Agendamento online: 7 Benefícios que a sua clínica não pode ignorar

Tempo de leitura: 9 minutos

O agendamento online para clínica médica é uma tendência entre as melhores empresas na área da saúde.

Já percebeu que, atualmente, uma das principais dificuldades dos profissionais e dos pacientes é a gestão do tempo?

As horas parecem passar mais rapidamente do que podemos acompanhar. Os dias, as semanas e os anos passam e muitos profissionais entram em modo piloto automático.

Imagine se você pudesse economizar o seu tempo e o tempo que os seus pacientes investem ao procurar atendimento…

Você pode!

Para isso, você precisa utiliza uma ferramenta que representa a modernização de sua clínica ou consultório: o agendamento online.

1 – Agendamento a qualquer hora e lugar

O agendamento online para clínica médica permite que seus pacientes agendem consultas fora do horário de funcionamento da sua clínica.

Seu paciente terá acesso, a qualquer momento e de qualquer lugar, aos horários de atendimento que você que escolhe e disponibiliza.

Assim, a agenda dos profissionais da clínica estará sincronizada com a agenda dos pacientes sem a necessidade de nenhuma ligação. Sua secretária agradece!

Todos serão beneficiados por esse novo canal de agendamento. Afinal, o processo decisório do paciente em relação à efetivação do agendamento será mais rápido e assertivo.

No momento em que o paciente sentir a necessidade de uma consulta, ele poderá acessar sua plataforma e marcar o melhor horário.

Com esse agendamento, ele não terá a necessidade de esperar sua clínica abrir para fazer uma ligação ou ir pessoalmente. Assim, mesmo durante finais de semana e feriados, seus pacientes podem agendar a próxima consulta.

Imagina receber inúmeros agendamentos em um final de semana ou em um feriadão!

Percebe o potencial de aumento da lucratividade do seu negócio?

2 – Agenda sem transtornos

Você conhece algum profissional que já experimentou o desprazer de agendar dois pacientes no mesmo horário?

Há, ainda, os profissionais que programam inúmeras consultas em um intervalo mínimo de tempo e… salve-se quem puder! A verdade é que o atendimento passa a ser por ordem de chegada.

É fato que, tanto o agendamento simultâneo, quanto o atendimento por ordem de chegada pode, facilmente, provocar transtornos para os pacientes e para os profissionais.  A tendência é de que a clínica vire uma confusão, que os pacientes saiam insatisfeitos e que os profissionais não consigam desempenhar um bom trabalho.

A tecnologia deve ser usada a favor do seu negócio!

O agendamento online para clínica impede marcações simultâneas e, com inúmeras ferramentas, viabiliza a configuração de agendamento por profissionais e especialidades.

Além disso, a recepção não precisará procurar em planilhas ou agendas físicas por um “espacinho” para “encaixar” o paciente.

Com o agendamento online, você dedica um momento específico para cada paciente.

Os resultados que você verá

3 – Automatização de processos repetitivos

Uma gestão inovadora deve ser tecnológica. Uma gestão tecnológica deve ser automatizada!

Mas… em todos os processos de sua clínica, quantos deles ainda são manuais?

Quantas vezes por dia sua secretária

  1. Pega o telefone,
  2. Acessa o e-mail e
  3. Abre o Whats App

Para avisar os pacientes sobre o horário da consulta?

Imagina se somássemos o número de vezes em que ela precisa

  1. Reforçar o aviso da consulta
  2. Tirar dúvidas dos pacientes sobre data e hora.

É tanto tempo investido em uma tarefa que poderia ser feita, com maior assertividade, pelo computador!

O agendamento online para clínica domina essa automação de duas formas básicas:

  • Dá acesso à agenda online via App (App Store, Google Play);
  • Envia e recebe mensagens de confirmação da consulta.

O agendamento online possibilita que o próprio paciente tenha acesso aos horários marcados. Esse acesso evita que sua secretária receba tantas ligações para tirar dúvidas sobre o alinhamento de horários.

Além disso, a agenda online está programada para enviar avisos e solicitar confirmação do paciente em relação ao horário marcado.

Assim, você garante que seu paciente esteja no horário combinado e evita que este horário seja perdido na ausência do paciente à consulta.

4 – Menor perda de horários; maior lucratividade

Alguma vez você já recebeu uma ligação do paciente, 10 minutos antes do horário marcado, dizendo que não poderia comparecer à consulta?

Você teve sorte que o paciente avisou… Em muitos casos, o paciente, simplesmente, não aparece!

Afinal, quantos pacientes esquecem do agendamento, deixam de ir à consulta por diversos motivos e, sequer, avisam?

Manter o agendamento e garantir a presença do paciente é um desafio.

O tempo que você e os profissionais contratados investem naquele atendimento é significativo.

Principalmente, se considerar o fato de que outro paciente poderia ser atendido naquele mesmo horário que já estava reservado.

Diante da máxima “tempo é dinheiro”, você perdeu tempo… e dinheiro!

A solução para esse problema começa pela possibilidade de seu paciente ter acesso à agenda, porque ele pode pensar, planejar e repensar o horário escolhido.

Os avisos programados são soluções adicionais e muito importantes.

Seu paciente será avisado sobre a reserva do horário e, posteriormente, o aviso será reforçado e será solicitada a confirmação.

Além disso, a periodicidade desses avisos é pensada com cuidado para, além de lembrar o paciente, garantir com a maior precisão possível, o comparecimento pontual do paciente.

Com isso, a distância entre o número de consultas na agenda – e que integram seu planejamento – e o número de consultas efetivadas será menor.

Portanto, haverá maior precisão entre o rendimento previsto e o rendimento efetivo no mês: maior controle; maior lucratividade!

5 – Informações precisas a um clique

Já é um jargão dizer que estamos na “era da informação”, mas apenas os maiores empreendedores parecem entender que o segredo não está em obter informações.

A melhor estratégia refere-se à organização e ao consecutivo acesso a essas informações.

Tudo, mais uma vez, está relacionado à gestão do tempo.

Afinal, não basta você ter todas as informações sobre o paciente se essas informações estiverem em papéis separados, em salas separadas, sem qualquer método de arquivamento. Se for assim, quando você precisar ter acesso a elas, investirá muito mais tempo do que necessário.

O controle do fluxo de agendamento de consultas soluciona esse problema de gestão de informações interna de sua clínica.

Você tem acesso à consulta desde a origem – quando o próprio paciente agenda – até a conclusão, com o pagamento e com a marcação de uma consulta de retorno.

A fluidez dessas informações ainda conta com a possibilidade de acesso ao perfil resumido do paciente com um clique.

Com mais um clique, você abre o cadastro completo e o histórico de consultas deste paciente.

Assim, quando o paciente faz o agendamento, você já pode ter controle da sua rotina, com mais calma e organização.

Se esse paciente tiver um histórico que aponta a necessidade de um procedimento invasivo de baixa complexidade, por exemplo, você já pode consultar a disponibilidade da equipe e dos equipamentos necessários para fazer o atendimento no mesmo sistema!

 6 – Agendamento online para clínica: seu negócio em tempo real

Quanto tempo, em média, seu paciente demora para ser atendido desde que chega à recepção?

Quando sua clínica está aberta, você tem controle de quantos pacientes estão esperando por atendimento sem ter que ligar para sua secretária ou contar pessoalmente?

O paciente deve perceber que o atendimento em sua clínica é fluido, que todos trabalham como se estivessem em um palco, com

  • Organização
  • Assertividade
  • Dinamicidade

O ideal é que todos sejam atendidos no horário marcado.

Não deixe que um atraso no primeiro horário da manhã vire uma bola de neve e comprometa todos os demais atendimentos.

A fluidez é essencial para satisfazer os pacientes e seus familiares, pois representa um grande diferencial da saúde suplementar.

Cuidar da saúde, independente da especialidade, é cuidar do bem mais precioso de uma pessoa: a vida!

O cuidado da vida deve considerar o estresse cotidiano ao qual o paciente está exposto. Deve estar atento às dificuldades da equipe de atendimento, principalmente, quando seu negócio tiver um alto fluxo de pacientes.

O agendamento online para clínica possibilita que você controle o fluxo de atendimentos de qualquer lugar. Basta ter acesso à internet!

Você terá acesso a todas as informações dos pacientes que estão esperando com um único clique sobre a marcação na agenda. Assim, você controla seu negócio em tempo real e garante a entrega de um serviço com excelência.

7 – Simples e Fácil: ideal para quem tem pouco tempo

A organização das informações é muito importante, porque otimiza o tempo da sua equipe. Com isso, o acesso a elas é facilitado.

Você economiza tempo e evita tarefas redundantes, em que se repetem os processos para chegar a um mesmo resultado.

A ferramenta de agenda online dispõe de uma linguagem visual acessível, que facilita a interação com a interface da plataforma e indica os caminhos para agilizar suas buscas e edições de dados.

Se você tem pressa para transformar o seu negócio, pense sobre o impacto de uma ferramenta de agendamento online para clínica médica.

Seus pacientes e sua equipe de profissionais merecem as facilitações do agendamento 24h.

Diminua os transtornos com conflitos de horários, cancelamentos e processos redundantes.

Aumente, com isso, o foco no atendimento, na humanização das relações entre a equipe e de sua equipe com os pacientes.

Automatize avisos e lembretes sobre datas de consultas e, assim, tenha maior lucratividade e melhor gestão de tempo.

Tenha uma agenda precisa, com interface intuitiva e com acompanhamento de seu negócio em tempo real.

Que tal oferecer a facilidade e a comodidade do agendamento online aos seus pacientes?

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