Assine a newsletter
e receba nossos
conteúdos.

Assine a newsletter

Como utilizar as redes sociais para divulgar a sua clínica médica?

Tempo de leitura: 4 minutos

Estar presente nas redes sociais hoje em dia é fundamental para manter o crescimento de qualquer empresa. Quando falamos de uma clínica médica, esse cenário não é diferente. A internet pode ser a ferramenta perfeita para manter contato frequente com seus pacientes e conquistar mais pessoas para o seu consultório. 

Empreender e abrir sua própria clínica é o sonho de muitos médicos. Mas, assim que esse desejo se torna realidade, como fazer para que as pessoas marquem consultas com você? As redes sociais podem ser a resposta. 

Porém, é comum que médicos não saibam como divulgar a clínica nas redes sociais. Leia esse texto e confira nossas dicas para estar presente digitalmente onde seus pacientes estão! 

Dicas de como divulgar a clínica médica nas redes sociais

1 – Estabeleça metas

Marcar presença nas redes sociais vai gerar mais visibilidade para a sua clínica e para você enquanto profissional. Sendo assim, é fundamental estipular metas e analisar quais são as necessidades atuais da sua empresa. Dessa forma, você pode começar a criar estratégias de marketing. 

Para isso, basta pensar objetivos simples, como trazer mais pacientes para sua clínica, fidelizar aqueles que já se consultam com você, aumentar o conhecimento da sua marca no mercado, educar seus pacientes sobre saúde, entre outros. 

Feito isso, você já pode começar a realizar seu planejamento estratégico para atingir seus objetivos. Todas as ações do seu planejamento vão fazer com que você atinja a sua meta no futuro. Isso significa que elas irão melhorar seus pontos positivos e transformar seus pontos negativos. Pode ser que você esteja precisando melhorar a experiência do paciente na consulta online, aumentar o número de visitas no site ou promover a visibilidade da clínica. 

Dessa forma, você estará aumentando a satisfação de seus pacientes na consulta, o que irá trazer ótimos resultados para o seu negócio! 

2 – Conheça seu paciente

Conhecer seus pacientes vai te ajudar a identificar o perfil da sua audiência online. Assim, você vai descobrir quais conteúdos eles tem mais chances de gostar, em qual formato e em quais redes sociais. 

Dessa forma, todo conteúdo que você postar será destinado a um público específico: seus atuais e futuros pacientes. Produzindo conteúdo dessa maneira, você estará entregando valor para o seu público, além de informações úteis para o dia a dia deles. Sendo assim, sempre que eles precisarem de um médico da sua especialidade, irão lembrar de você, pois seu conteúdo terá marcado a vida deles de alguma forma. 

Para isso, analise algumas informações importantes dos seus pacientes, como faixa etária, sexo, nível socioeconômico, estilo de vida e perfil de consumo. 

3 – Encontre seu lugar nas redes sociais

Como mencionamos acima, conhecer seu público alvo vai te ajudar a criar conteúdos mais assertivos dentro da sua estratégia de marketing. Mas, também serve para te ajudar a descobrir em quais redes sociais sua clínica deve marcar presença. 

Por exemplo, se seus pacientes não usam tanto o Facebook, não faz sentido fazer um página para sua empresa lá, não é mesmo? Nesse caso, é mais interessante focar em outras redes sociais, como o Instagram e o YouTube. 

Sendo assim, veja quais redes sociais são mais utilizadas pelos pacientes e pelas pessoas que você deseja atrair para a sua clínica. Feito isso, crie um objetivo diferente para cada rede que você pretende criar um perfil. Essa etapa é importante, porque cada rede social tem características próprias e se adapta melhor a uma linguagem. 

4 – Comece a criar seus conteúdos

A qualidade e a identificação do conteúdo são os dois fatores principais que fazem com que o usuário comece a seguir um perfil ou não. Por isso, investir em um conteúdo impactante e assertivo é essencial. 

Hoje em dia, existem ferramentas que nos mostram quais são os assuntos mais pesquisados no momento, como o Google Trends, por exemplo. Outras ferramentas interessantes são sistemas que mostram quais são os melhores dias e horários para fazer as postagens. Para ter resultados mais precisos, não esqueça de fazer alguns testes durante a semana. 

Além disso, suas postagens devem ter periodicidade, frequência e consistência. Isso significa que fazer postagens nas redes sociais deve ser uma atividade dentro da sua rotina. Dependendo da quantidade de posts e stories que estiverem dentro do seu planejamento, você terá que contratar profissionais especializados em gestão de redes sociais para te ajudar com essa tarefa. 

5 – Avalie seus resultados

Analisar seu desempenho nas redes sociais é de suma importância. Assim, você terá certeza de que está indo no caminho certo e fazer os ajustes necessários para melhorar seus resultados. 

Nessa avaliação, não esqueça de olhar os conteúdos que geraram mais engajamento. São eles que merecem um investimento a mais e você pode apostar nesse formato para atingir suas metas. 

Com as nossas dicas, você vai conseguir divulgar a sua clínica nas redes sociais!

Sobre a autora: 

Assinatura Julia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.