Assine a newsletter
e receba nossos
conteúdos.

Assine a newsletter

Prontuário Eletrônico para Pediatria: software médico personalizado

Tempo de leitura: 5 minutos

Você já sabe que o software médico da Amplimed possui prontuário eletrônico que atende a todas as exigências da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Hoje, vamos falar sobre o prontuário eletrônico para Pediatria. Além de atender os requisitos da legislação, o prontuário eletrônico da Amplimed conta com assinatura digital vinculada ao CFM. Ainda, como módulo de especialidade apresenta recursos personalizados que facilitam o dia a dia dos Pediatras. 

Por isso, neste artigo abordaremos os seguintes temas:

  • Por que utilizar prontuário eletrônico para especialista?
  • Assinatura digital e preenchimento automático
  • Módulo de Pediatria: diferenciais do prontuário personalizado

Por que utilizar prontuário eletrônico para especialista?

Prontuário eletrônico é o documento que integra as informações, sinais e imagens geradas nos atendimentos de saúde. Trata-se de uma versão digital do documento que formaliza a coleta de dados durante a consulta. Logo, por ser uma versão digital, é mais seguro e prático do que a antiga versão em papel. Por isso, a segurança e a praticidade são ainda maiores se você utilizar um prontuário eletrônico registrado em software médico na nuvem. 

Os principais problemas do prontuário de papel são:

  • Espaço e boas condições para arquivamento;
  • Maior risco de perda das informações;
  • Maior tempo para preenchimento manual;
  • Problemas com  “letra de médico”;
  • Ausência de automatizações;
  • Risco de vazamento de dados.

O prontuário eletrônico para Pediatria traz as seguintes soluções para estes problemas:

  • Segurança de dados de nível bancário;
  • Automatizações para preenchimento rápido, o que facilita a inclusão de detalhes dos casos; 
  • Acesso rápido e de qualquer lugar: apenas para pessoas autorizadas;
  • Registro do histórico do paciente com integração de todas as informações do caso;
  • Tela que facilita leitura dos dados coletados.

Prontuário eletrônico: Assinatura Digital e preenchimento automático

A Assinatura Digital integrada com o prontuário eletrônico é uma das funcionalidades do software médico da Amplimed que garante maior segurança para seus atendimentos. Vinculada ao CRM, a Assinatura Digital garante a autenticidade das informações de sua clínica. Trata-se, afinal, do nível de segurança de dados utilizado em sistemas bancários.

As assinaturas digitais garante a identidade de quem emitiu e assinou, digitalmente, o documento. Dessa forma, a assinatura fica vinculada com criptografia ao documento. A confiabilidade do procedimento tem como base a tecnologia conhecida como Infraestrutura de Chave Pública (PKI). Assim, evita-se adulteração de informações, o que reforça a fidedignidade do prontuário eletrônico para casos de processos judiciais

Além de toda garantia de segurança, o prontuário eletrônico da Amplimed ainda oferece configurações para preenchimento automatizado. Essa funcionalidade foi recentemente trazida pela Amplimed aos profissionais da saúde. Por isso, aproveite a novidade e comece a criar atalhos para preenchimento do seu prontuário. 

Assim, você pode, por exemplo, inserir algumas siglas e, automaticamente, a expressão é escrita por extenso no prontuário. Também é possível configurar uma lista de frases comumente utilizadas para, com único comando, preencher o prontuário. Então, basta seguir alguns passos simples para configuração e inserir “#” antes da sigla utilizada. 

Módulo de Pediatria: diferenciais do prontuário personalizado

O módulo personalizado para Pediatria conta com configurações específicas que contribuem com os atendimentos dessa especialidade. Um destes recursos é visual. O módulo possui duas opções de cores, que são ativadas automaticamente. Para pacientes do sexo masculino, é utilizada a cor azul; para meninas, a cor rosa. 

Assim, além da diferença visual, este recurso traz parâmetros específicos para o atendimento conforme o sexo da criança. Exemplo disso é a curva de desenvolvimento do Índice de Massa Corporal (IMC), cuja interpretação é diferenciada entre meninos e meninas. Para isso, você so precisa inserir os dados coletados durante o atendimento e o sistema calcula o IMC atual e compara com a expectativa para a faixa etária.

Então, aproveite que a conhecida curva presente na maioria das cadernetas de vacinação agora é digital! Funcionalidade prática e segura! Além de preencher e acompanhar a o desenvolvimento do IMC, é a possível exportar o gráfico e enviar para os familiares por e-mail. 

Junto com a avaliação de IMC, o profissional pode inserir resultados de exames e laudos dos pequenos pacientes. Além disso, você consegue personalizar outros campos no prontuário para preenchimento de acordo com as necessidades do seu consultório. 

Conclusão

O atendimento de paciente pediátricos tem suas especificidades. Por isso, a Amplimed oferece este módulo personalizado do prontuário eletrônico para Pediatria. Todos os recursos oferecidos pela Amplimed têm como objetivo trazer praticidade e segurança para os atendimentos em sua clínica. 

A Amplimed é a plataforma online que facilita o seu dia a dia, valorizando o bem mais precioso: seu tempo. Por isso, temos os recursos mais inovadores do mercado. 

Nós oferecemos toda tecnologia necessária para aumentar a produtividade do seu negócio e aumentar a satisfação dos seus pacientes. 

Então, agora, faça sua parte! 

Assuma a inovação que transformará sua clínica.

Quer essa praticidade para a sua clínica? Faça um teste grátis. 

 

Sobre o autor: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.