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Atendimento humanizado e automatizado: como aplicar na sua clínica médica

Quando pensamos em formas de aumentar o faturamento da clínica, logo nos vem à cabeça estratégias de marketing e divulgação, certo? Mas, o que muita gente esquece é que um atendimento de qualidade é a chave para o sucesso do consultório médico. 

O atendimento humanizado e automatizado ganhou bastante espaço no mercado de saúde recentemente por ter mostrado resultados efetivos a curto, médio e longo prazo. 

Quer saber mais sobre como implementar o atendimento humanizado e automatizado na sua clínica médica? Saiba todos os detalhes nesse texto!

O que é atendimento humanizado? 
O atendimento humanizado está muito relacionado a experiência que o paciente tem no seu consultório, do momento em que ele marca a consulta, até o término dela. 
Proporcionar um atendimento humanizado é juntar a qualidade técnica voltada ao tratamento do problema do paciente e também nutrir um bom relacionamento entre ele, o acompanhante e a clínica. 

Para que isso aconteça, antes de tudo, é necessário tratar o paciente de forma individual e personalizada. Ele não é igual ao que acabou de sair do consultório só porque ambos têm o mesmo problema. 
O paciente precisa se sentir único. Trate todos eles com empatia e escute atentamente tudo que ele tem a dizer. Dessa forma, você consegue estabelecer uma relação de confiança e ele não vai querer se consultar com outro profissional, pois sabe que seu atendimento é diferenciado e sente que com você o problema será resolvido. 

O que é atendimento automatizado?
O atendimento humanizado e o automatizado não são a mesma coisa. Pelo contrário, eles são complementares e vamos explicar o porquê. 
Um consultório pode funcionar bem por um tempo sem o atendimento automatizado, mas com a alta concorrência no mercado, cada diferencial conta na hora do paciente escolher um médico para chamar de seu. 

Ter um atendimento automatizado na clínica é ter a disposição ferramentas que otimizam a rotina de toda equipe médica. 

Sem o atendimento automatizado, os funcionários e o médico precisam gastar bastante tempo diariamente com tarefas automáticas, o que pode levar a erros que prejudicam o atendimento.

Já deu para perceber o quanto um atendimento automatizado pode contribuir para o aumento de produtividade da clínica, certo? Os pacientes também podem ser beneficiados com essa tecnologia. 

Por exemplo, um dia antes da consulta, você pode enviar uma mensagem SMS ou no WhatsApp relembrando horário, o nome e a especialidade do médico e pedir a confirmação do atendimento. 

Agora, imagine fazer tudo isso de forma manual? Quanto tempo você iria gastar todos os dias? Os funcionários da secretaria poderiam ajudar, mas isso prejudicaria o atendimento presencial. 

Usando o atendimento automatizado, todos os colaboradores da clínica têm mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: o atendimento humanizado. 

Como ter um atendimento humanizado e automatizado na clínica?

Treine seus funcionários
Toda a equipe precisa estar ciente da importância do atendimento humanizado e dos meios para conseguir proporcionar isso para todos os pacientes igualmente. 
Ensine maneiras de como eles podem fazer com que o paciente se sinta único e bem recebido desde que ele marca a consulta, até o término dela. 

Sabia que aplicar o atendimento humanizado também melhora o clima dentro da clínica? Os funcionários se sentem bem de tratar os pacientes de uma forma mais agradável e isso colabora no dia a dia. Todos se sentem mais aptos a fazerem suas atividades com mais empenho e energia.

Melhore a comunicação 
Com uma comunicação clara e objetiva, fica mais fácil melhorar o relacionamento entre médico e paciente e entre médico e funcionários da clínica. 
Assim, você fará com que ninguém tenha dúvidas sobre o que fazer e tudo flua de uma forma mais rápida e prática. O paciente terá um tratamento melhor e a clínica irá ter uma performance alta. 

Quanto mais próximo o gestor estiver dos funcionários, melhor. Dessa forma, o clima é mais favorável para dar feedbacks negativos e positivos, além de construir um ambiente de trabalho onde todos podem dar opiniões para que a clínica cresça de maneira saudável. 

Cuide do relacionamento com os pacientes
Quando nos sentimos confortáveis com um médico, temos confiança de contar todos os sintomas, o que pode ser muito benéfico para o tratamento e identificação de problemas de saúde. 

Para isso, é importante conferir o histórico do paciente antes de chamá-lo para a sala de atendimento. Também é legal conversar sobre o tratamento, contar os prós e os contras e garantir que o paciente saiu do consultório sem nenhuma dúvida ou insegurança.

Se o paciente confiar no profissional e no tratamento proposto, as chances de ele dar certo são ainda maiores!

Gentileza no atendimento também ajuda muito na hora de construir um relacionamento de confiança com o paciente. 

Use a tecnologia
Até agora, falamos bastante sobre formas de fazer um atendimento humanizado. Mas, como ter um atendimento automatizado?

A melhor forma é trabalhar com um sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos, como o Amplimed. 

Com ele, você terá acesso a várias ferramentas que vão facilitar muito no seu dia a dia e contribuir para que o seu consultório consiga oferecer um atendimento humanizado. Tudo isso em um só lugar!

Confira algumas funcionalidades do Amplimed:

Agendamento online
Com o agendamento online, o próprio paciente pode escolher o melhor dia e horário para ele e agendar a consulta em um aplicativo. 

Isso facilita muito a vida dele, pois agendar online é muito mais fácil do que ter que ligar para a clínica para verificar quais horários estão disponíveis para atendimentos e retornos. 

Além disso, também é mais fácil para os funcionários da clínica, que não precisam ligar para os pacientes marcando ou confirmando consultas. 

O agendamento online também diminui o índice de faltas nos atendimentos, já que o paciente pode mudar seu dia e horário com apenas um click. 

Prontuário eletrônico 
Ter todas as informações do paciente juntas em um só lugar já é uma mão na roda. Se for online então, melhor ainda! Dessa forma, não há chances de dados importantes se perderem ou se deteriorar com o tempo. 

Por ser mais prático do que o papel, você pode armazenar mais dados relevantes sobre o paciente no prontuário eletrônico, que podem ajudar muito em atendimentos futuros. 

Tudo vai estar de fácil acesso e bem mais seguro, pois só pessoas com o acesso poderão encontrar os dados do paciente.

Pesquisa de satisfação 
Hoje em dia, é bastante comum que diversos estabelecimentos acabem perdendo clientes por opiniões negativas postadas em redes sociais e outros canais, como o Reclame Aqui

Esse tipo de situação pode ser evitada com uma pesquisa de satisfação interna. Dessa forma, você consegue enxergar maneiras de melhorar seus pontos positivos e eliminar seus pontos negativos, além de ressarcir os clientes que tiveram problemas de uma forma bem mais simples. 

Prescrição digital 
Fazer a prescrição médica no papel traz muitos riscos para o paciente hoje em dia. Ele pode acabar perdendo o papel e o paciente ou o farmacêutico pode acabar não entendendo o que está escrito, colocando a saúde da pessoa em risco. 

Com a prescrição digital, ninguém vai precisar passar por esse tipo de problema. É só digitar e salvar. O arquivo será salvo e você poderá enviar para o paciente, para a farmácia ou para o laboratório sem problemas. 

Email marketing

Lembra quando falamos sobre enviar SMS ou mensagens no WhatsApp para os clientes? As mesmas informações também podem ser passadas por email. 

Usando a ferramenta de email marketing, você pode construir um relacionamento de confiança com os pacientes, enviando informações relevantes sobre os problemas de saúde dele, pesquisas de satisfação, campanhas de vacina, etc. 

E você o que está esperando para oferecer um atendimento humanizado e automatizado para os seus pacientes? Conte com a Amplimed para te ajudar nessa missão!

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