Assine a newsletter
e receba nossos
conteúdos.

Assine a newsletter

Livros de Medicina que todo médico deveria ler

Tempo de leitura: 7 minutos

Nos livros de medicina, é possível encontrar inspiração, conhecimento, conscientização e motivação para que os médicos possam continuar exercendo sua profissão da melhor forma. 

Por isso, fizemos uma lista com os melhores livros de medicina que todo médico deveria ler. Os conteúdos dos livros podem ser mais acadêmicos ou mais voltados para literatura, mas com certeza irão somar na sua visão profissional em diversos aspectos. Confira!

Médicos de homens e de almas – Taylor Caldwell 

Com certeza, você já ouviu falar desse livro. Muito famoso entre os médicos, a autora estudou por muitos anos a vida e a obra de São Lucas, evangelista protetor dos médicos. 

O livro conta a trajetória do personagem de uma maneira emocionante e com ricos detalhes para quem gosta da parte histórica da medicina. Além de contar seus grandes feitos, Taylor Caldwell também menciona suas fraquezas e erros, destacando que os médicos são pessoas como qualquer outra. Por isso, possuem sentimentos e também podem ficar doentes. 

O Imperador de Todos os Males: Uma Biografia do Câncer – Siddhartha Mukherjee 

 O autor é um cancerologista renomado que conquistou o Prêmio Pulitzer com esse livro em 2011. O livro mistura tecnologia, ciência e o dia a dia de um oncologista que lida diariamente com a situação nada fácil dos seus pacientes. 

Muitas pessoas encaram o câncer como a doença que não deve ser nomeada. Por esse motivo, o autor narra a história real de uma forma bastante humanizada e profunda. 

A linguagem do livro é bastante acessível para que todos possam compreender as etapas que guiam o processo de pesquisas do câncer e as incertezas de estar com essa doença, como as recaídas e os dias bons. 

Também é possível conhecer melhor os tratamentos que já existem atualmente de forma completa e as prevenções que podem ser feitas. 

O Século dos Cirurgiões  – Jurgen Thorwald

O século XIX é um marco histórico para os cirurgiões, pois foi o período em que a anestesia e foi descoberta e o processo cirúrgico passou a ser indolor. 

O autor irá contar a história da medicina moderna e também apresentar relatos e vivências de seu avô, Henrique Estevão, que exerceu a medicina naquela época. 

Dessa forma, o livro conta os avanços e o processo de criação da anestesia, além de contar algumas histórias vividas pelos pioneiros dessa área da medicina. 

Com uma linguagem acessível, o livro pode ser compreendido por médicos e pessoas que se interessam pelo assunto. 

Por um fio – Drauzio Varella

O famoso médico brasileiro irá relatar seus 30 anos de experiência com a oncologia clínica, analisando a relação com a dor do câncer e como isso afeta a vida dos pacientes e de seus familiares. 

Com sensibilidade e cuidado, Drauzio Varella relata sua experiência na área em um momento que a doença era cercada de tabus. O livro mostra a história de curas consideradas impossíveis, mas também mostra a realidade da profissão. 

Mortais – Nós, a medicina e o que Realmente Importa no Final – Atul Gawande 

O médico estadunidense Atul Gawande é conhecido por ser cirurgião do ator Josh Hopkins e fonte de inspiração para o programa Safe Surgery Saves Lives, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A iniciativa conseguiu diminuir em mais de 50% as taxas de infecção de ferida operatória em hospitais onde foi implantada de maneira correta. 

No livro, o cirurgião conta seus sucessos profissionais e a relação que as pessoas têm com o envelhecimento e com a morte. Para construir a narrativa, o médico utiliza pesquisas e histórias de pacientes e da sua própria família, além de expor suas limitações. 

A partir uma linguagem provocadora e honesta, o médico consegue fazer com que os leitores reflitam sobre o papel da medicina na aceitação da morte com sabedoria. 

O Futuro da Humanidade – Augusto Cury 

O primeiro romance do renomado autor e psiquiatra, Augusto Cury, conta a história do estudante de medicina, Marco Polo. Logo no início do curso, ele ficou indignado com a indiferença e a falta de sensibilidade de seus professores ao tratarem sobre a dissecação de cadáveres. 

O livro ajuda o leitor a refletir sobre a sociedade e o rumo que a vida das pessoas normalmente toma. Ao provocar profissionais renomados, Marco Polo prova que pacientes que sofrem com transtornos mentais precisam de mais dedicação e de menos remédios. Ao valorizar o diálogo dentro da psicologia, o estudante faz com que exista uma mudança de pensamento das pessoas que o cercam. 

Das Tripas Coração – Roy Poter 

O livro mostra relatos históricos das práticas médicas realizadas desde o começo dos tempos até os dias de hoje. Assim, o autor apresenta as doenças, seus tratamentos, dilemas médicos e os avanços da área. 

Para facilitar o entendimento de todos, os capítulos são divididos em subtópicos, como doença, médicos, corpo, laboratório, tratamentos, cirurgia e hospital. Também mostra a transformação da própria medicina causada pelas mudanças na sociedade. 

Medicina Interna de Harrison 

Esse livro é mais acadêmico e é bem completo. Aborda as patologias das doenças, técnicas de diagnóstico, ensaios clínicos, diretrizes clínicas baseadas em evidências e tratamentos já utilizados atualmente. 

Caso você se interesse, esse livro possui dois volumes. O primeiro mostra fundamentos e manifestações das doenças e o segundo apresenta as doenças separadas por especialidade médica. Ambos são indicados para se ter sempre por perto, caso surja alguma dúvida durante o dia a dia. 

Sintomas e Sinais na Prática Médica 

O livro foi criado a partir de queixas que fazem com que os pacientes procurem por consultas e tratamentos médicos. Para facilitar a busca dos médicos, todas as informações do livro estão localizadas em ordem alfabética. 

Os capítulos são organizados por sintomas e sinais. Neles, são discutidos conceitos, dados epidemiológicos, diagnósticos diferenciais e noções de tratamento. Também pode ser levado em qualquer lugar para uma busca rápida durante o atendimento

Entrevista Clínica 

Ser um bom ouvinte e saber se comunicar com clareza são duas características essenciais para se tornar um bom médico. Ao ouvir o que o paciente tem a dizer, é muito mais simples chegar a um diagnóstico mais assertivo. 

Para te ajudar no dia a dia, o livro traz diversas técnicas para que os pacientes se sintam mais à vontade para relatar seus problemas de saúde. Ele também mostra maneiras de se comportar em situações de conflito que podem acontecer na rotina médica. 

Personagens ou Pacientes?

Esse livro é muito interessante para quem é apaixonado por literatura. Nele, profissionais especializados em saúde mental analisam diversos personagens de livros clássicos, como Macbeth, de Shakespeare e a situação que acontece no livro A Metamorfose, de Franz Kafka. 

Ao aproximar os psicólogos dos escritores, é possível realizar o diagnóstico de personagens famosos e queridos pelos leitores. Dessa forma, discutir e refletir sobre a natureza humana fica ainda mais interessante. 

E você? Quais são seus livros de medicina preferidos? Conte para nós nos comentários!

Sobre a autora: 

Assinatura Julia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.