Você como médico já sabe que medicina preventiva é quando o paciente se antecipa e não espera uma doença bater na porta para cuidar da própria saúde. Essa prática possibilita mais qualidade de vida se compararmos com a medicina corretiva, muito utilizada por quem procura por ajuda somente quando a situação já está mais delicada. Você também já notou no seu dia a dia que trabalhar de forma preventiva evita o surgimento de casos graves e pode até reverter alguns diagnósticos, certo? Nesse texto você teve acesso os níveis dessa estratégia médica. Mas você já pensou em como a força da prevenção pode ultrapassar os campos da medicina até chegar na gestão de negócios? Nesse texto você vai saber o que é gestão preventiva, quais são os pontos positivos dessa conduta, a dificuldade em adotar essa cultura e como implantar de forma eficaz no seu consultório.
O que é a Gestão Preventiva?
Abrir um consultório do zero e começar os trabalhos já é um passo muito importante na carreira médica. Tomar esse passo pode abrir novas oportunidades e moldar formatos de trabalho. Mas o desafio não para por aí. Depois de criar, vem a necessidade de manter. Assim como pacientes precisam fazer a manutenção constante dos hábitos que determinam uma vida saudável ou não, você enquanto gestor também precisa entender quais são os acompanhamentos mensais, semanais ou diários que seu consultório precisa ter para continuar vivo. As manutenções são necessárias em quase tudo na vida, desde o âmbito pessoal até o profissional. É a forma de manter e de cuidar daquilo que iniciamos. É o que se faz no meio do caminho para você conseguir atingir o seu objetivo final, é ter um sustento para algo ser constante. Existem várias formas e vários tipos de manutenção, como a corretiva já mencionada anteriormente. Esse texto vai focar na que é mais falada em um ditado popular muito conhecido entre os brasileiros. “Prevenir é o melhor remédio.” Você já ouviu essa frase de quantas pessoas? Mesmo tendo escutado pelo menos uma única vez, você conseguiu aplicar essa frase no dia a dia do seu estabelecimento? Gestão preventiva é um tipo de manutenção no universo dos gestores que chama atenção para o movimento de cuidado e cautela que você pode ter para evitar problemas na sua vida empresarial. Pode ser aplicada desde situações simples até as mais complexas a fim de poupar sua atenção, energia e dinheiro. É uma forma de evitar prejuízos. Essa preocupação existe porque, em alguns casos, a gestão corretiva não é o bastante. E dependendo da situação, o seu consultório pode até chegar a fechar pela escassez de resoluções concretas e efetivas a curto prazo. Por isso, os métodos são criados para combater um problema que pode não existir hoje, mas que pode surgir durante as atividades futuras. Na gestão preventiva, os danos são medidos e mensurados. As ações de precaução são arquitetadas e muito bem pensadas para as suas necessidades. Cronogramas e planejamentos começam a ser estruturados a partir da observação de tarefas, da análise de problemas e da reunião de todas as informações sobre a sua clínica. Você pode aplicar essa técnica para todas as partes dela, desde o atendimento inicial, passando pelos procedimentos durante o encontro entre médico e paciente, até divulgação de laudos, resultados e retornos. Utilizando essa perspectiva em uma situação prática do seu dia a dia, você pode para adotar agendamentos médicos online como forma de gestão preventiva, uma vez que vai pressupor que nem sempre o paciente vai conseguir marcar consulta no horário de atendimento comercial do seu consultório.Quais os Benefícios da Gestão Preventiva?
- Aumento na segurança: ter processos que falham podem ser prejudiciais para o paciente, para você e para os colaboradores. Isso sem mencionar o tempo de ociosidade que todos os envolvimentos podem entrar pela falta de recursos para quem atende e para quem é atendido.
- Redução de custos: Os pequenos ajustes com processos e equipamento que você vai fazer mensalmente terão um melhor custo benefício do que grandes problemas em períodos longos. Pensando em recursos humanos, se a sua equipe trabalha em alto nível de produtividade com tarefas livre de complicações alheias, dificilmente terão que cumprir jornadas com mais horas do que estipulado nos contratos já firmados entre vocês anteriormente.
- Menos desperdício: Se você se programa, sabe o que é necessário ou não para o seu consultório, permitindo um consumo mais preciso. Isso diz respeito ao estoque de materiais, utilização de softwares e contratações, por exemplo.
- Mais confiança no seu trabalho: Já imaginou atender um paciente e não conseguir realizar tudo que poderia porque faltou algum material, desde médico ou de papelaria? Trabalhar por meio da gestão preventiva também é falar de forma indireta para quem confia no seu trabalho que você tem domínio das habilidades que giram em torno de cuidar da vida de uma pessoa.