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Como o Google Ads pode te ajudar a ter mais pacientes

Tempo de leitura: 9 minutos

Você faz um bom trabalho na sua clínica, cuida da gestão de todo o consultório, é um excelente médico e proporciona uma ótima experiência ao seu paciente. Tudo isso volta para você por meio de indicações e do feedback do trabalho em alta performance. Mas esse processo pode acontecer em um ritmo diferente do que você espera ou precisa para os seus negócios.

É por isso que esse texto vai te ajudar a entender como você pode conseguir mais pacientes por meio das ferramentas do Google Ads. Mais do que isso, você vai compreender como a publicidade de nicho pode te ajudar não só com a quantidade de novos pacientes, mas também a atingir exatamente as personas que você escolheu atender.

O que é o Google Ads?

Sabe quando você entra em um site qualquer do google e encontra banners de publicidades conforme vai rolando o conteúdo do site? Ou mais comum ainda: você está assistindo um vídeo no youtube e é interrompido por um anúncio de algum restaurante, de uma loja ou de algum serviço? Esse é o Google Ads! Uma plataforma de anúncios criada pelo Google na virada no século. Você também pode conhecer por Google AdWords uma vez que esse era o nome usado anos atrás.

A semântica da palavra já indica o que é possível fazer a partir desta ferramenta: Ads é uma abreviação do termo da língua inglesa advertising. Ou seja, é uma plataforma que permite anunciar no próprio Google.

Todas as empresas podem fazer parte do Ads, seja um negócio totalmente digital, híbrido ou físico. Essa é a forma de sinalizar para todos que você está oferecendo um serviço ou um produto. O alcance chega a ser mundial por se tratar de internet, aumentando visibilidade e expansão no momento que as informações da sua empresa são divulgadas. A essência da publicidade continua a mesma, mas o impacto pode ser maior do que a antiga divulgação de boca a boca.

Por ele é possível criar mecanismos de anúncios on-line a partir de links patrocinados e que vão aparecer de acordo com as palavras-chave utilizadas na pesquisa. A sua propaganda pode estar em:

  • Rede de display, com campanhas gráficas estampadas em banners interativos;
  • Youtube Ads, possibilitando a exploração de formatos que vão desde gráficos até vídeos;
  • Rede de pesquisa, deixando seu anúncio visível em resultados de pesquisas, sites do Google e de parceiros;
  • Anúncios para listas de e-mail, que se dedica a entregar sua publicidade somente para pessoas que já demonstraram interesse no seu trabalho no momento em que se cadastraram em listas de e-mail do seu site;
  • Call Only, que você pode colocar o seu telefone no próprio anúncio a partir de um botão de chamada;
  • Aplicativos como plataforma para receber os seus anúncios ou ainda criar uma propaganda dentro do seu próprio aplicativo.

Mas não é só criar uma propaganda. As posições de exibições de anúncios do Google são definidas a partir de três principais regras: O índice de qualidade que mede a relevância das palavras-chave escolhidas por você, assim como o anúncio e a página de destino; o lance máximo do custo por clique, o CPC que é uma comparação de quem está oferecendo um valor mais alto por clique e quem o fizer pode aparecer em destaque e o Ad rank que é um valor médico entre os dois anteriores.

Ao passo que utilizar o Google Ads, você pode ter acesso a todas as informações dos anúncios já veiculados. Assim consegue analisar quantas impressões e cliques teve e identificar os usuários que clicaram no anúncio e fizeram algum tipo pode conversão para a sua página de destino e entender qual tipo de anúncio tem uma melhor performance perante seu grupo. Essas métricas servem para você ter controle sobre os retornos dos seus investimentos on-line.

Uma parte interessante do Ads é que você só é cobrado quando o anúncio for clicado. Você também pode informar qual valor máximo quer gastar a cada clique recebido.

Como a ferramenta do Google Ads pode ajudar a atrair mais pacientes?

A pesquisa no Google substituiu as antigas listas telefônicas que disponibilizavam o nome, o telefone e o endereço de todas as clínicas em um único lugar. Hoje perguntamos ao Google tudo que precisamos saber. Esse é o jeito que você tem de se conectar de forma simples e dinâmica com pacientes que precisam do seu trabalho. Os horizontes são maiores quando deixamos a internet ser um meio de encontrar serviços, já que nesse quesito a tecnologia e a robotização potencializam a possibilidade de fazer um link entre a sua clínica e o seu possível paciente.

As pessoas precisam de consultórios médicos constantemente, seja para um problema emergencial, para rotina ou melhorias e costumam recorrer ao Google para ajudar nessa situação. Imagina que você é um pediatra. Quando pais precisam de um médico para os filhos, tendem a fazer buscas como “Pediatra no Centro de São Paulo”, por exemplo. Sua clínica pode ser escolhida se você estruturar uma boa campanha.

Pensando nisso, a utilização do Google Ads é como ter um mecanismo de publicidade e de captação de clientes 24h por dia e 7 dias na semana, de forma que você cria uma estratégia de divulgação por um período e ela permanece online sem que você precise dar atenção todo segundo e a cada vez que alguém manifesta interesse pela sua clínica.

Como usar o Google Ads e a ferramenta de agendamento online da Amplimed?

Antes de criar a publicidade, você precisa criar uma estratégia para entender quem você quer atingir e qual a melhor maneira de fazer isso. Esse texto vai te disponibilizar alguns passos que são importantes para fazer essa construção.

#1 – Criação de público-alvo

Identificar e definir as informações mais gerais sobre os pacientes que você quer atrair para a sua clínica. Informações como idade, profissão, nível de escolaridade, poder aquisitivo e localidade são importantes nesse momento.

#2 – Criação de persona

Após traçar macro informações sobre os futuros pacientes, você pode começar a detalhar quem são essas pessoas a partir da criação de um perfil ideal. As personas servem para segmentar o anúncio, criando uma peça mais segura e menos massiva. É importante ficar atento para qual estilo de vida costumam ter, além de hábitos, comportamentos, sonhos, frustrações, dificuldades do cotidiano, crenças, quais mídias acompanham e tipos de consumo.

#3 – Criação de campanha

A partir dos dados definidos anteriormente, você ganha um norte para entender qual campanha fazer nesse gestor para a clínica médica. Se a sua persona costuma fazer pesquisas espontâneas, é nesse local da web que você precisa estar. Analisando o tipo de mídia que mais é consumido – como blogs ou canais no Youtube, por exemplo – você já sabe onde tem que concentrar as suas peças.

#4 – Definir palavras-chave

Você precisa identificar quais palavras podem ser usadas na sua campanha que mais tem relação com o seu trabalho e que mais vão despertar a atenção do seu futuro paciente. Esse passo é importante porque pode ser decisivo na aparição ou não do seu anúncio para as pessoas certas.

#5 – Eliminar dificuldades no percurso do futuro paciente

Da mesma forma que você quer gerenciar o tempo, seus pacientes também querem. Imagina conseguir atrair a persona pelos anúncios, mas perder o paciente pela dificuldade em marcar uma consulta? É interessante criar a possibilidade de o paciente realizar o agendamento quando estiver livre, seja durante o dia, à noite ou no final de semana. Por isso é necessário modernizar ainda mais os seus processos para atrair novos pacientes. O agendamento online também serve como um lembrete ao paciente, uma vez que ele pode se esquecer de algo que foi combinado apenas pelo telefone.

A Amplimed oferece essa ferramenta para você! O sistema acompanha as necessidades do mercado para te entregar o que tem de mais tecnológico. Sendo assim, a confirmação acontece de forma automática por SMS e e-mail e de forma individual pelo WhatsApp sempre às 08h da manhã do dia anterior da consulta agendada. Mais do que isso, com ele você também pode:

  • Ter acesso ao prontuário eletrônico que já segue os padrões da Lei Geral de Proteção de Dados e conta com assinatura digital reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e está diretamente ligado ao agendamento online, a plataforma de telemedicina e a prescrição eletrônica;
  • Acessar os documentos clínicos com mais facilidade e compartilhá-los com seus pacientes de forma simples até mesmo pelo celular;
  • Reagendamento descomplicado, sem confusões de agendas e de horários já marcados;
  • Plataforma de telemedicina para você conseguir atender nesta modalidade, muito aplicada após o início da pandemia da covid-19, e também eliminar as barreiras geográficas de futuros pacientes que pode atender;
  • Módulo financeiro e administrativo para automatizar a gestão financeira do seu consultório e ter mais controle do fluxo de caixa.

Quando você contrata a ferramenta de agendamento online da Amplimed, você pode inserir o um link de agendamento online da sua clínica nas campanhas do Google Ads, assim os pacientes vão ter acesso a um site já com todas as informações do seu consultório e com os horários de agendamento liberados para marcação em qualquer hora do dia. Esse é o exemplo prático do que você pode ter: https://agendar.amplimed.com.br/clespe

Por que não facilitar o seu trabalho e oferecer fluidez no primeiro contato que seu futuro paciente vai ter com você? Se você quer receber mais dicas como essa, preencha os dados abaixo para ter acesso ao E-book que preparamos para você com técnicas de Marketing Médico!

 

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