A tecnologia que liberta, veja como as clínicas estão fazendo para humanizar seus atendimentos

Tempo de leitura: 5 minutos

Você entra em sua clínica e percebe a equipe focada na execução de tarefas administrativas. Então, você pensa que seu negócio está funcionando da melhor forma, que todos estão concentrados em suas atividades e que os pacientes estão satisfeitos com o atendimento. Por outro lado, sua equipe parece desconfortável ou insatisfeita com as tarefas repetitivas do cotidiano de trabalho. Você percebe que o número de atendimentos tem caído, mas não entende o porquê.

Então, você acompanha o atendimento de sua recepcionista e repara que ela dá mais atenção ao armário de arquivos do que ao paciente. Você escuta reclamações pelos corredores de que um dos médicos passa mais tempo procurando o histórico de consultas na ficha de cadastro do que examinando o paciente. Saiba que essas são falhas claras na humanização do seu atendimento!

Humanização é um processo de transformação da cultura organizacional, fundamentado no respeito e na valorização da pessoa humana, que busca a aliança da competência técnica e tecnológica com a competência ética e relacional do atendimento em saúde. Trata-se, portanto, do esforço para unir todas as ferramentas, dispositivos e tecnologias em prol do aprimoramento das relações de trabalho e dos processos de atendimento.

Tornar o atendimento humanizado consiste em aplicar mudanças na cultura organizacional e isso exige atenção na escolha das ferramentas de gestão. Essas mudanças podem iniciar pela forma como a tecnologia é utilizada. Atualmente, apenas as melhores clínicas conseguem unir tecnologia e recursos humanos de forma eficaz. Na maioria dos casos, a máquina domina o humano, que fica horas alimentando sistemas ineficazes, com tarefas e informações infinitamente repetitivas.

As melhores clínicas unem tecnologia e atendimento humanizado de forma eficaz, porque obtêm as mais altas performances de seus sistemas de gestão e de seu pessoal. Para isso, é preciso que os computadores e seus sistemas façam o trabalho repetitivo, as tarefas exaustivas com dados e controles. Dessa forma, a equipe pode se dedicar ao atendimento atencioso, à empatia, à escuta.

Um sistema que assuma todas as tarefas automáticas e repetitivas e, ainda, possibilite que a equipe se dedique ao atendimento humanizado deve trazer três benefícios básicos: economia de tempo, eficiência operacional e, claro, aumento de rentabilidade.

Economia de tempo

Para que sua equipe possa dedicar mais atenção ao paciente e focar em um  atendimento humanizado, o primeiro requisito do seu sistema é economia de tempo. Afinal, você deve ter muita atenção à gestão do tempo nas tarefas de sua clínica.  Quanto menos tempo sua equipe investir em inserção de dados no sistema, em preenchimentos de planilhas, em escrita de relatórios, mais tempo será investido na escuta do paciente.

É necessário que seu sistema gere relatórios automaticamente e que facilite o preenchimento de dados dos pacientes. Em nível administrativos, seu sistema deve gerar planilhas e outros documentos sem demandar grande esforço de quem executa essas funções. Para o atendimento médico, seu sistema deve gerar receituários e atestados e demonstrar as informações do paciente com simplicidade e clareza.

Assim, toda equipe, da recepção ao consultório, podem se dedicar a produzir um atendimento diferenciado e personalizado para cada demanda. Economizar tempo com o sistema possibilita investir tempo no que, realmente, importa: o atendimento!

Eficiência operacional

Você precisa de um sistema que simplifique seu atendimento. Afinal, trabalhar com saúde já é suficientemente complexo. Seu sistema deve facilitar os fluxos na clínica. Deve impedir a repetição de ações. Deve manter seu foco nos pontos mais importantes e indispensáveis do serviço prestado.

Para isso, as telas devem ser simplificadas, sem abas em excesso e com todos os recursos acessíveis. Também é importante que os relatórios e os prontuários sejam personalizáveis. Afinal, cada paciente é único e você deve estar preparado para garantir um atendimento especial.

É importante que você centralize suas ações em um único sistema. Portanto, escolha um sistema que possibilite o anexo de imagens, o acesso remoto a resultados de exames de imagem e de exames laboratoriais, entre outros recursos que mantenham sua equipe sempre em uma mesma plataforma.

Aumento de rentabilidade

A maior tendência para a área de saúde para os próximos anos é a personalização do atendimento. Um sistema que aproxime tecnologia e atendimento humanizado deve facilitar essa personalização e, com isso, provocar um aumento na rentabilidade do seu negócio.

Seu atendimento deve ser fluido e personalizado, atendendo às demandas específicas de cada paciente. Assim, você garante a satisfação de seu paciente e mantém um bom relacionamento com ele. Satisfação e bom relacionamento constroem a fidelidade do paciente e de sua família, o que implica diretamente no aumento da rentabilidade de sua clínica.

Fique atento!

O ser humano costuma passar muitas horas executando tarefas como se fosse um robô. Não deixe que isso aconteça em sua clínica. Estabeleça parcerias empresariais e utilize um sistema que deixe para o humano o que o humano faz de melhor: o atendimento com empatia e atenção.

Uma frase que ilustra muito bem o potencial da união entre seres humanos e máquinas é atribuída a Albert Einstein: “Os computadores são incrivelmente rápidos, precisos e burros; o ser humano é incrivelmente lento, impreciso e brilhante. Juntos, seus poderes ultrapassam os limites da imaginação”.

Teste gratuitamente o sistema que vai humanizar o atendimento da sua clínica

 

Veja abaixo os nossos eBooks:

Marketing para médicos: Como transformar o Instagram em uma ferramenta poderosa (Clique para baixar)

Novas tecnologias para clínicas médicas: Porque a sua clínica não pode ficar de fora da transformação digital (Clique para baixar)

redes sociais instagram medico      transformação digital tecnologias clínicas consultórios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.