A saúde é um bem precioso, mas também imprevisível. Nunca sabemos quando vamos precisar de um atendimento médico de emergência, seja por algum acidente, uma doença ou complicações de um problema crônico.
Nessas horas, contar com o encaixe de consulta pode fazer toda a diferença. Ele é utilizado para garantir que os pacientes que necessitam de uma avaliação médica sejam atendidos, mesmo que não tenham agendado previamente.
Assim é possível evitar que esses pacientes fiquem sem assistência médica ou tenham de recorrer a serviços de pronto-socorro, que muitas vezes estão superlotados e demoram no atendimento.
Além disso, o encaixe beneficia também os médicos, fazendo com que otimizem sua agenda para fidelizar seus pacientes.
Nesse artigo, vamos te ajudar a entender como o encaixe de consulta pode beneficiar e fazer com que os pacientes sempre retornem à sua clínica. Você também vai receber dicas de como evitar cancelamentos e ter uma agenda mais previsível.
Continue lendo para entender mais:
Como o encaixe de consulta fideliza pacientes
Como a clínica se beneficia ao oferecer encaixe de consulta
Como o agendamento online da Amplimed facilita o encaixe de consulta
Como evitar desmarcações e ter uma agenda mais previsível
Como o encaixe de consulta fideliza pacientes
A fidelização de pacientes é um passo importante para o sucesso de qualquer profissional da saúde, pois significa que esses pacientes confiam no seu trabalho, sentem-se satisfeitos com o atendimento e retornam sempre que necessitam.
A alternativa de encaixe é uma ótima opção especialmente para as primeiras consultas de avaliação, ou consultas preventivas, já que costumam ser mais rápidas e não afetam a fila de espera dos demais pacientes.
Os encaixes também melhoram a avaliação que os clientes possuem da clínica. Médicos e demais profissionais passam a imagem de interesse e cuidado com os pacientes, pois que puderam achar um espaço vago na agenda para fazer o atendimento.
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Mas por quais aspectos uma clínica consegue fidelizar de fato um paciente? Confira abaixo alguns pontos que fazem a diferença:
Flexibilidade: oferece ao paciente a possibilidade de escolher o melhor horário para ser atendido, de acordo com a sua disponibilidade e urgência. Isso mostra que a clínica tem a capacidade de se adaptar às necessidades do paciente, gerando confiança e conforto.
Qualidade: pelo fato de ser um encaixe de consulta, isso não significa que o paciente será atendido de forma superficial ou apressada. Pelo contrário, o médico deve realizar um atendimento completo e personalizado, seguindo os mesmos padrões de qualidade de uma consulta agendada antecipadamente, mostrando que a clínica se preocupa em oferecer um serviço de excelência.
Frequência: pode incentivar o paciente a retornar à clínica mais vezes, pois sabe que pode contar com um atendimento rápido e eficaz sempre que precisar.
Recomendação: um dos melhores cenários para sua clínica é quando o paciente se torna um promotor dos seus serviços, já que irá compartilhar a sua experiência com outras pessoas, gerando indicações e novos clientes.
Existem também alguns aspectos fora do âmbito de serviço, como por exemplo: a organização do ambiente médico, a higienização local, o conforto oferecido na fila de espera e o nível tecnológico das ferramentas de trabalho.
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Como a clínica se beneficia ao oferecer encaixe de consulta
A rotina de uma clínica médica não dá brechas para um trabalho desleixado, ela envolve a organização de materiais, equipamentos, documentos de pacientes, agendamentos, cadastros, pagamentos, recebimentos e diversos outros detalhes que se diferenciam de um local para outro.
O agendamento de horários deve incluir o encaixe de consulta em sua previsão, levando benefícios tanto para a clínica quanto para os pacientes. Abaixo, deixaremos os dois principais benefícios que sua clínica adquire ao oferecer esse tipo de agendamento:
Rentabilidade
Talvez uma das primeiras preocupações em clínicas, especialmente para as novas, é a questão da rentabilidade médica. Existem muitos custos distribuídos em salários, contas de energia, água, luz, aluguel, taxas bancárias, entre outras.
Nesse sentido, o encaixe de consulta acaba sendo um jeito eficaz de aumentar o faturamento da clínica, pois evita que horários vagos que foram cancelados ou reagendados sejam desperdiçados pelo médico atendente.
Segundo um estudo da Associação Médica Brasileira (AMB), a taxa média de pacientes ausentes nas consultas médicas no Brasil é maior que 20% em clínicas. Isso significa que um a cada cinco pacientes, um não comparece para ser atendido.
No entanto, o encaixe pode suprir esse espaço vazio deixado pelo paciente desistente. Além disso, em outras situações como o de uma agenda médica apertada, o encaixe também consegue se acomodar com facilidade na rotina.
É claro que não há milagres a serem feitos no agendamento, portanto, é necessário que os profissionais da clínica alertem os pacientes de encaixe sobre sua situação na agenda do médico responsável.
Destaque da concorrência
Nem todas as clínicas estão propensas a aceitarem encaixes. Isso se dá por diversos fatores, um deles, e também o mais comum, é a falta de disponibilidade médica.
Alguns profissionais são mais conservadores em suas agendas, preferindo não aderir aos encaixes feitos em horários imprevistos pelos pacientes.
Já os profissionais que aderem a essa modalidade, colocam sua clínica em destaque, pois mostram que a instituição se preocupa em atender a necessidade de qualquer paciente que necessite de atendimento, proporcionando sempre um bom serviço e flexibilidade de horário.
Com isso, os pacientes passam a ver a clínica com bons olhos, melhorando a opinião sobre ela e fazendo com que a sua reputação aumente e se destaque das demais instituições que não oferecem a opção de encaixe.
Como o agendamento online da Amplimed facilita o encaixe da consulta
A medida de agendamentos online vem crescendo cada vez mais desde a pandemia de Covid-19 que se instaurou no mundo. Muitas empresas, principalmente no Brasil, precisaram se adaptar à nova realidade que privou as pessoas de ficarem próximas.
Isso também trouxe diversos prejuízos para vários setores da sociedade, incluindo o setor médico, que precisou adotar medidas rígidas de prevenção sanitária.
Com isso, os hospitais e clínicas tiveram a necessidade de investir em tecnologias para aprimorar suas plataformas de trabalho.
A integração e migração de sistemas online foi uma das alternativas que surgiram para conter a falta de comunicação com os clientes.
Com a automatização dos processos das clínicas, ficou fácil e rápido estruturar a agenda e alterá-la sempre que necessário.
A Amplimed oferece um serviço de agendamento online único e totalmente personalizado para que o seu paciente possa ter o maior conforto possível no momento de marcar um horário com o médico especialista.
Sua clínica terá duas opções de agendamento online para oferecer aos clientes.
A primeira é pelo nosso site, onde o usuário fará o login com seus dados e poderá selecionar a agenda em um menu lateral para escolher o melhor horário de consulta.
A segunda maneira é pelo nosso aplicativo. Basta instalar o app no celular, acessar a sua conta e seguir os passos junto das informações que constam na tela.
Além da agenda tradicional, os encaixes também podem ser feitos dessa forma. Possuindo uma conexão com a internet, as consultas podem ser agendadas totalmente online na nossa plataforma.
Veja os benefícios que você terá com a nossa solução:
Aumento de produtividade: o agendamento online reduz o tempo gasto com as ligações telefônicas, confirmações de consultas, remarcações e cancelamentos, liberando a equipe de sua clínica para outras atividades que tenham mais importância no momento.
Redução de custos: diminui consideravelmente os gastos com materiais e demais adereços, como papéis, impressões e telefonemas, além de evitar o desperdício com horários vagos ou com o não comparecimento dos clientes nas consultas.
Satisfação do cliente: a modalidade de agendamento oferece mais comodidade, praticidade e autonomia para os clientes, que podem escolher o melhor horário, o profissional adequado e também o procedimento de acordo com a preferência e disponibilidade, sem precisar esperar em filas.
Aumento de fidelização: como vimos, nem todas as clínicas estão dispostas a oferecer o agendamento online do encaixe, portanto, o paciente atendido por esse meio, sente-se mais seguro e possui a tendência de poder contar com os serviços da clínica e retornar em outras ocasiões que necessitam de ajuda médica.
Leia também: Sistema de agendamento online para clínicas e consultórios: 9 vantagens da solução que atrai e fideliza pacientes
Além de todos os benefícios, nós asseguramos a qualidade de todas as utilidades e configurações dentro de nossa plataforma online.
Como evitar desmarcações e ter uma agenda mais previsível
Uma das situações que mais podem frustrar quem trabalha com atendimento em clínicas é lidar com as desmarcações de pacientes.
Esses cancelamentos, muitas vezes de última hora, podem gerar prejuízos financeiros, desperdício de tempo e desorganização da agenda de atendimento.
Além disso, as desmarcações podem afetar a qualidade do serviço prestado e a satisfação dos clientes.
As desmarcações trazem diversas desvantagens para as clínicas médicas, dentre elas, por primeiro temos a redução de receita e lucratividade do negócio, pois diminuem o número de atendimentos realizados.
Em segundo, temos os aumentos de custos de operação da clínica, exigindo assim mais trabalho administrativo para realizar o reagendamento ou a substituição de pacientes que se ausentaram da consulta médica.
A terceira desvantagem fica em relação ao planejamento e a gestão da clínica. Sempre que há um desmarque, o controle do fluxo de caixa e a capacidade de atendimento são comprometidas, exigindo um reajuste no meio do caminho.
Para que isso não ocorra em sua clínica, é preciso adotar algumas estratégias eficazes. Uma delas é a utilização de um sistema de confirmação de consultas, que pode ser feito por WhatsApp, e-mail, SMS ou por aplicativo.
Esse sistema permite lembrar os pacientes sobre o horário e o local da consulta, além de solicitar a confirmação ou o cancelamento com antecedência.
Outra estratégia é oferecer benefícios para os pacientes que cumprem com sua palavra e comparecem nas consultas, como por exemplo: descontos em atendimentos futuros, brindes e também programas relacionados à fidelidade.
Tais benefícios podem incentivar os pacientes a manterem seus compromissos e a valorizarem o serviço prestado.
Por fim, outro meio de impedir as ausências é através do monitoramento dos índices de desmarcação e identificação dos motivos que levam os pacientes a faltarem.
Com as informações adquiridas através dos feedbacks de pacientes, sua clínica consegue encontrar meios de remediar as situações mais facilmente.
É sempre recomendado estar atento à qualidade do atendimento prestado, dos preços cobrados, da localização, horário ou até mesmo à comunicação da clínica.
A partir dessa análise, é possível implementar melhorias que podem aumentar a satisfação e fidelização dos clientes.
Além disso, ao evitar desmarques, é possível otimizar o uso de recursos no planejamento da agenda e deixá-la mais previsível, melhorando a qualidade do atendimento e proporcionando uma melhor experiência ao paciente.
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