O que são glosas médicas?

Tempo de leitura: 7 minutos

Muitas clínicas andam tendo problemas com as glosas médicas. Isso acontece por erros de preenchimento das guias ou divergência no procedimento realizado. 

Por conta disso, as glosas médicas acabam causando problemas no faturamento e atrapalham o controle financeiro das empresas ligadas a saúde, principalmente se foram feitas manualmente.

Está passando por esse tipo de problema na sua clínica? Lendo esse texto, você vai descobrir o que são as glosas médicas, vai conhecer todos os tipos e como evitá-las. Confira tudo isso abaixo!

O que são glosas médicas?

As glosas médicas acontecem quando o plano de saúde não faz o pagamento por qualquer procedimento realizado nas clínicas, laboratórios ou hospitais. Nisso, estão incluídos os atendimentos, procedimentos médicos, internações, exames, medicamentos e qualquer outro serviço utilizado pelo paciente.

O principal motivo das glosas médicas acontecerem é devido a erros humanos na hora do preenchimento manual. 

Nesses casos, os convênios analisam a situação, informam o erro cometido e devolvem para recurso de item ou guia.

As glosas médicas são categorizadas nos seguintes grupos:

Glosas administrativas

Como o nome já diz, as glosas administrativas são causadas por erros operacionais. São as mais comuns na área da saúde e também as mais fáceis de resolver. 

Geralmente, o que leva as clínicas a cometerem as glosas administrativas é a falta e a dificuldade de comunicação com o plano de saúde. 

Outro motivo bem comum é errar ou não fazer os registros das guias de autorização médico-hospitalar da forma correta. 

Também podem ocorrer problemas mais simples, como erros de digitação ou usar uma tabela do convênio com valores desatualizados.

Glosas técnicas

As glosas técnicas são um pouco mais complicadas de serem resolvidas, por estarem relacionadas a questões subjetivas e não tão operacionais.

Elas estão ligadas ao serviço que foi prestado ao paciente e precisam de um auditor técnico para fazer a revisão. 

Esse tipo de glosas médicas podem ocorrer por diversos motivos. Um deles é a falta de prescrição médica para os procedimentos realizados. Também é comum encontrar problemas no prontuário, como uma descrição incompleta dos procedimentos, ou até mesmo a falta dela. 

Lembrando que é muito importante ter pessoas de confiança trabalhando na área administrativa da sua empresa. Outra causa bem comum das glosas técnicas é a falta de atenção com os medicamentos utilizados na clínica ou hospital, assim como não checar o nome e o registro do profissional responsável pela administração. 

Glosas lineares

As glosas lineares estão ligadas ao convênio e têm impacto direto nas empresas de saúde. Por isso, é importante conhecer os sistemas de faturamento, gastos e processos de pagamento e os indicadores e estatísticas operacionais.

Elas são recorrentes de um percentual elevado dos prestadores. Segundo a ANS “os procedimentos que estão descritos no contrato e em situações que o prestador cumpra todas as rotinas administrativas e técnicas previstas contratualmente poderão caracterizar prática irregular e ensejar visitas técnicas e outras medidas regulatórias.

Dicas para evitar as glosas médicas

Como você pode perceber, as glosas médicas acontecem por erros nas cobranças dos serviços prestados nas clínicas, hospitais e laboratórios. 

Para conseguir evitá-las, e até mesmo eliminá-las da sua rotina, não deixe de conferir as nossas dicas. Elas vão mostrar quais são as melhores maneiras de planejar todas as etapas dos processos e não errar nos pagamentos, evitando problemas na área financeira. 

Cuidado com as autorizações dos procedimentos médicos realizados 

As operadoras de planos de saúde têm suas próprias formas de fazer as autorizações de procedimentos, assim como os pagamentos aos prestadores de serviços.

É de suma importância conhecer e aplicar essas normas na sua rotina. Dessa forma, você consegue impedir que os erros mais simples com o convênio aconteçam. 

Outro benefício de colocar essa práticas nas atividades administrativas é sempre ter as autorizações para requisições em dia, além de dar mais atenção aos medicamentos utilizados, evitando assim, as glosas médicas.

Usar um prontuário eletrônico

Assim como em diversas áreas, a tecnologia veio para ajudar no dia a dia de clínicas, laboratórios e hospitais. 

Ter um prontuário eletrônico é uma das maneiras mais eficazes de evitar as glosas médicas. A principal causa dessa melhora é diminuir consideravelmente os erros de digitação e escrita nos prontuários, procedimentos e medicamentos utilizados.

Um prontuário eletrônico também vai aumentar a produtividade da sua equipe, já que ele irá padronizar e otimizar os processos. Dessa forma, além de todos os atendimentos terem o mesmo nível de qualidade e serem mais humanizados, os diagnósticos também serão mais assertivos. 

Ter uma equipe bem treinada

Todos os funcionários administrativos da clínica devem conhecer muito bem os processos para evitar as glosas médicas. Ter uma equipe bem treinada e capacitada, além de evitar esses deslizes, também irá aumentar a produtividade da clínica e diminuir o uso de recursos.

Ensinar o faturamento dos procedimentos e o que pode ou não ser cobrado vai fazer toda diferença no dia a dia dos seus funcionários. 

Se for o caso, também é importante escolher gestores qualificados para cuidar de alguns grupos maiores. Avalie se a sua clínica precisa dessa modificação e se ela está apta a receber um ou mais colaboradores.

Estipular métricas

É importante que pelo menos uma pessoa seja responsável por avaliar se a clínica está seguindo todas as normas e formalidades exigidas pelos planos de saúde. 

Essa pode ser uma das métricas que sua clínica pode utilizar para melhorar ainda mais a rotina do consultório e também desenvolvê-lo.

Saber onde você quer chegar com a sua clínica é fundamental para crescer melhor e mais rápido. Como as glosas estão relacionadas a forma de cobrança e não com procedimentos médicos em si, controlá-las vai melhorar o faturamento do seu negócio.

Trabalhar com um sistema de gestão integrado

Mais uma vez, a tecnologia mostra maneiras eficazes de evitar as glosas médicas e muitos outros problemas dentro da rotina de empresas ligadas a saúde. 

Com um sistema de gestão integrado, você vai evitar erros simples, que podem prejudicar a estabilidade e crescimento do seu negócio. Alguns exemplos são a falta de informações sobre os pacientes, erros no número da carteirinha do convênio, quantidade de materiais e medicamentos que não condizem com o procedimento que precisa ser feito, entre outras.

A comunicação com as operadoras de planos de saúde também vai melhorar bastante. Isso porque um bom sistema de gestão integrado consegue corrigir e enviar relatórios para os convênios de forma automática. 

Nos relatórios, estarão contidos os valores dos procedimentos, exames realizados, materiais e medicamentos utilizados, entre outras informações que irão eliminar as glosas médicas.

Conclusão 

Agora que você já sabe o que significam as glosas médicas e descobriu também como evitá-las, o dia a dia na sua empresa vai ficar muito mais fácil. Para ter uma gestão eficiente e completa, não deixe de seguir as nossas dicas!

Se você estiver procurando algum sistema de gestão integrado, conte com a solução da Amplimed. Nosso recurso de Faturamento TISS ajuda a reduzir consideravelmente as glosas médicas, além de conter todos os benefícios que citamos ao longo desse texto!

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