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Relação médico-paciente: veja dicas e recursos que auxiliam

Descubra 9 dicas práticas para melhorar a relação médico-paciente e os recursos tecnológicos que podem ajudar nesse processo.
Médica e paciente idosa sorridentes

A relação médico-paciente deve ser desenvolvida por profissionais da saúde ao longo das suas carreiras através de uma comunicação clara, com tato e gentileza.

Ao praticar uma boa comunicação com seus pacientes, o médico consegue humanizar o atendimento e garantir um diagnóstico de maior precisão. Isso acontece porque ele não leva apenas em consideração resultados de exames, mas hábitos, expectativas e necessidades do paciente.

Mas, para que o profissional tenha essas informações em mãos, é preciso que o paciente se sinta confortável em compartilhá-las, criando uma relação de extrema confiança com quem presta o atendimento.

É por isso que melhorar a relação médico-paciente é tão importante. Dessa forma, seus atendimentos serão mais empáticos e seus pacientes perceberão o quanto você se importa com eles.

Neste texto, você confere uma série de dicas e os respectivos recursos tecnológicos que podem ajudá-lo a aplicá-las.

médico apertando mão de paciente

Dicas para melhorar a relação médico-paciente

Uma boa experiência do paciente é o passo principal para fidelizá-lo à sua clínica, e uma das formas de conquistá-la é se mostrando disposto, atento e com uma comunicação inteiramente dedicada a compreender suas necessidades.

Siga as dicas abaixo para aprimorar essa relação:

homem com a mão em concha no ouvido

1 – Pratique a escuta ativa

Escutar o que os pacientes têm a dizer é essencial para melhorar a comunicação entre vocês.

Assim, ele irá perceber que você deposita sua atenção ao que está sendo dito e se sentirá seguro em compartilhar seus sintomas e pensamentos.

Além disso, ao final do atendimento, você aumenta as chances do paciente sair satisfeito do consultório.

2 – Seja empático

No dia a dia de um médico, é comum que ele precise dar notícias ruins para seus pacientes. Por outro lado, os profissionais não podem ter controle de como eles receberão essas informações. Por isso, trabalhar com empatia nos atendimentos é fundamental.

Saber se colocar no lugar de quem é atendido com tato e delicadeza ao receber um diagnóstico indesejado deve ser seu diferencial. Oferecer apoio profissional e, de certa forma, emocional, leva humanidade ao atendimento.

3 – Simpatia também é importante

Nem todos os pacientes se sentem confortáveis em começar falando tudo que sentem logo que chegam no consultório, principalmente nos primeiros atendimentos.

Para evitar constrangimentos durante a consulta, cumprimente o paciente, pergunte se ele está bem e fale sobre algum assunto do dia a dia.

Isso fará com que ele se sinta mais confortável para conversar sobre seus sintomas e problemas de saúde.

médico segura as mãos de paciente

4 – Tranquilize o paciente

Quanto mais medo e desconfiança o paciente tem, mais aumenta sua resistência ao médico e ao tratamento que ele está propondo.

Por isso, é essencial explicar muito bem os procedimentos que serão realizados. Assim, você diminuirá a ansiedade do paciente e aumentará a confiança no seu trabalho.

Nesse momento, evite utilizar terminologias complicadas de entender. Adapte o seu vocabulário para a idade e o estilo de vida de cada paciente.

Caso perceba que ele ainda está resistente ao tratamento, evite ao máximo palavras negativas durante sua explicação.

5 – Use um tom de voz moderado

Você sabia que seu estado emocional também pode afetar os pacientes?

Sendo assim, quando um paciente estiver irritado ou angustiado, não use um tom de voz mais agressivo. Isso só vai fazer com que ele fique ainda mais nervoso.

Ao invés disso, fale com um tom de voz mais gentil, tentando acalmá-lo e deixando o ambiente confortável.

médico fala com paciente em cadeira de rodas na recepção

6 – Avalie o ambiente

Falando em ambiente, ele também tem grande impacto em como o paciente se sente durante uma consulta.

Médicos que precisam atender durante a emergência podem ter que falar mais alto, o que transmite uma imagem errada para o paciente, já que o tom de voz representa 40% da comunicação não verbal.

Outra questão é que quando você atende um paciente dentro de um local com mais pessoas, é possível que elas escutem informações confidenciais sobre o histórico do paciente.

Dependendo das perguntas que você precisar fazer, o ambiente deve ser levado em consideração.

A emergência e os quartos que não são privativos não são os locais mais adequados para conversar sobre histórico de medicamentos ou informações mais delicadas. Procure um momento mais adequado ou vá para outro ambiente, caso precise.

7 – Foque 100% no paciente

Você já tentou conversar com alguém que não saía do celular? É uma situação bem desagradável, não é mesmo? O mesmo sentimento ocorre quando o paciente percebe que você não está dando atenção a ele quando está falando sobre seus sintomas.

Durante o atendimento, não responda e-mails, mensagens ou atenda chamadas telefônicas.

Caso tenha alguma urgência, avise o paciente logo no início da consulta e peça desculpas se precisar atender. Tente manter o foco totalmente no paciente através de uma boa escuta ativa no momento da consulta.

8 – Tenha paciência

Paciência é uma virtude e, quando falamos sobre relação médico-paciente, esse ditado tem um valor ainda maior.

Ao perceber que o médico está impaciente ou estressado, o paciente pode acabar se fechando e não relatando seus sintomas corretamente, além de apresentar mais dificuldades em aderir ao tratamento.

A paciência e o respeito andam lado a lado nas consultas. Dedique o tempo que for necessário para que o paciente possa se expressar da forma que achar melhor.

Assim, você pode descobrir informações importantes para um diagnóstico certeiro, gastando apenas mais alguns minutos.

médica mexendo no computador

9 – Use a tecnologia a seu favor

O dia a dia de uma clínica ou consultório médico não é nada fácil, não é mesmo? Você também sente que não tem tempo para aplicar algumas dessas dicas sobre como melhorar a relação médico-paciente?

Então, talvez esteja na hora de você contar com a ajuda de um sistema de gestão para clínicas, com recursos como agendamento online e prontuário eletrônico que podem facilitar a construção dessa relação.

Saiba mais: 11 vantagens do software de gestão para clínicas | Amplimed

Detalhe de celular com o agendamento online Amplimed

Recursos tecnológicos que auxiliam na relação médico-paciente

Apesar de ser uma habilidade do trato humano, a boa comunicação em uma relação médico-paciente pode contar com a ajuda de diversos recursos tecnológicos para ser bem-sucedida. Confira alguns deles a seguir:

Agendamento online: a primeira impressão é a que fica

O agendamento online para clínica médica é uma tendência entre as melhores empresas na área da saúde. Atualmente, uma das maiores dificuldades dos profissionais é a gestão de tempo.

Além disso, o principal problema enfrentado pelas clínicas médicas é o excesso de ligações telefônicas. O agendamento inteligente resolve essas duas dores do mercado da saúde. Veja as principais vantagens.

Agendamento a qualquer hora e lugar

O agendamento online para clínica médica permite que seus pacientes marquem consultas fora do horário comercial.

Para isso, o paciente terá acesso, a qualquer momento e de qualquer lugar, aos horários disponíveis na agenda da sua clínica.

Agenda inteligente, horários bem distribuídos

Tanto o agendamento simultâneo, quanto o atendimento por ordem de chegada podem provocar transtornos para os pacientes e para os profissionais.

O agendamento online para clínica impede marcações simultâneas e facilita a definição de horários para cada profissional ou especialidade.

Automatização de processos repetitivos

Quantos processos durante o atendimento em sua clínica ainda são manuais? Quantas vezes por dia sua secretária atende o telefone, acessa o e-mail e abre o WhatsApp para avisar os pacientes sobre o horário da consulta?

O agendamento online automatiza essas tarefas, pois:

Além disso, o agendamento possibilita que o próprio paciente tenha acesso aos horários marcados.

Prontuário eletrônico: atendimento tecnológico e seguro

A tecnologia facilita o dia a dia de gestores e médicos, principalmente porque reduz o tempo gasto com preenchimento manuais e porque agiliza a comunicação médico-paciente.

Além disso, garante maior segurança para as informações coletadas durante o atendimento médico. Essas vantagens acontecem, em grande parte, através do prontuário eletrônico.

O prontuário eletrônico é a versão digital do prontuário ou ficha de atendimento ambulatorial com os quais você já está acostumado. Por ser digital, o documento oferece inúmeras possibilidades que não são encontradas na versão física.

médico mexendo no sistema Amplimed no computador

Comunicação segura e cuidado integral

Se você é o profissional de referência no atendimento a um paciente ou a uma família, provavelmente guarda um histórico volumoso das observações de consultas médicas.

Esse histórico, além de se tratar de uma obrigação legal do profissional, é uma fonte de informações importantes sobre o caso. No entanto, buscar informações em um amontoado de papéis não é a missão mais fácil do mundo.

O prontuário eletrônico facilita a comunicação médico-paciente, já que organiza o histórico do atendimento, das prescrições, dos exames laboratoriais e da evolução da doença.

Assim, suas condutas clínicas serão orientadas não só pelas informações que o paciente recorda, mas também por um arquivo preciso de cada medicamento e procedimento prescrito.

Além disso, as informações são guardadas com o mais alto nível de segurança de dados. Por isso, escolha um sistema de gestão que esteja 100% adequado à Lei Geral de Proteção de Dados, Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.

Leia mais: Prontuário eletrônico: leis e melhores práticas | Amplimed

Recursos de comunicação

Alguns outros recursos colaboram diretamente com a comunicação, especialmente na manutenção do pré e pós-atendimento, como:

Lembretes de consultas: saúde sem atrasos e sem falta

Seus pacientes também precisam organizar a agenda e, às vezes, ir ao médico requer a organização de um dia inteiro de atividades. Por isso, é comum que muitos pacientes esqueçam dia e horário da consulta e faltem sem avisar.

Essas ausências injustificadas dificultam a gestão da clínica. Afinal, quando um horário é reservado, toda a clínica fica à espera do paciente, uma vez que o horário não é disponibilizado para outros interessados. Logo, se o paciente faltar à consulta, a clínica é prejudicada.

Pensando nesse problema comum nas clínicas médicas, o sistema Amplimed programa lembretes das consultas, que são enviados via Whatsapp, SMS e E-mail e permite que o paciente confirme sua presença. Assim, ele não esquecerá do compromisso marcado.

Leia mais: Confirmação de consulta por WhatsApp: 4 vantagens | Amplimed

Pesquisa de satisfação

As reclamações de seus pacientes devem ser feitas dentro da clínica e não nas redes sociais. Assim, você pode resolver os impasses, aplicar mudanças no atendimento e, claro, preservar a imagem do seu negócio. O site Reclame Aqui, na categoria Clínicas Médicas, possui:

  • 472 reclamações sobre agendamento;
  • 483 reclamações sobre mau atendimento.

Qual seria o impacto se sua clínica estivesse entre as empresas de baixa reputação?

Por isso, a Amplimed oferece um modelo de pesquisa de satisfação que é tão discreto quanto efetivo.

Após a finalização da consulta, o sistema envia um formulário para o WhatsApp e para o e-mail do paciente. Assim que ele responder, o resultado retorna para o sistema, que compila um relatório mensal para que você possa analisar.

O próximo passo é experimentar tudo na prática e gratuitamente. Utilize o sistema Amplimed pelos próximos dez dias e comprove sua eficiência.

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