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4 Dicas para evitar erros da sua secretária médica

Tempo de leitura: 5 minutos

Está precisando atrair novos pacientes para a sua clínica e aumentar a sua taxa de fidelização? Então, você não pode deixar de ler esse texto!

Uma secretária médica sem erros é uma das melhores formas de causar uma boa primeira impressão em pacientes novos. Além disso, um ambiente agradável e um atendimento eficaz garantem que o paciente se sinta mais confortável no estabelecimento, melhorando as possibilidades de adesão ao tratamento proposto. 

Por isso, hoje vamos dar algumas dicas para evitar erros da sua secretária médica. Acompanhe! 

Ofereça treinamento

O paciente sente quando a secretária médica não conhece bem o funcionamento do ambiente em que ela trabalha. Isso pode influenciar de forma negativa na opinião dele sobre a sua clínica. 

Assim, ofereça treinamento e mostre para seus funcionários quais são os diferenciais da sua clínica, quais tratamentos e atendimentos são feitos no estabelecimento, quais equipamentos são usados, entre outras informações importantes e que podem gerar dúvidas nos pacientes. 

Além de passar mais confiança para os pacientes, quando todos os funcionários tem as respostas dessas perguntas na ponta da língua, é mais fácil compreender a rotina do local, o que facilita a comunicação entre a equipe. 

Dentro de uma clínica médica, uma coisa leva a outra. Quando a secretária médica entende as especialidades do local, também começa a aprender sobre os procedimentos, materiais utilizados, tempo de tratamento, etc. 

Para isso, mantenha sempre uma comunicação aberta e clara entre os funcionários. Assim, sempre que eles tiverem uma dúvida, se sentirão bem em tirá-la com você e outros médicos que trabalham na clínica. 

A secretária médica também deve compreender os aspectos da sua função, como procedimentos de agendamentos e retornos, confirmação e cancelamento de consultas e formas de pagamento. 

Trabalhe com mais de um canal de atendimento

Não existe nada mais frustrante de precisar entrar em contato com alguém e essa pessoa não responder em nenhum lugar, não é mesmo? Se tratando da área da saúde, essa situação pode ser ainda mais grave, pois emergências podem ocorrer a qualquer momento. 

Além dos comuns contato presencial e telefone, é importante que você também ofereça meios digitais de comunicação. Uma das opções mais viáveis é o WhatsApp. 

Mas, lembre-se de que um dos pilares do atendimento online é a rapidez. Caso sua secretária médica demore muito para responder, o paciente pode ter uma impressão errada da sua clínica. 

Por isso, vale a pena usar o WhatsApp juntamente com um sistema de gestão médica. Assim, você permite que os pacientes agendem, cancelem e confirmem suas próprias consultas dentro de um aplicativo. 

Outra funcionalidade importante é a pesquisa de satisfação, que pode ser enviada por um link assim que o paciente terminar sua consulta. 

Não sobrecarregue sua secretária médica

Sobrecarregar a secretária médica com funções administrativas e clínicas pode ser um grande erro. Isso acontece porque um dos aspectos que saem prejudicados é o atendimento ao paciente, que sente a mudança e pode procurar outra clínica para se consultar. 

Por isso, divida as funções entre todos os funcionários da clínica igualmente. Uma secretária médica não é auxiliar da saúde. Sendo assim, é necessário contratar funcionários diferentes para desempenhar essas funções. 

As tarefas da secretária médica estão relacionadas a parte administrativa da clínica. Por isso, ela é uma figura essencial para o bom funcionamento desse estabelecimento. Alguns exemplos de funções desse profissional são: atendimento ao paciente, cadastro, esclarecimento de dúvidas, receber pagamentos, controle financeiro, gestão de estoque, contato com fornecedores e controle da agenda médica. 

Use a tecnologia a seu favor

Viu como só a secretária já tem muito trabalho a fazer? Algo que pode otimizar a rotina desse funcionário é contar com a ajuda de um sistema de gestão médico, como o Amplimed. E não é só a secretária médica que sai ganhando com isso!

Mexer com a papelada gerada todos os dias é uma tarefa que já está ultrapassada. Além de gerar gastos com papel e impressão desnecessários, a atividade demora mais para ser feita.

O sistema existe para otimizar todas as tarefas de uma clínica médica. Isso facilita a jornada de trabalho de todos os funcionários do local. 

Ao anotar todas as informações em papel, os riscos de erros ou perdas de documentos é maior, o que pode causar um grande prejuízo a gestão do seu negócio.

Os exames e cadastros dos pacientes são documentos importantes para o atendimento médico. Ao usar um sistema diariamente, eles estarão armazenados de forma digital e muito mais seguros. Sem contar no espaço livre que você terá na sua clínica, já que não vai mais precisar guardar tantos papéis. 

A Amplimed otimizar todas as tarefas diárias da clínica, facilita a jornada de trabalho da secretária médica, melhora o atendimento e trabalha com a tecnologia em nuvem. Isso significa que você poderá acessar as informações da sua empresa de qualquer dispositivo. 

Todas as funcionalidades do nosso sistema foram pensadas para que sua clínica tenha um desenvolvimento saudável e contínuo e que você alcance os resultados que deseja! 

Quer saber mais sobre como a Amplimed pode ajudar na sua clínica? Preencha o formulário e teste o sistema gratuitamente por 10 dias!


Assinatura Julia

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