempo. Nessas reuniões, você pode obter e dar feedbacks, receber novas ideias, facilitar a integração da equipe e atualizá-los sobre dificuldades, planos e inovações da clínica. Mantê-los “por dentro do assunto” é uma forma bastante simples, mas muito eficiente de promover a experiência coletiva de pertencimento.

Para melhorar o desempenho da equipe médica e alcançar uma melhor performance em qualidade e produtividade, é preciso estabelecer um ambiente de comunicação saudável. Afinal, o compartilhamento de ideias entre equipe e gestão acelera a implementação de soluções criativas para a empresa. Assim, a maior produtividade e a consequente eficiência operacional serão mais facilmente atingidas. 

Dar e receber feedbacks 

É comum citarmos o feedback quando tratamos de comunicação e gestão de pessoas. O termo se tornou tão comum que sua prática pode, até mesmo, ser negligenciada. Por isso, é provável que você já conheça o conceito e pratique com certa regularidade. No entanto, vale a pena ressaltar as características de um bom comentário sobre a atuação de outro profissional.

Tenha em mente que feedback não é, necessariamente, crítica ou elogio. Portanto, o foco não deve ser escolher entre o que é positivo ou negativo na conduta de outro profissional. O Feedback deve ser utilizado para oferecer um ponto de vista externo

Passo a passo para dar feedback 

Quando se pensa na perspectiva de um líder de equipe, um feedback deve consistir em fazer observações sobre uma outra pessoa, de forma respeitosa e visando ao aprimoramento profissional. Algumas etapas importantes para ter sucesso nessa estratégia comunicacional: 

  • Prepare-se com antecedência;
  • Anote os principais pontos a discutir;
  • Inicie a conversa positivamente;
  • Apresente um resumo da pauta, como em uma reunião de equipe;
  • Seja sincera, não rude;
  • Dê exemplos reais dos pontos fortes do profissional;
  • Dê exemplos reais dos aspectos que carecem de maior dedicação;
  • Proponha um plano de ação;
  • Mostre-se disponível para ajudar.

A preparação para a conversa ajuda você a manter a calma. Além disso, mantém a situação em seu nível de complexidade apropriado: há um desconforto, mas será (não deve ser) um momento para ofensas. Apresente a pauta para dar um foco à conversa e, então, fale com sinceridade. Para demonstrar a sinceridade, é importante trazer dados, situações reais, evitando discussões abstratas. Isso facilita a compreensão e a elaboração de estratégias para mudança. 

A tensão ao dar e ao receber feedbacks diminui quando a intenção é claramente construir, ajudar, dar suporte. Dessa forma, implemente técnica semelhante para que a equipe possa opinar sobre as condutas da gestão. Você consegue se aprimorar como profissional e, em muitos casos, resolver mal-entendidos. 

Otimização de processos na clínica

Melhorar o desempenho da equipe médica também tem relação com outros setores administrativos além da gestão de pessoas. A otimização dos processos de gestão e atendimento é uma das atividades indispensáveis. Afinal, é uma iniciativa que visa aumentar a produtividade de toda clínica. 

Um processo representa uma sequência de tarefas organizadas previamente e que são executadas para atingir um resultado esperado. Planejar as tarefas que compõem o atendimento e a administração é essencial para aumentar o desempenho da equipe médica. 

Saiba mais em “Gestão de processos na clínica médica: conceito, importância e aplicação”

A importância desse planejamento deve-se à sua relação direta com as ferramentas disponíveis para a equipe conduzir os atendimentos. Quanto maior a praticidade e a qualidade dos recursos, maior será o desempenho da equipe. Associados a isso estão, é claro, as questões subjetivas e grupais, como comunicação e motivação. 

Veja agora como descobrir as motivações e manter a equipe motivada. 

Desempenho da equipe médica: motivação é a chave

A comunicação interpessoal, o processo de dar e receber feedback e a otimização dos processos são fundamentais para a obtenção de um melhor desempenho da equipe médica. Além disso, é preciso compreender suas motivações. Essa é uma busca constante dos líderes e trata-se de conhecer melhor os profissionais com quem trabalha. A motivação da equipe não é apenas uma forma de aumentar resultados da clínica. 

Reconhecer as motivações das pessoas é uma forma de entender como alinhar os objetivos individuais e as metas da empresa. Deve-se buscar, portanto, entender como a clínica pode contribuir para que cada indivíduo alcance seus objetivos e vice-versa. 

A estratégia mais simples e eficaz para descobrir a motivação dos profissionais é perguntar, diretamente, quais seus objetivos. Além da verbalização, você pode notar as mudanças de comportamento, como a comunicação, a iniciativa e a cooperação. Esses são alguns dos aspectos manifestos nos comportamentos cotidianos que estão relacionados com o nível de motivação. 

Estratégicas básicas para motivação da equipe

Considere, ainda, que a motivação não é uma métrica apenas quantitativa – tampouco, coletiva. Em outras palavras, não se trata apenas de dinheiro, de horas de trabalho, de número de pacientes. Também não espere que inovações na clínica terão o mesmo impacto para toda a equipe. É esperado que algumas propostas tenham um impacto maior em alguns profissionais do que em outros. 

Para que você tenha alguns recursos iniciais, é possível generalizar que todos os profissionais procuram reconhecimento, ao menos, em certos aspectos, como:

  • de suas habilidades técnicas;
  • de suas competências como líder;
  • da sua boa relação com pacientes;
  • de sua facilidade de dialogar com colegas;
  • da busca por aperfeiçoamentos.

O modo como você demonstrará o reconhecimento desses aspectos depende de vários fatores. Alguns deles são a disponibilidade financeira de clínica para um bonificações, as características individuais e as necessidades do profissional e a possibilidade de expandir o reconhecimento para toda equipe. Analise os caminhos possíveis e lembre que mesmo gestos simples podem ter grande impacto na relação profissional. 

Agora que você tem todas as ferramentas para aumentar o desempenho da equipe médica, chegou a hora de arrumar outras áreas da empresa. Saiba como fazer a gestão financeira da sua clínica nesse ebook gratuito! 


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