As consulta de avaliação são procedimentos muito usuais na vida de um médico. Todos os dias centenas de milhares de pessoas descobrem novas doenças ou decidem fazer ajustes para melhorar a qualidade da própria vida.
Trabalhar com o serviço de saúde é trabalhar diretamente com impactos na vida dos brasileiros. Isso implica em mais responsabilidade e comprometimento com os avanços profissionais. Por isso a necessidade de sempre refletir e tentar lapidar os processos, ainda que corriqueiros ou comuns da área médica.
Esse texto vai te mostrar alternativas para que você possa melhorar a qualidade da sua consulta de avaliação.
Como funciona a consulta de avaliação?
Essa prática faz parte do seu dia a dia e você já deve estar cansado de saber como a consulta de avaliação acontece. Mas vamos retomar nesse texto o conceito e o funcionamento dessa primeira consulta com o novo paciente para entendermos como podemos aperfeiçoar a prática.
“A primeira impressão é a que fica”
Esse famoso ditado serve muito bem para o tema. O primeiro contato com o paciente pode ser crucial para o desenvolvimento do relacionamento entre vocês. É no primeiro atendimento em que você vai conhecer a rotina, a dinâmica, as dificuldades e os incômodos do seu paciente.
É por meio dessas informações que você vai direcionar o tratamento e entender quais técnicas podem ser utilizadas ou as que melhor se encaixam para aquela situação específica.
Ao saber qual o melhor caminho percorrer para solucionar o problema de saúde ou melhorar a qualidade de vida daquela pessoa você consegue ter dimensão de outros aspectos decisivos no acompanhamento médico, como por exemplo a periodicidade dos agendamentos de consultas, necessidades de procedimentos, valores e formas de pagamento.
Essas informações são necessárias para que o paciente escolha se vai cuidar da saúde com você ou não. É como se fosse uma espécie de planejamento e organização para resolução de um problema.
Pensando no dia a dia do médico, esse conteúdo que é apurado durante a consulta de avaliação tem um impacto direto em todos os setores da clínica. Desde disponibilidade de agenda, passando pela quantidade de material necessário no mês, até o faturamento e lucro líquido que você terá.
O ditado popular que foi exposto anteriormente nesse texto está interligado com uma frase do autor americano Tom Peters: “você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão”.
Pensando na seriedade e complexidade de uma rotineira consulta de avaliação, separamos algumas dicas que podem te auxiliar nos futuros encontros que você terá com novos pacientes.
Como aprimorar suas consultas de avaliação
- Dica nº 1 – O bom atendimento começa no agendamento!
Se nós humanos criamos uma percepção de algo a partir do primeiro contato, já imaginou como seria ruim sentir uma dificuldade de comunicação logo no início de tudo?
E por dificuldade de comunicação podemos entender como a falta de agilidade na marcação; a necessidade de ter que utilizar o telefone em horário comercial pra agendar um atendimento; a longa espera nessa primeira ligação telefônica; dificuldade de encontrar um horário que seja confortável para ambas as partes e possíveis transtornos com cancelamentos e mútuas agendas dos profissionais.
Por isso é necessário pensar em estratégias que podem facilitar a marcação de consultas, principalmente para novos pacientes. O agendamento online é uma ótima saída para resolver esses problemas. Leia mais sobre o tema clicando aqui.
- Dica nº 2 – Faça uma detalhada anamnese
A anamnese pode parecer algo muito corriqueiro e básico da vida do médico, mas está longe de ser uma atividade sem importância.
Ainda mais se tratando de uma consulta de avaliação, suas perguntas precisam ser certeiras para entender o real quadro clínico do seu paciente. Somente assim você vai poder analisar, julgar e determinar quais os melhores procedimentos a fazer. Para saber como fazer uma boa e detalhada anamnese, acesse esse texto.
- Dica nº 3 – Seja empático
Até aqui ressaltamos o quão importante é investir nas suas técnicas médicas e nas características operacionais e físicas do seu consultório. Esses itens são essenciais e costumam ser a preocupação mais comum dos profissionais. Mas não para por aí! Prezar por um atendimento humanizado pode ser um diferencial na sua prestação de serviço.
Antes de mais nada, você precisa estabelecer uma relação de confiança com o novo paciente. Vamos inverter os papeis rapidamente e pensar em como o novo paciente se sente. Ele provavelmente está passando por um período delicado, dificultoso e vulnerável em relação à saúde, por isso decidiu buscar auxílio. Por isso a confiança é um sentimento essencial no primeiro contato entre vocês dois.
É interessante você passar uma segurança de que ele pode confiar no seu trabalho e no tratamento escolhido. Ser atencioso, um bom ouvinte, mostrar interesse pelas informações que ele compartilha com você e o tratar cordialmente são atitudes que podem potencializar ainda mais a criação do laço.
Todos os aspectos oferecidos até aqui fazem parte da prática da empatia, ou seja, da capacidade cognitiva e emocional que você pode desenvolver ao compreender ou se identificar verdadeiramente com outra pessoa. É similar àquele antigo conceito de se colocar no lugar do outro. Mas não basta fazer isso e levar as próprias ideias ou experiências. É entender pensamentos, atitudes e aflições alheias a partir das bagagens alheias.
Utilizar a empatia no consultório é também praticar a medicina humanizada. Essa conexão gerada entre médico e paciente pode ser um fator determinante para a fidelização no tratamento e futuras indicações da clínica para amigos e familiares.
- Dica nº 4 – Seu consultório precisa fazer parte da era digital
A dinâmica do exercício da medicina mudou muito ao longo dos anos, principalmente no avanço tecnológico. Esse cenário não favorece apenas a descoberta ou aprimoramento de pesquisas científicas que elevam a qualidade de vida ou curam doenças.
A esfera digital pode ser utilizada para gerar mais conforto, comodidade e agilidade na sua consulta de avaliação. Ao utilizar recursos tecnológicos para melhorar não só a consulta de avaliação como também o restante dos encontros, você acaba gerando uma vantagem na tomada de decisão pela sua clínica ou não.
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