No mundo acelerado de hoje, a confirmação de consulta por WhatsApp é essencial para sua clínica, porque facilita o contato entre a equipe e os pacientes sem que sejam necessárias ligações ou mensagens em tempo real.
Esse recurso não apenas simplifica esse processo repetitivo da clínica, mas também fortalece a relação médico-paciente.
Isso porque permite uma comunicação personalizada, próxima e eficiente, que proporciona uma experiência mais satisfatória para os envolvidos, que podem confirmar ou reagendar suas consultas com muita facilidade.
Se você quer ser um profissional de saúde mais moderno, precisa apostar nessa funcionalidade.
Além disso, a integração da confirmação com os demais recursos tecnológicos de pré-atendimento vai economizar muito tempo da sua equipe e aumentar a fidelização de pacientes.
Continue a leitura para saber mais sobre:
Como automatizar a confirmação de consulta por WhatsApp?
Quais os benefícios da confirmação automatizada de consultas?
Lembretes de consulta via WhatsApp são permitidos pelo CFM?
Como automatizar a confirmação de consulta por WhatsApp?
É muito simples: por meio de softwares de gestão como a Amplimed, é possível enviar lembretes automatizados aos pacientes, solicitando a confirmação de sua presença na consulta.
Dessa forma, você elimina a necessidade que sua equipe tinha de entrar contato manualmente com cada um. Afinal, isso toma um bom tempo no dia a dia, não é?
Mas ainda não é tudo. Há muitos outros benefícios. Acompanhe:
Quais os benefícios da confirmação automatizada de consultas?
Saiba mais sobre os principais benefícios:
Redução de faltas nos atendimentos
Além de tudo que você já viu, ainda é possível reduzir as faltas e os atrasos, pois a ferramenta garante que seus pacientes serão lembrados dos horários e dá oportunidade simplificada para eles cancelarem — caso optem por isso, liberando espaço para outro paciente na agenda.
Com essa funcionalidade, você oferece comodidade aos pacientes, já que todo o processo pode ser realizado com poucos toques no celular, o que torna-o mais prático.
Atendimento mais fluido
Por consequência, o fluxo de atendimento será mais fluido. Afinal, todos os avisos padronizados serão executados pelo sistema, sem que seja necessária uma ligação para o paciente.
Da mesma forma, a automatização reduz a carga de trabalho da sua equipe médica. Ela não precisará criar lembretes sobre as confirmações, tampouco redigir mensagens para cada paciente, um por um.
Fidelização de pacientes
Como a confirmação de consulta por WhatsApp reduz as faltas nos atendimentos, ela também colabora para a adesão ao tratamento e, por consequência, a fidelização, uma etapa importante da jornada do paciente.
É nesse momento que você solidifica a relação com as pessoas que foram atendidas na sua clínica. No estreitamento desse laço, cria-se um maior vínculo entre médicos e pacientes, o que também contribui para o sucesso dos tratamentos.
A retenção de pacientes é positiva também para que você tenha maior previsibilidade de receita. Isso ajuda na gestão financeira, porque facilita sua tomada de decisão quanto à expansão do seu negócio, por exemplo.
Organização da agenda
Outra vantagem de utilizar a confirmação de consulta é a manutenção da agenda organizada sem comprometer o tempo da equipe.
Afinal, quando o sistema recebe a mensagem positiva do paciente a respeito da confirmação enviada no WhatsApp, ele dá baixa e muda o status para agendamento confirmado.
Como na confirmação de consulta ele já responde alguns dados iniciais, no dia do atendimento, o sistema cria o prontuário eletrônico com os dados preenchidos pelo próprio paciente antecipadamente.
Lembretes de consulta via WhatsApp são permitidos pelo CFM?
Sim! Segundo o Conselho Federal de Medicina, o WhatsApp pode ser utilizado em alguns serviços médicos, como:
- Agendamento de consultas;
- Esclarecimento de dúvidas;
- Lembretes e confirmações;
- Envio de recibos e notas;
- Entre outros.
Isso é o que consta no parecer n° 14/2017, que afirma sobre o WhatsApp e plataformas semelhantes poderem ser usadas para comunicação entre médicos e pacientes e até entre profissionais de saúde, a fim de tirar dúvidas e contribuir para os tratamentos.
Porém, tenha muita atenção pois algumas práticas são expressamente proibidas:
- Realizar consultas à distância via WhatsApp, seja por mensagem ou chamada de vídeo;
- Prescrever medicamentos;
- Fornecer diagnósticos.
Além disso, por questões de segurança, profissionais da área da saúde não devem trocar informações sigilosas nesse meio. Afinal, basta um furto ou hackeamento para expor dados sensíveis de um paciente.
Por isso, esteja sempre ciente das normas do CFM relacionadas à proteção de dados pessoais, garantindo a confidencialidade das informações dos pacientes.
__________________
Se você quer aplicar o mais alto nível de segurança e praticidade desde antes de começar a consulta até o pós-atendimento, considere um sistema que oferece todos os recursos integrados: agendamento online, prontuário eletrônico, confirmação de consulta por WhatsApp e muito mais.
Conheça agora: