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Atendimento home care e a teleconsulta para terceira idade

Saiba como oferecer teleconsultas associadas ao atendimento home care para a terceira idade e mitigar os riscos de internações hospitalares nessa faixa etária.
médico ausculta paciente idoso

Hoje em dia, os pacientes da terceira idade têm adquirido cada vez mais desenvoltura e se sentido mais à vontade em teleconsultas. Isso está diretamente relacionado ao aumento do atendimento home care.

Antes de começarmos, é necessário relembrar que a modalidade de telemedicina engloba a teleconsulta, monitoramento, diagnósticos e análise de exames de imagem. 

São muitas as possibilidades que podem ser usadas por brasileiros que têm mais de 60 anos. Dezenas de serviços podem ser oferecidos para que o paciente tenha mais conforto e facilidades em um momento tão delicado e complexo quanto o de cuidar das funções motoras, neurológicas e psicológicas. 

Nesse artigo você vai saber:

Qual a importância da telemedicina para a terceira idade
Qual é a relação do atendimento home care com telemedicina para a terceira idade?
Vantagens da telemedicina associada ao atendimento home care
Quais os desafios?

Médico de máscara e luva atende por telemedicina

A importância da telemedicina para a terceira idade

Existem diversos motivos que justificam a importância da telemedicina para a terceira idade. 

A teleconsulta foi regulamentada no Brasil em abril de 2020 por meio da Lei 13.989, que estabelece todas as regras para essa prática médica. 

Antes de mais nada, é interessante pensar que os avanços tecnológicos não são de usufruto exclusivo das gerações mais novas. Essas facilidades também precisam ser aproveitadas pelas demais camadas etárias da população. 

Ainda que seja algo mais intuitivo para uns do que para outros, a teleconsulta para a terceira idade surge como uma forma de incluí-los nos avanços. Já o atendimento home care é um formato parceiro dos idosos há algum tempo.

Cabe ao setor educacional da sociedade promover formas de passar esse conhecimento à população dessa idade. 

Gestores de clínicas e profissionais da saúde, por exemplo, podem se responsabilizar pela criação de campanhas e tutoriais para que essa parcela dos pacientes também utilize os serviços digitais que são oferecidos.

Mesmo porque frequentar ambientes hospitalares ou até mesmo clínicas particulares pode contribuir para o desenvolvimento de novas enfermidades para quem tem mais de 60 anos. Como infecções hospitalares, viroses, gripes e demais bactérias que se encontram em grande quantidade nesses locais. 

Nesse período da vida, a mobilidade também é mais dificultosa, então, possibilitar o acesso à saúde de dentro dos lares é mais um ganho que o atendimento home care e a teleconsulta para a terceira idade oferecem. 

Além desses fatores citados anteriormente, ainda há a questão financeira. Segundo o UOL Economia, o valor do salário de um aposentado no Brasil em 2023 começa em R$1.320.

A preocupação começa na questão mobilidade e transporte. Sem poder contar com o atendimento home care, pacientes na faixa da terceira idade precisam pegar transporte público, tendo que enfrentar lotações e, muitas vezes, falta de lugar para se acomodar. 

Caso haja impedimento em acessar esse tipo de transporte, seria necessário incorporar nos gastos mensais fixos um valor para utilizar carros de aplicativo ou táxi. 

A remuneração mensal ainda precisa suprir convênio médico, tratamentos particulares adicionais e remédios contínuos. 

A saúde também precisa contar com estratégias preventivas, como alimentos que proporcionam nutrição e níveis mais altos de imunidade para os mais velhos. 

Melhorar o bem-estar dessa faixa da população ajuda a aumentar a expectativa de vida no Brasil, que hoje está nos 76 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Idoso em atendimento home care por telemedicina

Qual a relação do atendimento home care com telemedicina para terceira idade?

O atendimento home care é quando um paciente é orientado por um especialista a receber o tratamento em casa. 

Costuma ser dividido entre cuidados ambulatoriais, geralmente para quem tem necessidades mais pontuais e problemas de locomoção e, internações que servem para casos mais complexos e que exigem profissionais 24h por dia e 7 dias na semana. 

Mas, para que esses atendimentos possam ser feitos, além de toda estrutura física que é montada, recursos tecnológicos também precisam ser implementados como parte da rotina de assistência. É aí que entra a telemedicina, abrangendo teleconsulta, telemonitoramento, telediagnóstico e telerradiologia. 

O atendimento home care para terceira idade é essencial, ainda mais para acompanhar os batimentos cardíacos, a oxigenação sanguínea, pressão arterial e nível de diabetes. 

Gadgets que complementam a telemedicina podem ser utilizados como acessórios para aprimorar ainda mais a prestação de serviço. 

Muitas das funções de um atendimento home care não poderiam ser feitas sem o advento da teleconsulta. Um médico precisaria se deslocar do consultório e ir até a casa do paciente para checar algumas informações. Hoje, com as videochamadas, isso não é mais necessário. 

Também seria necessário levar os idosos aos laboratórios e centros de imagens para conseguir investigar alguns quadros. 

Hoje, essa função pode ser feita no formato de atendimento home care de maneira remota, reduzindo a burocracia, a quantidade de profissionais envolvidos na tarefa e as dificuldades gerais que seriam enfrentadas no meio do caminho. 

Vantagens da telemedicina associada ao atendimento home care

A telemedicina e o atendimento home care para a terceira idade podem ser muito proveitosos para ambas as partes do processo de assistência: tanto profissionais da saúde quanto pacientes podem notar inúmeras vantagens em utilizar plataformas digitais para alguns tipos de atendimento. Separamos algumas neste texto para que você as conheça: 

Ampliação do atendimento home care representa mais oferta de serviços na área da saúde

Neste quesito, tanto clínica quanto paciente saem ganhando. Se antes os tipos de atendimentos eram tradicionais e muito singulares, hoje, as inovações permitem mais modificações e pluralidades, como a ampliação das áreas de atendimento home care. 

Antes era comum agendar uma consulta, pessoalmente ou por telefone, e comparecer até o estabelecimento, quase como regra.

Pouco se falava das dificuldades que as empresas de saúde enfrentavam para disponibilizar e manter a estrutura para acolher cada paciente. A viabilização de uma estrutura móvel para o atendimento home care é muito mais prática.

Também não havia tantos comentários sobre as dificuldades que os pacientes encontravam para chegar até o consultório. Muitas pessoas saiam de outras cidades para conseguir atendimento e tantas outras simplesmente ficavam sem, acumulando problemas clínicos e prejudicando a própria situação. 

A partir da boa utilização da teleconsulta e do contato residencial do atendimento home care, as barreiras geográficas foram quebradas e qualquer pessoa pode se consultar com um especialista, independentemente de sua localização. 

Para as clínicas o saldo também foi positivo, porque conseguiram estender a gama de produtos e serviços por meio do digital.

Gráfico roxo ascendente

Aumento no faturamento

A lógica é simples neste item: quanto mais sua agenda está cheia, mais você fatura. Quanto mais você oferece diversidade de procedimentos, mais você fatura. Quanto mais pessoas você atinge e quanto menos barreiras de espaço e estrutura você tiver, maior o seu faturamento.

Quanto antes a teleconsulta e o atendimento home care forem implementados na sua clínica, menores as barreiras e, novamente, maior o faturamento.  

Moedas de centavo e real

Diminuição dos gastos 

A preparação para receber um paciente no consultório é completamente diferente dos atendimentos home care e online. No presencial, é necessário ter uma lista de materiais para tal atividade: desde algodões, maca, papel para forrar a maca, eletrônicos, palitos e instrumentos médicos.  

Essa questão pode ser ainda melhor observada quando o assunto é consulta de retorno. Como toda a parte de análise, conhecimento e aproximação inicial do paciente, preenchimento da ficha de anamnese e solicitações de exames e medicações já foram feitas na primeira consulta, o retorno acaba sendo uma etapa mais simples. 

Ele serve para conferir resultados, definir diagnósticos, indicar novos tratamentos e práticas diárias que podem cooperar com o quadro clínico, como é o caso das terapias integrativas. É possível unir a telemedicina a esse momento, aplicando a teleconsulta de retorno.

Para os pacientes, uma atenção preventiva no atendimento home care e a telemedicina para a terceira idade tende a reduzir os custos de cada procedimento. O tipo de cobrança de uma simples consulta presencial, por exemplo, é diferente da lógica utilizada para medir valores da telemedicina. 

No caso do atendimento home care para a terceira idade, o custo pode ser menor do que constantes internações em clínicas ou hospitais. Ainda mais se o idoso precisa de cuidado contínuo. Utilizar o cuidado em casa e a telemedicina para essa parcela da população pode vagar leitos de hospitais. 

Melhorias no atendimento 

Isso acontece porque o acompanhamento médico é regular, o contágio é menor entre a população mais velha e a segurança de toda a prestação de serviço é mais estruturada e precisa, assim como demanda a Lei Geral de Proteção de Dados

Poder fornecer atendimento home care para a terceira idade e ainda com todas as facilidades da telemedicina é garantir conforto e mais qualidade de vida a eles. 

Quais os desafios?

  • Ter um local com infraestrutura adequada para atendimento home care para terceira idade e internet para teleatendimento; 
  • Falta de investimento na equipe médica e nas tecnologias de atendimento home care para terceira idade; 
  • Montar uma boa equipe disciplinar que vai conseguir garantir saúde e bem estar ao paciente que está passando por uma fase de atendimento home care e com encontros com o médico de forma constante;
  • Boa comunicação de forma contínua entre todos os integrantes da equipe; 
  • Resistência do paciente para os tratamentos, mesmo que o atendimento home care proponha controlá-los de perto. 

Utilizar o atendimento home care para terceira idade a partir de técnicas da telemedicina é um bom começo para quem quer interagir mais com esse público e modernizar o próprio estabelecimento de saúde. 

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