Assine a newsletter
e receba nossos
conteúdos.

Assine a newsletter

Acreditação ONA: conheça os primeiros passos para obtê-la

Tempo de leitura: 7 minutos

A acreditação ONA é um método de certificação que visa garantir a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para receber essa acreditação, a empresa precisa atender aos padrões definidos pelo órgão e que são reconhecidos internacionalmente. 

Neste texto, você vai aprender:

  • O que é acreditação ONA.
  • Níveis de acreditação ONA.
  • Passos para obter a acreditação

Leia até o final para entender como você pode obter a acreditação ONA de forma prática. 

O que é a acreditação ONA?

A acreditação ONA é promovida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Trata-se, então, de um método de avaliação de empresas, que busca, a partir de padrões predefinidos, garantir a qualidade e a segurança dos atendimentos em saúde. Assim, para receber a acreditação é necessário comprovar que a empresa atende aos requisitos da ONA. 

A avaliação é feita de forma voluntária e reservada. O método aplicado pela ONA não possui caráter fiscalizatório. Portanto, constitui-se em um programa de cunho educativo e preventivo para manter as organizações prestadoras de serviços de saúde em melhora contínua.

A acreditação ONA evita recomendar ferramentas, técnicas, processos ou linhas metodológicas para as organizações. Dessa forma, afasta o caráter prescritivo, focando, apenas, nas estratégias que garantam o alto nível de atendimento. 

De acordo com a apresentação no site do órgão, a metodologia ONA é a única do país com diferentes níveis de acreditação. Segundo eles, o nivelamento permite que as organizações desenvolvam maior segurança nos processos e na gestão.

Níveis de acreditação ONA

A acreditação ONA possui diferentes níveis de certificação, o que possibilita que as empresas mantenham a melhoria contínua na gestão e nos processos.  Os três níveis são:

  • Nível 1: Acreditado
  • Nível 2: Acreditado Pleno
  • Nível 3: Acreditado com Excelência

Nível 1 – Acreditado

A organização que cumpre, no mínimo, 70% dos padrões de qualidade da acreditação ONA atinge o nível 1 de certificação. Para obtê-la, são avaliadas tanto as áreas estruturais quanto assistenciais da empresa. Após a aprovação, a acreditação tem validade de dois anos. 

O padrão nível 1 de liderança organizacional na acreditação ONA tem a seguinte definição:

Determina a direção da organização estabelecendo objetivos, modelo de gestão e políticas institucionais com foco na segurança e na qualidade do cuidado, acompanhamento e provendo recursos necessários para sustentar seu cumprimento.

Os requisitos para atingir este nível são: 

  • Estabelecer uma identidade organizacional e disseminá-la para a equipe. 
  • Estabelecer um modelo assistencial que considere o perfil epidemiológico e as necessidades do público atendido. 
  • Implantar o planejamento estratégico, considerando a necessidade de novos negócios, das partes interessadas e a opinião dos clientes. 
  • Atender às diretrizes legais para exercício das atividades. 
  • Definir e seguir protocolos assistenciais. 
  • Garantir a suficiência de recursos humanos, de equipamentos, de insumos e de infraestrutura para o desempenho das atividades de atendimento. 
  • Constituir e acompanhar comissões de apoio à gestão.

Nível 2 – Acreditado Pleno

O nível 2 de acreditação ONA requer que a empresa cumpra, no mínimo, 80% dos padrões de qualidade e segurança e 70% dos padrões de gestão integrada Além disso, é importante que os processos internos sejam executados com fluidez, em que a comunicação entre os membros da equipe seja clara e efetiva. Além disso, a certificação neste nível também tem validade de 2 anos.

A definição do padrão nível 2 para liderança organizacional na acreditação ONA é a seguinte:

Promove o acompanhamento e a avaliação do desempenho dos resultados organizacionais de acordo com o modelo de gestão e políticas definidos. 

Os requisitos para atingir o nível 2, como Acreditado Pleno, são:

  • Gerenciar recursos humanos, equipamentos, materiais e medicamentos para atendimento às solicitações emergenciais.
  • Definir diretrizes para gestão da tecnologia de acordo com as necessidades dos serviços.
  • Acompanhar o gerenciamento dos riscos organizacionais, apoiando as ações para melhoria contínua.
  • Estabelecer processos estratégicos da organização.
  • Gerenciais os resultados dos processos de suas relações, de acordo com as estratégias definidas. 
  • Acompanhar indicadores de resultados dos processos. 
  • Estabelecer mecanismos para acompanhamento do planejamento estratégico.
  • Revisar sistematicamente o planejamento estratégico considerando cenário interno e externo, bem como a legislação vigente.
  • Avaliar indicadores de planejamento estratégico para a tomada de decisão.
  • Utilizar informações gerenciais para tomada de decisão e atualização das estratégias.

Nível 3 – Acreditado com Excelência

Para atingir o nível Acreditado com Excelência a empresa precisa atender a três critérios. Ela deve cumprir, no mínimo, 90% dos critérios de padrão de qualidade e de segurança. Além disso, deve cumprir, no mínimo, 80% dos padrões de gestão integrada e 70% ou mais de excelência em gestão. Assim, este último item deve ser atingido com a empresa demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua, em alto nível de maturidade institucional. A validade da certificação nível 3 é de três anos. 

A acreditação ONa pode ser adotada por diferentes prestadoras de serviços de saúde, tais como: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care e outros serviços especializados. 

Como obter acreditação ONA

A ONA acredita organizações de todos os perfis, portes e complexidades. Para participar do processos é necessário cumprir alguns requisitos de elegibilidade, que são:

  • Estar legalmente constituída há pelo menos 1 ano;
  • Possuir alvará de funcionamento;
  • Possuir licença sanitária;
  • Portar licenças específicas para a natureza da atividade;
  • Possuir registro do responsável técnico.

Uma vez que a empresa já possua os requisitos básicos de elegibilidade, você pode aplicar para o processo a partir de uma Organização Acreditadora Credenciada. Para o nível 1, em regra geral, será exigida a criação de um planejamento estratégico. Esse plano deve, então, contemplar todos os requisitos para a atividade e prever a melhoria contínua da empresa. Já no nível 2 será exigido que este planejamento seja executado com eficiência.

Para isso, a metodologia mais utilizada é o Balanced Scorecard (BSC). O BSC é uma ferramenta de gerenciamento estratégico de performance. Dessa forma, você define as metas para cada perspectiva, ou área, de gestão. Em cada meta, é preciso indicar um desdobramento de como essa meta será atingida e como será feito o controle desse processo. As quatro divisões são:

  1. Clientes
  2. Processos internos
  3. Aprendizado e desenvolvimento de pessoas
  4. Finanças

Com o planejamento baseado nessas quatro perspectivas, será mais fácil atingir os requisitos mínimos dos níveis 2 e 3 da acreditação ONA. 

Conclusão

A busca por excelência deve ser constante em um estabelecimento de saúde. Processos de certificação são importantes para avaliar o planejamento e a execução das estratégias de desenvolvimento da empresa. Além disso, garantem o nível de excelência operacional que todo gestor deseja. 

A aplicação da metodologia BSC para obtenção do nível 2 de acreditação ONA é mais fácil quando você dispõe das ferramentas tecnológicas necessárias.  O sistema Amplimed para gestão de clínicas e consultórios tem todos os recursos para planejamento, para execução e para controle das metas o BSC. 

Se você quer obter a acreditação ONA, então, dê o primeiro passo na melhoria da sua gestão. Preencha o formulário abaixo para iniciar um período de transformação gratuita do seu negócio. 

Autor


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.