Como garantir agilidade com sistema médico para gestão de clínicas

Tempo de leitura: 6 minutos

Minimizar desperdícios de tempo, otimizar processos e estreitar o relacionamento com pacientes. Esse tripé de benefícios é a base que tem levado clínicas e consultórios a buscarem agilidade com sistema médico para gestão de clínicas.

Em um mercado cada vez mais competitivo, um sistema médico online é um forte diferencial para enxugar custos e otimizar ganhos. Poder contar com planilhas que cruzam automaticamente dados e horários de consultas agendadas, desistências e pedidos de reagendamento é apenas uma das funcionalidades básicas de um bom software médico.

Importante deixar claro que a automação não substitui a necessidade de intervenção humana. Secretárias e funcionários continuam com o seu papel. São eles quem alimentam o sistema médico com informações diárias. A vantagem no uso do software médico está na velocidade de processamento das informações e na quantidade de variáveis e indicadores que podem ser acompanhados em tempo real.

Sistema médico online ajuda a otimizar ganhos

Na comparação entre uma clínica digital e outra que opere sem um sistema médico de gestão online, pesa contra a segunda a falta de agilidade para identificar ações que possam otimizar ganhos.

Em uma gestão digital é possível acompanhar dia a dia, e ao longo de semanas, o tempo médio gasto por consulta, a incidência de procedimentos médicos realizados e o número de pacientes atendidos em cada dia da semana.

A partir desse mapeamento, fica mais fácil identificar possíveis ações para otimizar os ganhos financeiros. Um consultório que faça, por exemplo, 10 atendimentos diários em um tempo médio de 30 minutos por consulta, pode aumentar sua rentabilidade em 20% apenas reduzindo 5 minutos do tempo gasto em cada consulta.

Na prática, esse mesmo consultório passaria oferecer uma média de 12 consultas diárias, de 25 minutos cada, no mesmo período em que antes eram realizados 10 atendimentos. No fim de um mês, considerando 20 dias úteis, o ganho médio seria de mais 40 consultas. Isso sem precisar de qualquer investimento na estrutura administrativa e sem aumentar o número de horas trabalhadas.

O exercício de reengenharia exemplificado acima também poderia ter sido feito sem o auxílio de um software médico. Mas imagine o trabalho que daria para tabular manualmente o tempo médio de cada consulta para depois fazer projeções e comparações mais longas.

E agora imagine o que a agilidade com sistema médico pode fazer por sua clínica ou consultório, ao oferecer a possibilidade de acompanhamento de diversos outros indicadores. Quantas reengenharias podem ser feitas? Quantos acompanhamentos estatísticos e quantos gargalos podem ser identificados, para em seguida serem otimizados?

Outras facilidades de um sistema de gestão médica integrado e online

  • Gerenciamento de Consultas: ao permitir o gerenciamento automático da agenda de marcações, o sistema médico permite movimentações mais ágeis sem riscos de sobreposição de horários. Você cria lista de espera, abre novos horários, insere encaixes de última hora e bloqueia marcações para dias e horários determinados. O sistema ainda ajuda na confirmação das consultas, enviando aos pacientes mensagens com lembretes do dia e horário agendado.
  • Controle Financeiro: os sistemas médicos também permitem o monitoramento do fluxo de caixa, mostrando toda a movimentação financeira diária e por períodos. Com isso é possível saber a qualquer momento como está a margem de lucro em um mês. O sistema pode mostrar ainda as entradas futuras previstas, por conta de repasses das operadoras de saúde suplementar. Com esses indicadores o gestor tem um retrato preciso da situação financeira e pode tomar decisões com mais agilidade e segurança.
  • Integração de Equipes: a equipe de funcionários ganha mais agilidade com o sistema médico, na medida que todos podem acompanhar o fluxo de processos operacionais e administrativos. Essa integração torna as tarefas do dia a dia mais visíveis, o que exige também maior comprometimento de todos os envolvidos no cumprimento de metas pré-estabelecidas.
  • Armazenamento na Nuvem: os sistemas de gestão médica mais modernos não necessitam mais de servidores físicos e equipamentos caros instalados nas clínicas e consultórios. Eles processam e armazenam dados, com segurança, na nuvem. Assim, tudo acontece online e pode ser acompanhado por todos os funcionários autorizados e devidamente cadastrados com senhas no sistema. Isso possibilita, inclusive, que esses dados sejam acessados à distância por meio de um smartphone.

Atendimento humanizado e agilidade com sistema médico

A adoção do prontuário eletrônico é outro grande diferencial de agilidade com sistema médico. Ao mesmo tempo que facilita a consulta ao histórico de dados de um paciente, também promove uma relação médico-paciente mais próxima.

Com o prontuário eletrônico, o médico consegue visualizar, de maneira bastante ágil, os últimos exames feitos pelo paciente, sua evolução, os medicamentos já administrados e até o seu histórico de doença familiar. Com isso, o médico pode dar um atendimento mais personalizado, considerando as particularidades de quem está sendo cuidado.

O prontuário eletrônico permite ainda ao médico a prescrição de medicamentos e de atestados, impressos diretamente do sistema. Também há uma integração da ficha do paciente com a agenda eletrônica. Assim ele pode receber lembretes para marcar consultas de rotina ou revisão. E ainda há a possibilidade de programar mensagens de alerta nos horários em que o paciente terá que tomar medicação.

Todas essas funcionalidades levam o cliente a se sentir acolhido, bem cuidado. E contribuem para que ele retorne e para que se torne um divulgador espontâneo da qualidade dos serviços prestados.

Pesquisa de satisfação

Aproveitando a possibilidade de comunicação eletrônica com os pacientes atendidos, o sistema médico também pode ser utilizado como uma ferramenta para envio de pesquisa de satisfação.

Nesse caso, além de mais uma ferramenta de fidelização do cliente, na medida que demonstra uma preocupação em prestar bons serviços, o feedback recebido é mais um importante indicador para orientar possíveis ajustes em processos e no atendimento.

Você também pode obter agilidade com sistema médico! Clique aqui e saiba como.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.