Centro médico é um tipo de organização empresarial para o atendimento a pacientes. Assim como as clínicas e os consultórios médicos, um centro médico é um estabelecimento de saúde. Cada um desses serviços obedece diferentes tipos de legislação e procedimentos administrativos. Além disso, existem vantagens e desvantagens para os três tipos.
Neste texto, vamos mostrar as diferenças entre eles, abordando os seguintes tópicos:
- Infraestrutura
- Equipamentos
- Procedimentos
- Documentação
Para decidir qual é o melhor modelo para o seu serviço de atendimento, leia até o final e compare as vantagens e desvantagens de cada um.
O que é um consultório médico?
Um consultório médico é um ambiente para consultas. Dentro de um consultório, existe uma recepção e uma sala para atendimento, onde o médico
- ouve o que o paciente tem a dizer;
- faz algumas perguntas;
- examina o paciente;
- pede exames ou analisa os exames já prontos;
- dá o diagnóstico e, se for necessário, também pode prescrever medicamentos.
Em um consultório, o espaço pode ser de somente um médico ou pode ser dividido entre dois ou mais profissionais. Cada um desses profissionais pode ser de uma especialidade. Assim, oferece a consulta em sua própria sala de atendimento e possui agenda distinta.
Para abrir um consultório não é necessário ter inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Uma pessoa física com seu CPF pode fazer a abertura.
Claro que por se tratar de um ambiente relacionado à saúde, é necessário ter uma licença concedida pela vigilância sanitária. Além disso, deve-se solicitar o alvará de funcionamento, expedido pela prefeitura, e o Cadastro Nacional de Estabelecimento de saúde (CNES). Após ter a liberação para funcionar, um consultório médico oferece, principalmente, os seguintes procedimentos:
- atendimento simples;
- pequenos curativos;
- retirada de pontos que não requeiram centro cirúrgico;
- exames físicos;
- prescrições;
- solicitações e avaliações de resultados de exames.
Vale lembrar também que a palavra consultório é usada, muitas vezes, como um sinônimo para “sala de atendimento”. Por isso, é comum ouvir “o médico está no consultório”, no sentido de “o médico está na sua sala de atendimentos”. Dessa forma, é possível que uma clínica médica tenha consultórios; ou seja, várias salas de atendimento. Entendeu?
Agora, veja o que é exatamente uma clínica médica.
O que é uma clínica médica?
Uma clínica médica é maior do que um consultório. Dentro de seu espaço, é possível realizar exames simples e exames mais complexos e pequenos procedimento cirúrgicos. Além disso, possuem espaço para internação e várias especialidades médicas. Também contam com enfermagem, técnicos de enfermagem e profissionais para outras atividades.
Na clínica o foco não é tanto atendimento rápido. Seu objetivo principal é a realização de tratamentos mais complexos do que pode ser feito em um consultório.
Por ser uma estrutura de maior complexidade, a clínica médica possibilita a realização de diversos procedimentos. Alguns exemplos são:
- Recolhimento de materiais para exames;
- Curativos de média complexidade;
- Administração intravenosa de medicamentos;
- Tratamentos estéticos;
- Teste de alergias;
- Exame de ergometria;
- Espirometria;
- Ergoespirometria;
- Endoscopia digestiva alta e técnicas correlatas;
- Provas funcionais hormonais;
- Punção intra-articular;
- Biopsia de pele;
- Escleroterapia de varizes.
Para abrir uma clínica médica também é necessário optar por um CNAE. Os CNAEs mais usados para clínicas médicas são os seguintes:
- 8630-5/03: Atividade médica ambulatorial restrita a consultas;
- 8630-5/02: Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares;
- 8630-5/01: Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimento cirúrgicos.
O que é um centro médico?
O centro médico é um tipo de organização que reúne diferentes modelos de clínicas médicas. Esse grupo de clínicas inclui praticamente todas as especialidades e possui equipamentos avançados que trabalham em grande escala. Assim, um centro médico pode ter um centro cirúrgico totalmente equipado, consultórios e atendimento em todas as especialidades. Além disso, pode oferecer unidades especializadas, como UTI e CTI.
Um centro médico também conta com um número maior de funcionários, pois o atendimento é de 24 horas. Então, o número de funcionários também varia conforme a demanda da empresa. Outro diferencial de um centro médico é a oferta de refeições para os pacientes em leito.
Dessa forma, é necessário que possuam uma cozinha bem equipada e funcionários para diferentes tarefas dentro da cozinha. Portanto, centros médicos requerem maior cuidado de hotelaria e nutrição. Por isso, a complexidade administrativa é consideravelmente maior quando comparada aos demais modelos de serviço.
Um centro médico pode realizar diversos tipos de procedimento durante o atendimento ao paciente. Os principais procedimentos realizados em um centro médico são:
- Todos procedimentos mencionados acima;
- Cirugía bariátrica;
- Exérese de lesão ou tumor de pele e de mucosas;
- Exérese parcial e total do órgão.
A abertura de um centro médico exige planejamento e investimento maiores. Afinal, trata-se de um estabelecimento que oferece serviços mais complexos e com diversos profissionais especializados. Dessa forma, a legislação para a criação de um centro médico também é mais exigente.
Qual a diferença entre consultório, clínica e centro médico?
É comum que o público leigo e, até mesmo, alguns profissionais da área confundam os três modelos de empresa. Isso se deve às semelhanças entre eles. Afinal, as clínicas e os centros médicos possuem consultórios para cada especialidade ou definidos por profissionais. Esses consultórios são, portanto, as salas de atendimento.
No entanto, muitas pessoas podem se referir ao atendimento em si como “ir ao consultório médico”. De fato, elas estão indo ao consultório que está dentro de uma organização de maior complexidade, como a clínica ou o centro médico.
As diferenças entre consultório, clínica e centro médico são:
- a infraestrutura;
- os tipos de atendimento;
- e a natureza jurídico-tributária.
No consultório, poucos pacientes são recebidos por dia. Além disso, consultórios não fornecem leito. Na clínica, por outro lado, existe uma maior circulação de pessoas e a possibilidade de acolhimento temporário para observação. Por isso, algumas clínicas oferecem leitos.
Os centros médicos apresentam infraestrutura mais ampla. Afinal, sua demanda é maior do que a dos outros modelos. Há grande circulação de pessoas e, por isso, há muitos leitos disponíveis, inclusive, para internação.
A outra diferença está nas atividades exercidas por cada um. Quanto maior o local, mais especialidades serão oferecidas. E outra grande diferença está no jurídico, já que a abertura de um consultório é mais simples e exige menos documentos e menos gastos. A criação de uma clínica ou de um centro médico requer um maior número de documentos e, especialmente, um CNPJ.
Entendeu a diferença entre um consultório, uma clínica e um centro médico? Então, agora você já pode transformar a sua clínica em uma clínica online. Para isso, baixe o nosso checklist.