Nós sabemos que não é tão simples contar apenas com a renda que vem de consultas particulares para sustentar a clínica médica. Por isso, fazer o credenciamento de convênios é a solução para manter um fluxo bom de pacientes.
O credenciamento médico também vale para profissionais que já têm um bom número de pacientes fidelizados mas querem oferecer mais oportunidade de acesso à saúde para as pessoas.
Entretanto, para alguns, o credenciamento em convênios de saúde pode parecer um processo complexo e burocrático demais.
Para te ajudar a realizar esse processo, preparamos este guia com boas práticas para credenciar sua clínica a convênios médicos sem preocupações.
Leia também: Como funciona a legislação de saúde suplementar no Brasil?
Confira tudo que você vai encontrar aqui:
Passo a passo para o credenciamento médico da sua clínica em convênios médicos
Tenha os documentos necessários em mãos
Cadastre-se no convênio médico
Vantagens de atender por convênio médico
Desvantagens de atender por convênio médico
O que é credenciamento médico?
O credenciamento de convênio é a inclusão da pessoa física ou jurídica que prestará serviços de saúde na lista disponível do plano de saúde.
Sendo assim, será possível atender os pacientes que utilizam aqueles convênios médicos.
Essa prática é algo muito vantajoso para médicos que precisam aumentar o fluxo de pacientes na agenda médica, especialmente aqueles que estão tentando se introduzir no mercado.
Porém, sabemos que a grande desvantagem é que os convênios pagam um valor bem menor quando comparado ao das consultas particulares.
Portanto, se faz sentido para você e sua clínica realizarem o credenciamento em planos de saúde, continue a leitura e saiba mais:
Passo a passo para o credenciamento da sua clínica em convênios médicos
Os processos para efetivar o credenciamento no convênio médico causam dúvidas nos profissionais da saúde. Por isso, preparamos para você um passo a passo para fazer isso da forma mais eficiente possível. Veja:
Pesquise e conheça muito bem o convênio médico
O primeiro passo é pesquisar informações sobre as operadoras de plano de saúde mais confiáveis e que atendam plenamente a região da sua clínica.
Nessa pesquisa, leve em consideração o valor pago por atendimento e procedimento, a burocracia na hora de receber e a opinião de quem é credenciado a esse convênio médico.
Dessa forma, você fará uma escolha mais certeira.
De modo geral, um bom plano de saúde é aquele que atende suas necessidades e oferece os melhores benefícios para sua especialidade. Conheça os principais:
Bradesco Saúde: o convênio Bradesco está há mais de 35 anos no mercado de saúde suplementar, o que mostra sua confiabilidade.
SulAmérica Saúde: a operadora de saúde SulAmérica é também uma das operadoras mais antigas do mercado.
Central Nacional Unimed: a Unimed é uma grande operadora de saúde brasileira, que conta com médicos conveniados na grande maioria das cidades brasileiras.
Amil Assistência Médica: a Amil foi fundado em 1978 e está entre os melhores do país. É bastante procurado especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
Porto Seguro: a Porto Seguro é uma ótima referência no mercado de operadoras de saúde, especialmente para planos empresariais e coletivos.
Tenha os documentos necessários em mãos
É comum que os convênios médicos solicitem uma série de documentos comprobatórios para ser aceito no plano de saúde.
Normalmente, a papelada necessária consiste em:
Para profissionais físicos – PF:
- CCM ou ISS junto à prefeitura;
- CNES;
- CRM ou crédito do profissional responsável;
- Alvará de funcionamento e vigilância sanitária atualizados;
- Currículo completo do profissional;
- Comprovante de conta bancária;
- Todos os dados do local onde os atendimentos serão realizados.
Para as clínicas – PJ:
- Contrato social;
- Ata de reunião;
- CNPJ atualizado;
- CCM ou ISS junto à prefeitura;
- CNES;
- Comprovante do pagamento do ISS;
- Comprovante do pagamento da taxa de fiscalização do estabelecimento;
- Alvará de funcionamento e vigilância sanitária atualizados;
- Currículo completo de todos os profissionais que trabalham na clínica;
- CRM ou crédito do profissional responsável;
- Relação descritiva do corpo clínico;
- Comprovante de conta bancária.
É importante lembrar que alguns planos de saúde podem pedir outros documentos, além dos já citados nessa lista padrão.
Cadastre-se no convênio médico
O próximo passo é encaminhar os dados cadastrais para as operadoras e aguardar a resposta.
Mas, é preciso ficar atento, afinal, caso falte algum documento ou exista alguma inconsistência na documentação apresentada, os convênios médicos podem barrar o credenciamento da clínica.
Lembre-se: um convênio médico não pode deixar de credenciar uma clínica alegando que ela já trabalha com outro plano de saúde.
Por isso, vale a pena avaliar o motivo da recusa, caso você passe por essa situação.
Existe algum limite de credenciamento?
Essa dúvida é muito comum entre profissionais da saúde. Entretanto, a resposta é não. Não existe um limite pré-estabelecido para o cadastramento em convênios médicos.
Todavia, nós recomendamos que você avalie como atender uma boa quantidade de convênios médicos sem prejudicar a qualidade do atendimento devido a sobrecarga e agenda superlotada.
E se o credenciamento no convênio médico não for aprovado?
Nesse caso, o primeiro passo é procurar saber o motivo pelo qual seu credenciamento não foi aprovado. Se a situação for essa, repasse juntamente ao convênio escolhido quais os documentos necessários.
No caso do convênio impedir seu cadastro por já ser conveniado a qualquer outro, lembre-se que a medida é ilegítima.
Vantagens de atender por convênio médico
O número de procedimentos de saúde suplementar no país é crescente. Para os profissionais que estão começando seu consultório, há muitas vantagens de prestar atendimentos por convênios médicos.
- Maior número de atendimentos;
- Exposição da sua marca como médico;
- Agenda preenchida;
Maior número de atendimentos
A principal vantagem de prestar atendimentos por convênios médicos é o aumento do número de pacientes.
O início das atividades no mercado da saúde é desafiador. A aproximação com planos de saúde, integrando a lista de profissionais credenciados, pode atrair mais pacientes.
Ao atender convênios médicos, você abre as portas do consultório para inúmeros pacientes. Afinal, o acesso dessas pessoas ao seu atendimento é facilitado pelos planos de saúde.
Além disso, a qualidade do seu trabalho pode fidelizar esses pacientes que, em outros momentos, podem contratar consultas particulares. A fidelização é sempre vantajosa, pois facilita a divulgação da sua clínica a partir das indicações para amigos e familiares.
Dessa forma, o atendimento por convênios médicos pode ser uma estratégia para ampliar sua lista de clientes particulares.
Exposição da sua marca
A dificuldade de atração de pacientes está relacionada com a falta de exposição da sua marca. É preciso que o público reconheça seu nome, sua especialidade, a localização da sua clínica.
Para isso, é necessário expor sua marca, respeitando as limitações da publicidade médica. Credenciar-se a convênios médicos é uma boa estratégia para ganhar espaço no mercado local e construir sua marca profissional.
O maior alcance da sua clínica possibilita a reavaliação da estratégia. Assim, você pode escolher quais as melhores operadoras para permanecer credenciado e escolher alguns horários específicos para atendimentos de convênios.
Por isso, um dos benefícios do atendimento de planos de saúde e convênios é o aumento da visibilidade da sua clínica.
Agenda sempre preenchida
Atender por planos de saúde em sua clínica facilita o preenchimento da sua agenda. Dessa forma, você evita prejuízos com horários vagos.
Apesar de a remuneração nos convênios ser, em geral, mais baixa que das consultas particulares, o preenchimento de horários vagos na agenda é um benefício importante.
Em outras palavras, se você está começando e tem poucas despesas na clínica, é melhor atender pacientes por convênio médico do que deixar a agenda com muitos horários vagos. Afinal, uma clínica médica vazia custa muito caro.
Além de ter a agenda preenchida com maior facilidade, o atendimento por convênios médicos mostra para seus pacientes uma clínica mais flexível, que oferece diferentes formas de contrato da consulta.
Assim, sua agenda ficará equilibrada entre:
- Atendimentos por convênios: em maior número e menor remuneração;
- Consultas particulares: inicialmente, em menor número e maior retorno financeiro.
Desvantagens de atender por convênio médico
Entre as dificuldades enfrentadas pelos médicos que atuam em saúde suplementar estão:
- Menor remuneração por consulta;
- Agenda superlotada;
- Redução de autonomia.
Menor remuneração por consulta
A maior desvantagem para o profissional ao abrir sua clínica para convênios médicos e planos de saúde é a remuneração. Enquanto os convênios pagam, em média, R$60,00 por atendimento, a consulta particular pode superar este valor em até 10 vezes.
Somando as demais desvantagens, percebe-se que, após a consolidação do profissional, a opção pelo atendimento particular é mais rentável.
Para o profissional iniciante, é preciso considerar as oportunidades futuras geradas pelos atendimentos a convênios médicos.
Por mais que o retorno financeiro seja inferior às consultas particulares, é preciso considerar a capacidade da sua clínica de atrair pacientes.
Por isso, avalie a quantidade de atendimentos a planos de saúde e convênios que você está disposto a fazer, limite-se aos números que sejam interessantes para a gestão financeira da sua clínica.
Agenda superlotada
Ao considerar o menor retorno financeiro das consultas por plano de saúde ou convênio médico, é comum que os profissionais busquem maior rentabilidade com o aumento do número de consultas.
Essa estratégia pode gerar uma superlotação da sua agenda, criando as tão criticadas filas em consultórios médicos.
É claro que você precisa buscar as receitas necessárias para o custeio da sua clínica e geração de caixa, mas é importante garantir um fluxo de atendimento satisfatório.
Afinal, o aumento desenfreado do número de atendimento reduz a qualidade de vida do profissional. Além disso, pode reduzir a satisfação do paciente com a consulta.
Por isso, equilibre o número de atendimentos entre convênios e consultas particulares, garantindo:
- Sustento da clínica;
- Qualidade do atendimento;
- Fidelização dos pacientes.
Se preferir, além de aderir aos convênios médicos, você já pode criar estratégias de marketing. Assim, você acelera a consolidação da sua marca sem necessidade de prestar um alto número de atendimentos.
Para saber mais, leia nosso artigo: Marketing médico: guia completo para sua clínica
Redução de autonomia no atendimento
A burocracia também é uma barreira aos atendimentos por convênios médicos. Assim nas consultas particulares, para elevar o nível da prestação de serviço, basta você oferecer:
- Agendamento online;
- Prontuário eletrônico;
- Prescrição digital;
- Pesquisa de satisfação automatizada.
Com essas ferramentas, todo processo de atendimento na clínica será facilitado e seu paciente terá maior segurança. Portanto, em alguns convênios médicos, é preciso, por exemplo:
- Emitir um comprovante a cada consulta;
- Aguardar data fixada para repasse dos valores dos atendimentos.
Diante das vantagens e desvantagens de atender pacientes oriundos de convênios médicos, a decisão é sua!
Como qualquer processo de tomada de decisão, é preciso considerar aspectos como custo-benefício, objetivos pessoais e profissionais e o momento em que seu negócio está.
Para ajudar nessa decisão, a Amplimed oferece inúmeros recursos que facilitam a administração e a mensuração dos atendimentos prestados: do agendamento ao faturamento.
Assim, os relatórios emitidos em poucos cliques podem ser filtrados para separar despesas e receitas dos atendimentos por convênios daqueles prestados em consultas particulares.
Essas informações são úteis para que você possa avaliar a adesão, a continuidade e a lucratividade da sua adesão a convênios e atendimentos a planos de saúde.