Novo sistema para gestão de clínicas médicas – Amplimed

Tempo de leitura: 12 minutos

A Amplimed é sinônimo de inovação e segurança para sua clínica. Com sede em Chapecó-SC, ganhamos o mundo ao participarmos do programa de aceleração pela Oxigênio Aceleradora, no Brasil, e pela Plug and Play, no Vale do Silício. As transformações tecnológicas oferecidas por nosso software médico têm como foco praticidade e segurança. Por isso, a Amplimed é a plataforma online que facilita o seu dia a dia, valorizando o bem mais precioso: seu tempo!  

Neste texto, apresentaremos os principais recursos atuais do software médico da Amplimed:

  • Agendamento online
  • Prontuário eletrônico
  • Prescrição digital
  • Gestão da clínica médica
  • Comunicação com o paciente

 Se você quer inovar na sua clínica, leia este texto até o final e conte com a Amplimed!

Agendamento Online: qualidade no pré-atendimento

Se a primeira impressão é a que fica, então, ofereça praticidade na marcação de consultas. Além de impressionar seus pacientes desde o primeiro contato, os principais benefícios do agendamento online são:

  • Agendamento a qualquer hora e lugar;
  • Agenda sem transtornos;
  • Automatização de processos repetitivos;
  • Menor perda de horários; maior lucratividade;
  • Informações precisas a um clique;
  • Agendamento online para clínica: seu negócio em tempo real;
  • Simples e Fácil: ideal para quem tem pouco tempo.

 O agendamento online para clínica médica é um recurso que possibilita a marcação de consultas a qualquer hora e de qualquer lugar. Por isso, aumenta o número de atendimentos, reduzindo o número de ligações recebidas por sua clínica. O recurso melhora a experiência do paciente ao agendar a consulta, direto do notebook ou tablet, a qualquer momento. 

Além disso, o paciente pode escolher o melhor horário de acordo com seus compromissos. Essa também é uma vantagem para a clínica, já que reduz o número de consultas canceladas pelos famosos imprevistos. O agendamento online mantém sua clínica aberta 24 horas, nos 7 dias da semana. Afinal, mesmo em feriados ou finais de semana, os pacientes podem escolher seus horários. Imagine retornar de um feriado com a agenda da sua clínica lotada! 

Outra funcionalidade importante do agendamento online é o preenchimento do cadastro do paciente. O próprio paciente preenche seus dados antes de marcar a consulta. Assim, quando ele chegar na sua clínica as principais informações de identificação já estarão preenchidas. Dessa forma, você evita filas no balcão da recepção ao mesmo tempo que garante a precisão das informações.  

 Se a sua clínica ainda não disponibiliza agendamento online, conheça os 7 benefícios que sua clínica não pode ignorar. (Clique aqui). 

Prontuário Eletrônico: praticidade e segurança

O software médico da Amplimed possui prontuário eletrônico que atende a todas as exigências da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, essa funcionalidade tem como foco a praticidade, tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Veja quais as principais exigências da nova LGPD e o compromisso da Amplimed com a segurança da informação, clicando aqui

O prontuário eletrônico traz eficiência para o atendimento e segurança para as informações dos pacientes. Afinal, já imaginou o caos gerado por um prontuário físico que some do seu arquivo? Imagine, ainda, se é aberto um processo judicial e você precisa do prontuário para produzir provas!

Situações como estas podem ser raras. Então, pense no incômodo para um paciente que precisa retornar ao consultório por não ter conseguido comprar os medicamentos devido à caligrafia do médico. Será que este paciente indicará sua clínica?

O atendimento com prontuário eletrônico é mais eficiente, principalmente, porque o médico consegue dedicar sua atenção à anamnese, ao exame físico e às condutas. Em uma clínica com prontuário físico, no entanto, o médico precisa dedicar parte considerável do seu tempo ao preenchimento manual de Ficha de Atendimento, Prescrição e Evolução.

Além da demora no preenchimento, o profissional pode sentir o desconforto de ficar com a caneta na mão por tanto tempo. Então, a caligrafia de difícil compreensão seria desleixo do profissional ou falta de ferramentas de trabalho? O prontuário eletrônico é a solução definitiva para esta questão.

Para conhecer as vantagens do prontuário eletrônico personalizado por especialidade, leia nosso artigo completo: “Entenda a importância de um sistema para clínicas com prontuário personalizado para especialidades médicas”. 

Informações precisas e sem redundância

Além de solucionar a dificuldade com a letra dos médicos, o prontuário eletrônico evita redundância de informações. Veja a seguinte situação. O paciente liga para sua clínica e agenda um horário. Nesse momento, informa, pela primeira vez, seu nome completo. A secretária, então, anota o nome do paciente em uma planilha ou na agenda de papel.

O paciente chega à recepção para a consulta. Então, a secretária pergunta o nome completo do paciente e anota na Ficha de Atendimento. O médico chama o paciente e pega uma folha específica para a entrevista de anamnese. Ao cumprimentá-lo, o médico anota o nome completo do paciente na folha de anamnese.

O atendimento ocorre normalmente. No final, o médico pega seu receituário para a prescrição. Antes de anotar a posologia, insere a informação obrigatória: nome completo do paciente. Você contou quantas vezes o nome completo do paciente foi escrito? Afinal, essa repetição acontece com diferentes dados que, com o prontuário eletrônico, são escritos apenas uma vez.

Ao utilizar um software médico com agendamento online e prontuário eletrônico, o fluxo de trabalho é facilitado. A informação nome completo é digitada uma única vez, pelo próprio paciente, ao efetuar o agendamento. Secretária e médico apenas conferem esse dado. Então, o prontuário eletrônico pegará, de forma automática, essa informação. Após o atendimento, com um clique, o médico inicia o preenchimento da prescrição digital que já traz as informações de identificação do paciente.   

Preenchimento automático: praticidade e padronização

O prontuário eletrônico do software médico da Amplimed já possuía recursos de automatização, mas a inovação não tem limites! Lançamos a nova funcionalidade de preenchimento automático do prontuário. Com ela, você pode inserir atalhos para textos padronizados, que são utilizados em todos os seus atendimentos.

O preenchimento automático pode ser utilizado em qualquer um dos campos. Assim, para o campo de anamnese, por exemplo, você pode cadastrar padrões de preenchimento como os seguintes:

 

Tag Texto automático
#alergia Relata alergia ao uso de ____________.
#hernia_lombar Paciente relata dor lombar com irradiação para membro inferior ______.
#dor Paciente refere dor com início há ___ dias.
#doença_previa Apresenta histórico de doença: _______.

Você também pode cadastrar uma série de campos para uma conduta específica. Assim, a funcionalidade tem a praticidade e a padronização como focos. Por isso, é utilizada como um atalho. 

Para entender melhor como esta funcionalidade pode impactar positivamente seus atendimentos, assista à demonstração clicando aqui

Prescrição Digital: acompanhe as inovações

Acompanhar o desenvolvimento acelerado da indústria farmacêutica é um desafio para todo médico. Essa indústria farmacêutica é o 2º setor que mais investe em inovação no Brasil. Para acompanhar as inovações do setor, você precisa de ferramentas tecnológicas. A prescrição digital é uma ferramenta indispensável, principalmente, se estiver integrada com um catálogo atualizado de medicamentos. 

Assim, você terá, dentro da sua clínica, acesso aos medicamentos já consolidados no mercado e às inovações aprovadas. Essa ferramenta oferecida pelo software médico da Amplimed, ajuda sua clínica a economizar tempo no atendimento e evita que pacientes ou farmacêuticos interpretem de forma equivocada suas prescrições.

Ao acessar seu sistema, o menu “Minhas Prescrições”, você pesquisa de forma prática os medicamentos que deseja prescrever. Além disso, é possível selecionar pacotes de medicamentos que componham prescrição padronizada. Dessa forma, para as renovações de prescrição, basta pesquisar pelas prescrições salvas e ajustá-las ao paciente. 

Para manter sua clínica atualizada, acompanhando a indústria farmacêutica, a Amplimed possui integração com Memed Prescrição Digital. A Memed é especialista em prescrição eletrônica para clínicas médicas, com uma base de mais de 60 mil medicamentos diariamente atualizada.Assim, sua clínica terá acesso:

  • Às bulas de mais de 60 mil medicamentos;
  • Ao dos medicamentos nas principais farmácias do Brasil;
  • Tira dúvidas exclusivo direto na plataforma. 

Como medida de segurança, no software da Amplimed, a prescrição digital é disponibilizada apenas para os cadastros de médicos e precisa do registro do CRM para ser liberada. Por isso, é mais segura que a prescrição em papel. De forma prática e segura, você digita as letras iniciais do nome do medicamento e o sistema sugere as prescrições mais utilizadas. Você só precisa ajustar a prescrição de acordo com o caso em atendimento. 

Módulo Financeiro: ferramenta completa para sua gestão

Uma das maiores dificuldades dos gestores de clínica médica é o controle do faturamento mensal. A falta de tempo ou a falta de ferramentas adequadas tornam a gestão financeira um grande desafio. Considerando essa dificuldade, que representa um dos principais motivos para fechamento de clínicas médicas, a Amplimed desenvolveu as melhores funcionalidades de gestão financeira para seu software médico. 

Com a Amplimed, é possível

  • Cadastrar e classificar despesas em poucos cliques;
  • Prever o faturamento da sua clínica;
  • Gerar relatórios práticos: do agendamento ao faturamento;
  • Personalizar o fluxo de caixa da sua empresa.

Além dessa visão simplificada, é possível exportar relatórios para melhorar sua estratégia de gestão. Dessa forma, os principais relatórios que podem transformar a administração da sua clínica são:

  • Relatório de Faturamento: com todas as despesas classificadas e todas receitas provenientes de consultas particulares, convênios e outras entradas.
  • Controle de fluxo de caixa: apresenta as movimentações em detalhes para você acompanhar a saúde financeira do seu negócio.
  • Controle de estoque: demonstra as entradas e saídas de materiais, desde a Nota Fiscal de compra até o direcionamento final, facilitando, por exemplo, a atribuição do uso de materiais ao custo dos atendimentos. 
  • Controle de atendimentos: relatório que apresenta o fluxo de pacientes na clínica, demonstrando, por exemplo a relação de agendamentos que foram efetivamente atendidos, além de separar consultas particulares de convênios ou planos de saúde.

Leia nosso artigo completo “Você sabe o faturamento mensal da sua clínica? Veja como é simples!”. Uma gestão financeira ruim fecha sua clínica. Uma boa gestão faz seu negócio decolar! 

Pesquisa de Satisfação

Já abordamos as principais funcionalidades oferecidas pelo software médico da Amplimed para facilitar seus atendimentos. Agora, precisamos falar sobre o cuidado com o principal ativo da sua clínica: os pacientes. Para você manter seus pacientes satisfeitos e promovendo positivamente sua clínica, é preciso ficar atento aos elogios e às reclamações após a consulta. 

A pesquisa de satisfação é a ferramenta de gestão estratégica que transforma a comunicação entre sua clínica e os pacientes. Com ela, é possível evitar que as reclamações dos pacientes sejam expostas publicamente antes de você ter a oportunidade de oferecer uma solução. Ou você prefere que o paciente faça uma publicação em rede social?

Sabemos que o marketing boca a boca não é a única forma de você atingir mais pacientes. Porém, a reputação da sua clínica precisa ser preservada. As redes sociais deram abertura para que as opiniões ganhem público. Por isso, pode ser difícil você reverter uma imagem negativa da sua clínica após ser exposta em alguma publicação. 

  • Pacientes insatisfeitos: compreenda os problemas e ofereça soluções;
  • Paciente satisfeitos: identifique os pontos positivos da sua clínica e crie estratégias de retenção deste paciente ou de seus familiares.

Ao oferecer soluções internamente, você também evita a judicialização dessas insatisfações. Ouvir pessoalmente a reclamação do paciente e, além disso, oferecer uma nova consulta podem ser estratégias mais baratas e efetivas do que arcar com advogado e custas judiciais. 

A pesquisa de satisfação da Amplimed aborda os seguintes domínios:

  • Recepção
  • Cordialidade
  • Tempo de Espera
  • Atendimento Médico
  • Instalações da Clínica

Para cada item o paciente pode atribuir uma nota que varia de de 1 a 5 pontos, em que :

  • 1 equivale a “Péssimo” 
  • 5 equivale a “Ótimo”

Para saber mais sobre as funcionalidades da pesquisa de satisfação, leia nosso artigo completo, clicando aqui

Conclusão

Todos os recursos oferecidos pela Amplimed têm como objetivo trazer praticidade e segurança para os atendimentos em sua clínica. Por isso, nossa plataforma é online, com armazenamento em nuvem e com segurança de nível bancário. Assim, você pode acessar por qualquer plataforma, a qualquer hora e de qualquer lugar. Todas as informações da sua clínica estarão seguras e disponíveis, sem falhas de carregamento. 

Fique atento, pois todas as funcionalidades demonstradas são apenas a ponta de um iceberg tecnológico. 

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