Estamos em conformidade com as normas LGPD e a resolução CFM/2299 – saiba mais

Pesquisar

Recesso de final de ano na clínica: um planejamento para aproveitar a virada

Confira fatores determinantes para um planejamento organizado de recesso de final de ano em clínicas e fique seguro durante seu descanso.

Vem chegando o verão e, com a nova estação, chega também o cansaço típico de fim de ano. Foi um ano exaustivo, de muito trabalho, então você e seus funcionários merecem um descanso para aproveitar as festas tranquilamente. Então, o que acha falarmos sobre recesso de final de ano em sua clínica?

Já sabendo que ano que vem será tão desafiador quanto este, o descanso da sua equipe é fundamental para virar o ano de forma leve e com energia, concorda? E fazer isso de forma organizada, torna todo o processo mais tranquilo. 

Então, acompanhe este post para realizar um bom planejamento de recesso de final de ano para sua clínica.

Aprenda como funciona o recesso de final de ano
Organize sua clínica para o recesso de final de ano
4 modelos de comunicado de recesso aos pacientes
Aproveite para recarregar suas energias

Aprenda como funciona o recesso de final de ano

Ao contrário das férias remuneradas, o recesso de final de ano não está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho.

O fato é que, conceder esse benefício ao seu funcionário, quando possível, pode levar benefícios para a clínica e para o profissional, desde contribuir para a saúde mental dos colaboradores até garantir a satisfação e dedicação à empresa.

Esta é uma questão a ser discutida entre o departamento financeiro e o de recursos humanos da clínica, para entender quais são prós e contras desta liberação.

Organize sua clínica para o recesso de final de ano

É muito comum que o período de festividades que abrange o natal e virada de ano seja de baixa nos atendimentos clínicos, devido ao fato de muitas famílias aproveitarem o recesso para viagens.

Analise, junto a sua equipe, se esta também é a realidade da sua clínica. Se sim, avalie a possibilidade de aproveitar a ocasião para escalonar recesso entre a equipe ou determinar férias coletivas.

Não há uma forma preestabelecida que deva ser seguida à risca. Cabe ao administrador da clínica analisar o contexto, avaliando fatores como o nicho atendido, o porte e o histórico contábil, através de relatórios financeiros do mesmo período de anos anteriores, que devem permitir ou não esse recesso.

Por essa questão, não há determinação de quando o recesso tem início e quando chega ao final, sem limite em relação a quantos funcionários podem ser liberados por vez para desfrutar dos benefícios.

calendário com marcador no dia 30

3 dicas de organização para sua clínica para a virada de ano

Enfim chegaram as tão esperadas férias! 

Eis que você resolve dar férias coletivas a todos da clínica. Cada um já tem seus próprios planos de como aproveitar este período.

Todos prometeram não trabalhar, mas vários pacientes estão mandando mensagens, pedindo informações sobre quando a clínica voltará a atender, ou reclamando que não foram avisados que haveria recesso de fim de ano. 

Bem, agora é preciso remediar a situação, já que algo foi deixado para trás. Mas calma, isso é só um cenário a se evitar, por isso estamos aqui, para te ajudar a ter um período de recesso relaxante e tranquilo, sem contratempos ou falhas de comunicação.

1.   Divisão de férias 

Pense na possibilidade de elaborar uma escala de férias para a clínica não ficar fechada muitos dias sem ninguém atendendo. 

Também, pense em dividir em dois períodos as férias anuais de sua equipe. Desta forma, o colaborador não fica tanto tempo ausente da clínica, ao mesmo tempo que tem tempo suficiente para descansar e recarregar as energias. Pense nisso. 

Lembre-se que é fundamental que sua secretária ou recepcionista volte um ou dois dias antes do início dos atendimentos, pois precisa organizar e fazer um checklist para ninguém ficar de fora e você já ficar sabendo de todos os compromissos.

2.   Comunicação com pacientes

Facilitar o contato com seu paciente, seja para confirmar ou remarcar consulta, demonstra sua consideração e carinho com ele.

Então, não hesite em pedir para o setor da secretaria da clínica checar cuidadosamente todas as consultas próximas do recesso da clínica e entrar em contato com todos aqueles que precisem reagendar. 

Além da ligação, recomendamos que a comunicação sobre o início do recesso de fim de ano e retorno aos atendimentos sejam citadas em um post nas redes sociais e WhatsApp da clínica. Lembre-se: boa comunicação é a chave para a fidelização de seus pacientes. Tratar sua clientela com zelo é sua maior preocupação. Deixamos umas dicas na parte final deste post. 

Dica extra: caso considere interessante, você poderá deixar um colega de confiança de sobreaviso para emergências, no período de sua ausência. Nossa dica é, juntamente com o recado de comunicação citado acima, anexar o contato deste colega, recomendando procurá-lo em caso de emergência. 

Continue a leitura que, no final deste texto, você encontrará alguns modelos de recados!

 Leia também: Agendamento Online 2.0: o que há de novo na Amplimed.

3.   Delegação de funções

Para evitar qualquer desconforto com pacientes insatisfeitos por não terem sido avisados do recesso ou algo semelhante, é necessário que haja uma reunião com sua equipe, na qual as funções de cada um sejam delegadas para antes, durante e depois do recesso de fim de ano. 

Como citado no tópico anterior, a comunicação com os pacientes é crucial nesta época. Da mesma forma, é indispensável o mesmo cuidado com sua equipe.

Por exemplo, a clínica precisa estar sempre limpa, então, deixe instruções quanto a ausência ou não da pessoa responsável pela limpeza. Deixe sua equipe a par de todo o planejamento, escala de férias e datas de retorno. 

Leia também: Gestão de pessoas na clínica médica.

Equipe de trabalho com as mãos unidas sobre a mesa com computadores e agendas

4 modelos de comunicado de recesso aos pacientes 

Vamos deixar tudo prontinho para você comunicar seus pacientes sobre o recesso de fim de ano. 

Lembrando que são modelos. Você pode adaptar como quiser.

  1. Comunicação via email.

Prezado paciente,

Gostaria de comunicar que do dia dd/mm/aa ao dd/mm/aa, a clínica estará fechada para atendimentos. Em caso de emergência, entre em contato pelo fone (00) 0000 – 0000. 

Desejamos boas festas e um próspero ano novo!

  1. Comunicação via Whatsapp

Querido paciente, 

Comunicamos que a partir do dia dd/mm/aa teremos recesso geral em nossa clínica.

Voltaremos aos atendimentos presenciais no dia dd/mm/aa.

Durante este período, em caso de urgência, recomendamos contato com o(a) Dr(a). __________, pelo número (00) 0000 – 0000.

Obrigado por estar conosco! Desejamos a você e sua família um natal inesquecível e um próspero ano novo!

  1. Comunicação via Instagram

Informamos aos nossos pacientes que, em virtude das festas de fim de ano, nossa clínica entrará em recesso coletivo a partir do dia dd/mm/aa até dd/mm/aa. 

Qualquer dúvida, nosso Whatsapp estará disponível pelo número (00) 0000 – 0000.

Boas festas e feliz ano novo!

  1. Comunicação via Story

COMUNICADO IMPORTANTE!

Prezados pacientes, do dia 00/00 ao 00/00, a clínica estará fechada para atendimentos devido ao recesso de fim de ano.

Agradecemos sua compreensão.

Boas festas!

Médica sorridente com estetoscópio no pescoço digita no celular

Aproveite para recarregar suas energias

Com essas dicas de organização, temos certeza de que seu período de recesso de fim de ano pode ser bem mais tranquilo. 

Lembre-se: se trata de um período que você também deve tirar um tempo para passar com seus entes queridos e descansar. Então, procure, antecipadamente, montar com sua equipe um bom planejamento. Fará toda a diferença para não se incomodar com questões indesejáveis como falta de comunicação com pacientes ou colaboradores descontentes. 

Aproveite e confira agora como ter mais controle na sua clínica e facilitar ainda mais o recesso do próximo ano: 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novidades todas as semanas em seu e-mail

Posts relacionados

Entenda como funciona a anamnese clínica e confira um passo a passo para oferecer um atendimento humanizado aos seus pacientes.
Você sabe por que deve implementar um sistema de agendamento médico em sua clínica? Conheça 6 benefícios que podem convencê-lo.

Antes de falar com nosso time comercial,
nos informe:

Está buscando atendimento médico? Clique aqui

É paciente? Atenção!

Nosso sistema é exclusivo para gestão de clínicas, consultórios e operadoras de saúde. Se você precisa de atendimento, conheça nosso agendamento online e encontre os melhores profissionais.