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Teleconsulta: 5 dicas para captar novos pacientes para o consultório online

Tempo de leitura: 8 minutos

A teleconsulta já é realidade na medicina brasileira. Muitos pacientes já estão aderindo à  modalidade e várias clínicas já encontraram caminhos para oferecer o recurso a seus pacientes. O novo modelo, no entanto, exige novas estratégias para captação de pacientes. 

Por isso, neste texto, vamos mostrar como você pode trazer mais pacientes para suas teleconsultas e como mantê-los fiéis à sua clínica – mesmo à distância. Vamos abordar os seguintes tópicos:

  1. Como potencializar seus atendimentos
  2. Como oferecer uma experiência online completa
  3. Estratégia para converter seguidores em pacientes
  4. Levar pacientes presenciais para a teleconsulta
  5. Como integrar seus atendimento online e presenciais

Leia até o final para aplicar as estratégias ainda hoje!

1. Potencialize seus atendimentos: o que você pode fazer por teleconsulta?

A pergunta não é “será que eu posso fazer teleconsulta?”. A pergunta correta é “o que eu posso oferecer por teleconsulta?”. Busque dentro das especialidades da sua clínica serviços que possam ser oferecidos online. Então, defina o público-alvo das suas teleconsultas. 

Algumas especialidades, é claro, terão mais facilidade em fazer os seus atendimentos à distância. Porém, antes de dizer que a sua clínica não pode atender remotamente, converse com os demais profissionais para encontrar estratégias. Tenha em mente que nem todos os casos vão ser beneficiados pela teleconsulta, mas sempre há tratamentos que podem ter sucesso após serem prescritos à distância. 

Além da maior praticidade e do melhor custo-benefício, a teleconsulta tem outras vantagens. Algumas delas são maior conforto para o paciente, melhor controle de doenças infecciosas, manejo de condições crônicas. Afinal, o paciente não precisa se deslocar até o consultório, ficando junto de familiares e cuidadores. Além disso, o profissional pode compreender melhor o ambiente em que o paciente está inserido. Detalhes como má postura, ambiente com muitos ruídos e falta de autocuidado básico podem ser indicativos importantes para a avaliação integral do quadro.

Portanto, pense como os pacientes poderiam se beneficiar da teleconsulta. Para aqueles que, de acordo com sua equipe, não terão benefícios ou cujos quadros requerem maior atenção presencial, preserve os atendimentos tradicionais. 

2. Experiência online completa: do agendamento ao tratamento

As habilidades técnicas dos profissionais da sua clínica não são suficientes para garantir que os pacientes gostem do atendimento. É preciso focar na qualidade da experiência do paciente. Quando se trata de teleconsulta, é necessário criar um ambiente digital confortável e completo. 

Assim como sua clínica deve ter uma boa sala de recepção para que o paciente se sinta bem acolhido, seu atendimento online deve ser confortável. Em outras palavras, desde o primeiro contato com seu consultório online, o paciente deve ter acesso a tudo que precisa em poucos cliques. Tenha em mente, portanto, que o aumento da qualidade da teleconsulta depende da praticidade que você proporciona aos pacientes.

Teleconsulta: acolhimento do paciente

A primeira ferramenta para criar esse atendimento online completo e confortável é o agendamento online. Com ele, o paciente não precisa ligar para a clínica. Basta acessar a ferramenta de agendamento – pelo celular ou pelo computador – e escolher o melhor horário para a consulta. Se você tiver o módulo de pagamento integrado, o paciente pode pagar a consulta até mesmo com cartão de crédito. Depois disso, um sistema de mensagens automáticas é importante para garantir que o paciente lembra da consulta e confirme sua presença. É possível também que, dentro de um prazo pré-estabelecido, o paciente tenha oportunidade de reagendar o atendimento. 

Teleconsulta: atendimento virtual eficiente

Além dessas ferramentas para o pré-consulta, a tecnologia também deve ser sua aliada para a teleconsulta em si. Minutos antes do atendimento, o paciente recebe uma mensagem com o link para a plataforma de teleconsulta. Com um clique, médico e paciente iniciam a chamada – mesmo que estejam a quilômetros de distância. 

Durante o atendimento em uma plataforma especializada, o paciente pode enviar arquivos com resultados de exames, por exemplo. Já o médico pode registrar os dados da consulta em um prontuário eletrônico e fazer sua prescrição digital. Se a plataforma contar com o recurso de assinatura eletrônica certificada, é possível, ainda, enviar a prescrição para o paciente com garantia de autenticidade. Assim, o receituário será aceito em qualquer estabelecimento. 

Teleconsulta: pós-atendimento com qualidade

Depois da consulta, o paciente recebe uma pesquisa de satisfação inteligente. A clínica, por sua vez, armazena os dados do prontuário, das prescrições e as informações financeiras do atendimento em um sistema de gestão médica em nuvem. 

Essa é a descrição de uma experiência completa, com o mais alto nível de tecnologia e conforto online. Para saber mais sobre como estruturar um consultório online, clique aqui.

3 – Conversão rápida nas redes sociais

Você já deve ter percebido que profissionais de muitas áreas divulgam links para suas páginas de venda. Essa prática também pode ser feita por um consultório online, desde que respeite as diretrizes éticas do marketing médico

A lógica é simples. Os pacientes devem seguir os perfis da sua clínica nas redes sociais. O próximo passo é demonstrar a confiabilidade do seu trabalho. Então, sua clínica divulga que está disponível para atendimentos online. Aqueles pacientes que desejarem consultar à distância podem clicar no “link na bio” – uma frase comum no Instagram, por exemplo. Esse link vai direcionar o seguidor à página de agendamento online de consultas. 

Com isso, você terá uma estratégia básica de conversão de seguidores em clientes da sua clínica, no modelo de teleconsulta. Essa estrutura de vendas não é comum em um contexto de atendimento local, quando a clínica funciona apenas com consultas presenciais. Afinal, dessa forma, o público fica limitado àquelas pessoas que seguem seus perfis e moram na cidade em que a clínica está localizada. No entanto, quando se trata de teleconsulta é possível disponibilizar os serviços da sua clínica para todos os pacientes que tiverem o perfil adequado para atendimento remoto. 

4 – Conte a novidade para os atuais pacientes

Um erro estratégico comum na captação de clientes para clínicas médicas é focar apenas no primeiro atendimento. Lembre-se de contar a novidade para os pacientes que você já atende presencialmente. É provável que você tenha o endereço de email, o número de WhatsApp ou mesmo o número para enviar um SMS ao paciente. Use esses recursos para contar que seu consultório online está aberto. 

Você pode, também, utilizar ferramentas de email marketing ou o WhatsApp Business. A melhor alternativa é fazer um primeiro contato mais pessoal e personalizado. Evite enviar mensagens padronizadas, que provavelmente serão ignoradas. Invista o tempo da sua equipe para perguntar como os pacientes estão e, então, disponibilizar o atendimento online. Essa estratégia funcionará especialmente com pacientes recorrentes, que já possuem uma relação mais próxima com a sua clínica. 

Começar a atender os pacientes presenciais de forma remota é uma iniciativa que traz muitos benefícios. O paciente fará um monitoramento contínuo de sua própria saúde. A clínica, por sua vez, aumentará sua receita com concomitante redução de custos. Afinal, a teleconsulta traz muitas vantagens para a clínica – uma delas é fidelizar os pacientes. 

Uma vez que você conquistou a confiança dos pacientes e que eles se sentem confortáveis com o atendimento online, eles vão recomendar sua teleconsulta para amigos e familiares. Então, existe uma forma melhor de captar mais e mais pacientes? 

5. Teleconsulta: sistema integrado, seguro e eficiente 

A tecnologia para área da saúde deve seguir três regras indispensáveis: integração, segurança e eficiência. Isso significa que não adianta você ter apenas um dos recursos disponíveis, porque ele não trará a segurança nem a eficiência que você procura. 

Você precisa ter os recursos da experiência online completa sob um mesmo protocolo de segurança tecnológica. Para isso, busque por um sistema online em nuvem, com todos os recursos e certificações necessários. Tenha certeza de que você terá acesso às ferramentas mais atualizadas do mercado e que ninguém vai invadir seu registro de prontuários eletrônicos. 

A Amplimed tem todos os recursos de telemedicina que você precisa, com uma plataforma de teleconsulta completa integrada ao melhor sistema de gestão para clínicas e consultórios. 

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