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5 Dicas para atrair pacientes para a clínica médica

Tempo de leitura: 5 minutos

Ao montar um consultório próprio, o médico precisa estar preparado para os desafios que o empreendedorismo impõe. Alguns deles envolvem a criação de um modelo de negócios, documentos necessários para legalização da clínica, e claro, como atrair pacientes para o consultório. 

Se cadastrar em planos de saúde pode ser uma boa ideia. Afinal, essa é uma ótima maneira de conseguir pacientes para começar as atividades na clínica médica com o pé direito. Porém, é interessante mesclar os atendimentos que chegam dos convênios e também ter pacientes particulares. Assim, você poderá refinar a qualidade do seu atendimento e ir construindo uma boa imagem no mercado, facilitando a fidelização de pacientes. 

Hoje, você vai conferir dicas valiosas de como atrair pacientes para a clínica médica. Nossas sugestões podem ser aplicadas no começo ou no decorrer da sua carreira! Esperamos ajudar no crescimento do seu negócio, independente do momento que você está vivendo. 

5 dicas para atrair pacientes para a clínica médica

1 – Aposte em um atendimento de qualidade

A regra é clara: um bom atendimento gera fidelização. Isso acontece porque, ao ser bem atendido, existem mais chances do paciente voltar a frequentar a sua clínica, ou até mesmo indicar seus serviços para amigos e familiares. 

Sendo assim, é fundamental se atentar a duração da consulta, como você trata seus pacientes durante o tempo que estão juntos e se todos os seus funcionários estão oferecendo a mesma qualidade de atendimento. 

Outro fator importante na fidelização dos pacientes é a aparência da sua clínica. Um ambiente confortável pode deixar os pacientes mais a vontade e contribuir positivamente para a qualidade do atendimento. 

Lembre-se sempre de que a opinião do paciente sobre a sua clínica começa no momento do agendamento e termina no pós atendimento. É importante garantir que ele se sinta satisfeito em todas essas etapas. 

2 – Tenha um relacionamento de confiança com os pacientes

As redes sociais são ferramentas importantes para ajudar os pacientes a confiarem no seu trabalho e no serviço que sua clínica oferece. Além disso, elas também são grandes aliadas na hora de atrair pacientes para o consultório. 

Isso acontece porque esses canais de comunicação são perfeitos para se manter sempre presente na vida dos pacientes. Outra boa ideia é usar as datas comemorativas a seu favor e de acordo com o perfil de seus pacientes.

Você pode utilizar a ferramenta de email marketing de um sistema de gestão médica para mandar emails e mensagens no WhatsApp em aniversários, dia das mães, dos pais, das crianças e outras datas que sejam importantes para seus pacientes. 

Pode parecer algo simples, mas ao perceber que você lembrou de uma data tão especial, seu paciente irá entender que você se preocupa com ele. 

3 – Divulgue seu trabalho do jeito certo

A divulgação do seu trabalho é a única forma de fazer com que cada vez mais pessoas conheçam os serviços que você disponibiliza na clínica. 

Nesse momento, é importante ter uma estratégia de marketing bem definida. Essas ações devem estar de acordo com os objetivos e metas da clínica, além das preferências e gostos pessoais de seu público-alvo. Dessa forma, você conseguirá se transformar em uma grande referência no mercado. 

Não esqueça de que a divulgação deve seguir as normas impostas pelo Conselho Federal de Medicina. Algumas ações de marketing comuns em outros mercados são proibidas na área da saúde, como tirar selfies com pacientes, realizar promoções e fazer anúncios para marcas e produtos. 

Ao se dedicar a produzir um conteúdo de qualidade, você vai perceber o grande retorno da sua estratégia de marketing! 


 

4 – Marque presença na mídia

Aparecer em revistas, jornais ou em outras mídias é uma ótima forma de construir uma boa reputação no mercado da saúde. Isso pode parecer difícil e inalcançável, mas é mais fácil do que você imagina. 

Hoje em dia, existem diversos grupos de redatores e jornalistas que estão sempre a procura de um profissional para uma reportagem. Fique atento a essas postagens e se coloque sempre a disposição. 

Dessa forma, quando você sair em alguma matéria, diversas pessoas vão passar a conhecer seu trabalho e vão perceber que você entende do assunto. Assim, será mais fácil atrair pacientes para sua clínica. 

5 – Saiba o que seus pacientes pensam da sua clínica

Não adianta apenas focar em novos pacientes e esquecer daqueles que já estão frequentando seu consultório. 

Faça uma pesquisa de satisfação para saber qual a opinião dos seus pacientes sobre a clínica, atendimento, serviços prestados, entre outras questões importantes. Além disso, deixe um espaço livre para que eles possam fazer sugestões ou deixar comentários. 

Dessa forma, você saberá exatamente como melhorar seus pontos fortes e arrumar seus pontos francos. Com essas informações em mãos, sua clínica será um grande sucesso!

Preparado para aplicar essas dicas de como atrair pacientes para a clínica no seu dia a dia? Com as nossas sugestões, você verá que a quantidade de pacientes irá aumentar consideravelmente!

Sobre a autora:

Assinatura Julia

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