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Como fazer pesquisa de mercado na área da saúde

pesquisa de mercado na área de saúde

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A pesquisa de mercado na área da saúde é peça fundamental para garantir o bom andamento das atividades comerciais da sua clínica. 

Sem ela corremos o risco de viver a correria do dia a dia de forma automática, eliminando a chance de parar e refletir em quais pontos estão dando certo e nos diferenciando da concorrência e quais pontos estão falhos e espantando clientes. 

Nesse texto você vai descobrir como implementar uma boa pesquisa de mercado para favorecer os resultados obtidos no seu negócio. 

O que é pesquisa de mercado?

Para ficar mais fácil de compreender o que é pesquisa de mercado na área da saúde, podemos traçar um paralelo com algo muito simples e corriqueiro da sua vida pessoal. 

Imagina que você recebe alguns amigos em casa e decide pedir uma pizza. Antes mesmo de fazer o pedido, é provável que você pergunte qual o sabor preferido de cada um deles para que o pedido seja organizado de uma forma que agrade a todos e contribua para o bom momento que vocês estão tendo juntos, não é? Depois que cada um manifestou desejos e desagrados, aí sim você entra em contato com a pizzaria. 

A pesquisa de mercado funciona exatamente dessa forma, mas com um nível mais elevado de complexidade, abrangência e resultado. 

Podemos dizer que é um instrumento muito utilizado no mundo dos negócios para que informações relevantes sejam coletadas a fim de auxiliar na tomada de decisões mais assertivas, seguras e eficazes. 

Dessa forma fica mais palpável entender a realidade de um determinado mercado, no seu caso, o da saúde. 

Essa avaliação é feita com consumidores dos seus produtos e serviços, mas também com fornecedores, concorrentes e até com os seus colaboradores internos. 

O Sebrae relembra em um material preparado sobre esse assunto o que a Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP) diz: 

“A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas.”

Esse assunto é tão importante no mundo dos negócios de forma geral que empresas de pesquisas foram criadas para suprir essas demandas, sendo regidas pelo código de auto-regulamentação da atividade de pesquisa de mercado, da opinião pública e da mídia. 

Qual a importância da pesquisa de mercado na área da saúde?

É muito comum termos ideias e mais ideias ao longo do dia como gestor. Mas qual fator pode ser determinante para definir qual delas deixar na gaveta e qual implementar? 

A principal finalidade da pesquisa de mercado na área da saúde é auxiliar, sobretudo, como um guia em relação às decisões que você precisa tomar sobre o seu negócio. 

É essencial para reduzir riscos e até mesmo identificar oportunidades nas várias etapas de desenvolvimento que sua empresa vai passar. 

A partir do momento em que você consegue entender quais são os hábitos e comportamentos do seu mercado, o entendimento de como conduzir as atividades empresariais e a sua equipe de colaboradores fica mais lúcido.  

Com uma completa pesquisa de mercado na área da saúde você terá acesso a uma espécie de ecossistema de tudo que diz respeito ao seu serviço prestado. 

Somente tendo isso em mãos que você consegue entender quais os desafios, quais estratégias já foram utilizadas e quais aspectos ainda não foram explorados pelos seus concorrentes até aqui. 

Com os resultados em mãos, você enquanto gestor de clínica médica pode fazer planos de negócios e criar ferramentas estratégicas de marketing para alavancar ainda mais suas entregas.  

Quando devemos nos preocupar com pesquisas de mercado?

Essa prática está muito presente em planos de negócios (se você ainda não elaborou o seu, veja esse texto que preparamos para você). Por isso é interessante estar sempre atento à aplicação dessa ferramenta. 

Ela é muito comum no momento em que vamos iniciar um empreendimento, mas erra quem acha que para por aí. Pesquisas de mercado também devem ser utilizadas como forma de atualização e melhoria. Entre outras situações, você pode se beneficiar quando: 

  • Precisar escolher um ponto comercial, seja para a matriz ou filial da sua empresa;
  • Definir tabela de preços;
  • Expandir fisicamente os negócios;
  • Lançar ou remodelar produtos e serviços;
  • Entender qual o melhor modelo de atendimento.  

Quais são os tipos de pesquisas de mercado? 

1 – Pesquisa de satisfação

É a mais comum de ser feita e pode ser aplicada em pacientes ou colaboradores da clínica. 

Quando falamos de clientes, a pesquisa de satisfação auxilia a entender o que ele gosta e desgosta em seu serviço. É uma espécie de feedback que serve para te sinalizar o que manter e o que aperfeiçoar nos trabalhos oferecidos pelo consultório. 

Já quando decidimos fazer uma pesquisa de satisfação com os colaboradores, podemos colher informações que vão nos mostrar pontos positivos da dinâmica de trabalho da clínica e pontos que podem atrapalhar a realização das tarefas diárias. 

2 – Pesquisa de hábitos de consumo 

Esse estudo costuma ser feito com clientes de uma determinada marca. Com ele você consegue conhecer quem são seus pacientes, desde informações básicas até preferências cotidianas e estilos de vida. 

Essa é a principal pesquisa que permite entender qual é a melhor estratégia de marketing a adotar e como você vai conseguir oferecer e vender mais serviços a eles. 

3 – Pesquisa para medir a força da marca 

Nesse momento, as únicas informações que interessam são aquelas que estão diretamente ligadas à marca. Ela serve para você entender como você está posicionada no mercado, principalmente no que diz respeito aos concorrentes. A pesquisa de força de marca te ajuda a entender aspectos positivos e negativos na imagem que o seu consultório transmite. 

Para colocar um dos tipos de pesquisa em prática você pode optar por fazer uma pesquisa primária que será criada pela equipe do próprio consultório ou então por um profissional contratado especialmente para isso a fim de ter resultados mais personalizados. 

Ou então você pode recorrer ao modelo de pesquisa secundária, no qual utiliza dados colhidos por organizações do setor, artigos e relatórios já publicados anteriormente. 

Como fazer? 

Já pensou ter acesso a essas informações valiosas? É possível! Separamos alguns pontos que são importantes mensurar nesse momento e que vão te dar direção em como fazer a sua pesquisa de mercado: 

Objetivo: O que você quer entender com essa pesquisa? É preciso ter certeza de quais respostas você quer ter, pois somente assim poderá formular as perguntas corretas. Exemplo: Quero saber qual tipo de atendimento mais agrada meus pacientes. 

Público alvo: Quem são as pessoas que poderiam responder a pesquisa para que eu consiga me aproximar do meu objetivo? 

Se você já definiu o público-alvo da sua clínica  – como te mostramos no passo nº2 desse texto –  fica mais fácil de entender com quem você quer falar, se é com pessoas que estão mais alinhadas com o alvo do consultório ou se precisa buscar cidadãos com características, hábitos e rotinas diferentes dos atingidos até então. 

Exemplo: Quero que pessoas que moram em determinada região, que estejam em tal faixa etária. 

Método da pesquisa: Antes de mais nada é interessante definir se você vai prezar por quantidade ou qualidade. Se quiser fazer uma pesquisa quantitativa, saiba que será para medir numericamente opiniões e costumes de quem está respondendo. Esse tipo é muito utilizado quando o foco está nos pacientes. Costuma ser mais rígida quando o assunto é amostragem, margem de erro, desvios e estimativas. 

Por outro lado, a pesquisa qualitativa tem mais foco em entender as percepções e modelos do seu público-alvo. É o lado mais humano da parte das pesquisas e mostra tendências. Esse pode ser um bom método quando quiser obter informações dos seus concorrentes. 

Para o método qualitativo, costumam utilizar grupos de enfoque para discutir sobre determinado serviço; consumidor oculto para buscar informações de outros consultórios ou então testes clínicos que são feitos logo após o paciente passar pela clínica, desde consultas até procedimentos. 

Preparação da pesquisa: Esse momento é crucial para que você entenda como a pesquisa vai se desenvolver. É hora de elaborar roteiros de quais aspectos precisam ser observados, quais locais devem ser aplicados e quais itens devem ser mensurados. 

Se você estiver focado em entender o seu concorrente, o seu roteiro pode estar direcionado em entender o funcionamento e a logística deles. 

Se a sua necessidade é saber mais sobre pacientes atuais e em potencial, você pode incluir no roteiro informações como idade, localização, renda mensal, principais problemas de saúde e ocupação profissional. 

Aplicação da pesquisa: Agora é o momento da ação! Todos os passos até aqui serviram para preparar esse momento e zelar para que erros estruturais não prejudiquem todo o processo. Então é hora de colocá-los em prática. 

Também é nessa etapa que você vai definir se as pesquisas são presenciais, por telefone ou pela internet. 

Todas essas informações podem ser obtidas em diversas plataformas. Antigamente era muito comum você ver consultórios fazendo essas pesquisas de forma manual e em papel físico. Mas hoje em dia, principalmente com o avanço e com a facilidade da tecnologia, você pode se beneficiar do mundo online para conseguir esses dados. 

Formulários podem ser criados gratuitamente no próprio Google e podem ser enviados eletronicamente e de forma pessoal por e-mail ou até mesmo no WhatsApp das pessoas selecionadas. Divulgação por redes sociais também são úteis nessa etapa porque servem como ponte para que mais pessoas possam responder ao questionário. 

A simplicidade da internet pode fazer com que o seu número de respostas aumente. Mas se ainda assim não for suficiente, você pode criar algum tipo de estratégia, como descontos ou brindes, para aqueles que participarem da pesquisa de mercado na área médica. 

Análise de dados: Depois de concluir todo o seu cronograma de pesquisa e ter falado com o seu público-alvo, você precisa finalizar a sua pesquisa de mercado na área médica. Como? Organizando, planejando e analisando todas as informações que te deram. 

Dicas 

Até aqui você já sabe como elaborar e aplicar uma pesquisa de mercado na área da saúde. Mas separamos algumas dicas gerais que podem facilitar ainda mais esse processo: 

  • Quando for elaborar o questionário, prefira utilizar pela linguagem coloquial, assim você elimina qualquer chance de falta de compreensão das perguntas. Ou seja, sem termos técnicos ou em outro idioma. 
  • Questionários longos costumam assustar os entrevistados, por isso tente ser objetivo e assertivo nas indagações que vai fazer. 
  • Da mesma forma que muito conteúdo pode afastar o público-alvo, contas matemáticas também podem desempenhar o mesmo papel. Elabore questões que dispensam muito raciocínio, assim você cria um material mais focado em percepções e opiniões. 
  • Elabore bem as perguntas para que elas não induzem uma resposta pré-estabelecida. 
  • O conteúdo do questionário é fundamental, mas a aparência dele pode ser decisiva na hora do entrevistado escolher responder ou não. Uma boa diagramação pode gerar uma visão mais organizada, simples e fluida dos questionamentos, criando uma disposição maior para que ele seja percorrido. 
  • Antes de levar o questionário para o público, teste com um grupo pequeno de pessoas para ver se ele funciona e quais pontos poderiam ser melhorados. 

Dados importantes para o mercado de saúde 

A pesquisa de mercado é uma ferramenta útil por si só. Mas esse quadro fica ainda mais intenso quando falamos de segmentos que estão saturados e com alto nível de competição. Esse é o caso da medicina. Mercados que vivem mudanças tecnológicas constantes e que mudam o comportamento dos clientes também precisam utilizar dessa ferramenta como forma de atualização. Esse, novamente, é o caso da medicina. 

É necessário ficar sempre atento a novas pesquisas e aos dados divulgados por instituições como por exemplo o IBGE, a PENAD e pesquisas sobre potencial de consumo. 

Nas áreas específicas, da medicina até clínicas de estética, existem as federações, associações e conselhos que periodicamente divulgam informações relevantes para o bom funcionamento do seu negócio. O mesmo ocorre com anuários, revistas científicas e pesquisas realizadas por iniciativa privada ou por entidades de classe. 

Como forma de demonstração podemos pensar na explosão e na tendência de continuação dos atendimentos de telemedicina. Essa é uma informação importante que você pode absorver para moldar a sua clínica nessa direção, oferecendo serviços que vão te deixar dentro das inclinações de mercado. 

Como aplicar os resultados 

Depois de entender o que é pesquisa de mercado na área da saúde, os benefícios, quais os tipos, como implementar no seu consultório e como organizar todos os dados gerados por essa ação, chegou a hora de aplicar os resultados para transformar a sua clínica! 

Esse é o último passo, mas também é o que dá sentido a todo esforço que você depositou. 

Pode parecer simples, mas aplicar o que foi entendido com a pesquisa de mercado na área da saúde para colher resultados satisfatórios pode ser a etapa mais demorada e dificultosa. Isso porque estamos falando de mudanças de processos, de logística e, em alguns casos, comportamental. 

Por isso, quando você chegar nessa etapa do processo, defina pequenas metas que serão realizadas ao longo dos próximos dias para concluir o processo. Se essas metas forem colocadas em prática por mais pessoas além de você, acompanhe a execução delas para auxiliar em possíveis dificuldades que podem aparecer pelo caminho. 

Junto com essa aplicação que você fará na sua clínica, saiba que existem tantas outras técnicas disponíveis no mercado que estão prontas para auxiliar no desenvolvimento e crescimento do seu consultório. 

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