Por que o prontuário eletrônico é coisa do passado?

Tempo de leitura: 4 minutos

Concordamos que essa tecnologia trouxe muitas facilitações, principalmente, em termos de organização de espaço físico e de redução no consumo de papel. No entanto, o desenvolvimento de tecnologias para health business é tão rápido que muitos empreendedores não conseguem acompanhar.

Quando alguém pergunta qual o diferencial da sua clínica, você ainda responde “temos um prontuário eletrônico”? Agora pense sobre seus concorrentes.

Quais deles ainda não têm uma forma digital de preencher e arquivar as informações dos pacientes? Você pode identificar algumas clínicas que ainda utilizam prontuário impresso, mas essas não devem se posicionar como verdadeiras concorrentes. Então, podemos considerar aquelas que têm prontuário eletrônico como as grandes inovadoras, como empresas atentas às tendências tecnológicas para a área da saúde, certo? Errado!

Prontuário eletrônico é coisa do passado. A tecnologia avança e os empreendedores devem avançar da mesma forma. O prontuário em si não é a inovação. As tecnologias da saúde estão avançando e o mais importante é a forma como este prontuário foi desenvolvido.

Um bom software para gestão de atendimentos traz inúmeras possibilidades de integração do prontuário com outros sistemas de laboratórios, de clínicas de diagnóstico por imagem, de fabricantes de medicamentos, etc. Você deve ficar atento à funcionalidade deste seu prontuário eletrônico. Será que este prontuário está realmente contribuindo com os atendimentos prestados por sua clínica?

Um melhor desempenho do seu software de prontuário eletrônico resulta em maior controle do processo de atendimento de sua empresa, o que tem relação direta com a satisfação de seus clientes. É preciso refletir, portanto, se o prontuário eletrônico que você utiliza é suficiente para as necessidades da sua clínica ou se ainda são necessárias inúmeras planilhas para controle financeiro e do número de atendimentos.

O sistema que você utiliza deve ser capaz de integrar a tecnologia mais avançada para empresas de saúde, com inteligência e com constante inovação. Não basta, para isso, um simples formulário de cadastro de pacientes e acompanhamento de prescrições. Você precisa de mais. Seu paciente precisa de mais!

As ferramentas disponíveis em seu sistema devem ser adaptadas à sua realidade. Para isso, é preciso que elas sejam criadas por profissionais com experiência no mercado, com prática de gestão empresarial em saúde e com prática em atendimento clínico, que entenda a complexidade da intersecção entre prática empresarial e prática médica.

Seu sistema deve integrar prontuário eletrônico, tecnologia, inteligência e experiência! O foco deve ser no processo de atendimento, em melhorias contínuas desde o acolhimento até a aplicação da pesquisa de satisfação.

Tendências na área da saúde:

A StartSe, ecossistema nacional de startups, em material que analisa as novas tendências de mercado para as empresas da saúde, destacou que a medicina convencional está em transformação com o advento de tecnologias. A Medicina passa a um modelo de 4 Ps: preventiva, preditiva, personalizada e proativa.

  1. A Medicina Preventiva busca medidas que previnam doenças ou alterações funcionais orgânicas que possam comprometer a vida do paciente.
  2. A Medicina Preditiva possibilita a antecipação de alterações disfuncionais a partir de mapeamentos genéticos e do acompanhamento da evolução de quadros patológicos, com base em comparação epidemiológica.
  3. A Medicina Personalizada busca estratégias de atendimento individualizado, baseado em compreensão de dados clínicos, genéticos, epidemiológicos, etc.
  4. A Medicina Proativa visa à continuidade do atendimento, como prevenção de recorrência de doenças a partir do histórico e das necessidades do paciente.

Seu prontuário eletrônico acompanha essa tendência? Com os dados que você preenche no prontuário, é possível atuar com base nesses modelos de atuação inovadores?

É fácil perceber que, com o avanço tecnológico na área, novas ferramentas são lançadas, novas funcionalidades são disponibilizadas, cadastre-se para receber nossos conteúdos mensais exclusivos!

Descubra as inovações do mercado e seja crítico em relação ao seu sistema de gestão, avance junto com a tecnologia. Não deixe que a concorrência apresente para seu paciente o atendimento mais inovador!

Sinta a facilidade que você pode ter todos os dias!

P.S: A sua clínica ainda não possui agendamento online?🤭

Experimente agora

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.