O prontuário eletrônico é uma ferramenta que otimiza o trabalho dos profissionais de saúde e ajuda na experiência do paciente.
As vantagens do prontuário eletrônico, especialmente o em tela única, vão desde praticidade e eficiência para os atendimentos da clínica até o controle e privacidade das informações.
O recurso otimiza a consulta, possibilitando que o profissional mantenha o foco no paciente, sem perder a qualidade do preenchimento dos dados do atendimento.
Neste texto, você entenderá tudo sobre este assunto. Continue a leitura para saber mais!
Automatização do atendimento
Prescrições e requisições em um clique
Mais segurança nos dados
Melhora no atendimento e aumento na produtividade
Disponibilidade do prontuário
Documento personalizável
Redução de desperdícios
Vantagens do prontuário eletrônico
Como você já sabe, o prontuário é uma peça fundamental no trabalho do profissional de saúde. Isso porque, além de documentar de forma clara e concisa todas as informações, também colabora na segurança do paciente.
Conheça agora as principais vantagens dessa ferramenta:
Tudo que você precisa centralizado em um sistema
O prontuário eletrônico disponibiliza todas as informações que você precisa para a consulta. Esse é o sinônimo de eficiência no atendimento.
Afinal, após a chegada do paciente, em poucos cliques, você terá todos os campos necessários para preencher o prontuário, coletar as principais informações do exame físico e dos laudos recebidos, além de fazer as prescrições necessárias.
Melhor ainda se o prontuário for em tela única. Assim, você não vai precisar trocar de página ou acessar outros sistemas. Basta ficar conectado ao seu sistema de gestão e abrir o prontuário eletrônico do paciente.
Ali, você terá todo histórico clínico, os motivos para consulta, os dados pessoais e demais informações que podem ser úteis para uma melhor elucidação do caso.
Com a visualização de todas as informações na mesma tela, o prontuário do paciente será melhor preenchido. Isso acontece porque você não precisará gastar tempo inserindo informações desnecessárias.
Portanto, todos os campos que estiverem em aberto na sua tela são essenciais para manter um bom histórico do paciente.
Essa tecnologia, inclusive, diminui o tempo do paciente na sala de espera, já que otimiza o tempo das consultas.
Automatização do atendimento
Outra estratégia do prontuário eletrônico para otimizar o tempo da consulta é a automatização do preenchimento das informações.
Esse recurso está disponível a partir da criação de atalhos de digitação. Assim, ao invés de digitar o termo completo para um sintoma ou para uma patologia, basta você criar uma forma simplificada que inicie com o símbolo “#”.
Alguns atalhos simples aumentam a dinamicidade da sua consulta. As predefinições podem conter, por exemplo, “#alergias” que resulta no texto “Relata alergia ao uso de ____”.
Dessa forma, você não precisa digitar toda frase e, ainda assim, mantém um registro claro e objetivo dos dados colhidos no atendimento.
Esses atalhos também podem ser úteis na comunicação com os pacientes ou com outros profissionais que não sejam da área da saúde.
Na solução Amplimed, você pode, por exemplo, digitar os atalhos “#PAS” e “#PAD” e, como resultado, obter, respectivamente, os textos “Pressão Arterial Sistólica” e “Pressão Arterial Diastólica”.
Esses são exemplos simples de aplicação dos atalhos que, além de reduzir o tempo de digitação, ainda tornam o prontuário um documento completo e informativo.
Essa funcionalidade tem também como objetivo padronizar o preenchimento do prontuário.
Afinal, todos os profissionais da clínica podem utilizar os mesmos atalhos, obter os mesmo textos automáticos e, então, preencher com os dados da consulta.
Caso o paciente seja atendido por colegas da clínica ou peça a versão impressa do prontuário, você terá a garantia de que o próximo profissional compreenderá todas as informações contidas no documento.
Leia também: Tags automáticas e como elas otimizam o tempo em consulta
Prescrições e requisições em um clique
Entre as vantagens do prontuário eletrônico, também precisamos citar que ele possibilita a você fazer prescrições de medicamentos e requisições de exames com eficiência.
Leia também: Guia completo da prescrição eletrônica
Para isso, ao finalizar a consulta, você pode preencher a prescrição digital, bem como utilizar a assinatura eletrônica para validar o documento.
Dessa forma, pode dar andamento ao tratamento do paciente ou pedir exames para esclarecimentos e diagnóstico diferencial.
O recurso de prescrição digital permite que você crie combinações de fármacos comumente utilizadas em sua clínica. Assim, você consegue criar atalhos para digitar a receita e apenas ajustar a dosagem para o paciente.
Além disso, a prescrição digital da Amplimed está integrada com um catálogo de mais de 60 mil medicamentos. Dessa forma, você terá acesso a diferentes apresentações e nomes comerciais dos fármacos que seu paciente deve tomar.
Mais segurança nos dados
Com a LGPD funcionando, a segurança se tornou ainda mais essencial. Uma das vantagens do prontuário eletrônico é armazenar os dados do paciente na nuvem.
Assim, essas informações podem ser acessadas de qualquer dispositivo com login e internet e dificilmente podem ser perdidas. Já prontuários físicos podem se tornar inelegíveis e sofrer com as ações do tempo.
Você também pode solicitar que apenas profissionais autorizados tenham acesso aos dados registrados e compartilhados no prontuário, oferecendo mais segurança ao paciente e à sua clínica.
Você pode saber tudo sobre a segurança e a legislação do prontuário eletrônico aqui: Prontuário eletrônico: leis, segurança e melhores práticas médicas.
Melhora no atendimento e aumento na produtividade
Os prontuários precisam ser acessados diariamente. Mesmo que sua equipe mantenha os arquivos extremamente organizados, ainda assim o atendimento pode demorar mais para ser feito, o que prejudica a experiência do paciente com a sua clínica.
Por isso, uma das vantagens do prontuário eletrônico é ser armazenado dentro de um sistema médico. Assim, é muito mais fácil encontrá-lo.
Essa ferramenta oferece mecanismos de busca por informações específicas, como consultas, exames, procedimentos, medicamentos etc.
Dessa forma, é possível encontrar informações sobre o paciente de maneira mais rápida e detalhada. Isso faz com que qualquer problema que aconteça possa ser resolvido com mais eficiência e agilidade.
Disponibilidade do prontuário
Quando o assunto é saúde, não há garantia de trabalhar apenas com horário marcado. Emergências podem acontecer a qualquer momento.
Por isso, os profissionais de saúde precisam ter o prontuário de cada paciente sempre em mãos para oferecer o melhor atendimento possível de forma remota.
Mas, é claro, não é viável andar por aí com um prontuário físico. Você pode estar em casa, aproveitando o final de semana, quando outro profissional que está de plantão entra em contato para ter mais informações sobre o estado de um paciente seu que procurou a emergência.
É aqui que entra uma das grandes vantagens do prontuário eletrônico. Ele pode ser acessado por qualquer dispositivo que tenha permissão, mesmo que você esteja fora da clínica.
Assim, além de consultar o prontuário, também pode inserir informações e arquivos no documento.
Além de tudo, é possível acessar o prontuário eletrônico simultaneamente em mais de um dispositivo. Essa vantagem pode otimizar o atendimento quando mais de um profissional estiver envolvido no tratamento.
Leia mais: Armazenamento em nuvem ou local: saiba qual usar na clínica
Documento personalizável
Cada especialidade da área da saúde possui suas necessidades em relação ao prontuário. No caso dos documentos digitais, eles podem ser personalizados de acordo com cada uma delas, a fim de suprir essas demandas.
Além disso, também é possível adaptar toda a solução Amplimed a partir das necessidades do seu local de trabalho. Você pode utilizar as funcionalidades comuns e acrescentar outras específicas, de acordo com as suas demandas de serviço.
Redução de desperdícios
A digitalização das clínicas médicas e o uso de ferramentas tecnológicas, como o prontuário eletrônico, são passos fundamentais para a construção de um negócio mais sustentável e que terá impacto positivo na vida não só dos pacientes, mas de todos os brasileiros.
Você deve ter uma ideia de quantas folhas são necessárias para suprir anotações, exames, imagens e os demais documentos de uma clínica, não é mesmo?
São muitos papéis diferentes que, no fim das contas, são extremamente difíceis de arquivar e necessitam de muita proteção. Isso impacta diretamente na necessidade de investimento em recursos para a clínica, como papéis, canetas e espaço físico.
Isso sem contar que usar material em larga escala para dar conta de exercer sua profissão deixa de lado qualquer preocupação com a natureza.
Veja as vantagens de reduzir o desperdício de materiais:
- Otimização de recursos: utilizar a tecnologia para coletar, armazenar e compartilhar informações pode diminuir de maneira significativa a necessidade de utilizar folha de papel sulfite ou de outros tipos que costumamos adquirir na papelaria.
A preocupação ambiental vai além. A preservação de florestas, equilíbrio do ecossistema, diminuição da poluição, redução no transporte, economia de água, melhoria da mobilidade urbana e rural fazem parte de dezenas de benefícios que a otimização de recursos leva.
- Economia financeira: o custo que a sua clínica tem mensalmente com artigos de papelaria pode ser cada vez menor no momento em que você decide implantar o prontuário eletrônico na sua clínica.
Isso não quer dizer que você nunca mais usará materiais desse tipo. Eles ainda serão necessários em algumas ocasiões. Mas será em menor quantidade, diminuindo o valor destinado mensalmente para esses itens.
Leia também: Gestão financeira para clínicas
- Melhor aproveitamento de espaço: esse benefício está ligado com a economia financeira que foi detalhada no tópico anterior.
Quando você abre mão de milhões de folhas que estão distribuídas em pilhas de pastas no setor de arquivo do seu consultório, você está automaticamente aproveitando melhor o espaço físico que o seu estabelecimento possui.
Em algumas situações, a empresa pode até se mudar para um local menor ou compartilhar o imóvel com demais médicos.
Como aproveitar as vantagens do prontuário eletrônico na sua clínica?
A solução para profissionais de saúde da Amplimed é pioneira em diversas funcionalidades no Brasil.
Mas, para você entender ainda melhor como isso impacta sua clínica, continue a leitura e conheça a fundo os principais benefícios.
Integração com o agendamento online e confirmação de consultas
O prontuário eletrônico da Amplimed é integrado ao agendamento online.
Todos nós já fomos pacientes em algum momento. Por isso, faça essa reflexão: quantas vezes você tentou ligar em um consultório em diferentes horários e não conseguiu contato?
Em outra perspectiva, quantas vezes, por tarefas e atribulações do dia, você marcou um compromisso, deixou de anotar a data e horário na agenda e acabou esquecendo dele, impossibilitando o comparecimento?
São duas situações bastante recorrentes, especialmente em uma rotina tão corrida como a que as pessoas têm na atualidade. Mas e se nós disséssemos para você que é possível resolver dois problemas com uma só solução?
Essa ferramenta é o agendamento eletrônico com confirmação de consultas. Ela está disponível no nosso software médico para facilitar a organização de pacientes e profissionais.
A primeira situação — da dificuldade em falar com a clínica — é resolvida de imediato, uma vez que, com a Amplimed, você pode oferecer aos seus pacientes a possibilidade de agendar tudo pelo celular, com pouquíssimos cliques.
Além disso, a solução também evita significativamente os esquecimentos. Afinal, as consultas são confirmadas automaticamente por meio de WhatsApp, e-mail ou SMS.
Leia mais: Benefícios do prontuário eletrônico do paciente integrado ao agendamento online
Assim, o paciente fica com o registro da data e horário no ato de agendamento, aumentando, assim, a assiduidade.
Além disso, a confirmação também pode ser feita de maneira automática no dia anterior à consulta. A soma de todas essas ferramentas reduz expressivamente os esquecimentos.
E não acaba por aí: a solução Amplimed também permite a antecipação e reorganização da agenda em caso de ausência.
Isso porque, não tendo a confirmação ou o cancelamento por meio desses canais de comunicação disponíveis, é possível remanejar outras consultas para aquele horário, priorizando pacientes que necessitavam de um atendimento com urgência.
Uma pesquisa realizada no rede pública de Saúde de Piracicaba (SP) mostra efetivamente o quanto as confirmações de consultas que um software médico como o da Amplimed oferece são importantes.
De acordo com os resultados dessa análise, a ausência de pacientes nas consultas representou 5,4 mil na rede especializada e outros 1,5 faltaram em exames.
Em um panorama do primeiro trimestre de 2023, de janeiro a março, foram agendadas 93,1 mil consultas ao todo, entre rede básica e especialidades. No total, 16,3 mil pacientes faltaram sem avisar ou desmarcar a consulta.
Esses números expressivos apenas comprovam a necessidade de um sistema de envio de lembretes sobre as datas dos atendimentos. Este é o caso do software médico da Amplimed, que reduz drasticamente a ausência em consultas nas clínicas que o utilizam.
Otimização do tempo em consulta e redução de tempo na sala de espera
O fato é que ninguém gosta muito de esperar. As pessoas têm cada vez mais pressa.
É por isso que otimizar o tempo de consulta e reduzir o tempo na sala de espera é mais do que um opcional, mas uma obrigação para profissionais de saúde que querem fidelizar seus pacientes. A Amplimed trabalha para solucionar essa dor das clínicas.
Referência de segurança e privacidade para pacientes
Com o cenário da LGPD, a maior preocupação de quem lida com qualquer sistema que seja online é: para onde vão as informações? Os dados estão seguros?
Com o software médico da Amplimed, conseguimos oferecer para o profissional de saúde e para o paciente a garantia dessa segurança.
Leia também: Como preservar a segurança da clínica e a privacidade do paciente
Para isso, contamos com funcionalidades como:
- Assinatura digital criptografada;
- Prescrição digital integrada;
- Privacidade no compartilhamento de dados do prontuário com terceiros;
- Anexação de exames enviados pelo próprio paciente por QR code;
- Muito mais!
Os profissionais de saúde que apostam na solução Amplimed mostram aos seus pacientes que sua dedicação em consulta está inteiramente voltada para eles.
Fazemos isso por meio da tecnologia. Permitimos que os médicos, dentistas, psicólogos e demais profissionais de saúde executem anamneses com excelência e proponham diagnósticos e tratamentos certeiros.
Com a Amplimed, sua clínica estará pronta para atrair cada vez mais pacientes.
Quer descobrir como o prontuário eletrônico funciona na prática e pode revolucionar sua clínica? Experimente grátis agora mesmo: