Entenda a importância de um sistema para clínicas com prontuário personalizado para especialidades médicas

Tempo de leitura: 11 minutos

Em uma clínica médica, o sucesso do trabalho é uma tarefa que não depende exclusivamente de bons profissionais médicos. A organização é um fator imprescindível para o sucesso. No entanto, essa meta também não depende exclusivamente da habilidade de profissionais capacitados para a gestão. Para o sucesso de sua clínica ou de seu consultório em todos esses quesitos é fundamental a adoção de um sistema para clínicas.

Mas porque você precisa de um software para clínicas e de que forma ele pode te ajudar? É o que veremos no decorrer desse artigo.

Problemas de gestão e organização na área médica

Hoje não é mais possível manter um consultório ou uma clínica médica em bom funcionamento e prestando um bom serviço, contando apenas com um computador, algumas agendas e blocos de notas, papéis de recado e pastas organizadoras.

As consultas marcadas por sua secretária precisam estar facilmente acessíveis e compreensíveis por qualquer outro membro da equipe. Assim, se ela precisar faltar, todo o seu trabalho terá um fácil acesso por um substituto ou mesmo o médico responsável.

Este é apenas um exemplo, mas imagine o caos de uma sala de espera com inúmeros pacientes, mas toda a anotação a respeito de suas consultas e horários não pode ser acessada, não é encontrada ou somente quem anotou a entende?

O trabalho do dia todo irá certamente atrasar, os pacientes terão suas consultas atrasadas e provavelmente alguns não serão atendidos, ou os profissionais terão de trabalhar até mais tarde somente porque um funcionário faltou.

Este é um cenário que não precisa mais acontecer em nenhum consultório ou clínica, mas é algo muito comum. E os horários marcados com fornecedores e parceiros? Pior, e se nessa falta de organização um exame ou amostra importante de um paciente é perdido?

Não é preciso se estender muito mais em outros exemplos. Já está claro que a forma antiga de administrar uma clínica não funciona mais.

É aí que entra um sistema para clínicas. Ele vai te ajudar a solucionar todo o problema de gestão e organização, além de fornecer ferramentas importantes para dentro do consultório que vai agilizar e padronizar o atendimento, como o sistema especialista para clínicas.

O que um sistema para clínicas pode proporcionar?

O sistema para clínicas estará presente em todas as atividades, desde a marcação de consultas até o controle financeiro. Pode ajudar a padronizar e automatizar todas as tarefas de rotina, desde as mais simples às mais complexas, agilizando e otimizando as atividades de todos os integrantes da equipe e proporcionando um melhor funcionamento do conjunto.

Padronização de documentos e formulários

Um fator importante para o bom funcionamento de uma clínica ou consultório é a padronização de toda a papelada e formulários utilizados. O sistema para clínicas médicas providenciará essa padronização, que poderá estar presente em, por exemplo:

  • Agenda de marcação de consultas
  • Fichas de registro de pacientes
  • Fichas de registro médico de pacientes
  • Fichas e registro de prescrições médicas
  • Prontuários dos pacientes
  • Documentos financeiros e administrativos
  • Prescrição médica

Além de influenciar na boa organização que é essencial, essa padronização proporcionada por um sistema para clínicas tornará o trabalho de todos os envolvidos muito mais rápido e preciso, desde a recepção até o consultório médico.

Manutenção e background

Antes de falar sobre o atendimento propriamente dito do paciente/cliente, o sistema para clínicas médicas possui outros recursos que serão fundamentais na gestão de sua clínica médica ou consultório como um negócio.

Existem diferentes tipos de software para clínicas no mercado e nem todos possuem os mesmos recursos, portanto vamos citar os que estão presentes no sistema para clínicas da Amplimed.

Dados financeiros de um negócio merecem um sistema confiável e no caso de um sistema para clínicas existe muito mais em jogo. Por isso, esse software para clínicas precisa garantir o bom funcionamento e armazenamento de todos os dados.

Além de um controle financeiro que vai te auxiliar de forma a manter o trabalho rentável enquanto lida com questões de ética, o sistema para clínicas possui um armazenamento dos dados em nuvem, o que significa que você não corre o risco de perder seus preciosos dados.

A manutenção do sistema é feita periodicamente com atualizações que não custam mais para manter o software para clínicas em bom funcionamento. E o suporte está sempre pronto para resolver qualquer problema que possa surgir.

Garanta o sigilo das informações armazenadas através de nosso software para clínicas, o que é garantido pelo Código de Ética Médica e fielmente cumprido por nossa tecnologia e nossa equipe de profissionais.

Um primeiro atendimento profissional

O pré-atendimento é quase tão importante quanto o atendimento do paciente pelo médico. Hoje em dia somos mais exigentes com os serviços que contratamos. Então, ao tentar marcar uma consulta ou no primeiro momento que entramos em uma clínica médica, notamos a desorganização ou um mau atendimento, é provável que procuremos por outra.

É por isso que o pessoal que vai dar esse primeiro atendimento precisa ser bem treinado e mais do que isso, precisa de ferramentas adequadas para que possam trabalhar de maneira eficaz. Assim, o sistema para clínicas proporciona essas ferramentas.

O pessoal da recepção terá, com um software para clínicas, todos os procedimentos necessários para o pré-atendimento disponíveis de forma clara e prática. Assim, tudo o que é necessário para colher todas as informações do paciente estará disponível. 

O paciente, que é também um cliente, terá a sensação de que entrou em um local confiável e respeitável.

Consulta médica com sistema para clínicas

Após a recepção do paciente vem o principal, que é a consulta médica. Um profissional competente deve ter em suas mãos não somente uma equipe de retaguarda que lhe dê todo o suporte necessário, mas também ferramentas úteis que ele possa utilizar para automatizar e padronizar as rotinas de uma consulta, deixando-o livre para avaliar o paciente com toda a atenção que se faz necessária.

Se o profissional precisa ficar preenchendo papéis e documentos enquanto o paciente relata o que está havendo com ele, vai perder informações importantes de diagnóstico ou, no mínimo, causar uma péssima impressão.

O sistema para clínicas providencia um prontuário inteligente que facilita o registro dos fatos e do histórico do paciente. Ele permite também a inserção de documentos no prontuário, como por exemplo o resultado de exames.

Além disso, os módulos do software para clínicas compõem um completo sistema para especialidades clínicas incluindo. Com recursos visuais específicos para cada uma das especialidades médicas, você visualização de forma mais rápida e organizada de atender o paciente e ter um registro de suas informações.

Módulos para diferentes especialidades médicas e clínicas

Estes módulos estão inclusos no prontuário eletrônico do sistema para clínicas, disponível para o profissional utilizar na consulta com o paciente, ajudando a coletar e armazenar informações importantes de forma prática e organizada.

  • Oftalmologia
  • Reumatologia
  • Oncologia
  • Dermatologia
  • Ginecologia
  • Pediatria
  • Exames
  • Pontuações
  • Odontologia
  • Cirurgia plástica
  • Angiologia

Além desses módulos de especialidades clínicas o sistema também conta com um Módulo de scores, que possibilita a adição de tabelas para todas as especialidades, facilitando ainda mais o acompanhamento dos pacientes.

Recursos do sistema para clínicas

Considerando os softwares para clínicas disponíveis no mercado e as diferenças existentes entre eles, listamos aqui os recursos que a sua clínica pode ter assinando um dos planos para o sistema para clínicas.

  • Agenda
  • Mural de recados
  • Gerenciamento de tarefas
  • Chat para colaboradores da clínica
  • Cadastro de contatos
  • Gerenciamento de usuários
  • Gerenciador de documentos
  • Cadastro de pacientes
  • Lista de espera
  • Prontuário inteligente
  • Prescrição eletrônica
  • Prescrição controlada
  • Inserção de imagens
  • Base completa de medicamentos
  • Armazenamento de imagens médicas
  • Módulo de especialidades médicas
  • Relatórios gerenciais
  • Módulo financeiro
  • Módulo de estoque
  • Marketing de email
  • Pesquisa de satisfação

Além desses recursos, o consultório ou clínica médica que conta com esse sistema para clínicas terá à disposição um suporte técnico disponível e confiável para resolver qualquer problema que possa surgir. O armazenamento dos dados é seguro com todo o sigilo necessário para informações importantes.

Um sistema para clínicas é fundamental

É fundamental que sua clínica automatize e padronize tarefas de rotina. Assim, todo atendimento fluirá melhor. Isso terá também um impacto na satisfação do seu cliente/paciente, ajudando também o seu negócio a se manter rentável.

Com um sistema para clínicas todo o pré-atendimento será muito mais prático, organizado e eficiente, evitando perda de tempo entre atendimentos. O profissional terá acesso instantâneo à ficha do paciente, inclusive à distância. Para isso, utiliza imagens de laudos e exames integrados ao prontuário.

O sistema para clínicas tem também integrado um controle de estoque e um controle financeiro, para que as contas estejam em dia e separadas das contas dos profissionais, evitando prejuízos e contratempos indesejados e inesperados.

Hoje todo tipo de negócio utiliza algum tipo de automação comercial e o sistema para clínicas é exatamente o que você precisa para que o seu consultório ou clínica médica seja muito mais moderno e eficiente.

Importância da assinatura digital no prontuário eletrônico

A tecnologia avança e traz praticidade para os negócios na área da saúde. A assinatura digital é uma das ferramentas essenciais para proteger os prontuários eletrônicos na sua clínica.

A assinatura digital é uma ferramenta que vincula a identidade do paciente a um documento. É também a forma mais segura e moderna de validação de contratos, com a mesma validade jurídica que os documentos de papel. Ela utiliza uma técnica de criptografia avançada, que garante a segurança dos documentos digitais.

A Assinatura Digital é importante para o médico, pois garante que as informações que o profissional inseriu no sistema são as mesmas do prontuário. Em caso de alguma disputa jurídica, é uma segurança a mais para o profissional.

O funcionamento da assinatura digital é baseado em um certificado chancelado por uma Autoridade Certificadora (CA). A CA avalia a veracidade do documento ou um provedor de serviços credenciado confiável (TSP). Dessa forma, os documentos emitidos são verificados a partir da tecnologia PKI (Public Key Infrastructure).

Leia nosso artigo “Por que a sua clínica precisa ter certificação digital?” para conhecer mais a tecnologia que protege seu prontuário.

A tecnologia PKI criptografa o documento inteiro e cria uma chave. Essa chave é enviada junto com o documento para o destinatário. Assim, o envio gera uma segunda chave, originando uma dupla camada de segurança. Se as duas chaves forem iguais, é prova de que o documento não foi alterado e ainda é válido juridicamente.

Com a assinatura digital vinculada ao prontuário eletrônico, os processos se tornarão mais práticos e rápidos. Afinal, toda informação é protegida digitalmente. Assim, esta nova tecnologia garante a segurança dos documentos a longo prazo e a imunidade a adulterações.

Para experimentar na prática como a tecnologia impacta a gestão de uma clínica médica, clique abaixo.

Iniciar teste gratuito

 

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.