Relatórios financeiros: otimize sua gestão com a Amplimed

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Como usar os relatórios financeiros da Amplimed para otimizar sua gestão?

Você pode estar se perguntando se usar relatórios financeiros é vantajoso, ou se faz alguma diferença. 

A resposta é: faz a diferença e traz grandes vantagens!

Nesse artigo você vai conhecer:

  • Os relatórios financeiros do sistema Amplimed e seus benefícios
    • Central de custos;
    • Tempo médio de atendimento por profissional;
    • Repasse de valores por profissionais;
    • Rentabilidade de procedimentos realizados;
    • Canais de aquisição de pacientes;
    • Procedimentos realizados;
    • Atendimento por convênio médico.
  • A importância dos relatórios financeiros para as clínicas;
  • Como usar os relatórios financeiros da Amplimed da melhor forma.

Os relatórios financeiros do sistema Amplimed e seus benefícios: por que usar? 

Os relatórios financeiros são ferramentas que auxiliam no processo de controle administrativo. Esse é o momento em que a equipe de gestores se ocupa em analisar os dados da empresa para tomarem decisões. 

Com os relatórios financeiros da Amplimed, você terá tudo em um só lugar, sem precisar unir documentos e dados registrados em planilhas. O sistema Amplimed reúne ferramentas adequadas, que disponibilizam relatórios práticos e precisos. Sem falar que seus dados estarão protegidos e todos os documentos estarão em ordem. 

Central de custos

Você já imaginou emitir um relatório de custos com um único clique? Com a central de custos você poderá fazer isso. 

Sabemos que a administração da empresa carece de dados para a tomada de decisões estratégicas. Por esse motivo, fazer a categorização das fontes de receita e das despesas é imprescindível. Assim, você terá as informações necessárias para analisar o quão rentável é cada processo dentro da clínica. 

Com o uso do software você vai saber quais serviços geram maior rentabilidade, qual o serviço tem maior custo e quais processos impactam no custo mensal da clínica.  

Você só precisará fazer a configuração na implantação do software de gestão, com a ajuda dos nossos especialistas. Depois, as despesas estarão organizadas de acordo com os grupos que foram criados.

Tempo médio de atendimento por profissional

No momento em que o prontuário eletrônico é acessado pelo médico, a contagem do tempo médio de atendimento é iniciada. Tudo isso tudo de forma integrada no sistema.  Assim, o próprio profissional também terá controle sobre seu desempenho, podendo analisar quais as demandas que necessitam de mais tempo. 

Com esses dados será possível saber qual atendimento leva mais tempo, qual o perfil dos pacientes que exigem mais tempo no atendimento. Essas informações também ajudam a clínica e os médicos a buscarem soluções para problemas relacionados ao tempo de atendimento.  

Além da análise quantitativa, você poderá desenvolver a análise qualitativa, entendendo de forma mais específica os aspectos que interferem no tempo de atendimento. Tudo isso você encontra no relatório de atendimento por profissional da Amplimed.

Repasse de valores por profissionais

Dinheiro sempre foi um tema mais delicado dentro das clínicas. Por isso, quando ocorre alguma divergência entre o que um colaborador esperava receber no final do mês e o que apareceu no contracheque surge um desconforto. Por isso, a transparência deve ser a palavra-chave em clínicas inovadoras. 

Para evitar erros e ter uma clínica responsável, que demonstra a importância dos funcionários, basta cadastrar os profissionais no sistema e especificar os valores que devem ser repassados por cada tipo de consulta. Como o software de gestão é integrado com as ferramentas de atendimento e de agendamento, no fim de cada consulta as informações financeiras são atualizadas. A integração tecnológica faz a mágica e evita situações de conflito no repasse dos valores aos profissionais.

Rentabilidade de procedimentos realizados

Saber apenas quais são os procedimentos mais realizados na sua clínica não é suficiente. É importante ter informações sobre a rentabilidade desses atendimentos e desses procedimentos. A análise do retorno de cada procedimento define se sua clínica vai bem – ou nem tanto. 

Para obter esse relatório, você precisará cadastrar os insumos que são utilizados em cada um dos procedimentos. Dessa forma, você terá um relatório gerencial preciso. 

Esses materiais devem ser cadastrados no módulo de estoque. No momento em que você relacionar o módulo de procedimentos médicos com módulo de estoque, você estará conectando a gestão assistencial com a gestão de materiais. Fazendo isso, você irá definir o custo de cada serviço e os utensílios mais utilizados. 

Além disso, também terá outras vantagens, como: 

  • controle de estoque em tempo real; 
  • demonstrativos de rentabilidade dos procedimentos; e 
  • dados para o planejamento de compra de insumos. 

Canais de aquisição de pacientes

Você sabe qual é a importância de um canal de aquisição de pacientes? 

Então, o canal de aquisição de pacientes é o modo como o paciente conhece a sua marca. É aí que começa a jornada que levará o paciente até a sua clínica para a consulta. 

Com os relatórios gerenciais sobre os canais de aquisição, você pode decidir sobre os investimentos em marketing e sobre o posicionamento da sua clínica no mercado. 

Você também saberá onde estão os pacientes que procuram pelos serviços da sua clínica e qual o melhor investimento para atraí-los. 

Se você quiser entender melhor a experiência dos pacientes na sua clínica, leia: “A Jornada do paciente”

Procedimentos realizados

O relatório de procedimentos realizados é indispensável para uma boa gestão de custos. Nesse relatório estarão especificados todos os serviços que foram prestados pela clínica médica assim como cada procedimento que foi realizado nos atendimentos. 

Com esse relatório, você saberá quais são os procedimentos mais realizados pelos seus pacientes. Assim, você pode relacionar os dados de custo dos procedimentos com a demanda, verificando se os serviços de maior custo são relevantes para os seus futuros pacientes e pacientes recorrentes. 

Se o resultado da sua relação de dados for negativo, você poderá encontrar uma alternativa de encaminhar os pacientes que precisam dos tais procedimentos para outra clínica que seja parceira. Fazendo isso, sua clínica estará mais focada nos atendimentos e procedimentos mais procurados nela, aumentando assim a qualidade do serviço prestado. 

Relatório de atendimento por convênio médico

Como o atendimento por convênio médico possui diversas vantagens e desvantagens, é preciso estar atento a quanto essa modalidade é rentável para a sua clínica. Esse relatório facilita a análise, pois ele agrupa os dados para ser mais fácil de encontrar a resposta. 

Com as respostas na tela, você saberá qual convênio tem maior demanda e qual tem menor demanda. Dessa forma, você consegue discutir novos prazos para recebimentos do convênio, número de atendimentos e até aceitar novos convênios.

Aliás, em um contexto de negociação com novas operadoras, é importante ter todos os dados reunidos, não é? 

A importância dos relatórios financeiros para as clínicas

O dia a dia das clínicas é muito corrido, muitos dados para organizar, notas para emitir, pedir equipamentos e medicamentos, assim como acessórios. Por isso, ter o controle de tudo de forma online é muito mais prático e assertivo. 

Vale destacar que os relatórios financeiros auxiliam, também,  na comunicação interna. Afinal, basta você emitir os relatórios no sistema que será possível visualizar os diversos ângulos para decidir sobre mudanças, contratações e aquisições. 

Os relatórios são avançados e precisos. Por isso, basta você se acostumar com os gráficos e tabelas que, em poucos minutos, conseguirá tomar decisões importantes com as informações disponibilizadas. Esses dados vêm de forma clara, precisa, objetiva e em um formato que facilita o entendimento.  

Os relatórios gerenciais também são importantes por substituírem as longas listas por documentos com disposição gráfica de tabelas e quadros com cores que facilitam a interpretação das informações. Com essa automação você economiza tempo, garante a correção dos relatórios e reduz custos. 

Como usar os relatórios financeiros da Amplimed da melhor forma?

Você terá diversas formas de reunir os dados e emitir os dados. Utilize filtro para cada finalidade. Algumas das opções para filtragem dos dados são:  

  • pacientes;
  • profissionais;
  • planos;
  • convênio;
  • procedimento;
  • modo de pagamento. 

Assim você conseguirá emitir relatórios específicos e poderá, ainda, alterar colunas para uma melhor visualização. Também é possível extrair os relatórios em formatos como: Excel, CSV, Copy e como impressão.

Agora, uma dica bônus. Um dos maiores benefícios da tecnologia para a sua clínica será a integração. Se sua clínica tiver todos os relatórios integrados, os atendimentos e a administração do seu negócio serão ainda melhores. 

Preencha o formulário abaixo e experimente agora mesmo o sistema Amplimed. Você verá rapidamente a transformação digital do seu negócio. 

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Olá amigo(a), conheça o software Amplimed, feito por médicos, com a intenção de contribuir com o ecossistema da saúde de forma digital.
Doutor marcos andré
Marcos. A. Sonagli
Ortopedista
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