A rentabilidade da clínica médica é um fator de preocupação de todo médico gestor. Isso ocorre porque, além de oferecer excelência assistencial, é preciso garantir o crescimento do negócio. Neste texto, temos dicas práticas e objetivas para a gestão financeira da sua clínica.
- Aprenda a calcular a rentabilidade
- Reduza gastos de forma estratégica
- Aumente o fluxo de pacientes
- Fidelize os pacientes
- Faça investimentos inteligentes
Leia até o final para poder implementar ainda hoje!
Aprenda a calcular a rentabilidade da clínica médica
As estratégias para aumentar a rentabilidade da clínica médica dependem da sua habilidade de executar o planejamento financeiro do negócio. Primeiro, é preciso compreender o conceito para saber qual será o foco de suas ações.
Rentabilidade é normalmente confundida com lucratividade. No entanto, são conceitos diferentes para análise de uma empresa. O blog da corretora Rico traz definições simplificadas dos dois termos que podem nos ajudar.
Lucratividade
Lucratividade é o ganho excedente; ou seja, é a diferença entre o valor de venda e o gasto para prestar o serviço. Já a rentabilidade está relacionada com o retorno financeiro sobre um capital investido. Isso significa que é preciso investir uma quantia inicialmente e analisar em quanto ela “se transforma”. Esse percentual de “transformação” representa a lucratividade.
A lucratividade do seu negócio, em percentual, pode ser calculada com a seguinte fórmula:
Receita Bruta (-) Despesas = Lucro
Como exemplo, vamos pensar que gasta R$75 para cada consulta cujo preço é R$150 e faz 100 atendimentos por mês. No final do mês, você terá uma receita bruta de R$15.000,00, com um total de R$7.500,00 em despesas. Logo, seu lucro líquido será de R$7.500,00 – a metade da receita bruta. Por isso, diríamos que a lucratividade do mês foi de 50%.
Rentabilidade
Em relação à rentabilidade da clínica médica, é preciso considerar o investimento inicial na empresa. Para isso, você divide o valor inicialmente investido pelo resultado estimado do fluxo de caixa anual. Assim, você obterá a taxa de retorno anual do investimento – ou a rentabilidade anual.
Vamos a um exemplo, considerando que o investimento inicial foi de R$96 mil e o fluxo de caixa anual é de R$7.500. Então, você fará o seguinte cálculo: 7500/96000. O resultado será 7,81%. Essa é a rentabilidade anual do seu negócio.
O objetivo, portanto, é que sua clínica seja rentável, trazendo retorno sobre o investimento, e lucratividade, obtendo saldo positivo em relação às despesas. Veja as estratégias que ajudam a atingir esse objetivo.
Reduza os gastos de forma estratégica
Você deve se preocupar com a organização e com o uso inteligente dos recursos financeiros. Da mesma forma que você deve ficar atento às receitas provenientes dos atendimentos, deve ter cuidado com as despesas da clínica, afinal, a rentabilidade da clínica médica funciona como uma subtração. Logo, a destinação de recursos deve ser cautelosa.
Para melhorar o controle das despesas da clínica, você deve começar pela organização. Portanto, categorize as despesas, faça agrupamentos por centro de custo e garanta o registro de todas as movimentações. Com custos organizados, será mais fácil analisar e tomar decisões sobre a saúde financeira do seu negócio.
A redução efetiva dos gastos pode iniciar com a modernização da sua gestão. Um bom exemplo é reduzir o número de impressões e o uso de material de escritório. Outra ação que pode ser tomada é a melhora de sua administração de estoque. Assim, você poderá negociar com fornecedores por condições mais favoráveis de prazo ou até mesmo de desconto no pagamento. Saiba mais em: “Controle de estoque para clínicas: 4 motivos para implementar ainda hoje”.
A rentabilidade da clínica médica pode aumentar a partir de ações estratégicas de análise e redução de gastos. Para saber em mais detalhes leia “6 estratégias práticas para reduzir custos na clínica médica”.
Aumente o fluxo de pacientes
Uma das estratégias para aumentar a rentabilidade da clínica médica é aumentar o número de novos pacientes. Isso também é importante para manter o crescimento do seu negócio. Então, é preciso criar diferentes iniciativas para atrair as pessoas que buscam por atendimento na sua especialidade.
Tenha em mente que a qualidade do atendimento é um dos principais fatores para atração de novos pacientes. Afinal, a confiabilidade da clínica vai impactar a tomada de decisão de quem decide agendar uma consulta.
Normalmente, antes de efetuar o agendamento, o paciente vai procurar por referências. Então, garanta que todos os pacientes que são atendidos por sua clínica tenha uma boa experiência.
Além de garantir o bom atendimento, você deve aproveitar a tecnologia investir em marketing digital. Veja algumas estratégias abaixo.
- Google Meu Negócio
- Marketing de Conteúdo
- Anúncios no Google e nas redes sociais
Se você já leu nosso artigo sobre como melhorar as etapas do seu atendimento, sabe que é necessário conhecer a jornada do paciente antes de implementar novas estratégias de marketing. Por isso, para aumentar o número de novos pacientes, coloque sua clínica onde os pacientes procuram. Será que algum dos seus pacientes faz pesquisas no Google?
Google Meu Negócio
Se eles utilizarem o buscador para uma pesquisa como “clínicas médicas na minha cidade”, a sua clínica deve ser o primeiro resultado! Para isso, você precisa criar uma conta gratuita no Google Meu Negócio e preencher com as informações do seu negócio. Utilize fotografias de qualidade, boas descrições e coloque dados de contato válidos.
Você pode, inclusive, inserir o link para seu site ou para sua ferramenta de agendamento online. Para aumentar a relevância do perfil do seu negócio no Google, solicite que seus pacientes deixem avaliações. Eles só precisam ter uma conta como Gmail.
Marketing de Conteúdo
Um segundo passo é produzir conteúdo e publicá-los em diferentes plataformas. Para isso, você pode criar perfis nas redes sociais, um blog ou buscar por algum portal de publicação para médicos, como o Pebmed. No marketing de conteúdo, você precisa educar seus clientes em potencial para que sua clínica seja vista como uma autoridade.
É possível produzir conteúdos tanto em um perfil profissional individual quanto no perfil da empresa. Em ambos os casos, a vantagem da estratégia está na criação de uma relação com os pacientes antes mesmo de eles desejarem uma consulta. Assim, quando eles perceberem que é necessário, vão decidir, rapidamente, por agendar com a sua clínica.
Anúncios no Google e nas redes sociais
Além da produção de conteúdo, é possível atrair novos pacientes para sua clínica com anúncios para Google e redes sociais. As plataformas mais utilizadas para isso são o Google Ads e o Facebook para Negócios, em que você pode planejar diferentes tipos de anúncios para Facebook e Instagram.
Você deve ter cuidado em relação aos conteúdos dos anúncios. Afinal, existem diferentes regras definidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para a publicidade na área médica. Para entendê-las, leia nosso artigo: “Marketing para médicos: fale sempre com um especialista”.
É importante que você contrate alguém especializado em marketing médico para criar as campanhas de anúncios e o planejamento estratégico das ações. Assim, você terá certeza de que o investimento nas campanhas trarão um melhor retorno.
Além disso, um profissional qualificado na área garante que as campanhas respeitem os preceitos da ética médica e que sempre destaquem positivamente sua marca.
Parece óbvio que um maior número de atendimentos trará mais rentabilidade. No entanto, é preciso combinar a busca por mais pacientes com estratégias de fidelização. Veja, a seguir, como fazer isso.
Fidelize os pacientes
O aumento do fluxo de pacientes só impactará de forma significativa a rentabilidade da clínica médica se, ao mesmo tempo, você fidelizar a cliente já atendida. Há inúmeros motivos pelos quais a fidelização é vantajosa.
Entre eles, há motivos assistenciais, como a relação médico-paciente; motivos relacionados ao marketing, como o maior potencial de indicação boca a boca; e motivos financeiros, como uma maior previsibilidade de caixa.
Para fidelizar os pacientes é importante que você fique atento às necessidades e às expectativas quando eles procuram por atendimento. Sua clínica não deve dar certeza de cura ou de um resultado específico para os tratamentos. Entretanto, você pode garantir respeito, atenção e alta qualidade técnica dos profissionais.
Os fatores comportamentais são grandes responsáveis pela fidelização dos pacientes. Além deles, a organização e a infraestrutura da clínica são importantes. Por isso, você deve manter esses aspectos em alto nível.
Para saber a opinião dos pacientes e identificar forças e fraquezas do seu negócio, uma ótima alternativa é utilizar a pesquisa de satisfação inteligente.
Tenha esta ferramenta para dar voz a seus pacientes, identificar aqueles que podem promover o seu negócio e resolver problemas internamente. A reputação da sua clínica depende do quanto você está disponível para ouvir a insatisfação dos pacientes e oferecer boas soluções.
Com isso, o próprio paciente perceberá o esforço dos profissionais da sua clínica para obter uma melhora gradual no nível dos atendimentos.
Aprenda como implementar o procedimento que vai aumentar a fidelidade dos seus pacientes: “Pesquisa de satisfação: você sabe o que os seus pacientes pensam sobre sua clínica?”.
Faça investimentos inteligentes
A melhor forma de aumentar a rentabilidade da sua clínica médica é fazer investimentos inteligentes. Isso não significa aumentar as despesas, mas direcioná-las para alternativas com melhor custo-benefício. A melhor opção é escolher a tecnologia.
Para aumentar o número de pacientes, você pode, por exemplo, contratar uma plataforma de telemedicina. Assim, você diversifica as fontes de receita da clínica ao mesmo tempo que expande sem sair do lugar. Se você ainda não sabe como iniciar, acesse nosso guia: “Tudo que você precisa saber sobre telemedicina”.
Outro investimento inteligente que vai aumentar a rentabilidade da clínica médica é o Faturamento TISS. Se você atende por convênio médico, deve evitar as glosas administrativas para manter a saúde financeira do seu negócio. Um sistema médico que emite as guias conforme o padrão TISS é a solução!
Finalmente, se você quer atender mais pacientes, fidelizá-los e poupar tempo da sua equipe, considere implementar o agendamento online na sua clínica. Assim, os pacientes pode agendar consultas 24 horas, sem qualquer ligação telefônica. É a melhor ferramenta para iniciar a jornada do paciente de forma eficaz.
Gostou das dicas?
Se você quer saber em mais detalhes como aumentar a rentabilidade da clínica médica, baixe o nosso Guia de Gestão Financeira para Clínica Médicas.