Por que sua clínica precisa ter o agendamento médico online?

Tempo de leitura: 8 minutos

Diante de tantas inovações tecnológicas para a área da saúde, é difícil saber por onde começar a transformar sua clínica. O ideal é que você comece a utilizar os recursos que levem mudanças efetivas para sua gestão e para os atendimentos prestados. Neste artigo, falaremos sobre o agendamento médico online e os motivos para implementar em sua clínica. Este é o principal recursos para levar tecnologia à sua gestão, porque:

  • Melhora a experiência do paciente;
  • Aumenta a quantidade de consultas e reduz o número de ligações;
  • Diminui as ausências nos atendimentos.

Leia até o final e veja por que o agendamento médico online é o passo mais importante para a transformação.

Qualidade da experiência do paciente com agendamento médico online

No Blog da Amplimed, já falamos das 7 melhorias que aumentam a qualidade da experiência do paciente. A principal delas é o agendamento médico online. Afinal, este é o primeiro contato efetivo do paciente com sua clínica e, se a primeira impressão é a que fica, não deixe ninguém esperando para sua secretária “encaixar na agenda”.

Com o agendamento médico online, o paciente:

  • Não precisará ir até a clínica para agendar;
  • Não precisará telefonar;
  • Pode escolher o melhor horário em relação a seus compromissos;
  • Pode agendar a qualquer hora e de qualquer lugar.

Ao evitar o deslocamento do paciente até a clínica, você facilita o caminho até a consulta. Isso representa uma redução nos obstáculos. Por isso, o número de agendamentos aumentará. O recurso online também reduz obstáculos. Afinal, existe clara tendência das pessoas evitarem ligações, optando por recursos digitais.

Além disso, a possibilidade de o paciente escolher o horário de acordo com seus próprios compromissos é outro aspecto positivo para a clínica. A autonomia na escolha do horário mitiga a aparição de “imprevistos” horas antes do atendimento. A quarta característica do agendamento médico online que aumenta a qualidade de experiência do paciente é a disponibilidade 24/7. A marcação da consulta pode ser feita a qualquer hora e de qualquer lugar. Assim, o paciente não precisa aguardar pelo próximo dia útil. Para a clínica, há um benefício direto: ao retornar de um feriado sua agenda pode estar lotada. Para o paciente a vantagem também é clara: ao agendar a consulta, ele se sente mais seguro e com a certeza de que será acolhido na data escolhida. Essa redução da ansiedade pode contribuir na adesão ao tratamento e, consequentemente, no prognóstico.

Experiência com tecnologia é sempre mais agradável.

Se você ainda não utiliza o agendamento médico online, vamos ilustrar com uma breve comparação. Antes do advento dos aplicativos bancários, os boletos só eram pagos em lotéricas ou nas filas dos Bancos. Então, diante da necessidade inadiável de fazer o pagamento, você, ou mesmo alguém de sua equipe, precisava enfrentar a fila por horas para evitar a incidência de juros. O desconforto e a inconveniência eram evidentes. Assim, com os aplicativos para smartphone, você mesmo pode efetuar o pagamento de todas as faturas do mês em poucos minutos.

O desconforto e a inconveniência são semelhantes para pacientes que procuram por atendimento médico. É claro que há um agravante: a situação de adoecimento. Ouvir uma secretária dizer ao telefone que vai “encaixar seu nome na agenda” pode ser uma ofensa. Logo, isso não é uma boa primeira impressão. Se a tecnologia solucionou a complexidade das operações bancárias, deixe a praticidade chegar à sua clínica. O agendamento médico online pode ser feito via aplicativo, sem necessidade de ligações. A experiência do paciente em sua clínica terá um primeiro passo inesquecível.


Quer conhecer outros recursos? Leia:7 melhorias que aumentam a qualidade da experiência do paciente.

Mais consultas e menos ligações telefônicas

Além de causar uma boa primeira impressão e facilitar a relação médico paciente, o agendamento médico online aumenta o número de consultas agendadas. Explicamos como este aumento é operacionalizado: menos obstáculos, mais marcações. Agora, saiba que é possível aumentar o número de agendamentos, reduzindo o número de ligações telefônicas. Sem tecnologia isso seria impossível. Afinal, na sua clínica, ainda vigora a regra:

1 agendamento = 1 ou mais ligações

Com o agendamento médico online, a fórmula passa a ser:

Muito mais que 1 agendamento = zero ligações

No retorno de um feriado ou final de semana, quando você conferir sua agenda, ficará surpreso com o número de consultas agendadas, sem qualquer ligação telefônica. No horário comercial, em que sua clínica está aberta, muitos pacientes podem estar trabalhando. Logo, esse é um motivo suficiente para a consulta não ser agendada.

Muitas vezes, as barreiras para a marcação da consulta podem, inclusive, comprometer a saúde do paciente. Com a disponibilidade do agendamento médico online, fora do horário comercial e direto no celular, o paciente pode agendar a consulta a partir das primeiras manifestações de uma doença. O paciente, então, faz o agendamento fora do horário comercial, sem dificuldades e sem ligações telefônicas.

A diminuição das chamadas atendidas possibilita que sua secretária dedique as habilidades para um acolhimento estratégico. Ela é quem recebe a todos que chegam à clínica. Assim, a opinião do paciente em relação à consulta começa a ser modelada pelo atendimento prestado pela secretária. Logo, ao invés de atender inúmeras ligações por dia e organizar sua agenda de papel, a secretária pode se dedicar a facilitar as consultas, o fluxo dentro da clínica e garantir a satisfação de pacientes e familiares.

Para aproveitar ao máximo as competências de sua secretária, leia: “A culpa não é da sua secretária!”.

Diminuição de ausências nas consultas

Se a sua clínica sofre com pacientes fantasmas, aqueles que agendam consultas, mas nunca aparecem, você precisa aplicar tecnologia para reduzir estes casos. Para uma clínica médica sem agendamento online, a ausência nas consultas tem um forte impacto sobre o faturamento. Afinal, é um horário reservado que será perdido, sem qualquer receita e com a dedicação de tempo e outros recursos por parte da equipe.

O agendamento médico online também é a principal estratégia para evitar a ausência de pacientes nas consultas, com cancelamentos de última hora. Além de facilitar a marcação de consulta, você precisa de uma ferramenta que peça a confirmação do paciente. Sem essa ferramenta, por outro lado, sua clínica voltaria a vivenciar as inúmeras ligações para confirmar o horário do atendimento.

Com estes recursos, o paciente escolhe o melhor horário e, em datas pré-definidas, o aplicativo solicita a confirmação da consulta. Então, o paciente pode confirmar ou reagendar. Por isso, além de reduzir as ausências, o aplicativo ainda facilita a remarcação caso o paciente indique que não poderá comparecer. Isso melhora a taxa de retenção de clientes em potencial. Afinal, sem a praticidade do reagendamento, o paciente poderia apenas cancelar ou deixar de ir à consulta. Semanas depois, poderia agendar com outro médico.

A tecnologia do agendamento médico online com lembretes automáticos facilita o fluxo de atendimentos em sua clínica. Isso ocorre porque tarefas repetitivas como organização de horários e confirmações de consultas são programadas no sistema. O sistema de agendamentos automaticamente pergunta ao paciente, via SMS ou Whats App, se ele poderá comparecer. Em caso negativo, o software médico libera o horário na agenda da clínica e, ainda, mostra ao paciente datas alternativas.

Encontre outras estratégias em: “Como diminuir a ausência dos pacientes em consultas médicas?”

Conclusão

O agendamento médico online:

  • Facilita a marcação de consulta
  • Melhora experiência do paciente
  • Aumenta o número de agendamentos
  • Reduz o número de ligações telefônicas
  • Diminui as ausências nos atendimentos

Por isso, você já sabe que este é o principal recurso tecnológico para sua clínica. Então, não precisa mais dizer que não sabe por onde começar. Comece hoje. Comece agora a transformação do seu negócio. Seus paciente a e sua equipe agradecem!

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