A acreditação ONA é um método de certificação que visa garantir a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para receber essa acreditação, a empresa precisa atender aos padrões definidos pelo órgão e que são reconhecidos internacionalmente.
Neste texto, você vai aprender:
- O que é acreditação ONA;
- Níveis de acreditação ONA;
- Passos para obter a acreditação;
Leia até o final para entender como você pode obter a acreditação ONA de forma prática.
O que é a acreditação ONA?
A acreditação ONA é promovida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Trata-se, então, de um método de avaliação de empresas, que busca, a partir de padrões predefinidos, garantir a qualidade e a segurança dos atendimentos em saúde. Assim, para receber a acreditação é necessário comprovar que a empresa atende aos requisitos da ONA.
A avaliação é feita de forma voluntária e reservada. O método aplicado pela ONA não possui caráter fiscalizatório. Portanto, constitui-se em um programa de cunho educativo e preventivo para manter as organizações prestadoras de serviços de saúde em melhora contínua.
A acreditação ONA evita recomendar ferramentas, técnicas, processos ou linhas metodológicas para as organizações. Dessa forma, afasta o caráter prescritivo, focando, apenas, nas estratégias que garantam o alto nível de atendimento.
De acordo com a apresentação no site do órgão, a metodologia ONA é a única do país com diferentes níveis de acreditação. Segundo eles, o nivelamento permite que as organizações desenvolvam maior segurança nos processos e na gestão.
Níveis de acreditação ONA
A acreditação ONA possui diferentes níveis de certificação, o que possibilita que as empresas mantenham a melhoria contínua na gestão e nos processos. Os três níveis são:
- Nível 1: Acreditado;
- Nível 2: Acreditado Pleno;
- Nível 3: Acreditado com Excelência;
Nível 1 – Acreditado
A organização que cumpre, no mínimo, 70% dos padrões de qualidade da acreditação ONA atinge o nível 1 de certificação. Para obtê-la, são avaliadas tanto as áreas estruturais quanto assistenciais da empresa. Após a aprovação, a acreditação tem validade de dois anos.
O padrão nível 1 de liderança organizacional na acreditação ONA tem a seguinte definição:
Determina a direção da organização estabelecendo objetivos, modelo de gestão e políticas institucionais com foco na segurança e na qualidade do cuidado, acompanhamento e provendo recursos necessários para sustentar seu cumprimento.
Os requisitos para atingir este nível são:
- Estabelecer uma identidade organizacional e disseminá-la para a equipe;
- Estabelecer um modelo assistencial que considere o perfil epidemiológico e as necessidades do público atendido;
- Implantar o planejamento estratégico, considerando a necessidade de novos negócios, das partes interessadas e a opinião dos clientes;
- Atender às diretrizes legais para exercício das atividades;
- Definir e seguir protocolos assistenciais;
- Garantir a suficiência de recursos humanos, de equipamentos, de insumos e de infraestrutura para o desempenho das atividades de atendimento;
- Constituir e acompanhar comissões de apoio à gestão;
Nível 2 – Acreditado Pleno
O nível 2 de acreditação ONA requer que a empresa cumpra, no mínimo, 80% dos padrões de qualidade e segurança e 70% dos padrões de gestão integrada Além disso, é importante que os processos internos sejam executados com fluidez, em que a comunicação entre os membros da equipe seja clara e efetiva. Além disso, a certificação neste nível também tem validade de 2 anos.
A definição do padrão nível 2 para liderança organizacional na acreditação ONA é a seguinte:
Promove o acompanhamento e a avaliação do desempenho dos resultados organizacionais de acordo com o modelo de gestão e políticas definidos.
Os requisitos para atingir o nível 2, como Acreditado Pleno, são:
- Gerenciar recursos humanos, equipamentos, materiais e medicamentos para atendimento às solicitações emergenciais;
- Definir diretrizes para gestão da tecnologia de acordo com as necessidades dos serviços;
- Acompanhar o gerenciamento dos riscos organizacionais, apoiando as ações para melhoria contínua;
- Estabelecer processos estratégicos da organização;
- Gerenciais os resultados dos processos de suas relações, de acordo com as estratégias definidas;
- Acompanhar indicadores de resultados dos processos;
- Estabelecer mecanismos para acompanhamento do planejamento estratégico;
- Revisar sistematicamente o planejamento estratégico considerando cenário interno e externo, bem como a legislação vigente;
- Avaliar indicadores de planejamento estratégico para a tomada de decisão;
- Utilizar informações gerenciais para tomada de decisão e atualização das estratégias;
Nível 3 – Acreditado com Excelência
Para atingir o nível Acreditado com Excelência a empresa precisa atender a três critérios.
Ela deve cumprir, no mínimo, 90% dos critérios de padrão de qualidade e de segurança. Além disso, deve cumprir, no mínimo, 80% dos padrões de gestão integrada e 70% ou mais de excelência em gestão. Assim, este último item deve ser atingido com a empresa demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua, em alto nível de maturidade institucional. A validade da certificação nível 3 é de três anos.
A acreditação ONA pode ser adotada por diferentes prestadoras de serviços de saúde, tais como: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care e outros serviços especializados.
Como obter acreditação ONA
A ONA acredita organizações de todos os perfis, portes e complexidades. Para participar do processos é necessário cumprir alguns requisitos de elegibilidade, que são:
- Estar legalmente constituída há pelo menos 1 ano;
- Possuir alvará de funcionamento;
- Possuir licença sanitária;
- Portar licenças específicas para a natureza da atividade;
- Possuir registro do responsável técnico.
Uma vez que a empresa já possua os requisitos básicos de elegibilidade, você pode aplicar para o processo a partir de uma Organização Acreditadora Credenciada.
Para o nível 1, em regra geral, será exigida a criação de um planejamento estratégico. Esse plano deve, então, contemplar todos os requisitos para a atividade e prever a melhoria contínua da empresa. Já no nível 2 será exigido que este planejamento seja executado com eficiência.
Para isso, a metodologia mais utilizada é o Balanced Scorecard (BSC). O BSC é uma ferramenta de gerenciamento estratégico de performance. Dessa forma, você define as metas para cada perspectiva, ou área, de gestão. Em cada meta, é preciso indicar um desdobramento de como essa meta será atingida e como será feito o controle desse processo. As quatro divisões são:
- Clientes;
- Processos internos;
- Aprendizado e desenvolvimento de pessoas;
- Finanças;
Com o planejamento baseado nessas quatro perspectivas, será mais fácil atingir os requisitos mínimos dos níveis 2 e 3 da acreditação ONA.
Conclusão
A busca por excelência deve ser constante em um estabelecimento de saúde. Processos de certificação são importantes para avaliar o planejamento e a execução das estratégias de desenvolvimento da empresa. Além disso, garantem o nível de excelência operacional que todo gestor deseja.
A aplicação da metodologia BSC para obtenção do nível 2 de acreditação ONA é mais fácil quando você dispõe das ferramentas tecnológicas necessárias. O sistema Amplimed para gestão de clínicas e consultórios tem todos os recursos para planejamento, para execução e para controle das metas o BSC.
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