Você sabe o faturamento mensal da sua clínica? Veja como é simples!

Tempo de leitura: 7 minutos

Uma das maiores dificuldades de um médico gestor é o controle do faturamento mensal. Seja por falta de tempo ou por não dispor das ferramentas adequadas, a gestão financeira é um desafio. Essa dificuldade fica mais intensa quando o profissional diversifica as cobranças, com atendimentos particulares e por plano de saúde. 

Neste artigo, mostraremos como você pode acompanhar o faturamento da clínica em 5 simples passos. Lembre-se de que falhas na gestão médica financeira estão entre as principais causas para o fechamento de clínicas. Então, leia este artigo até o final e veja como uma ferramenta de gestão protege o faturamento da sua clínica. 

1 – Cadastro e classificação de despesas em poucos cliques

O software para clínicas da Amplimed facilita a organização das despesas do seu negócio.  No menu Contas a Pagar, você cadastra e categoriza todas as despesas da sua clínica. 

Se você fizer um plano de contas com auxílio do Contador, no dia a dia da clínica, basta atribuir uma categoria para cada despesa, em pouco tempo. Além de classificar as contas, é possível inserir o meio de pagamento (boleto, cartão de crédito, pagamento à vista, etc). Com isso, no final do mês é possível emitir relatórios, visualizando de forma clara e bem distribuída todas as contas pagas pela clínica no período.  

Veja, abaixo, a praticidade da tela de cadastro de contas.

Com registro e classificação das despesas, você consegue controlar o destino dos recursos da sua empresa. Assim, a tomada de decisão sobre assuntos financeiros será facilitada. No artigo “Desafios do Médico Empreendedor: rotinas na gestão de clínicas”, mostramos a importância do planejamento e do controle administrativo. Para executar essas rotinas de gestão estratégica, você precisa de dados confiáveis. A praticidade do sistema na classificação de despesas facilita essas atividades.

Na tela que mostramos a seguir, você consegue personalizar o relatório de despesas, optando pelos filtros que interessam para sua gestão. 

2 – Previsão de faturamento para sua clínica

Saber quanto faturou durante o mês ou ter uma previsão de recursos financeiros para o fechamento do caixa são importantes para a administração de um negócio. A precisão no faturamento da clínica é indispensável para que você possa tomar decisões como:

  • Comprar equipamentos
  • Contratar pessoas
  • Investir em estratégias de marketing
  • Iniciar parcerias com convênios 

Para isso, o recurso contas a receber do software para clínicas da Amplimed apresenta inúmeras funcionalidades. Além de cadastrar contas a receber, você pode selecionar diversos filtros, que facilitam a compreensão desde informações pontuais da clínica a informações estratégicas. Entre esses dados estratégicos, citamos a diferença de faturamento da clínica entre convênios e consultas particulares. Afinal, essa é uma informação importante para você escolher quais convênios sua clínica atenderá. 

Se você precisa fazer uma análise mais específica, é possível, por exemplo, filtrar as receitas por profissional. Assim, você fica sabendo quantos atendimentos foram feitos por cada médico no período selecionado. Além disso, o próprio sistema calcula o valor do repasse para cada profissional. Basta configurar uma regra para essa automatização com a ajuda de nossos especialistas. 

Veja a seguir a tela de Contas a Receber. 

 

3 – Relatórios práticos: do agendamento ao faturamento

Nossos relatórios elevam o nível de gestão da sua clínica. Para abordar a importância dos relatórios na gestão de clínicas médicas, é necessário lembrar a famosa frase de Peter Drucker:

“Se você não pode medir, não pode gerenciar”

Para um funcionamento harmônico e sinérgico dos seus processos administrativos, você precisa ter clareza dos dados gerados pela empresa. O software médico da Amplimed oferece relatórios com informações desde o agendamento até o registro do pagamento da consulta. Os principais relatórios gerenciais são:

  • Relatório de Faturamento: demonstra todas as despesas, como compras de material de escritório, pagamento de laboratórios e folha de pagamento; e todas as receitas provenientes de consultas particulares, convênios e outras entradas.
  • Controle de fluxo de caixa: apresenta as movimentações financeiras de forma mais detalhadas a partir de um mapeamento dos centros de custos e das categorias de entradas e saídas de recursos.
  • Controle de estoque: indica o fluxo de materiais, desde a Nota Fiscal de compra até o direcionamento final, como a utilização de material de escritório ou de material farmacêutico durante o atendimento.
  • Controle de atendimentos: relatório específico para o fluxo de pacientes na clínica. Além de demonstrar o tipo de consulta (particular,  convênio ou plano de saúde), indica se é consulta com pagamento integral ou de retorno por exemplo. 

Relatórios que facilitam a análise

Os relatórios apresentam dados desde o agendamento. Vale lembrar que há duas formas de registrar a consulta no sistema:

No primeiro caso, a recepção faz o registro. No agendamento online, o cadastro é feito com a informações inseridas pelo próprio paciente. Assim, em ambos os casos, após o pagamento da consulta, o sistema já vincula o valor recebido ao tipo de consulta e o ciclo dos relatórios é fechado. Em outras palavras, o software para clínicas médicas consegue entregar todas as informações financeiras de cada atendimento em relatórios práticos.  

Na tela que apresentamos abaixo, você visualiza os diferentes filtros aplicáveis aos relatórios. Com eles, você consegue compreender diferentes perspectivas em relação ao faturamento da clínica. 

Lembre-se: se você pode medir, então, pode gerenciar. 

Leia mais sobre os relatórios do software médico da Amplimed, clicando aqui

4 – Fluxo de caixa simples e personalizado 

Além de facilitar o uso de relatórios na gestão da sua clínica, a Amplimed também soluciona o fluxo de caixa da empresa. Nesse módulo, constam todas as movimentações de recursos financeiras que entram no seu caixa e que saem para pagamento de alguma despesa. 

A precisão nos lançamentos é essencial. Afinal, ninguém tem tempo para conferir cada movimentação. Por isso, o software para clínicas médicas da Amplimed é pensado para entregar praticidade aos gestores. Você precisa praticar uma boa administração dos recursos e prestar um bom atendimento. Logo, deve utilizar ferramentas que automatizam as tarefas repetitivas para que você se dedique ao paciente e a questões estratégicas do negócio. 

Na imagem a seguir, você consegue visualizar os diferentes filtros para Fluxo de Caixa. 

5 – Dashboard Inteligente

Além do fluxo de caixa otimizado, o sistema Amplimed possui um Painel de Controle inteligente. No Dashboard, você pode acessar o módulo financeiro, como na imagem abaixo. Ao acessar o módulo, você visualiza todas as contas a pagar e a receber no dia. Também é possível visualizar 

  • Contas vencidas
  • Contas a vencer nos próximos 10 dias. 

Essa visualização precisa ajuda você a manter o controle do seu negócio. Sua equipe também terá acesso a essas funcionalidades, conforme as liberações que você solicitar. Assim, diminuem as chances de alguém deixar as contas passarem do vencimento e acumularem juros. 

Por isso, você verá que é possível economizar tempo e dinheiro. Não é receita mágica. É tecnologia!

Conclusão

O sucesso da sua clínica depende da sua capacidade estratégica como gestor. Um bom atendimento médico é essencial, mas não é suficiente para manter um negócio. Por isso, você precisa ficar atento à precificação, ao Marketing, à satisfação dos pacientes, ao fluxo de caixa e aos efeitos dessas estratégias no seu faturamento. 

Para mensurar e analisar seus indicadores financeiros, você precisa de praticidade. Afinal, gerir o tempo pode ser seu maior desafio. 

O software para clínicas e consultórios da Amplimed oferece muito mais do que relatórios. 

É a tecnologia completa para gestão do sucesso da clínica, garantindo seu tempo de descanso e lazer. 

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