Assine a newsletter
e receba nossos
conteúdos.

Assine a newsletter

4 estratégias especiais para otimizar o tempo da consulta médica

Tempo de leitura: 7 minutos

A gestão do tempo na consulta médica é um desafio para qualquer profissional. Afinal, o pensamento mais comum é que, quanto mais tempo dedicado ao paciente, maior será sua satisfação e mais eficaz será o atendimento. No entanto, essa relação não é linear. 

O problema com esse raciocínio é que ele pode, por exemplo, gerar atrasos na sua agenda. Assim, sempre faltará tempo para algum paciente; em geral, para a última consulta do dia. Então, a efetividade do atendimento está relacionada com a eliminação de tarefas desnecessárias para que você possa dedicar um tempo de qualidade à escuta e às decisões clínicas. 

Por isso, trazemos neste texto 4 estratégias especiais para otimizar o tempo na consulta médica. Você saberá como:

  1. Ganhar tempo na pré-consulta com check-in automático;
  2. Aumentar a eficiência no atendimento;
  3. Automatizar o preenchimento do prontuário;
  4. Prescrever com segurança e praticidade.

Nós respeitamos o seu tempo. Então, trouxemos apenas o que há de mais importante em cada tópico. Leia até o final. Pode confiar! 

1 Ganhe tempo na pré-consulta com check-in automático

Você pode otimizar o tempo da consulta médica desde o início da jornada do paciente. O primeiro contato com sua clínica, geralmente, é feito por ligação telefônica. Esse, aliás, é um dos processos que mais demandam tempo da sua equipe. 

Então, reduzir as ligações deve ser seu primeiro foco. Afinal, também é a primeira impressão que o paciente terá sobre a qualidade do seu atendimento.

O check-in automático é a ferramenta ideal para tornar a sua recepção mais eficiente. Além de levar praticidade ao paciente, reduz o tempo investido por sua equipe para:

  • agendar consultas;
  • preencher formulário de cadastro;
  • confirmar a data do atendimento. 

Com um aplicativo de agendamento online integrado ao software de gestão da sua clínica, é possível que o próprio paciente preencha seus dados. Assim, no momento em que agendar a consulta médica, fará o único preenchimento necessário. Depois disso, ele receberá mensagens de confirmação da data e do horário automaticamente. 

No dia da consulta, sua equipe só precisará confirmar as informações preenchidas. Durante o atendimento, o médico preencherá, em prontuário eletrônico, apenas procedimentos, exames e prescrições.  

A economia de tempo acontece, porque sua clínica evita a repetição de tarefas. É comum, por exemplo, que a equipe faça preenchimentos repetitivos quando se utiliza prontuário em papel. Além das redundâncias resultarem em perda de tempo, aumentam o risco de erros. 

Portanto, na pré-consulta você já pode otimizar o tempo da sua clínica ao:

  • possibilitar que o próprio paciente preencha seus dados;
  • disponibilizar agendamento online;
  • reduzir o número de ligações telefônicas;
  • evitar retrabalho. 

Quer saber mais sobre otimização da pré-consulta? Leia o artigo “Agendamento online: 7 Benefícios que a sua clínica não pode ignorar”

Agora, veja como otimizar o tempo durante a consulta médica.

2 Aumente a eficiência no atendimento

Após ganhar tempo com o check-in automático e suas integrações, chega a hora da consulta médica. Como otimizar os processos que compõem um atendimento de excelência? 

O prontuário eletrônico é uma alternativa se você procura:

  • aumento de produtividade;
  • redução de custos;
  • maior segurança;

E, claro, otimização do tempo! 

Se você tiver esses objetivos, o prontuário eletrônico é indispensável. Afinal, o preenchimento manual de dados de identificação, história clínica, anamnese, procedimentos e prescrições pode ser bastante cansativo para quem atende muitos pacientes durante o dia. 

Essa ferramenta é a versão eletrônica do prontuário do paciente, um documento indispensável para uma prática médica segura. É preciso que este documento siga regras de segurança específicas e tenha a certificação ICP-Brasil.  

Um prontuário eletrônico em tela única vai otimizar ainda mais o tempo da sua consulta médica. O diferencial é que você não precisará trocar de tela para inserir as informações relevantes. 

Você pode se perguntar: “como o software terá os campos que preciso?”.

Essa é uma questão interessante, porque, quando se fala em otimização do tempo, é importante eliminar campos desnecessários. Para que seu prontuário eletrônico, em tela única, tenha as opções mais importantes para seu atendimento, opte por um sistema com módulos para especialidades. 

Afinal, campos indispensáveis para um prontuário de pediatria podem não ser relevantes para um dermatologista. Com essa personalização, os benefícios de um prontuário eletrônico são evidentes. Então, você poderá fazer a anamnese, anotar os exames necessários, tomar as decisões clínicas e prescrever sem mudar de tela.

Prontuário eletrônico faz toda diferença, não é? Veja 5 dicas para escolher o melhor. 

Agora veja como tornar essa ferramenta ainda mais poderosa. 

3 Automatize o preenchimento do prontuário

Além do check-in automático e dos módulos personalizados, é possível avançar ainda mais em tecnologia de atendimento. Outra ferramenta que otimiza o tempo na consulta médica é o preenchimento automático do prontuário. 

Para isso, seu sistema precisa ter a funcionalidade de atalhos de escrita, com os quais você não precisará escrever as informações mais comuns nas suas consultas. Alguns atalhos simples podem facilitar o seu dia a dia. 

Com as predefinições você pode, por exemplo, digitar #alergias e o texto resultará em “Relata alergia ao uso de ____”. Pode digitar #dor e o texto aparecerá como “Paciente refere dor com início há ___ dias”. Dessa forma, você pode utilizar os atalhos para reduzir o tempo de digitação e, ainda assim, manter o prontuário organizado. 

Essa funcionalidade tem como focos a praticidade e a padronização. Por isso, vai otimizar o tempo das suas atividades, de forma simples e eficaz. 

4 Prescreva com segurança e praticidade

A prescrição é uma das práticas assistenciais mais importantes da medicina. Por isso, deve ser feita com toda a segurança científica e jurídica. A tecnologia também pode ajudá-lo nesse momento do atendimento. 

O desenvolvimento acelerado da indústria farmacêutica é um desafio para todo médico. Por isso, a prescrição digital é uma ferramenta indispensável, principalmente, se estiver integrada com um catálogo atualizado de medicamentos. 

O software Amplimed, por exemplo, possui essa funcionalidade e uma integração com o catálogo da Memed Prescrição Digital. Dessa forma, sua clínica tem acesso aos medicamentos já consolidados no mercado e às inovações recentemente aprovadas. 

Portanto, a ferramenta otimiza seu tempo, já que não será necessário buscar medicamentos alternativos em listas de laboratórios por exemplo. Além disso, você não precisará decorar tantas alternativas de novos fármacos, nomes de laboratórios, genéricos e padrões de prescrição. 

Um catálogo com mais de 60 mil medicamentos (e diariamente atualizado) é um aliado da sua experiência clínica. A associação do seu conhecimento técnico com as inovações trazidas pela indústria farmacêutica é a combinação perfeita para:

  • otimizar o seu atendimento;
  • aumentar a qualidade da sua prática clínica. 

Além disso, um sistema inteligente de prescrição digital possibilita a criação de padrões prescricionais. Dessa forma, junto ao seu prontuário eletrônico, você pode configurar alguns combos de medicamentos mais utilizados em suas prescrições. Assim, em cada atendimento, basta pesquisar pelos padrões definidos e fazer as alterações necessárias. Depois, você imprime ou envia para o paciente, com assinatura digital, em caso de teleconsulta. 

Gostou das dicas? Em teoria, você já sabe que a tecnologia transforma. 

Para ver na prática como o tempo será otimizado na sua consulta médica, faça um teste grátis! 


Sobre o autor: 

Autor

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.