Inteligência Artificial conecta médicos e pacientes de forma fácil e segura

Tempo de leitura: 10 minutos

A tecnologia avança nos negócios da área da saúde. Ainda assim,  o Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), em 2018, apontou que o Brasil é recordista mundial em automedicação. Segundo o levantamento, 72% da população brasileira consome medicamentos sem consultar profissionais e 40% faz autodiagnóstico utilizando a internet.

Diante dessa temática tão relevante e com o objetivo de aproximar pacientes de clínicas qualificadas, a Amplimed acaba de lançar uma funcionalidade que já está impactando o mercado da saúde. A solução avalia os sintomas indicados pelo paciente e indica a clínica médica mais próxima. 

Pré análise de sintomas com inteligência artificial

As pessoas costumam pesquisar seus sintomas nos mecanismos de buscas e correm o risco de encontrar indicações perigosas.

amplimed sintomas
Imagem 1: Tela inicial do Paciente


A nova funcionalidade do app Amplimed 
guia o paciente para encontrar o especialista que melhor corresponde ao resultado gerado com base as respostas do paciente.

Tudo isso é possível utilizando Inteligência Artificial e Machine Learning para checar os sintomas apresentados e conectar o paciente ao médico mais próximo de sua localização, permitindo no mesmo aplicativo encontrar e agendar a consulta.

Tudo isso é possível utilizando Inteligência Artificial e Machine Learning para checar os sintomas apresentados e conectar o paciente ao médico mais próximo.

 

Os principais benefícios trazidos pelo app são:

  • Novos pacientes
  • Agilidade na marcação de consultas
  • Seleção do médico mais qualificado para cada caso

Esse é um novo passo tanto no que se refere à entrega de conteúdo sobre saúde, quanto na inovação da gestão de clínicas.

Nenhuma outra solução no Brasil consegue unir todo o clico com a segurança e confiança como a Amplimed faz:

  • Sintomas
  • Diagnóstico
  • Indicação de especialista
  • Agendamento de consulta
  • Informações na palma da mão do paciente

Como funciona?

Os parâmetros de checagem de sintomas são atualizados através de banco de dados extensos a partir de informações coletadas por profissionais do mundo inteiro. Nesse sentido, o aplicativo supera os atuais portais médicos, que entregam textos informativos sobre doenças. Ao invés de trazer a conhecida frase “ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado”, o aplicativo leva o paciente até o médico. 

Os benefícios do aplicativo atingem igualmente médicos e pacientes. A redução do número de triagens, por exemplo, é importante para a gestão das clínicas e, também, para os pacientes – que, em caso de urgência, não vão precisar esperar por uma vaga na agenda do profissional. Acontece que, como o app faz a checagem dos sintomas, a gravidade das doenças é avaliada como consequência. Esse dado fica disponível para o médico que atender o caso. 

A avaliação da possibilidade de fazer uma teleconsulta é outro ponto positivo do app. Diante da análise da gravidade do caso e das características específicas de cada sintomas, o próprio aplicativo aconselha (ou desaconselha) a marcação de uma consulta à distância. Se for um caso com menor gravidade, o aplicativo sugere que o paciente agende a teleconsulta, na agenda de um profissional que trabalhe com este modelo. Portanto, além de oferecer maior segurança, o aplicativo também prioriza a praticidade. 

Essa praticidade, aliás, é percebida no conceito básico da funcionalidade. Ao invés de trazer diversos textos para que o próprio paciente avalie seus sintomas, o aplicativo faz a avaliação, devolve o resultado indicando (ou não) a consulta e, além disso, procura por um profissional da especialidade necessária para o caso. Essa efetividade do app não só traz um tom de maior cuidado com a vida do paciente, mas também valoriza a medicina, como profissão essencial para o tratamento de doenças. 

Científico, seguro e tecnológico

O novo aplicativo da Amplimed é baseado em um conceito de sistema que já opera internacionalmente. Com 93% de acurácia, a funcionalidade passou por mais de 15 mil horas de revisões baseadas em literatura da área médica. Essa precisão e qualidade científica chegam ao Brasil em um cenário preocupante de saúde pública. Pesquisa realizada pelo Instituto e Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), em 2018, apontou que o Brasil é recordista mundial em automedicação. Segundo o levantamento, 72% da população brasileira consome medicamentos sem consultar profissionais e 40% faz autodiagnóstico utilizando a internet.  

O aplicativo é inovador, exatamente, porque não incentiva o autodiagnóstico, tampouco, a automedicação. A principal finalidade do app é a indicação de um profissional adequado para o caso de cada paciente. O propósito do aplicativo não é retirar todas as dúvidas do paciente, mas verificar qual profissional é o mais indicado para atendê-lo.

Outra vantagem significativa do app em relação aos espaços abertos em blogs e portais médicos é a origem das informações. Todas elas são provenientes de produções científicas, de pesquisas clínicas e de anamneses. Além disso, antes de integrar a base de dados, as informações passam por validação qualitativa. Curiosamente, com o tempo, as pesquisas no aplicativo serão uma excelente fonte de dados.

Cada vez que um usuário relata seus sintomas, consulta com o médico indicado e o médico registra o diagnóstico, o aplicativo identifica possíveis prognósticos para os infinitos conjuntos de sintomas. Por isso, a tendência natural é o aprimoramento do aplicativo, com o aumento no nível de qualidade dos dados.

 

amplimed sintomas

Agendamento online é uma realidade

O recurso facilita a marcação de consultas, porque possibilita que o próprio paciente marque o atendimento. Então, não foi preciso esperar os médicos voltarem do recesso para agendar a consulta. Para as clínicas, a vantagem também é evidente: os médicos retornaram a seus consultórios com a agenda lotada.

A ligação telefônica é um dos principais empecilhos para os pacientes agendarem atendimento. Além disso, a necessidade de os pacientes se submeterem às agendas dos profissionais é um dos motivos mais frequentes para os cancelamentos ou para as ausências sem justificativa. O agendamento inteligente do app da Amplimed traz a solução para esses dois problemas: o paciente pode escolher o horário de sua preferência – como quem curte fotos no Instagram. 

Um número maior de pacientes e a redução do número de ligações atendidas seria o sonho de qualquer gestor. Enquanto as clínicas que possuem apenas agendamento telefônico conseguem agendar uma consulta por vez, em horário comercial, o agendamento inteligente possibilita que muitas consultas sejam agendadas a qualquer horário, de qualquer lugar e, até mesmo, de forma simultânea.

Outra forma de avaliar a utilidade do app da Amplimed é respondendo a seguinte pergunta: se o telefone de uma clínica estiver ocupado, com a resolução de questões burocráticas, ficaria inviável marcar consultas, certo? Se o paciente necessitar muito da consulta, precisará esperar muito tempo na linha ou fazer repetidas ligações. Isso é uma boa forma de acolher uma clientela?

Com o agendamento online, as secretárias passam a focar na qualidade do atendimento aos pacientes no pré e pós consulta. O setor administrativo conta com relatórios de atendimento e relatórios financeiros personalizados. Já a gestão pode usufruir de recursos como:

  • Prontuário em tela única
  • Controle financeiro
  • Avisos de consultas
  • Modelos de documentos
  • Estoque inteligente
  • Chat interno
  • Segurança digital
  • Módulos de especialidades médicas
  • Pesquisa de satisfação.

Testado e aprovado: resultados na prática

Para as clínicas que aderem à novidade, o impacto deste modelo disruptivo é visível. Os primeiros testes de utilização foram feitos em clínicas de Chapecó-SC e São Paulo-SP. A transformação comum em todas as clínica é clara: o número de pacientes aumentou e não foi preciso atender ligações para agendar nenhuma das consultas.

Conectando médicos e pacientes

O sistema Amplimed aproxima médicos e pacientes a partir da tecnologia do agendamento online. Para os médicos, economia de tempo e maior qualidade nos atendimentos; para os pacientes, agilidade no agendamento e humanização da consulta. A praticidade do agendamento online, pela tela do celular, diminui as barreiras entre o paciente e a clínica. Por isso, há um aumento significativo no número de pacientes e uma redução drástica no número de cancelamentos de consultas.

Enquanto o app robotiza o agendamento, o software Amplimed humaniza o atendimento. Com essa combinação, os recursos deste sistema de gestão visam aumentar a produtividade da equipe; aumentar o número de pacientes presentes nas consultas; e, principalmente, manter os profissionais conectados com as principais tendências da tecnologia.

A inovação trazida pelo sistema resulta em clínicas sempre abertas, sem conflito de horários, sem filas e com as agendas cheias e organizadas. Além disso, o sistema opera integralmente online, sem necessidade de servidor local ou instalação. A segurança operacional tem como base backup diário e com servidores em estratégia anti-desastre. Tudo isso sem custos adicionais.

A empresa garante a seus clientes inovação sem freios e com a segurança que só a computação em nuvem garante. Simplicidade, redução de custos e resolução das dificuldades cotidianas de clínicas médicas são os pontos que a startup destaca. O resultado: pacientes satisfeitos; clínicas avançando.

Tecnologia que humaniza o atendimento

A transformação trazida pela Amplimed não elimina o bom uso da anamnese e do exame físico, porque possibilita que os profissionais tenham mais tempo para focar nessas práticas importantes da clínica. Tais mudanças ocorrem, porque a tecnologia é utilizada em seu maior potencial.

Ao invés de pensar nas máquinas substituindo os humanos, propõe-se a humanização dos atendimentos a partir da tecnologia. Afinal, a tecnologia possibilita que os colaboradores façam o que as pessoas fazem de melhor.

Em case apresentado pela empresa, Marcelo Rocha, gestor da Neo Onco Especialidades fala sobre a transformação trazida pelo software. “Era preciso ir em vários lugares para encontrar a informação, não tinha tudo em tela única ou a opção de ocultar itens, a navegação era extensa, confusa e nem um pouco amigável”,  afirma Marcelo.

Conceito da inovação

O agendamento online parte do conceito de “Bot” (diminutivo de “robot”). Trata-se de uma aplicação de software que simula ações humanas, como um padrão. Então, quando o paciente precisa de atendimento, o “robozinho” da Amplimed busca os horários disponíveis e executa o agendamento. Simples assim: clínica recebendo marcações 24h; pacientes satisfeitos.

Confiança é um diferencial 

Nenhuma outra solução no Brasil consegue completar o ciclo do atendimento com a

segurança e confiança que o sistema Amplimed consegue, pois antes de lançarmos um aplicativo do paciente oferecemos a melhor  ferramenta de trabalho para os médicos!

Ao invés do paciente ficar horas e horas procurando seus sintomas na internet ou ligar para vários especialistas, o aplicativo avalia os sintomas, gera uma probabilidade diagnóstica e guia o paciente para o médico indicado.

Somente o médico pode definir o melhor diagnóstico e tratamento, por isso conectamos os pacientes de forma mais rápida e eficiente com o seu médico.

Quer transformar o atendimento da sua clínica?  

Experimente agora

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.