Assine a newsletter
e receba nossos
conteúdos.

Assine a newsletter

Melhor sistema médico: 6 recursos indispensáveis na hora de escolher

Tempo de leitura: 9 minutos

Escolher o melhor sistema médico para sua clínica pode não ser uma tarefa fácil. Para isso, você precisa conhecer todos os recursos disponíveis no mercado. Também é preciso entender os benefícios trazidos por esses recursos para o funcionamento da sua clínica. 

Por isso, neste texto vamos abordar os 6 recursos indispensáveis na hora de escolher o melhor sistema médico:

  • Agendamento online;
  • Prontuário eletrônico e telemedicina integrados;
  • Módulo para gestão financeira e de pagamentos;
  • Integração com operadoras de saúde;
  • Cumprimento da nova LGPD;
  • Recursos completos e integrados.

Leia até o final para entender cada um esses recursos e não errar na horas de escolher o seus sistema. 

O melhor sistema médico possui agendamento online

A praticidade no agendamento é essencial para que a jornada do paciente inicie com o pé direito. Afinal, os pacientes não querem perder tempo fazendo ligações ou esperando por resposta no WhatsApp. Escolha um sistema que possibilite a integração das agendas dos profissionais da clínica e disponibilize o agendamento online para os pacientes. 

O melhor sistema médico deve ter agendamento online, porque essa ferramenta é indispensável para qualquer clínica. Entre seus benefícios estão:

  • Clínica aberta 24/7 para novas marcações;
  • Evita agendamentos simultâneos;
  • Reduz a perda de horários;
  • Possibilita o check-in automático.

O agendamento online vai causar uma ótima primeira impressão em seus pacientes. Com esse primeiro contato baseado em inovação tecnológica, os pacientes vão perceber a dedicação da clínica para seu bem-estar. 

Além disso, como não é necessário receber ligações ou mensagens para fazer as marcações, os pacientes podem agendar, inclusive, durante finais de semana e feriados. O próprio sistema vai organizar os agendamentos, atualizar as agendas dos profissionais e evitar marcações simultâneas. 

Outra vantagem do agendamento online é o aumento do número de consultas efetivadas. Afinal, o paciente não precisa ser “encaixado” na agenda do profissional. Pelo contrário, ele pode escolher o melhor horário de acordo com seus próprios compromissos. Assim, não precisará re-agendar qualquer atividade. Isso reduz as chances de surgimento de algum imprevisto, que poderia fazê-lo faltar à consulta. 

O melhor sistema médico com prontuário e telemedicina integrados

O registro das informações da consulta é parte essencial do trabalho da medicina. Por isso, ter um prontuário eletrônico integrado ao seu sistema é indispensável. Porém, se você quer o melhor sistema médico, escolha aquele que possui plataforma de telemedicina integrada a prontuário eletrônico e ao agendamento online. 

Quando você tem uma plataforma de telemecidina integrada, esses benefícios somam-se àqueles trazidos pelo agendamento online e pelo prontuário eletrônico. Assim, sua clínica terá toda praticidade necessária para atender os pacientes e para se tornar um consultório online e com alto nível de tecnologia à disposição.  

Essa integração permite que as informações do paciente coletadas durante o agendamento online sejam utilizadas em todo o atendimento. Assim, nem o paciente, nem qualquer membro da equipe, precisará preencher novamente os dados de identificação, por exemplo. Assim que o paciente agenda o atendimento o sistema cria o prontuário eletrônico. 

Então, o paciente recebe lembretes periódicos para não esquecer do atendimento marcado. Esses lembretes são automáticos, mas sua frequência é definida durante a configuração do sistema e pode ser alterada. No dia do atendimento, se for uma consulta de telemedicina, o paciente recebe o link para a videochamada. Com apenas um clique, paciente e médico estão frente a frente. 

Dentro da plataforma integrada, o médico tem acesso ao prontuário e a todas as informações do paciente. Além disso, pode enviar SMS ou e-mail para o paciente sem sair da plataforma. Durante a consulta, o profissional pode utilizar o preenchimento automático a partir de atalhos pré-definidos. 

A videochamada conta, ainda, com espaço para médico e paciente trocarem mensagens escritas e enviarem documentos. Como a plataforma de atendimento é integrada ao prontuário, os documentos e as mensagens enviadas durante a consulta ficam arquivados no histórico do paciente. 

Para mais informações, veja “Como funciona a Plataforma de Telemedicina da Amplimed”

O melhor sistema médico possui módulo para gestão financeira

Se você está à procura do melhor sistema médico, deve buscar tanto funcionalidades assistenciais quanto administrativas. Por isso, não abra mão de um módulo para gestão financeira integrado ao sistema. Assim, você pode controlar os atendimentos e os aspectos financeiros do funcionamento da clínica no mesmo lugar. 

Um módulo financeiro integrado possibilita duas grandes transformações na sua clínica: controle do faturamento mensal e recebimento de valores remotamente. O primeiro recurso é fundamental para o controle de resultados e para o planejamento financeiro da empresa. Assim, com o módulo financeiro integrado, é possível:

  • Cadastrar despesas por categoria;
  • Criar previsões de faturamento;
  • Gerar relatórios práticos;
  • Acompanhar o fluxo de caixa.

Para conhecer outros benefícios do módulo financeiro integrado, leia nosso artigo “Você sabe o faturamento mensal da sua clínica?”

O módulo de pagamento, por sua vez, é uma ferramenta prática e transformadora. Especialmente, quando sistema também conta com agendamento online e telemedicina. Você já sabe que automatizar alguns passos do atendimento é uma forma de aumentar a qualidade da experiência do paciente. Então, por que não fazer isso também com o pagamento da consulta?

O melhor sistema médico deve disponibilizar um módulo de pagamento integrado para que os pacientes possam pagar após o agendamento online. Dessa forma, eles terão um comprometimento ainda maior com a consulta. Isso aumenta as chances do paciente comparecer ao atendimento e, ao mesmo tempo, contribui para uma maior previsibilidade no seu caixa. 

Veja como funciona “Módulo de Pagamento do Sistema Amplimed: gestão financeira inteligente”. 

O melhor sistema médico possui integração com as operadoras

A conectividade entre os sistemas de dados enfrenta um desafio natural. As pessoas autorizadas devem ter fácil acesso. Por outro lado, os métodos de segurança devem ser rígidos os suficiente para evitar invasões e vazamentos de informação. 

Já a conectividade entre as clínicas e as operadoras e saúde passa por um terceiro desafio: a padronização. Afinal, é necessário que as informações dos pacientes e dos atendimentos sejam compartilhadas, na medida certa e em um formato que possibilite a compreensão por parte das operadoras. 

Nesse cenário, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regula o tráfego de informações sobre saúde suplementar, criou o Padrão para Troca de Informação de Saúde Suplementar (TISS). Portanto, quando uma empresa da área da saúde realiza um atendimento autorizado por convênio médico, é preciso preencher um formulário com o modelo padrão TISS.

Para escolher o melhor sistema médico, certifique-se de que ele segue o padrão TISS. Assim, ele facilita o preenchimento e a emissão das guias de consulta, SP/SADT, internação e honorários médicos. Isso é importante, porque o preenchimento incorreto dessas guias provocas as glosas médicas. Esses entraves atrasam os repasses das operadoras de planos de saúde. 

Saiba mais em “Faturamento TISS: novo recurso da Amplimed que reduz glosas médicas”

O melhor sistema médico segue a nova LGPD

A nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei 3.709/2018) regulamenta os procedimentos de geração, de guarda e de tratamento de dados de usuários. O objetivo da LGPD é proteger os usuários diante da geração e do tratamento de dados. Sua clínica é responsável pelos procedimentos de coleta e armazenamento das informações de todos seus pacientes. Portanto, você precisará de um sistema preparado para as exigências dessa lei.

De acordo com a nova LGPD, seu paciente terá direito de;

  • Verificar os dados gerados
  • Acessar, a qualquer tempo, os dados armazenados
  • Anonimizar as informações que revelem sua identidade
  • Revogar o consentimento de utilização
  • Livre acesso à identificação e ao contato do controlador.

O melhor sistema médico não pode ficar desatualizado em relação à LGPD. Afinal, a penalização para as clínicas que não cumprirem as diretrizes de segurança da nova lei de dados são severas. Além da proteção aos dados, também é preciso garantir a preservação dos históricos, porque o paciente pode solicitá-los a qualquer tempo. 

Para mais detalhes, “Saiba tudo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados para área médica”

Finalmente, considere que o melhor sistema médico é aquele capaz de integrar o melhor da tecnologia para a sua clínica. Por isso, ele deve trazer todos os recursos no mesmo sistema e com alto nível de praticidade e segurança. 

O melhor sistema médico é todo integrado

Você não quer apenas o melhor prontuário eletrônico. Tampouco, quer apenas o melhor módulo financeiro; ou apenas a melhor plataforma de telemedicina. Se você quer o melhor sistema médico, você precisa escolher aquele que conta com todos esses recursos, de forma integrada e com foco na praticidade e na segurança. 

A jornada do paciente exige que você tenha atenção a cada detalhe, desde o agendamento, passando pelo prontuário eletrônico e pela teleconsulta até a pesquisa de satisfação e o arquivamento das informações. Além disso, a eliminação do retrabalho é essencial para o bom desempenho da equipe e da empresa. 

A integração também possibilita que a informação tenha um fluxo contínuo. Em outras palavras, os campos do sistema são preenchidos uma única vez, no momento certo, dentro do processo de atendimento. 

Então, se você procura o melhor sistema médico, conheça “Amplimed: a transformação digital para a sua clínica médica”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.