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Software prontuário médico: conheça a Amplimed

Descubra como um software prontuário médico facilita a rotina da sua clínica, melhora o atendimento e aumenta a produtividade da sua equipe.

O uso do prontuário eletrônico está se tornando uma prática cada vez mais recorrente em clínicas que desejam ter melhorias em sua gestão. Um software prontuário médico promove a centralização de diversos recursos, tornando o acesso rápido e fácil à informações de pacientes, e também de outros ambientes da clínica.

No entanto, muitas clínicas ainda pecam por não adotar um software capaz de suprir as falhas que acontecem de forma recorrente, causadas por processos manuais ultrapassados.

Continue a leitura e descubra como a solução da Amplimed pode ajudar a sua clínica a evoluir em diversos setores ao mesmo tempo, proporcionando um software seguro, organizado e simples.

O que é um software prontuário médico?
Conheça a Amplimed
8 recursos da Amplimed para a gestão da sua clínica
Como um software prontuário médico facilita a rotina em sua clínica

Médico mostrando a tela do computador para paciente

O que é um software prontuário médico?

Um software prontuário médico é um sistema um pouco diferente dos demais sistemas que são vistos em outros setores profissionais. Este tipo de sistema permite o registro, armazenamento e consulta de informações clínicas dos pacientes de forma digital.

Quando falamos em prontuário médico, lembramos dos documentos que contém as informações relevantes a respeito da saúde do paciente, como o histórico, os exames feitos ao longo de um determinado período, diagnósticos e tratamentos feitos no passado.

Entretanto, o prontuário tradicional apresenta uma série de desvantagens, que vão desde a dificuldade de acesso, por ter os documentos localizados apenas na clínica e que podem ser extraviados, até a possibilidade de erros ou falta de anotações.

Por esse motivo, cada vez mais as clínicas e consultórios adotam softwares para obterem uma solução eficaz. Veja alguns benefícios:

  • Maior praticidade e rapidez no preenchimento e busca de dados do paciente;
  • Maior segurança e confidencialidade das informações, que ficam protegidas por criptografia, controle de acesso e também por backups;
  • Maior integração e comunicação entre os profissionais envolvidos no atendimento, podendo compartilhar e atualizar dados dos pacientes em tempo real;
  • Conformidade com as normas jurídicas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e do Conselho Federal de Medicina (CFM);
  • Maior eficiência na gestão clínica, podendo gerar relatórios a partir dos dados coletados.

Além disso, um software prontuário médico pode oferecer outras funcionalidades, como uma agenda médica personalizada, atendimentos via telemedicina, controle de faturamento, relatórios e integrações com outros sistemas. Todas essas funcionalidades o tornam uma solução completa para a gestão da sua clínica.

Tela do software prontuário médico da Amplimed em tablet

Conheça a Amplimed

A Amplimed é uma empresa dedicada a oferecer soluções completas para a gestão de clínicas e consultórios. Possuímos um time repleto de profissionais qualificados para prestar assistência técnica online e também melhorar a experiência dos nossos parceiros.

Utilizamos os recursos tecnológicos mais avançados em nossos sistemas, sempre prezando pela qualidade, funcionalidade e a transformação digital.

Nossa plataforma também é extremamente segura, pois prezamos pelo respeito às normas da LGPD, protegendo todos os dados inseridos dos pacientes, além da assinatura digital nos padrões do ICP-Brasil, que garante a autenticidade e integridade dos documentos.

Se a sua clínica ainda sofre com métodos arcaicos ou manuais, convidamos você a conhecer todos os nossos recursos. Veja o que a Amplimed pode oferecer ao seu negócio:

  • Agendamento online;
  • Prontuário eletrônico com módulos de especialidade;
  • Plataforma de telemedicina;
  • Módulo de controle financeiro;
  • Controle de estoque;
  • Módulo de pagamento;
  • Faturamento TISS;
  • Segurança de dados.

A qualidade da Amplimed se também se molda pelos números. Somos líderes em prontuário eletrônico no Brasil, com mais de 18 milhões de prontuários migrados para a nossa solução. Continue a leitura para saber mais detalhes sobre os recursos listados.

8 recursos da Amplimed para gestão da sua clínica

A gestão de uma clínica envolve diversos processos e desafios que exigem organização, eficiência e qualidade. Para facilitar esse trabalho, é essencial contar com uma solução tecnológica que integre todas as etapas do atendimento, desde o agendamento até o faturamento, passando pelo prontuário eletrônico, pela gestão financeira e também administrativa.

Confira o que cada recurso pode oferecer:

1. Agendamento online

O processo de agendamento de uma consulta é o primeiro passo para o contato do paciente com a clínica. Por este motivo, é preciso ficar atento aos detalhes, buscando oferecer praticidade e conforto.

O agendamento online da Amplimed é uma ferramenta que permite aos pacientes agendar consultas médicas de forma rápida, fácil e segura a qualquer hora do dia. É possível também optar pelo tipo de consulta (presencial ou online), sem precisar passar pelo processo de ligação ou aguardar em filas.

Com esse sistema, a tendência é de se reduzir as faltas e cancelamentos, já que as automações permitem o envio automático de lembretes por SMS, e-mail ou WhatsApp para os pacientes, aumentando a taxa de presença e diminuindo a ociosidade da agenda. Veja também outras vantagens:

  • Otimização do tempo e da produtividade;
  • Melhora da experiência do paciente;
  • Aumento de visibilidade e captação de novos pacientes;
  • Integração com outros módulos da Amplimed.

Leia também: Como o agendamento de consulta por especialidades melhora a experiência do paciente

2. Prontuário eletrônico com módulos de especialidade

O sistema médico da Amplimed possui prontuário eletrônico que atende a todas as exigências da LGPD. Essa funcionalidade leva praticidade, tanto para os profissionais quanto para os pacientes.

Além de ser prático, o prontuário eletrônico também é um item de segurança. Ele mantém as informações das consultas guardadas sem ocupar espaço físico. Dessa forma, sempre que for necessário buscar o histórico do paciente, seja com finalidade assistencial ou judicial, você terá fácil acesso.

O atendimento também ganha eficiência, principalmente, porque o médico não precisa dedicar tempo para as anotações manuais. Basta digitar no prontuário com o auxílio do recurso de preenchimento automático.

O prontuário eletrônico da Amplimed com os módulos de especialidade é uma solução inovadora e eficaz com mais adaptabilidade, agilidade, qualidade e integração para a gestão de clínicas e consultórios médicos, além de melhorar a relação entre os profissionais de saúde e os pacientes.

Confira algumas das especialidades contempladas:

Faça o teste em nossa plataforma e tenha uma experiência personalizada para a sua especialidade!

3. Telemedicina

A plataforma de telemedicina está integrada ao sistema médico Amplimed. Suas funções são somadas aos benefícios oferecidos pelo agendamento online, prontuário eletrônico e outros recursos.

Antes de iniciar o atendimento, o médico pode enviar um SMS ou um e-mail direto do sistema. A mensagem conterá o link para que paciente consiga acessar a videochamada.

Quando a consulta é iniciada, o médico tem acesso ao prontuário eletrônico de seu paciente, podendo conferir todas as informações relevantes de atendimentos passados, exames, relatórios e observações importantes.

Além do contato em vídeo, dentro do ambiente de teleatendimento está disponível um espaço para o chat, onde paciente e médico podem trocar mensagens escritas. No chat é possível encaminhar links, fotos de resultados de exames ou outro tipo de arquivo em tempo real.

O chat também é integrado com o prontuário. Portanto, os documentos anexados no chat são salvos junto ao histórico do paciente.

4. Controle financeiro

Para um negócio se manter saudável, é necessário possuir uma boa gestão financeira através de profissionais competentes e qualificados. O controle de faturamento, é sem dúvidas, uma das maiores dificuldades a serem superadas, principalmente quando a empresa está começando no mercado.

Entretanto, com ferramentas boas e adequadas, é possível sanar esse e outros problemas derivados do setor financeiro. O módulo financeiro da Amplimed oferece total controle sobre as receitas e despesas da clínica, com design totalmente intuitivo e integrado.

É possível acompanhar todas as movimentações financeiras da clínica de forma simplificada e configurar as melhores opções de pagamento para seus pacientes. Além disso, o módulo conta com:

  • Cadastro e classificação de despesas;
  • Relatórios financeiros;
  • Fluxo de caixa personalizado;
  • Controle financeiro por atendimento.

Além disso, você também pode realizar todo o planejamento financeiro futuro de sua clínica baseado em dados atuais. Isso permite fazer um cálculo de previsão de receitas e de despesas, facilitando a tomada de decisão em investimentos e melhorias internas.

5. Controle de estoque

Em empresas que possuem uma alta rotatividade de produtos, o controle de estoque é essencial para controlar a entrada e saída de itens, registrando devidamente as notas fiscais de compra, requisições internas e as baixas automáticas no prontuário eletrônico.

Dentro do módulo controle de estoque da Amplimed, é possível organizar todos os itens por categorias, subcategorias, lotes, validade, fornecedores e locais de armazenamento. Esse cuidado leva maior segurança e menos risco de extravio dos itens catalogados.

O sistema também automatiza a contagem dos materiais, o que facilita a administração e reposição de  qualquer item, basta informar a quantidade de produtos que foram adquiridos e, posteriormente, o número de itens utilizados em cada procedimento feito.

Pessoa com cartão de crédito na mão realiza pagamento online no computador

6. Módulo de pagamento

O sistema médico Amplimed conta também com módulo de pagamento. Nele é possível emitir boletos para pagamento de consultas. Além disso, possui integração com cartão de crédito e conciliação.

Dessa forma, seu paciente poderá escolher a melhor opção de pagamento pela consulta. Com esse recurso, você facilita o pagamento por parte dos pacientes, o que também resulta em aumento do número de consultas efetivadas.

O módulo de pagamento também possibilita a redução de inadimplência dentro da empresa, já que, ao oferecer mais facilidade e comodidade para seus pacientes pagarem, reduz significativamente as chances de atrasos.

7. Faturamento TISS

O faturamento TISS é um padrão obrigatório para a troca de informações entre prestadores de serviços de saúde e operadores de planos de saúde. Esse padrão, estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em 2012, busca garantir a segurança, qualidade e eficiência dos dados.

O módulo de faturamento TISS é uma ferramenta que facilita e automatiza o processo de faturamento, seguindo as normas e os requisitos padrões da ANS. Com esse módulo é possível realizar as seguintes tarefas:

  • Registrar os atendimentos, as despesas e os procedimentos em formato seguro;
  • Solicitar e preencher guias médicas, necessárias para realizar procedimentos médicos;
  • Enviar e receber arquivos XML que contém informações codificadas dos atendimentos;
  • Gerar relatórios e gráficos  que auxiliam na gestão financeira e administrativa da clínica ou do consultório.

Todas essas tarefas também ajudam a clínica e os médicos a economizar tempo, reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar o relacionamento com as operadoras de planos de saúde.

Leia também: Guia TISS e Amplimed: conheça o módulo que soluciona os problemas de glosas na sua clínica

8. Segurança de dados

A relação médico paciente é importante não apenas para a prestação de serviço, mas também para garantir um bom tratamento. A tecnologia pode contribuir com essa relação à medida que respeita o tempo do paciente e garante segurança para seus dados.

O sistema médico Amplimed possui certificação reconhecida pelo ICP-Brasil além de seguir as diretrizes da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O ICP-Brasil possui a função de coordenar a implantação e o funcionamento da infraestrutura informática do país.

O órgão definiu o Certificado Digital como um produto eletrônico personalíssimo, porque é disponibilizada uma versão exclusiva para cada adquirente. Ou seja, não é possível a existência de dois certificados digitais iguais, o que previne consistentemente atos de fraudes.

Conheça mais: Como preservar a segurança da clínica e a privacidade do paciente

Relógio branco de ponteiros em parede roxa marcando dez horas e sete minutos

Como um software prontuário médico facilita a rotina em sua clínica

A rotina dos ambientes clínicos pode acarretar momentos instáveis, já que é preciso lidar com diversos atendimentos, agendamentos, programações de exames, controle de caixa e outras situações. Todo esse trabalho é vital para o funcionamento da empresa. Entretanto, o uso de métodos tradicionais ou manuais para lidar com todas essas questões geram um problema de organização a longo prazo.

Junto aos problemas de organização, aparecem também os desafios de segurança. Todos os documentos físicos podem facilmente ser extraviados ou descartados por engano, o que gera transtornos para a empresa e os pacientes que precisarão preencher novamente os seus dados.

Você já reparou em quanto tempo e esforço são desperdiçados por duas coisas tão simples como a desorganização e a falta de segurança de arquivos? Quanta economia poderia ser feita alinhando apenas esses dois problemas em sua clínica?

O software prontuário médico da Amplimed consegue unir organização, segurança, economia e agilidade em um mesmo eixo, veja como:

Tecnologia de proteção em nuvem

Não fique mais refém de arquivos físicos e programas arcaicos que dependem de instalações dentro de seu sistema operacional. O software da Amplimed possui uma camada forte de segurança, fazendo com que os dados dos pacientes fiquem protegidos por criptografias e backups em um banco de dados hospedado na nuvem.

Esse sistema de armazenamento evita perdas, roubos e danificações de dados, garantindo a confidencialidade e a integridade de todas as informações que os pacientes confiam à clínica.

Organização interna

Com um sistema totalmente preparado para atender a sua clínica, a organização dos dados clínicos de pacientes são prioridade. A Amplimed se preocupa em evitar as duplicações de dados, inconsistências e incompletudes de informações.

Além disso, a integração feita é totalmente automatizada, o que evita a repetição de atividades, sendo também possível gerar relatórios que auxiliam na gestão e na tomada de decisões da clínica.

Agilidade no trabalho

A rapidez em todos os processos internos da clínica tende a tornar o serviço prestado muito mais bem avaliado pelos pacientes. Os profissionais de saúde podem reduzir o tempo gasto com o preenchimento de formulários, a busca de documentos e a digitação de dados.

Dessa forma, é possível dedicar mais tempo com a qualidade de atendimento aos pacientes, buscando sempre melhorar a eficiência do serviço e aumentar o nível de satisfação após a consulta.

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