Assine a newsletter
e receba nossos
conteúdos.

Assine a newsletter

Cartões de desconto para clínicas médicas: conceito e vantagens

Tempo de leitura: 6 minutos

Os cartões de desconto para clínicas médicas são estratégias populares e que podem trazer muitas vantagens para seu negócio. Além de reduzir as barreiras financeiras para os pacientes e aumentar a fidelidade à clínica, ajuda a gestão a evitar problemas comuns com convênios médicos e planos de saúde. Diante das vantagens e da popularidade da estratégia, você precisa analisar a viabilidade para sua empresa. 

Por isso, nesse texto vamos mostrar:

  • O que são os cartões de desconto para clínicas médicas?
  • Cartões de desconto como alternativa aos planos de saúde.
  • Quais as vantagens dessa estratégia?
  • Como implementar imediatamente no seu negócio?

O que são os cartões de desconto para clínicas médicas?

Os cartões de desconto representam uma estratégia de fidelizar pacientes, garantindo-lhes um preço diferenciado em consultas e procedimentos. Os cartões podem ser oferecidos por empresas especializadas no serviço, que não consiste na modalidade de plano de assistência à saúde. 

Esse serviço vai ao encontro de um problema de seu público-alvo: a busca por atendimento de qualidade associada à falta de disponibilidade financeira. Assim, a proposta dos cartões de desconto é de que o paciente tenha acesso aos médicos por um preço baixo, mas com alta qualidade. Como contrapartida, as empresas que gerenciam os cartões cobram um valor mensal, independente do número de consultas realizadas. 

É possível, também, que a própria clínica utilize um modelo de cartão de desconto. Isso aproxima ainda mais os pacientes da clínica, já que garante a eles o atendimento a suas demandas. Logo, a oferta do serviço pode ser mais impactante quando a clínica disponibiliza diferentes especialidades. Com isso, os pacientes farão o pagamento mensal com maior possibilidade de utilizarem o benefício dos descontos. 

Definição do serviço

O serviço consiste, portanto, na cobrança mensal de um valor – em geral, inferior a R$100 – com a garantia de descontos em atendimentos e procedimentos. A prática atual no mercado da saúde é de que os serviços e procedimentos não precisam ser prestados pela empresa gestora do cartão. Logo, após a implementação do cartão na sua clínica, vale considerar a criação de parcerias com laboratórios e centros de radiologia, por exemplo. 

Com a adesão ao contrato, os pacientes podem incluir seus dependentes, com um pequeno acréscimo ao valor. O repasse para as empresas prestadoras de serviço é feito, na maioria dos casos, pelo número de pacientes inscritos e ou pelo número de agendamentos. Assim, no caso de um cartão de desconto da própria clínica, você pode definir o repasse para os médicos de acordo com seu plano de pagamentos e bonificações. 

Veja, agora, quais são as principais vantagens dos cartões de descontos para clínicas médicas. 

Cartões de desconto como alternativa aos planos de saúde.

Muitos gestores de clínicas já possuem parcerias ou pensam em iniciá-las com empresas de planos de saúde e convênios médicos. A adesão aos planos está relacionada com a busca pelo aumento do número de consultas e por alcançar um novo público. 

No entanto, há muitas vantagens e desvantagens para analisar. Afinal, planos de saúde e convênios médicos exigem atenção especial da equipe administrativa, uma vez que podem provocar dificuldades financeiras para as clínicas. Exemplo disso são as glosas administrativas.

Os planos de saúde e convênios médicos podem, também, reduzir a margem de lucro da clínica. Muitas vezes, é necessário reduzir o preço da consulta para fechar o contrato com as operadoras. Além disso, os repasses podem ser mais demorados do que o prazo contratado, o que exige maior disponibilidade de caixa. 

Quais as vantagens dos cartões de descontos para clínicas médicas?

A estratégia dos cartões de descontos para clínicas médicas é mais vantajosa em relação ao controle financeiro. A clínica passa a ter uma receita previsível e recorrente a partir da qual pode organizar seus investimentos e seu caixa. Por isso, é preciso calcular o valor que será cobrado mensalmente e, então, o preço de cada consulta e de cada procedimento. 

Além de perceber um aumento na margem de lucro, os cartões de desconto vão aumentar a fidelidade dos pacientes com a sua clínica. Assim, os profissionais da clínica serão a principal referência para os pacientes e seus familiares. Isso corresponde, ainda, a um aumento na popularização da marca. 

O aumento da demanda, porém, não traz apenas vantagens. É preciso ser cauteloso quanto à qualidade dos serviços prestados e garantir uma média de ganhos positiva. Isso significa que, em alguns meses, haverá uma maior busca por atendimentos, o que fará o lucro reduzir. Quando ocorrer o inverso, no entanto, sua margem de lucro será maior do que quando aguarda pelos repasses dos convênios médicos. 

A qualidade do atendimento é essencial. Para isso, garanta um bom fluxo das consultas, desde a adesão ao plano, passando pelos agendamentos online e pela pesquisa de satisfação após a consulta. Afinal, agenda lotada não é sinônimo de sucesso. A tecnologia é sua principal aliada para disponibilizar os cartões de desconto para clínicas médicas. 

Então, veja abaixo como implantar a estratégia nos próximos dias. 

Como implementar essa estratégia na sua clínica?

A implementação de novas tecnologias de atendimento e de gestão exige o cuidado com a qualidade dos serviços prestados. A novidade, em si, não garante o sucesso da clínica. É preciso conciliar a inovação com a boa prática médica já oferecida pelo seu negócio. 

O próximo passo é compreender quais são os recursos necessários para colocar em prática as decisões gerenciais. Portanto, de quais ferramentas você precisa para criar os cartões de desconto para sua clínica?

Um recurso indispensável é o controle de pagamentos. É impossível gerir com qualidade pagamentos recorrentes sem o auxílio da tecnologia. Além disso, é importante acompanhar a frequência de pagamentos para identificar quando um paciente está inadimplente. Assim, diante da inadimplência, você pode iniciar rapidamente a negociação. 

O sistema Amplimed possui um módulo especializado em pagamentos. Ele está integrado com os demais recursos do software, inclusive, com o agendamento online. Portanto, ao utilizar o módulo de pagamentos para controlar a regularidade dos pacientes, você também poderá oferecer:

  • Agendamento online;
  • Cadastro inteligente;
  • Prontuário eletrônico;
  • Controle financeiro;
  • Relatórios gerenciais.

Além desses, você ainda terá acesso a recursos exclusivos e personalizações com base nas necessidades da sua clínica. Para dar o primeiro passo na implantação dos cartões de desconto para clínica médica, é necessário controlar os pagamentos. Nesse caso, o ideal é ter um sistema de gestão, como o Amplimed. Você pode testar nosso software gratuitamente por 10 dias preenchendo o formulário abaixo: 


Sobre o autor: 

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.