Você sabia que as redes sociais para médicos podem ser excelentes ferramentas para manter contato frequente com seus pacientes e conquistar mais pessoas para o seu consultório?
Mesmo que empreender e montar um consultório médico seja o sonho de muitos profissionais, alguns ficam sem saber como fazer para que as pessoas confiem em seu trabalho nesse início. É aqui que entram as redes sociais para médicos.
Neste texto, você vai conferir 9 dicas práticas para estar presente na internet e montar um bom planejamento de marketing nas redes. Continue a leitura para saber mais:
Qual a importância de investir em redes sociais para médicos?
Quais são os principais exageros e como evitá-los?
O que não pode ser postado nas redes sociais?
9 dicas para estar presente nas redes sociais para médicos
Qual a importância de investir em redes sociais para médicos?
Mesmo com os limites impostos pelos órgãos reguladores, estar presente nas redes sociais leva inúmeras vantagens para médicos e outros profissionais de saúde.
Você pode conhecer os limites éticos em nosso blog:
Marketing médico: um guia completo para implementar na sua clínica
O primeiro ponto a se destacar é que o digital permite informar e educar pacientes sobre tratamentos, avanços na medicina e formas de prevenção, além de dar espaço para que os profissionais melhorem sua imagem e conquistem a confiança das pessoas.
Pense em como funciona para você quando está em busca de um produto ou serviço. Costuma pesquisar nas redes sociais sobre a empresa para ver qual é o posicionamento, observar os comentários de outros clientes e tirar sua primeira impressão?
Esse é um comportamento cada vez mais comum entre os usuários de redes sociais.
Com o seu paciente não seria diferente, principalmente porque o serviço que ele está procurando é relacionado com a própria saúde, algo de valor imensurável.
No entanto, é preciso ter cuidado. Cometer exageros nas redes sociais para médicos pode causar danos irreparáveis. Saiba mais:
Quais são os principais exageros e como evitá-los?
O marketing digital é uma área nova para a grande maioria dos profissionais da saúde, isso porque, normalmente, a graduação não prepara para o uso desses canais de comunicação.
No entanto, os resultados podem ser muito positivos para sua marca, seja enquanto gestor de uma clínica ou quanto profissional liberal, já que as redes sociais impactam o modo como os pacientes percebem seu trabalho.
Mas é importante ficar muito atento. Um profissional da saúde é visto com certa autoridade nas redes sociais e, por isso, suas publicações podem virar uma regra na vida das pessoas.
Anotamos os três principais erros nas redes sociais para médicos. Veja:
Divulgar resultados e hábitos irreais
Um dos principais erros dos médicos nas redes sociais é a criação de postagens que influenciam os pacientes a buscar a perfeição. Nesse caminho, os médicos apresentam um ideal muitas vezes impossível de ser atingido:
- O corpo perfeito;
- Alimentos ideais;
- Produtos indispensáveis;
- Hábitos insubstituíveis.
Esse padrão de vida é, muitas vezes, defendido e exemplificado pelo próprio profissional. Durante a rotina diária, entre um atendimento e outro, as publicações demonstram habilidades atléticas, músculos perfeitos e alimentação impecável.
Essas publicações, em um perfil pessoal, para um público específico, não são problemáticas. O erro inicia quando o médico busca consolidar sua clínica e atingir pacientes com esse tipo de postagem.
É provável que a rotina deles seja muito diferente do “cotidiano perfeito” apresentado pelo médico.
Por isso, a lacuna entre o seguidor da rede social (um paciente em potencial) e o médico pode se transformar em um grande abismo.
A posição de poder do profissional da saúde nas redes sociais pode gerar o seguinte pensamento: “Se ele, que é médico, faz isso, também devo fazer.”.
No entanto, por ser algo — muitas vezes — inatingível em uma rotina realista, há riscos do seguidor buscar atalhos para tentar conquistar o corpo, a saúde e a disposição física apresentadas pelo profissional.
Soluções “milagrosas”, como cremes que solucionam estrias em uma única aplicação, chás que zeram a gordura corporal e medicamentos “cura-tudo” podem causar danos aos pacientes.
Por isso, nunca confunda o orgulho por seus hábitos saudáveis, por seu corpo ou por suas estratégias pessoais com o planejamento do seu negócio e da marca que você quer consolidar no mercado.
Tudo bem se você deseja indicar técnicas de boa alimentação, exercícios físicos ou outras escolhas que você julga positivas para a vida dos seus pacientes. No entanto, tenha cuidado com os excessos e com a criação de ideais.
Não sugira um alvo inatingível, porque isso pode distanciar seu paciente da sua clínica. Existe uma diferença significativa entre um médico com bons hábitos e atualizado e aquele que prega uma perfeição inalcançável.
O primeiro cativa seus pacientes e atrai a atenção pelo modo como divulga seu conhecimento. O segundo, por sua vez, assume uma posição distante e idealizada.
Hábitos saudáveis são importantes, mas devem ser implementados gradualmente.
Leia também: Atendimento humanizado: como aplicá-lo em sua clínica
Comunicar com linguagem muito técnica
Outro erro comum praticado por muitos médicos nas redes sociais é utilizar seus canais de comunicação para, praticamente, dar aulas de medicina.
Há momentos e canais para registro de forma técnica e rebuscada de escrita, mas na comunicação direta com pacientes leigos essa linguagem deve ser evitada.
É sempre importante demonstrar o conhecimento que você e a equipe da sua clínica têm em relação às doenças e técnicas, mas, além disso, é fundamental que o público consiga compreender o que você diz.
Sabemos bem da importância de distinguir os conhecimentos publicados pela sua marca daqueles produzidos pelo senso comum, mas é indispensável considerar que a maioria dos pacientes tem informações baseadas apenas no senso comum.
A partir disso, o ideal é encontrar o equilíbrio ao responder as dúvidas de cada um e ao publicar nas redes sociais. Se você não adaptar a comunicação e o conteúdo, corre o risco de publicar apenas para os profissionais da saúde. E esse não é o público que você quer alcançar, não é mesmo?
Para não pecar no nível de linguagem e transformar suas redes sociais em uma sala de aula, fique atento à comunicação com o paciente.
Principalmente, você deve saber quais são as principais questões que provocam suas buscas em sites especializados. Uma excelente ferramenta para conhecer o pensamento dos seus pacientes é a pesquisa de satisfação.
Ela te ajuda a ficar próximo do seu paciente e valorizar as dúvidas expressas por ele.
Além disso, outra dica é evitar expressar um nível exibicionista de conhecimento nas redes sociais. Fale com seus potenciais pacientes daquilo que eles querem saber.
Conheça seu público, planeje sua comunicação e, então, promova conteúdos relevantes. Se você quer responder as dúvidas nas redes sociais, comece por um levantamento das questões dentro da sua clínica mesmo.
Oferecer diagnósticos sem consultar o paciente
Uma armadilha que está pronta para atingir qualquer paciente que se aventure pelas redes sociais de médicos são os diagnósticos rápidos.
Muitos profissionais oferecem soluções fáceis para o excesso de peso, para as dores de cabeça, para problemas digestivos e para tantos outros casos pesquisados na internet. Não siga este exemplo se quiser garantir a segurança do seu paciente e a sua autoridade no mercado da saúde.
As redes sociais oferecem um número limitado de caracteres para a escrita de um texto informativo, mas muitos médicos utilizam estes poucos caracteres para dar soluções rápidas.
“Gripe? Ingira vitamina C!” ou, então, “Febre? Tome paracetamol!”. Entre tantos outros riscos, uma indicação de paracetamol, por exemplo, pode ser fatal.
Seu seguidor não sabe sobre o índice terapêutico das substâncias ou sobre os exames físicos necessários para identificar as diferentes fisiopatologias de cefaleias.
Uma publicação precisaria ultrapassar o limite sensato de caracteres de um post de rede social para alcançar todas as variáveis que um atendimento clínico considera antes de fazer a “simples” prescrição de paracetamol.
É importante informar, mas você não deve arriscar prescrições generalistas, como quem oferece uma solução mágica. Fazendo isso, poderá afastar este cliente em potencial da sua clínica.
Afinal, por que o paciente agendaria uma consulta se você mesmo sugerir que determinado sintoma pode ser curado com alguma receita caseira ou com algum medicamento específico?
Por ética e segurança, sempre sugira que o paciente consulte um médico antes de assumir qualquer tratamento.
Ofereça a possibilidade de o paciente chegar a você o mais rápido possível. Se esse paciente precisa de atenção, sua clínica é o local certo. Se preferir, ofereça a possibilidade de o paciente agendar uma teleconsulta. Isso tudo, é claro, sempre respeitando os limites éticos do marketing médico.
O que não pode ser postado nas redes sociais?
As principais proibições do CFM em relação às postagens nas redes sociais são:
- Usar expressões que indiquem ao seu público a achar que você é o “melhor” da área, ou seja, autopromoção;
- Garantir ao paciente que ele atingirá determinado objetivo se optar por você como profissional;
- Promover consultas via chat ou comentários nas redes sociais;
- Oferecer promoções ou descontos;
- Criticar outros profissionais médicos;
- Postar antes e depois de pacientes;
- Selfies com pacientes, pois isso também pode caracterizar autopromoção.
9 dicas para estar presente nas redes sociais para médicos
Agora que você já conheceu os principais erros nas redes sociais para médicos, continue a leitura e confira 9 dicas para utilizá-las da melhor forma.
- Estabeleça metas
Marcar presença nas redes sociais para médicos vai gerar mais visibilidade para a sua clínica e para você enquanto profissional. Mas, para ter certeza desses resultados, é fundamental estipular metas e analisar quais são as necessidades atuais da sua empresa.
Você pode começar a criar estratégias de marketing. Para isso, basta pensar em objetivos simples, como levar mais pacientes para sua clínica, fidelizar aqueles que já se consultam com você, aumentar o conhecimento da sua marca no mercado, educar seus pacientes sobre saúde, entre outros.
Leia também: Experiência do paciente: saiba como melhorar sua clínica para fidelizar mais
Feito isso, você já pode começar a realizar seu planejamento estratégico para atingir seus objetivos. Todas as ações do seu planejamento vão fazer com que você atinja a sua meta no futuro.
- Conheça seu paciente
Conhecer seus pacientes vai te ajudar a identificar o perfil da sua audiência online. Assim, você vai descobrir quais conteúdos eles têm mais chances de gostar, em qual formato e em quais redes sociais.
Dessa forma, todo conteúdo que você postar será destinado a um público específico: seus atuais e futuros pacientes. Dessa maneira, você estará entregando valor para o seu seguidor, além de informações úteis para o dia a dia dele.
Sendo assim, sempre que eles precisarem de um médico da sua especialidade lembrarão de você, pois seu conteúdo terá aumentado a sua autoridade.
Para isso, analise algumas informações importantes dos seus pacientes, como faixa etária, sexo, nível socioeconômico, estilo de vida e perfil de consumo.
- Encontre seu lugar nas redes sociais
Como você viu acima, conhecer seu público-alvo vai te ajudar a criar conteúdos mais certeiros dentro da sua estratégia de marketing. Além disso, também serve para te ajudar a descobrir em quais redes sociais sua clínica deve marcar presença.
Por exemplo, se seus pacientes não usam o Facebook, não faz sentido criar uma página para sua empresa lá.
Nesse caso, é mais interessante focar em outras redes sociais, como o Instagram e o YouTube. Portanto, veja quais redes sociais são mais utilizadas pelos pacientes e pelas pessoas que você deseja atrair para a sua clínica.
Feito isso, crie um objetivo diferente para cada rede que você pretende criar um perfil. Essa etapa é importante, porque cada rede social tem características próprias e se adapta melhor a uma linguagem.
- Crie seus conteúdos
A qualidade e a identificação com o conteúdo são os dois principais fatores que fazem com que o usuário comece a seguir um perfil ou não.
Por isso, investir em um conteúdo impactante e certeiro é essencial. Hoje em dia, existem ferramentas que nos mostram quais são os assuntos mais pesquisados no momento, como o Google Trends, por exemplo.
Outras ferramentas interessantes são sistemas que mostram quais são os melhores dias e horários para fazer as postagens.
Para ter resultados mais precisos, não esqueça de fazer alguns testes durante a semana. Além disso, suas postagens devem ter periodicidade, frequência e consistência.
Isso significa que fazer postagens nas redes sociais deve ser uma atividade dentro da sua rotina.
Vale destacar que não dá para publicar tudo que vier à mente. Afinal, as pessoas procuram por conteúdos originais e de qualidade.
- Aproveite para divulgar seus horários de funcionamento
Divulgar nas redes sociais para médicos os horários do funcionamento da sua clínica, além de feriados e datas comemorativas, é uma boa maneira de conseguir manter o contato.
Lembre-se: quanto menos ruído tiver na comunicação com o paciente, melhor. Descobrir seus horários de atendimento e agendar uma consulta deve ser uma tarefa simples e clara.
- Crie um blog
Criar um blog que possua conteúdo exclusivo e direcionar para o seu público das redes sociais pode gerar um bom resultado, pois a sua clínica médica não será vista apenas como um negócio local, mas sim como uma fonte de infomação de qualidade.
Aproveite e entenda mais sobre este tema: Blog médico: técnicas de SEO exemplificadas para seu site aparecer no topo do Google
- Não se deixe ser esquecido
Atualize suas redes sociais sempre que possível, desde que sem deixar a qualidade e a relevância de lado. Afinal, esta é a melhor forma de não ser esquecido pelo algoritmo e aparecer no campo de visão do seu potencial paciente.
Além disso, divulgue — é claro, dentro da ética médica — cada novidade, por exemplo: novos tratamentos, aquisição de novos aparelhos, expansão da equipe e outras mudanças.
- Não deixe ninguém sem resposta
Não é recomendado deixar alguém sem resposta, especialmente em posts abertos para o público.
Além de prejudicar a experiência desse seguidor, outra pessoa pode notar a falta de retorno e desistir de fazer alguma pergunta ou considerar que você não dá a devida atenção aos pacientes.
Por isso, sempre responda todas as dúvidas feitas em seus posts da melhor maneira possível, pois isso pode ser o seu grande diferencial.
- Acompanhe seus resultados
Analisar seu desempenho nas redes sociais para médicos é de suma importância. Assim, você terá certeza de que está indo no caminho certo e pode fazer os ajustes necessários para melhorar seus resultados.
Nessa avaliação, não esqueça de olhar os conteúdos que geraram mais engajamento. São eles que merecem um investimento a mais e você pode apostar nesse formato para atingir suas metas.
Vale lembrar que o impacto no aumento de pacientes e criação de autoridade pode levar tempo, já que as pessoas precisam ser nutridas de conteúdo durante um tempo indefinido até confiar em um profissional.
Nossa dica é manter-se atualizado nas técnicas de geração de conteúdo em redes sociais para médicos e investir em entregar uma excelente experiência para todos os pacientes, desde aquele que é — até o momento — apenas um seguidor até o que já está fidelizado.
A melhor forma de fazer isso é conectar sua clínica cada vez mais. Assim, você tem mais organização e agilidade nos processos e pode apostar com tudo na sua presença online de qualidade.
Preparamos um infográfico sobre a Saúde 5.0 para você entender mais desse assunto. Aproveite e baixe gratuitamente: