Assine a newsletter
e receba nossos
conteúdos.

Assine a newsletter

Como e quando reajustar o preço das consultas?

Tempo de leitura: 4 minutos

Os reajustes de consultas são feitos pelos médicos todos os anos. Mesmo sendo uma atividade padrão, é necessário tomar cuidado para que essa alteração de valores não prejudique ou cause descontentamento nos pacientes.

Essa situação pode se agravar ainda mais levando em consideração momentos de crise, como este que estamos vivendo. Nesses casos, os reajustes de consultas são vistos com maus olhos, pois a variação de valor não condiz com os ganhos do paciente. Mas, ele continua sendo necessário para que o preço dos atendimentos não fique defasado perante o mercado.

Ainda que essa seja uma situação difícil, existem estratégias que podem te ajudar a manter um bom relacionamento com os pacientes, além de evitar reclamações e mal entendidos.

Nesse texto, você vai conferir as melhores dicas para realizar seus reajustes de consultas, ajudar na tomada de decisão, aumentar seu faturamento e criar um relacionamento de confiança com seus pacientes. Confira!

O que levar em consideração na hora dos reajustes de consultas?

Não tem como escapar dos reajustes de consultas, não é mesmo? Por mais que seja da área da saúde, o consultório e a clínica médica continua sendo uma empresa, que é afetada pela inflação e precisa trabalhar com valores competitivos para continuar no mercado.

Para pensar em um valor justo para a sua empresa e para seus pacientes, é necessário levar três fatores em consideração:

Oferta e demanda

Nesse ponto, é necessário identificar o quanto seu paciente está disposto a pagar pelos seus serviços. Para chegar a esse valor, pense em variáveis de oferta e demanda de mercado.

Custos

Também é importante ter em mente todos os gastos fixos e variáveis que você tem com a clínica. Aqui, também é importante pensar na margem de lucro que você gostaria de ter. Mas, tome cuidado para que esse valor não seja exorbitante e não permita uma competição com a concorrência.


Concorrência

Falando nela, é importante analisar qual é a média de preços que clínicas e consultórios da mesma especialidade médica estão trabalhando com seus pacientes.

Dicas para fazer os reajustes de consulta

Essas dicas vão te ajudar a manter a confiança dos pacientes, mesmo aumentando o valor dos atendimentos:

Fique de olho nas tendências de mercado

Seus pacientes precisam saber que os reajustes de consultas são inevitáveis e que esse é um dos fatores que garante a permanência da sua clínica no mercado.

Diga a eles que você realizou uma pesquisa de mercado e o novo preço está de acordo com o valor praticado pelos demais médicos nesse momento.

Foque em prestar atendimento de qualidade

Também é importante frisar que o aumento de valor está relacionado as despesas da clínica. Uma dica é praticar o novo valor de forma gradual. Assim, você consegue praticar um preço justo, evita reclamações e mal entendidos.

Avise as mudanças de valores com antecedência

Quando algo que estamos habituados fica mais caro, é normal que isso já cause uma reação negativa, não é mesmo? Por isso, é importante avisar os pacientes sobre os reajustes de consultas com dois meses de antecedência.

Para isso, utilize os meios de comunicação que seus pacientes já estão habituados, como aplicativos ou e-mail, por exemplo. Também é importante deixar um cartaz na clínica, próximo a recepção.

Essa atitude simples passa uma impressão de ética e respeito com os pacientes. Dessa forma, você está dando um passo a mais na fidelização de clientes e na conquista de novos atendimentos.

Como não perder a fidelização dos pacientes depois dos reajustes de consultas?

Assim como em qualquer outra empresa que presta serviços, toda vez que há um reajuste de preço, o cliente compara a qualidade e eficiência que recebe com o novo valor. Em outras palavras, quando você oferece um atendimento de qualidade, as chances de seus pacientes não se importarem de pagar um valor mais alto é maior.

Para que você conquiste esse patamar, faça uma reunião com sua equipe para conversar sobre o que pode ser melhorado na clínica. Pensem em formas de recompensar o aumento de preço com maneiras de melhorar ainda mais o atendimento.

Algumas questões que fazem com que os pacientes se fidelizem a sua clinica são o preço das consultas, empatia dos profissionais, gentileza e o compromisso em prestar um atendimento de qualidade.

Assim, seu consultório precisa ser um espaço de diálogo aberto, onde o paciente se sinta a vontade para relatar seus problemas. Fazendo isso, você irá tornar o atendimento da sua clínica uma referência e os reajustes de consulta irão estar em segundo plano, pois seus pacientes irão priorizar os benefícios que o seu consultório oferece. Essa é uma das melhores maneiras de fidelizar os clientes e melhorar o relacionamento com eles.

Gostou do nosso artigo? O que você costuma fazer durante os reajustes de consultas? Conte para nós nos comentários!

Assinatura Julia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.